• Nenhum resultado encontrado

Procurar um dos Favoritos (Casa/Trabalho)

No documento Navegador GPS. Manual do Usuário (páginas 90-100)

5 AJUSTES

6.3 U TILIZANDO MENU P ROCURAR

6.3.5 Procurar um dos Favoritos (Casa/Trabalho)

Se os destinos favoritos tiverem sido selecionados nas Configurações Gerais (Página ϱϵ), Ġ ƉŽƐƐşǀĞůselecionar um deles simplesmente tocando no botão que apresenta o respectivo nome. A partir da função Procurar & Ir do Menu principal, serão necessários apenas dois toques na tecla para iniciar a navegação rumo a um dos seus Favoritos.

Nota: Havendo tentativa de selecionar um destino favorito ainda não configurado, o T-Levo remeter-lhe-á para a tela inicial de configuração

Sugestão: A maneira mais rápida de descobrir as coordenadas de um ponto será pelo toque no mapa ou pelo uso do menu Procurar, e então, ao voltar a esta página será possível ler as coordenadas.

Sugestão: Se for preciso voltar a configurar as coordenadas de acordo com o formato selecionado no T-Levo, introduza-as no formato que possuir, após toque em Concluir/OK para que seja possível visualizá-las no mapa e regresse a essa posição para visualizar a mesma localização no formato de apresentação de coordenadas escolhido.

ϵϭ 

7 Guia de resolução de problemas

Agradecemos, mais uma vez, pela aquisição de nosso produto. Esperamos que tenha uma ótima experiência ao utilizá-lo. No entanto, é possível que encontre dificuldades antes de habituar-se ao T- Levo. Nesses casos, por favor, consulte a tabela seguinte, que apresenta um guia rápido de solução de situações comumente ocorridas.

Não consigo encontrar a seta azul (ou amarela no caso do esquema de cores noturno) que indica a minha localização. A navegação não começa.

Verifique o ícone de Estado do GPS na tela do Menu Principal (Página 15), ou em qualquer das telas de mapa (Página 33) ou na tela de Informações GPS (Página 25). Pode ser que a conexão do seu GPS não esteja válida ou o GPS não pode determinar a sua posição. Posicione-se num local aberto, preferencialmente ao ar livre, para encontrar um sinal de posição.

O GPS está ligado, enviando dados de posição válidos, mas não consigo ver a seta azul (ou amarela no caso do esquema de cores noturno) que deveria mostrar a minha posição.

Observe na tela na tela um ícone grande, semitransparente, Seguir (Página 30). Toque nesse ícone para reativar a função Bloquear-na-Posição, a qual desloca o mapa para a posição real.

A seta azul (ou amarela no caso do esquema de cores noturno) mostra a minha localização, mas não consigo ver o trajeto (linha verde ou vermelha) e não ouço qualquer instrução de voz. É provável que não haja definição de uma rota ativa. Verifique se no canto superior esquerdo da tela de Cockpit (Página 29), é possível visualizar a indicação da próxima mudança de direção ou não. Se esse campo estiver vazio, não há uma rota ativa, e será preciso que primeiramente seja criada.. Trata- se de um erro comum encontrar um destino, apresentá-lo no mapa, mas esquecer-se de tocar no botão “IR” no menu do Cursor (Página 34) para criar a rota. Assegure-se de seguir esses passos, ou então planeje sempre os seus percursos a partir do botão Procurar & Ir (Página 78) o qual se encarregará de calcular o percurso automaticamente, logo após ter sido selecionado um destino.

Não consigo ver o botão Seguir na tela, e o mapa não gira durante a condução.

Procure uma letra “N” pequena e vermelha no ícone de compasso (Página 32) ou, alternativamente, um ícone de avião. É possível que tenha ativado, sem querer, a Orientação pelo Norte do mapa ou o modo de Visão Panorâmica. Toque nesse ícone para voltar ao modo de Orientação pela direção com rotação automática do mapa.

Ao criar uma rota com vários pontos, toquei no botão IR uma vez para cada destino mas apenas um deles aparece na lista, todos os anteriores desapareceram.

