• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II O Estágio e Atividades Desenvolvidas

1.5. Gabinete de Comunicação e Imagem – Atividades Desenvolvidas

1.5.2. Produção / Renovação de Cartazes

Ao longo de todo o estágio, foram muitos os desafios. Um deles foi a criação ou renovação de cartazes e panfletos, que colocaram à prova a minha criatividade. Elaborei muitos cartazes, com objetivos diferentes e de todas as vezes o meu objetivo pessoal foi criar sempre algo diferente e cativante.

Criei cartazes de todo o tipo, desde prevenção de doenças a promoção de eventos, cartazes informativos, entre outros. Englobados nesta área dos cartazes estão também alguns Panfletos que também foram necessários elaborar.

Para a elaboração de todos estes elementos informativos, esteve presente a tabela do Código de Cores (Tabela 3) que auxilia um uso correto das diferentes cores associadas às diferentes finalidades dos trabalhos.

Cor Associações Positivas Associações Negativas

Vermelho A paixão, o dinamismo, o revolucionário, o sexo, a masculinidade

A guerra, o sangue, o fogo, a morte, o Demónio

Laranja A energia, a atividade, a generosidade, o convívio, a ambição

Não tem associações negativas pode, todavia, parecer barato Amarelo O Sol, o Verão, a luz celeste, a inteligência, a ciência,

ação, a realeza, a expansão

O amarelo baço exprime a cobardia, a traição, a dúvida

Verde O vegetal, a Natureza, a Primavera, a vida, a esperança, a fertilidade, a segurança, a satisfação e o repouso

O verde-azulado é gelado, agressivo e violento.

O verde-acinzentado é doentio Azul A espiritualidade, a fé, o sobrenatural, a feminilidade, a

justiça, a racionalidade, a seriedade, a tranquilidade, a limpeza, a higiene

Os valores introvertidos, o secreto, a penumbra

Violeta A nobreza, a realeza, os dignitários da igreja, o poder, o misticismo

O inconsciente, o mistério, a opressão, a superstição, a decadência

Preto O luxo, a distinção, o rigor, a dimensão artística A morte, o desespero, o desconhecido

Branco A inocência, a pureza, a virgindade, a perfeição, a verdade, a sabedoria

32

1.5.2.1 Cartaz Patologia do Sono

Para elaborar este cartaz, pensei em cores neutras e suaves, como o azul, uma vez que se tratava de um evento no qual iria ser retratado uma patologia delicada que abrange grande parte da população. Foram usadas também imagens que retratavam cada patologia referida.

1.5.2.2. Folheto Alimentação Mediterrânica

Este folheto sobre Alimentação Mediterrânica é informativo que pretendia transmitir aos recetores no que consiste esta alimentação e os seus constituintes. Para a elaboração do folheto optei por umas cores de tons “terra” por ser a cor predominante nos constituintes deste tipo de alimentação, assim como as imagens selecionadas foram escolhidas para proporcionar uma visão mais clara do conteúdo do folheto.

Figura 9 - Cartaz Patologia do Sono Fonte: Elaboração Própria

Figura 10 - Folheto Alimentação Mediterrânica Fonte: Elaboração Própria

33

1.5.2.3. Cartaz Formação e Cultura de Segurança nos Hospitais

Este cartaz de Formação e Cultura de Segurança nos Hospitais foi renovado, feito com base em informações fornecidas pela Unidade de Formação da ULSG Dessa forma, criei um cartaz simples e unicamente descritivo. Coloquei em destaque a data, o local e os destinatários da Formação que considero serem as informações essenciais. Como me foi pedido, coloquei também o conteúdo que a Formação iria ter e, apesar de ser algum texto, tornei-o o mais discreto possível e de fácil leitura. Mais uma vez cores suaves por achar que estas são, também, as cores que melhor caracterizam a ULSG.

