• Nenhum resultado encontrado

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA IMPLANTAÇÃO

4.2. Procedimentos técnicos realizados

4.2.1. Aplicação da Técnica de Grupo Nominal - movimento descritivo

A Técnica de Grupo Nominal (TGN) aconteceu na Escola Técnica Federal de Palmas – Tocantins, na sala de reunião I no prédio administrativo, bloco I. O trabalho teve uma duração de 03 (três) horas, com a participação de 05 (cinco) professores, 03 (três) efetivos da ETF – Palmas, e os outros 02 (dois) professores, profissionais da SEDUC-TO., cedidos por conta de um convênio celebrado entre as duas instituições citadas para execução do Ensino Médio Integrado (ver APÊNDICE A - aplicação da TGN na íntegra).

Após a recepção dos professores pelo mestrando, que assumiu o papel de mediador na aplicação da TGN, o mesmo fez a exposição do objetivo do encontro, explicando a metodologia nas suas várias etapas de execução. O mediador fez questão de esclarecer sobre a seriedade da pesquisa, assegurando aos participantes o cuidado ético com as fontes das informações, ou seja, o zelo pela privacidade dos participantes. Em seguida, o mediador coletou por escrito alguns dados pessoais e funcionais dos participantes.

A Técnica foi iniciada com os participantes sentados à mesa, respectivamente da esquerda à direita: 05 (cinco) professores; 1º (professor de matemática-SEDUC- TO.), 2º (professor de informática-ETF), 3ª (professora de informática-ETF), 4ª (professora de química-ETF) e 5ª (professora de português-SEDUC-TO.).

O material utilizado durante a Técnica foi estrategicamente organizado como forma de otimizar o tempo dos participantes. Nesse sentido, todo material foi

11

Lei Nº 11.684/08 – Diário Oficial da União, de 03/11/2008, que altera o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de dezembro de 1996.

previamente sistematizado em tarjetas (questões nominais), fichas de respostas, além de papel flip chart para o processamento dos trabalhos. A dinâmica foi à seguinte; a cada questão nominal distribuída e apresentada, a técnica era processada, e as tarjetas com as respostas dos participantes foram adesivadas no papel flip chart correspondente a cada questão nominal, que estava fixada na parede da sala.

Na apuração da 1ª questão nominal: QUAL A SUA PERCEPÇÃO SOBRE A

PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL? Foram as seguintes, as proposições

consolidadas pelo grupo, por ordem de prioridade decrescente de 05 a 01, respectivamente, máximo e mínimo:

Prioridade 05: “trabalho especializado – compreensão ampliada dos saberes

na relação com o cotidiano. Trabalho especializado – desenvolvimento econômico/social. Compreensão ampliada dos saberes na relação com o cotidiano – desenvolvimento econômico/social. Conceito de “vision” aplicado à educação”.

Prioridade 04: “áreas do conhecimento trabalhadas em conjunto e de forma

integrada”.

Prioridade 03: “eficaz. O aluno ganha tempo e sai do EM mais bem preparado

para o mercado de trabalho”.

Prioridade 02: “A imaturidade “atrapalha” na escolha do curso”.

Prioridade 01: “ter uma profissão ao término do 2º grau, é maravilhoso, mas, a

maioria é menor e muitos não sabem o que quer”.

Na apuração da 2ª questão nominal: QUAIS AS IMPLICAÇÕES DESSA

CONCEPÇÃO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA? Foram as seguintes, as

proposições consolidadas pelo grupo, por ordem de prioridade decrescente de 05 a 01, respectivamente, máximo e mínimo:

Prioridade 05: “Maior planejamento e dedicação”.

 Prioridade 04: “Realizar práticas docentes que permitam ao aluno correlacionar os “saberes formais” com o seu cotidiano, aguçando sua capacidade de criticar o mundo que vive”.

Prioridade 03: “Culturalmente a formação do docente não é integralizada e

esta fragmentação leva ao professor se preparar mais, de forma diferenciada, p/ suprir as necessidades vigentes”.

Prioridade 02: “As vezes o professor tem o papel de psicólogo. Maior

percepção quanto ao estado do aluno”.

Prioridade 01: “Implica um pouco mais de responsabilidade, já que não

estamos preparando o aluno “só” para o vestibular, mas também para a vida profissional, além, é claro, da formação de um cidadão”.

Na apuração da 3ª questão nominal: QUE PRÁTICAS DESENVOLVER PARA

REALIZAR ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL? Foram as seguintes, as

proposições consolidadas pelo grupo, por ordem de prioridade decrescente de 05 a 01, respectivamente, máximo e mínimo:

Prioridade 05: ““Capacitação dos professores”.