Lembre-se que o botão IR serve apenas para iniciar uma nova rota. Para configurar uma rota com um destino, deve-se tocar nesse botão apenas quando o destino já tiver sido selecionado. As rotas com vários pontos de parada podem ser criadas após se ter definido uma rota de destino único. Adicione pontos à rota de destino único utilizando os botões Adicionar Parada e Continuar. Se tocar

ϵϮ 

novamente no botão “IR”, eliminará toda a rota. O que ocorreu, na realidade, nesse caso, é que existiam apenas rotas de destino único, as quais foram eliminadas sem aviso. Se configurar uma rota com vários pontos de parada, o T-Levo avisará antes de eliminar toda a rota.

O ícone do auto-falante mostra que o T-Levo não está em silêncio, mas não ouço a orientação por voz.

O silêncio disponível em ambas as telas de mapa é apenas um silêncio rápido, que cancela a saída de som. A orientação de voz e os sons de tecla precisam ser ativados e o volume deve ser configurado conforme orientação na tela de Configurar Som (Página 64).

Ativei o aviso de velocidade logo que comprei o produto, mas acabei de ser multado por excesso de velocidade porque o T-Levo não me avisou.

Para se obter um aviso de velocidade preciso, os limites de velocidade de cada rua ou estrada devem estar presentes no mapa. Esta é uma função relativamente nova dos mapas digitais e poderá não estar disponível em alguns países e, além disso, a precisão ainda necessita de vários acertos (informe-se junto do vendedor de pormenores relativos à sua região). Esta função pode ajudá-lo em vários casos, mas não pode ser considerada um controle de velocidade totalmente preciso Por essa razão pode ser ativado ou desativado separadamente da voz de orientação, que se mostra muitas vezes mais precisa. (Página 60).

ϵϯ 

8 Glossário

Este manual contém alguns termos técnicos. Apresentamos abaixo um breve esclarecimento sobre eles,

Recepção de GPS 2D/3D: O receptor GPS utiliza sinais de satélites para calcular a posição. Em função da posição atual dos satélites sempre em movimento no céu e dos objetos à sua volta, o sinal do seu aparelho GPS será mais forte ou mais fraco. O GPS necessita de um sinal de pelo menos quatro satélites para definir uma posição tridimensional, incluindo a elevação. Se estiverem disponíveis menos satélites, será possível calcular, ainda assim, a posição, todavia, a precisão será menor e o dispositivo GPS não poderá calcular a elevação. Chama-se a isto recepção 2D. O T-Levo informa sobre a qualidade da recepção no Menu Principal (Página 15), na tela de Informação GPS (Página 26) e em ambas as telas de mapa (Página 33). Note que as recepções GPS 2D e 3D nada têm nada a ver com os modos de visualização do mapa 2D e 3D. Essa é a forma de representar o mapa na tela, independentemente da recepção GPS.

Precisão: A diferença entre a posição real e a definida pelo dispositivo de GPS é afetada por vários fatores diferentes. O GPS é capaz de estimar o erro atual com base no número de satélites a partir dos quais recebe sinal e a sua posição no céu. Essa informação é apresentada no T-Levo, na tela de dados GPS (Página 25). Utilize essa indicação apenas como referência geral. Note que há muitos outros fatores que afetam a precisão real, alguns dos quais não podem ser estimados pelo GPS (por exemplo, atraso do sinal na ionosfera, objetos reflexivos nas proximidades do dispositivo GPS, etc.). Rota Ativa: Uma rota é um trajeto planejado para atingir os destinos selecionados. Uma rota mantém-se ativa quando é utilizada para navegação. O T-Levo só pode ter uma rota ativa de cada vez, a qual se mantém ativa até ser eliminada, até atingir o destino final ou até que se saia do T-Levo. Quando há vários destinos a completar, a rota ativa divide-se em diferentes trechos (de um ponto de parada para outro). Apenas um dos trechos pode estar ativo de cada vez. Os demais, estarão inutilizados e serão visualizados em diferente cor no mapa.

Procurar & IR: Configure o destino e, com base no mapa, o software determinará automaticamente quais as estradas que devem ser seguidas e as mudanças de direção que devem ser feitas para se chegar ao destino. O T-Levo permite ao usuário selecionar destinos múltiplos e personalizar alguns parâmetros importantes da rota.

Recálculo automático da Rota: Se esta função estiver ativada (Página 48), o T-Levo repetirá fielmente o cálculo da rota, sem desvios. Ocorrendo uma mudança de direção ou encontrando um bloqueio da estrada, o T-Levo esperará alguns segundos para certificar-se que a rota não está sendo seguida (é possível configurar esse aspeto nas Configurações Avançadas) e voltará a calcular a rota com base na nova posição e direção.

