• Nenhum resultado encontrado

4 DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: MAPEAMENTO

4.2 PROCESSO APLICADO PARA REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

O Guia Produção Sustentável, publicado pela Conlatingraf 20 em 2017, define que todo aspecto ambiental é a causa de um impacto, assim como a poluição da água, do ar, do solo ou a redução dos recursos hídricos.

A Conlatingraf (2017) tem a seguinte definição sobre Aspectos e Impactos:

Aspecto ambiental: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que interage, ou pode interagir, com o meio ambiente. Impacto ambiental: modificação no meio ambiente, tanto adversa como benéfica, total ou parcialmente resultante dos aspectos ambientais de uma organização

O Guia de Produção Sustentável, define uma metodologia estratégica para que empresas posam controlar de forma adequada os aspectos ambientais, sendo eles: mapear cada processo e atividade de forma detalhada; identificar os aspectos e impactos; e definir ações de controle, conforme apresentado na Figura 4-1

39

Figura 4-1 Metodologia P+L - Estratégia Técnica, Econômica e Ambiental

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

A partir desse contexto o Guia de Produção Sustentável da Indústria Gráfica da América Latina elaborou um mapeamento para cada classe do processo aplicado a ações para redução de impactos, entre eles o: consumo de matéria prima, consumo de água, consumo de energia, geração de resíduos sólidos, geração de efluentes líquidos, emissões atmosféricas, ruídos e vibrações.

No Quadro 4-1 o Guia de Produção trás o mapeamento no consumo de fôrmas, matéria- prima utilizada como portadora da imagem para impressão, que pode variar conforme o segmento de cada gráfica. No lado esquerdo do quadro é apresentado os tipos de formas (chapas metálicas; cilindro de metal; clichês de fotopolímeros; tipos e portas tipos; malhas e telas), e no lado direito são apresentadas ações de controle, destacando a reutilização das fôrmas, reuso da água no processo de lavagem, reciclagem, e destinação conforme a legislação do país.

40

Quadro 4-1 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Consumo de fôrmas

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

Em seguida o Guia apresenta o Quadro 4-2 que expõe ações aplicáveis na redução dos impactos no consumo dos principais substratos21 da matéria-prima, que é definido como papel; cartão; tecidos; plásticos; madeira; e vidros, conforme listado no lado esquerdo do quadro. Ao lado direito é apresentado ações no controle de perda por meio de acertos de maquinas otimizados, padronizações dos processos, equipe capacitada e focada, reutilização quando possível, destinação dos resíduos conforme legislação, e recomenda-se utilizar papel, cartão e madeira de origem do bom manejo florestal, ou seja, material que utilizam a certificação FSC.

41

Quadro 4-2 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Consumo de substrato

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

O terceiro quadro apresentado pelo Guia é destinado a ações aplicáveis para redução dos impactos através do consumo de produtos químicos, matéria-prima utilizada nos processos de impressão e pré-impressão. No lado esquerdo do Quadro 4-3 são apresentados os produtos químicos utilizados nos processos, separando-os por processo de impressão e processo de pré- impressão.

Para o processo de impressão o Guia lista a tinta, verniz, solvente, álcool e o adesivo como itens químicos utilizados pelas indústrias gráficas, e apresenta no lado direito algumas ações de controle, como: migrar quando possível para tinta à base de água e óleo; eliminar o álcool quando o processo permitir; conter o uso de tintas e solventes utilizando fracionamentos (válvula de redução); substituir o abastecimento manual por alimentação automática nas máquinas; tratar o efluentes e reutilizar o efluente tratado; destinação dos resíduos conforme legislação; buscar alternativas de produtos menos agressivo, optando pela linha ecológica; praticar junto aos fornecedores a logística reversa das embalagens dos produtos químicos; e também é necessário ter a equipe capacitada para produzir mais com menos.

Para o processo de pré-impressão o Quadro 4-3 apresenta como principais produtos químicos os: reveladores; fixadores; adesivo – goma; removedor; desengraxante; cobreação e decobreação; eletrólito de níquel; processamento da imagem-filme; intensificador; redutor;

42

prata (filme). Sendo que estes materiais químicos dependem do segmento de cada gráfica. No lado direito é apontado como ações de controle a: reutilização dos filmes; troca de tecnologia para eliminar filme; troca de tecnologia para chapa sem química; reuso de químicos após gravação; reciclagem; destinação dos resíduos conforme a legislação e reforça em ter a equipe capacitada para produzir mais com menos.

Quadro 4-3 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Consumo de químicos

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

Após proporcionar ações aplicáveis a redução dos impactos ocasionados ao consumo de matéria prima, o Guia apresenta um quadro com o mapeamento de ações aplicáveis para redução de impactos no consumo de água. Estes impactos podem ser avaliados nos três setores do processo de fabricação já apresentado neste capítulo, pré-impressão, impressão e pós-

43

impressão (acabamento). Esta avaliação, assim como avaliação realizada na matéria-prima, depende do segmento de cada gráfica, podendo atender por completo ou parcialmente.