Figura 11 - Cartaz Cultura e Segurança nos Hospitais Fonte: Elaboração Própria

34

1.5.2.4. Cartaz Higiene e Segurança no Trabalho

O cartaz acima aborda mais uma Formação, tema de grande parte dos cartazes. Este cartaz, de caráter informativo, foi sobre uma Formação de Higiene e Segurança no Trabalho. Mais uma vez, a minha intenção foi dar prioridade às datas, locais e destinatários, pois, na minha opinião, são os pontos fulcrais num cartaz deste género. O conteúdo também está presente, mas, na minha opinião, já se torna informação de menos importância uma vez que sabendo o local e horas logo se descobre o conteúdo da formação.

Escolhi uma imagem que retrata a higiene básica que todos devem adquirir, a lavagem das mãos. É uma imagem simples e que torna o cartaz mais chamativo.

Figura 12 - Cartaz Higiene e Segurança no Trabalho Fonte: Elaboração Própria

35

1.5.2.5. Cartaz Formação em SClínico

O Cartaz de Formação em SClínico já difere um pouco dos demais, uma vez que se trata de uma Formação num programa de elevada importância para os profissionais de Saúde. Tem como fundo uma imagem de um computador, pois é a origem do programa, informático.

Com sinal de importante coloquei o tema da Formação por, neste caso, ser um tema que todos deveriam ter conhecimento. Mais abaixo, mas não menos importante, foram colocadas as datas, locais e destinatários da mesma.

Figura 13 - Cartaz Formação em SClínico Fonte: Elaboração Própria

36

1.5.2.6. Cartaz Eutanásia

O cartaz para a Conferência sobre Eutanásia foi pensado como um tema delicado. Escolhi um fundo de cor suave e calma, assim como a imagem. Esta retrata como a vida e a morte podem estar unidas em instantes, num “fechar de mão”. Estão indicados, como sempre, os destinatários e o local. Neste cartaz a data e horas ficaram com mais destaque.

Figura 14 - Cartaz Eutanásia Fonte: Elaboração Própria

37

1.5.2.7. Cartaz Alimentação Mediterrânica

Este cartaz foi realizado com base no folheto antes referido. Não foram realizados ao mesmo tempo porque assim me foi pedido. Para ir ao encontro do Folheto com o mesmo tema, Alimentação Mediterrânica, utilizei uma imagem para o fundo com cores “terra” e onde estão presentes alguns dos constituintes deste tipo de alimentação. De forma muito simples e elegante, coloquei o título em destaque e a restante informação foi colocada de forma mais discreta.

Figura 15 - Cartaz Alimentação Mediterrânica Fonte: Elaboração Própria

38

1.5.2.8. Cartaz Testes HIV

O cartaz sobre este tema, Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) foi pedido pela Unidade de Saúde Pública para ser distribuído pelos 13 Centros de Saúde. Dentro do que me foi pedido, esforcei-me por não o deixar muito condensado devido à imensa quantidade de texto, texto esse realmente necessário.

A imagem que escolhi está de acordo com o tema, evidencia um teste rápido ao VIH. Coloquei o texto de cor Vermelha, para se relacionar com o tema (sangue). Em destaque coloquei a confidencialidade e gratuitidade dos testes, pois é uma questão pertinente para quem se interessa a fazê-lo.

Figura 16 - Cartaz Testes HIV Fonte: Elaboração Própria

39

1.5.2.9. Cartaz/Etiqueta da Tosse

A etiqueta da tosse foi me pedida pela minha orientadora na Instituição. Pensei em fazer uma etiqueta que se adequasse a crianças e adultos. Escolhi imagens que mostram do que se deve fazer para as crianças perceberem e por escrito para os adultos lerem como se deve proceder. A vermelho dei destaque a uma frase bastante simples, mas esclarecedora “Nunca se esqueça… é de extrema importância que cumpra estes gestos.”