Cores diurnas/noturnas automáticas: Com base na hora e na posição determinadas pelo dispositivo GPS, o T-Levo calculará o momento do nascer-do-sol e do pôr-do-sol na localização atual do usuário e nesse dia em particular. Utilizando essa informação, o T-Levo alternará entre os esquemas de cor diurnos e noturnos uns minutos antes do nascer do sol e uns minutos depois do pôr- do-sol (Página 60). Como informação adicional para ajudá-lo a orientar-se, o sol é apresentado no céu quando se visualiza o mapa no modo 3D com um ângulo de visualização baixo e o sol localiza-se perto do horizonte.

ϵϰ 

Elevação: Quando o receptor GPS receber sinal de pelo menos quatro satélites GPSs, será possível determinar a posição atual em três dimensões. Nesse caso, a elevação será calculada em conjunto com a latitude e longitude. Consulte também Recepção por GPS 2D/3D.

ETA (Estimativa de hora de chegada): Trata-se de uma expressão freqüentemente utilizada na navegação. Representa a hora em que chegará ao destino com base em cálculos relativos ao trecho restante da rota e as informações disponíveis das estradas utilizadas. Essa estimativa somente poderá ser utilizada como referência geral. Não é possível levar em consideração a velocidade futura ou os atrasos em razão do trânsito. No T-Levo, esse valor será mostrado como Estimativa de Chegada na tela de informações da rota (Página 39).

ETE (Estimativa de duração de viagem): Trata-se de outra expressão freqüentemente utilizada na navegação. Representa o tempo necessário para alcançar o destino com base em cálculos relativos ao trecho restante da rota e as informações disponíveis das estradas utilizadas. Essa estimativa somente poderá ser utilizada como referência geral. Não é possível levar em consideração a velocidade futura ou os atrasos em razão do trânsito. No T-Levo, esse valor será mostrado como Estimativa de Duração na tela de informações da rota (Página 38).

GPS: Abreviatura de Sistema de Posicionamento Global. Esse sistema é operado pelo DOD (Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América). Consiste em 24 satélites que orbitam a terra e várias estações terrestres utilizadas para manter os satélites sincronizados. Para calcular a posição, o dispositivo de GPS utiliza os sinais recebidos a partir dos satélites de GPS que estão visíveis em determinada localização. Esse serviço pode ser utilizado gratuitamente.

Bloquear-na-Via: Essa função do T-Levo manterá sempre a seta azul (ou amarela no caso do esquema de cores noturno) a qual representa a sua posição atual sobre a estrada. Essa função automática é necessária visto que a posição determinada pelo receptor GPS pode não ser perfeitamente precisa. Em circunstâncias normais, a função Bloquear-na-Via eliminará o erro de posição ocasional. Se o erro for muito grande, a sua posição pode aparecer em outra rua do mapa. Normalmente, o Bloquear-na-Via estará sempre ativo no T-Levo quando a posição GPS estiver disponível. Consulte também Página 20. Para uso pedestre, essa função pode ser desativada permanentemente nas Configurações Avançadas (Página 76).

Bloquear-na-Posição: Quando houver recepção de sinal que determina a posição GPS, o T-Levo moverá o mapa automaticamente de modo que a seta azul (ou amarela no caso do esquema de cores noturno), representando a sua posição atual esteja visível na tela. É possível deslocar o mapa para anular essa posição. Nesse caso, o botão Seguir aparecerá na tela. Tocá-lo reativará a função Bloquear-na-Posição. Consulte também Página 30

Orientação do mapa: O T-Levo pode girar o mapa para conveniência do usuário. Ao ser selecionado o modo de Orientação pela direção, o mapa girará para manter-se na direção para a qual o usuário se dirige. Ao ser selecionado o modo de Orientação pelo Norte, o mapa manter-se-á orientado para Norte (parte superior). Um pequeno compasso no canto superior direito das telas de mapa (Página 32) mostrará sempre a direção atual do mapa. A orientação do mapa não deve ser confundida com a orientação da tela.

Orientação pelo Norte: Trata-se de um tipo de orientação do mapa pelo qual este girará de forma a manter o Norte na parte superior da tela. Consulte também Orientação pela direção e Orientação do mapa.