Prioridade 04: ““Romper com a cultura da avaliação quantitativa/nota”.

Prioridade 03: “Trabalhar em sala de aula situações do dia a dia do mercado

de trabalho que exijam responsabilidade”.

Prioridade 02*: “cotidiano fato real – saber formal. Cotidiano fato real –

construtivismo – saber formal” e “Envolver mais as disciplinas comuns com os assuntos de cada curso”.

Prioridade 01: “Formação de grupos de estudos da proposta”.

Quadro 2 – Proposições consolidadas pelo Grupo Nominal*

1 Compreensão ampliada dos saberes da escola, do cotidiano e da vida sócio- econômica.

2 Integração entre as áreas de conhecimento, através de um trabalho em conjunto. 3 Uma formação eficaz, já que o aluno (a) ganha tempo, e sai mais preparado (a)

para o mercado de trabalho.

4 A exigência de um grau de maturidade precoce do jovem na escolha profissional. 5 A conclusão do ensino médio integrado pressupõe uma antecipação da decisão

profissional, por parte do jovem.

6 Exige maior planejamento e dedicação.

7 Requer práticas docentes que permitam ao aluno correlacionar os saberes da escola e os saberes do cotidiano, e assim desenvolver a sua capacidade crítica. 8 A formação do professor, em geral, não foi contemplada pela concepção de

formação integral, logo foi uma formação fragmentada.

9 Pede uma preparação diferenciada do professor, para suprir as necessidades da modalidade integrada.

10 O professor deve diversificar seus conhecimentos, ampliando assim sua percepção sobre o “estado” do (a) aluno (a).

11 Implica mais responsabilidade ao preparar o (a) aluno (a) não somente para o vestibular, mas para a vida profissional e cidadã.

12 Eu procuro capacitação/formação/qualificação docente com freqüência.

13 Eu procuro romper com a cultura da avaliação quantitativa/nota, procurando utilizar outras formas de avaliações.

14 Eu procuro articular, pedagogicamente, situações do dia-a-dia com as situações do mercado de trabalho, que exigem níveis de responsabilidades.

15 Eu procuro articular os saberes - reais e formais, buscando envolver os conhecimentos das disciplinas com as diversas áreas do conhecimento.

16 Eu procuro me manter atualizado (a) participando de grupos de estudos sobre a proposta de formação integral do aluno (a).

4.2.2 Aplicação do Questionário: movimento descritivo

Público alvo: 92 professores do Ensino Médio Integrado na ETF Palmas – TO.. Forma de aplicação: internet

Período: 18/08 a 26/09/2008

Consolidadas as proposições do grupo nominal, foi elaborado o Questionário (para validação e/ou complementação das proposições), para aplicação a todo universo pesquisado – professores (92) que atuam no Ensino Médio Integrado, na Escola Técnica Federal de Palmas – TO.

A dinâmica foi à seguinte; o questionário (modelo – APÊNDICE B) foi enviado pela internet a todos os professores da modalidade. E como forma preventiva, para agilizar a devolução, criamos uma planilha denominada de “doc”, numerada de 1 a 92, através da qual catalogamos cada instrumento recebido, com a sua respectiva data. A essa providência agregamos uma sistemática de cobrança cordial por e-mail, semanalmente. Dessa forma, obtivemos um retorno de 60 questionários, equivalente a aproximadamente 66% dos enviados. Destacamos que através da estratégia adotada, resguardamos a privacidade dos respondentes, e a ética da pesquisa. Sem contar que essa dinâmica contribuiu, por ocasião da sistematização dos dados, nas verificações/correções nos dados coletados, por meio da numeração “doc”.

Em seguida tabulamos os dados através de um software aplicativo (programa de computador), denominado SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), pacote estatístico para as ciências sociais, versão 11.5 for Windows, que nos possibilitou a leitura descritiva dos dados.

A partir dos dados coletados por meio dos instrumentos de pesquisa, respectivamente, a Técnica de Grupo Nominal (abordagem qualitativa, caráter perceptivo) e o Questionário (abordagem quantitativa) foi possível identificar o perfil profissional do professor, identificar suas percepções sobre a concepção de formação integral; além de analisar as implicações da adoção dessa concepção na sua prática docente.

Vale ressaltar que os resultados de caráter quantitativos provenientes da aplicação do questionário, foram analisados, em sua maioria, numa perspectiva qualitativa e, por isso, estão intercalados pelas “falas” dos participantes da Técnica de Grupo Nominal.

4.3 O Perfil Profissional do professor do Ensino Médio Integrado na ETF