• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 CONTEXTO GEOLÓGICO E PROCESSOS DE LAVRA,

5.4 Processos de beneficiamento e acabamento dos materiais

Os calcários das frentes de lavra FL 1 e FL 2 são aproveitados na elaboração de peças usadas na construção civil como pisos, ladrilhos, chapas para revestimentos de interiores e de exteriores, entre outros, e para fabricação de peças artesanais de grande aceitação no mercado colombiano, além do grande potencial para a comercialização no mercado internacional. O beneficiamento de materiais na fábrica atinge uma produção estimada de 15.000m2/mês. As chapas são muito requisitadas e tem sido muito usadas na construção civil especialmente da cidade de Medellín. As chapas elaboradas refletem claramente a intensidade da alteração da rocha calcária original, conferindo aos materiais, matizes muito variados em função da sua alteração (Fig. 28).

A B

FIGURA 28. Variedades obtidas dos processos de beneficiamento dos calcários da Formação La Tampa. (A) Royal

Verde (esq) e Royal Bronce (dir). (B) Royal Bronce (sup) e Royal Veta (inf). (C) Royal Dorado.

Na planta de beneficiamento, localizada no perímetro urbano da cidade de Montería, os materiais produzidos são submetidos a processos de corte, esquadrejamento, dimensionamento e acabamentos variados (Fig. 29). Uma vez beneficiados, os materiais são enviados aos mercados das principais cidades colombianas e, em sua maior parte, enviados para o exterior por meio do porto marítimo de Cartagena de Índias.

Os processos de acabamento realizados pela empresa “Canteras de los Andes” nas rochas calcárias são os seguintes:

- Polimento simples: feito com escovas abrasivas, o que permite a obtenção de chapas polidas muito procuradas para o revestimento de pisos de shoppings e outras obras de engenharia;

- Abujardamento: polimento rústico feito com bujarda é um dos mais requisitados e usados especialmente no revestimento de escadas e pisos exteriores (Fig. 30A);

- Troquelado: tipo de acabamento caracterizado pela textura irregular, com relevo dos produtos finais. É um acabamento muito usado na elaboração de peças artesanais, tentando simular a aparência da rocha em bruto (Fig. 30B);

- Atomboramento: tipo de acabamento que permite a formação de bordas rústicas, sem arestas definidas (Fig. 30C). É usado para a fabricação de tijolos a serem utilizados nas garagens e

A B

C

RV RB RVT

RD

caminhos de pedestres, especialmente em áreas rurais, tentando manter a harmonia com o rústico da paisagem.

FIGURA 29. Processos de beneficiamento do calcário na mineração “Canteras de los Andes”. A) Extração de blocos

brutos. B) Polimento para elaboração de tampas de mesas. C) Serragem para a obtenção de chapas para revestimento. D) Corte em chapas de diferentes dimensões. (E-H) Exemplos de variedades de chapas produzidas pela empresa Cantera de los Andes do beneficiamento do calcário da Formação La Tampa.

A B

C D

G

E F

- Lavagem com ácido nítrico: tipo de acabamento exclusivo do calcário “Royal Dorado” que permite a acentuação da cor amarela da rocha na peça elaborada. Consiste na exposição da amostra de rocha a uma solução de HNO3 de concentração 65%v/v.

FIGURA 30. Processos de acabamento e produtos resultantes. A): abujardado; B): troquelado; C): atomborado.

Os processos de beneficiamento, como já expostos, aplicam-se na elaboração de chapas para A

B

a produção de tampos para mesas, pias, mesas com aplicação de rocha natural e outros (Fig. 31). A elaboração das peças segue os padrões do mercado consumidor e variam em relação à moda imposta pelos arquitetos e profissionais em “design”.

CAPÍTULO 6 - CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA E MINERALÓGICA DOS CALCÁRIOS ORNAMENTAIS DA FORMAÇÃO LA TAMPA

As rochas carbonáticas são mineralogicamente simples, mas altamente diversificadas quanto às suas partes constituintes. De forma simplificada, o arcabouço geral das rochas carbonáticas compõe-se de três constituintes principais: aloquímicos, matriz e cimento. Os aloquímicos constituem o arcabouço das rochas e estão constituídos por bioclastos, oólitos, oncólitos, intraclastos, pelóides e agregados. A matriz, também chamada de lama carbonâtica, representa partículas carbonáticas com tamanho silte e argila (<62μm). O cimento, componente cristalino e denominado esparita, se forma por precipitação química.

Os calcários da Formação La Tampa lavrados com fins ornamentais na Frente de Lavra 1, RV, RVT e RB, são biosparitos, constituídos essencialmente por fragmentos bioclásticos, com bom grau de seleção e arredondamento, clasto-suportados e com predomínio de cimento espático sobre a matriz micrítica. Em média, os tipos de contato intergranular predominantes são: longitudinal (80%), tangencial (11%), côncavo-convexo (5%), suturado (3%) e flutuante (1%) (Fig. 32A). A microfauna predominante é de foraminíferos, com quantidades subordinadas de outros tipos de bioclastos como briozoários, esponjas e corais.

Segundo a classificação textural de Dunham (1962), são calcários compactos (Packstone). Não existem diferenças composicionais nem texturais entre os calcários RV, RVT e RB, os quais pertencem ao mesmo nível estratigráfico, sendo as suas características definidas só pelo diferente grau de alteração, ocasionado pela circulação de água através de poros e fissuras e que incide na coloração das rochas.

Entretanto, o calcário RD, lavrado na Frente de Lavra 2 é um Biomicrito (classificação de Folk, 1959) ou Wackestone (classificação de Dunham, 1962), apresenta maior conteúdo de matriz micrítica e menor grau de seleção e arredondamento dos bioclastos, os quais apresentam formas variadas de angulares a sub-angulares. Os bioclastos são muito mais variados do que os existentes nos calcários da FL 1, sendo notória a presença de esponjas, briozooários, gasterópodos e corais predominando sobre a população de foraminíferos. Os tipos de contato intergranular predominantes neste calcário são: longitudinal (50%), flutuante (20%), tangencial (15%), côncavo-convexo (10%) e suturado (5%) (Fig. 32B).

FIGURA 32. Características dos calcários ornamentais da Formação La Tampa. A) Frente de Lavra1 (RV, RVT e RB),

biosparito com foraminíferos, bem compactados, cimentados por esparita e contatos longitudinais e côncavo-convexos. B) Frente de Lavra 2 (RD), biomicrito com bioclastos de maior diversidade, menor grau de seleção, matriz micrítica e contatos flutuantes e longitudinais. Aumento 2,5X10.

6.1 Textura e composição dos calcários ornamentais da Formação La Tampa