ϵϱ 

PDI: Os Pontos de Interesse são localizações exatas no mapa de pontos importantes arquivados na base de dados em conjunto com o nome, categoria e subcategorias (por exemplo, Serviços/Combustível/GPL), endereço, números de telefone e fax, e outras informações importantes. Utilize o sistema de procura versátil do T-Levo para procurar o PDI apropriado mais próximo de sua localização ou de qualquer outra localização do mapa (Página 88). Também é possível arquivar os locais favoritos como ‘Os meus PDIs’ no T-Levo.

Gravar Trajetos: No T-Levo, é possível gravar as viagens utilizando os dados de posição fornecidos pelo GPS de segundo em segundo ou de poucos segundos em poucos segundos (dependendo das opções do GPS). Ao ser iniciada a gravação, os dados de posição são arquivados na base de dados, até finalizara gravação do trajeto. Esse conjunto de posições de GPS seqüenciais é denominado: gravar trajetos. Cada conjunto de posições consecutivas possui um nome (por pré- definição, trata-se da hora de gravação, mas é possível atribuir qualquer outro nome) e uma cor com a qual será apresentado no mapa. Posteriormente será possível reproduzir a viagem na tela do T- Levo.Essa função serve para fazer demonstrações ou para analisar as manobras efetuadas durante a viagem. Consulte também Página 45.

Orientação pela direção: Trata-se de um tipo de Orientação do mapa no qual este girará de forma a estar sempre voltado para a direção para onde se dirige o usuário. Consulte também Orientação pelo Norte e Orientação do mapa.

Ponto de Parada: As rotas do T-Levo podem ter vários destinos diferentes (tantos quantos necessários) que deverão ser atingidos numa ordem específica. Todos esses pontos, exceto o destino final, são denominados pontos de parada, visto que o trajeto passa pelos mesmos. Os destinos podem ser vistos na tela de informações da rota (Página 37) e cada ponto de parada será anunciado pelas instruções de voz à medida que o usuário se aproximar dele se quando o atinge. Se o ponto servir de parada, a navegação continuará automaticamente quando partir. A navegação continuará funcionando mesmo se desligar o dispositivo ou se reiniciar o T-Levo.

Aumentar e diminuir o zoom: A função de zoom é utilizada para alterar a escala do mapa. Utilize Aumentar zoom para diminuir a escala do mapa, e conseqüentemente terá uma menor visão do mapa, porém mais detalhada. Use Diminuir Zoom para aumentar a escala, e conseqüentemente uma maior visão do mapa, porém com menos detalhes. Consulte também Página 17.

ϵϲ 

9 O contrato de licença para o usuário final

1. As partes contratantes

1.1. As partes contratantes que celebram o presente contrato são, por um lado: Nav N Go Lda (No reg.: 03-09-111944) como Concessionário de licença, E, por outro lado,

O usuário legal – definido no artigo 2 do presente contrato – do objeto definido no artigo 4 do presente contrato (adiante, Partes Contratantes).

2. Celebração deste contrato

2.1. As Partes Contratantes reconhecem e aceitam que o presente contrato celebrar-se-á entre eles simplesmente através da conduta implícita das mesmas, sem necessidade de assinaturas.

2.2. O usuário reconhece e aceita que ao ter adquirido o objeto do presente contrato (Art. 4) qualquer utilização ou instalação do mesmo – quer integral quer parcial – em computadores ou em outros equipamentos hardware, e montagem de tais equipamentos hardware em veículos, simplesmente o fato de fazer acionar o botão inicial, refere-se à aceitação do Contrato, quer durante a instalação, quer durante a utilização (adiante, Atos de Utilização) consideram-se como sendo conduta implícita relativa à celebração do contrato e resultarão na celebração do mesmo, entre o Utilizador e o Concessionário de Licença.

2.3. O presente contrato não estabelece nenhum direito com respeito a quem vier a adquirir, utilizar, instalar, montar em veículos ou aproveitar de qualquer maneira o software sem possuir uma licença.2.4. O contrato de licença para o usuário final celebrar-se-á em conformidade com as condições estabelecidas pelo presente contrato.

2.5. A data da celebração do contrato será a data do primeiro ato de Utilização efetivo (o início da utilização) do equipamento.