No Quadro 4-4 é apresentado no lado esquerdo os processos que podem ser avaliados, sendo eles: o preparo de banhos (rotogravura) e a revelação no processo de gravação das formas para o processo de pré-impressão; a limpeza da máquinas e cilindro após a impressão no processo de impressão; e a limpeza da área de acabamento no processo de pós-impressão. No lado direito do quadro oferecido pelo Guia é demonstrado ações de controle, como: troca de tecnologia para chapa sem químicos; tratamento do efluente contaminado; reuso do efluente tratado; e a destinação correta conforme legislação.

Quadro 4-4 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Consumo de água

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

Diferente dos anteriores, o Quadro 4-5 destinado a ações aplicáveis ao consumo de energia, envolve a todos segmentos de indústrias, devido ao funcionamento de máquinas elétricas. No lado esquerdo do quadro é apresentado os itens consumidores de energia, como: Elétrica: máquinas em funcionamento; Diesel: geradores de energia elétrica ou para acionar as bombas da rede de hidrantes; e Gás natural ou GLP, destinado ao sistema de secagem (flexografia e rotogravura) e transporte de empilhadeiras. No lado direto do quadro o Guia apresenta uma única ação de controle, sendo ela, ter uma equipe capacitada e focada no consumo “produzir mais com menos”.

44

Quadro 4-5 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Consumo de energia

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

O sexto quadro apresentado pelo Guia, é destinado a ações aplicáveis para a redução dos impactos gerados por resíduos sólidos, estes podem variar conforme o segmento da gráfica.

No lado esquerdo do Quadro 4-6 são exibidos os sólidos de uma maneira que atenda todos os segmentos gráficos, sendo as embalagens vazias de químicos, filmes usados, materiais vencidos, fôrmas defeituosas e usadas, panos contaminados, impressos de substratos e sobras, materiais diversos utilizados no enobrecimento e no manuseio dos impressos refugados e das sobras, material de embalagem de papel e plástico, e utensílios utilizados no processo de fabricação e manuseio dos químicos (EPI, espátulas, blanquetas entre outros).

As ações de controle para este itens é apresentado no lado direito do quadro, e podem ser controlado a partir da pratica de logística reversa das embalagens após o consumo dos químicos junto aos fornecedores, reciclagem, reutilização do pano contaminado junto à empresa especializada, destino dos resíduos conforme a legislação, e uma equipe capacitada e focada no consumo.

45

Quadro 4-6 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Resíduos sólidos

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

Também é proporcionado pelo Guia o mapeamento dos resíduos líquidos, conforme o Quadro 4-7, onde, é listado no lado esquerdo os líquidos, como os efluentes de processamento de imagens, efluentes de processamento de fôrmas, efluentes do processo de impressão, e efluentes do processo de banho. Ao lado direito é oferecido ações de controle, como o tratamento interno em estação de tratamento de esgoto; reciclagem junto a empresas especializadas, e a devida destinação conforme a legislação.

46

Quadro 4-7 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Resíduos líquidos

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

O Quadro 4-8 aponta o mapeamento das emissões atmosféricas e proporciona ações para a redução dos impactos ocasionados nas gráficas.

No lado esquerdo é apresentado os impactos ocasionados no ar, como os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) originados de tintas, vernizes, solvente ou adesivo; emissão de gases por meio do sistema de secagem e por empilhadeiras (gás ou GLP); e ar-condicionado e sistemas de refrigeração com fluido como HFC.

As ações para controle destas emissões são apresentadas no lado direito do quadro, e é oferecido o sistema de secagem elétrico, a utilização de empilhadeiras elétricas, o controle dos limites de tolerância por meio de medição de agentes químicos, avaliar a ficha de informação de segurança dos produtos químicos e buscar alternativas menos agressivas, e optar por ar- condicionado e sistema de refrigeração ecológico.

47

Quadro 4-8 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Emissões atmosféricas

Fonte: CONLATINGRAF (2017).

Em seguida, o Guia apresenta o Quadro 4-9, destinado a ações para redução das reduções de ruído e vibrações. No lado esquerdo do quadro, é apresentado os exemplos de ruídos comuns em todos os segmentos, como a fonte geradora de máquinas de impressão, acabamento, compressores e empilhadeiras, e a vibração (não há evidências de fonte geradora que vibra o corpo inteiro ou certas regiões). As ações de controle são apresentadas no lado direito do quadro, sendo representado pelo enclausuramentos da máquina, respeitando os limites de tolerância, controle dos limites de tolerância por meio de medição de ruído, uso de protetor auricular.

Quadro 4-9 - Ações aplicáveis para redução dos impactos - Geração de ruído e vibração

48

Documentos relacionados