Figura 17 - Etiqueta da Tosse Fonte: Elaboração Própria

40

1.5.2.10. Cartaz Úlceras de Pressão

Mais um cartaz elaborado com a finalidade informativa para os profissionais de Saúde. Este cartaz sobre Úlceras de Pressão teve como objetivo informar sobre a palestra que se ia realizar para ensinar a monitorizar úlceras de pressão. Com destaque ficaram os destinatários e o local e a imagem escolhida foi um pé com úlceras de pressão, que indicava de imediato o tema sem ser necessário recorrer ao texto apresentado no cartaz.

Figura 18 - Cartaz Úlceras de Pressão Fonte: Elaboração Própria

41

1.5.2.11. Cartaz Vacinação Contra a Gripe

O cartaz sobre Vacinação Contra a Gripe foi feito com informação retirada da Direção Geral da Saúde e o seu objetivo foi informar sobre a vacina contra a gripe. O texto inserido informa quem deve tomar e para quem é gratuita. As imagens escolhidas foram animações que retratam um profissional de Saúde com uma vacina na mão, neste caso será a vacina contra a gripe.

Figura 19 - Cartaz Vacinação Contra a Gripe Fonte: Elaboração Própria

42

1.5.2.12. Cartaz Admissão Voluntários

Este cartaz de Admissão de Voluntários foi elaborado com base no cartaz do ano anterior e ficou, sem dúvida, mais dinâmico e atraente. A imagem de fundo é de uma voluntária da Unidade Local de Saúde o que o torna mais próximo das pessoas. É um cartaz com simplicidade e coloquei o dia das inscrições em destaque, pois era a informação mais importante.

Figura 21 - Cartaz Admissão de Voluntários Fonte: Elaboração Própria

Figura 20 - Cartaz Admissão Voluntários 2015 Fonte: Voluntariado em Saúde

43

1.5.2.13. Cartaz Magusto dos Voluntários

Tal como o cartaz de Admissão de Voluntários, este do Magusto dos Voluntários foi elaborado com base também no do ano anterior e torneio-o também mais atraente e visualmente bonito.

A imagem de fundo, como não poderia deixar de ser, são as tradicionais castanhas assadas e coloquei toda a informação necessária de forma a não tornar o cartaz massudo e pesado. Dei apenas destaque ao título. As cores ficaram todas entre as cores normalmente associadas ao magusto, diversos tons de castanho.

Figura 23 - Cartaz Magusto dos Voluntários Fonte: Elaboração Própria

Figura 22 - Cartaz Magusto dos Voluntários 2015 Fonte: Voluntariado em Saúde

44

1.5.2.14. Cartaz de Natal

Hospital em Festa foi um dos últimos cartazes que fiz. O cartaz de Natal foi pensado para ser elegante e simples, tal como a época de Natal.

Escolhi o dourado e o vermelho/bordô por serem cores natalícias. As bolas colocadas a cair de cima e os flocos de neve dourados dão um aspeto de elegância que era um dos objetivos. Em destaque ficou o título e mais abaixo coloquei os grupos convidados para alegrarem os utentes do Hospital Sousa Martins.

Figura 24 - Cartaz de Natal Fonte: Elaboração Própria

45

1.5.2.15. Cartaz Recolha de Roupas

Estes cartazes foram os últimos que realizei no meu estágio. O Centro de Saúde de Celorico da Beira pediu um cartaz que promovesse a oferta de roupas, brinquedos e artigos que as pessoas não usassem, mas que ainda tivessem utilidade para quem tem mais dificuldades, e assim foi. Elaborei dois cartazes para o Centro de Saúde escolher, como se podem ver nas figuras acima (figura 25 e figura 26).

Escolhi cores alegres tal como as crianças. porque quando toca aos mais jovens a comunidade tende a ajudar mais, embora ajude também todas as faixas etárias.

As imagens escolhidas simbolizavam o que se pedia, como roupas e brinquedos e de forma mais chamativa coloquei o que se pretendia e o local de recolha.

Documentos relacionados