3. Leis vigentes:

3.1. Em todos os pontos não regulados pelo presente Acordo, a jurisdição da República da Hungria é aplicável, com especial referência para a Lei n.º 4 de 1959, relativa ao Código Civil (CC) e à Lei n.º 76 de 1999, sobre Direitos Autorais (DA).

3.2. O presente acordo é válido em inglês e em húngaro. Em caso de dúvida, prevalece o texto húngaro.

ϵϳ 

4.1. O objeto do presente Acordo é o produto de software de orientação à navegação do Concessionário de Licença (referido como produto de software).

4.2. O software engloba o programa, a documentação completa e ainda a base de dados do mapa. 4.3. Consideram-se como componentes do programa: a sua visualização, quer seja impressa, ou eletrônica ou através de imagens, o seu armazenamento e sua codificação, os códigos-fonte e de objeto, bem como os modos de visualização, de armazenamento e de codificação que não possam ser determinados de antemão.

4.4. Consideram-se como componentes do programa todas as correções, adições e atualizações posteriores à celebração do contrato, instalados e utilizados pelo usuário, sujeito às condições do Artigo 2.

5. Os proprietários dos direitos autorais:

5.1. O Concessionário do produto – a não ser que regulamentos legais ou contratuais determinem de outra forma – é o proprietário exclusivo dos direitos autorais e materiais existentes no produto de software.

5.2. Os direitos autorais estendem-se a todo o produto de software e às suas partes em separado. 5.3. O proprietário dos direitos autorais da base de dados do mapa que, é parte do produto de software, é (são) pessoa(s) natural(ais) ou entidades empresariais enumeradas no Anexo ao Acordo atual ou no menu "Acerca/Mapa" do programa operativo (adiante referido como Proprietário da Base de Dados). O Concessionário da Licença declara que obteve os direitos de representação e uso do Proprietário da Base de Dados, podendo utilizar e permitir a utilização da base de dados do mapa, como definido no presente Acordo.

5.4. Para a celebração e execução do presente Acordo, o Proprietário da Base de Dados será representado pelo Concessionário nas relações com o usuário.

5.5. Ao celebrar o presente Acordo, o Concessionário mantém todos os direitos existentes no produto de software, exceto aqueles aos quais o Usuário tem direito de acordo com regulamentos legais explícitos ou com o presente Acordo.

6. Os direitos do Usuário:

6.1. O usuário está autorizado a instalar e utilizar o software no equipamento de hardware (computador de escritório, assistente eletrônico pessoal, computador portátil, equipamento de navegação).

6.2. O usuário está autorizado a fazer uma cópia de segurança do software. No caso do software estar operacional depois da sua instalação sem utilizar o meio de armazenagem original, considerar-se-á como efetuada a cópia de segurança.Em todos os outros casos, o Usuário tem direito apenas a utilizar a cópia de segurança se a versão original do produto de software se tornar inutilizável para uso legal e indubitavelmente não apropriada , sendo que tal estado deve ser provado.

ϵϴ 

7.1. O usuário não está autorizado a:

7.1.1. multiplicar o software (fazer cópias do mesmo);

7.1.2. alugar, emprestar, distribuir ou transferir o software a terceiros com ou sem compensação; 7.1.3. traduzir o software (incluindo a tradução e compilação para outras linguagens de programação);

7.1.4. realizar engenharia invertida no software;

7.1.5. modificar, adicionar, transformar o produto de software (no todo ou em parte), para separá-lo em partes, juntá-lo a outros produtos, instalá-lo em outros produtos, mesmo que seja para utilizá-lo conjuntamente com outros produtos;

7.1.6. utilizar o programa com fim de obter informações da base de dados do mapa incluída no produto de software, decomporá base de dados do mapa, utilizar, copiar, modificar, prolongar ou transformar a base de dados do mapa no todo ou em parte ou o grupo de dados ali armazenados ou instalá-la em outros produtos, utilizá-la em outros produtos, mesmo que seja conjuntamente com outros produtos;

8. Renúncia a garantias, responsabilidade limitada:

8.1. O Concessionário da licença declara e o usuário reconhece que, embora tenha havido todo o cuidado durante a criação do software, tendo em conta o caráter do produto, bem como os limites técnicos, o Concessionário da licença não será responsável pelo funcionamento totalmente infalível

No documento Navegador GPS. Manual do Usuário (páginas 90-100)

Documentos relacionados