• Nenhum resultado encontrado

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI e) E

Item II INCORRETO I CORRETO

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI e) E

9 - (TRF/2003) Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.

a) As empresas do setor imobiliário que deixaram de prestar contas das transações realizadas em 2002 vão ser alvo de investigação da Receita Federal. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras tinham prazo limitado para entregar a Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias- Dimob.

b) A estimativa é de que metade das empresas não declarou, mas o coordenador-geral de Fiscalização da Receita acredita que muitas delas ainda vão cumprir a exigência. Até o prazo foram entregues 21.395 declarações, mas nos registros da Receita constam em cerca de 40 mil empresas que estariam obrigadas a declarar.

c) O coordenador diz que os dados da Dimob serão confrontados com as informações da declaração das empresas e das pessoas físicas. O coordenador afirma ainda que as informações serão cruzadas com os dados da CPMF, que têm sido instrumento indispensável ao trabalho de fiscalização do órgão.

d) Na declaração, as imobiliárias só devem informar as operações realizadas no ano passado. As empresas que não tiveram atividades em 2002 estão desobrigadas de prestar contas. Quem deixou de entregar a declaração no prazo pagará multa mínima de R$ 5 mil por mês- calendário. Em caso de omissão ou informação de dados incorretos ou incompletos, a multa será de 5% sobre o valor da transação.

e) Essa declaração foi criada em fevereiro de 2003 para identificar as operações de venda e aluguel de imóveis. A Receita quer saber, por exemplo, a data, o valor da transação e a comissão paga ao corretor. No ano passado, foram fiscalizadas 495 empresas do setor, cujas autuações somaram R$ 1,2 bilhão.

(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003) 10 - (TRF/2000) Julgue a assertiva abaixo, em relação à sintaxe de regência.

c) A notícia ganha mais visibilidade quando se sabe que o salto não se deve apenas no aumento de impostos.

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

a) Pesquisas nos Estados Unidos mostra que a tolerância ao erro no comércio eletrônico é zero. Quem compra um CD e não recebe, simplesmente "deleta" o endereço da loja virtual pisou na bola.

b) Para piorar as coisas para os comerciantes que se dedicam o comércio eletrônico, o internauta entende como erro grave todo e qualquer deslise cometido pela loja.

c) Tanto faz se a empresa demora a entregar a encomenda, se ela danifica a embalagem ou se entrega uma mercadoria diferente à que foi encomendada.

d) A reação contrária do consumidor é desmezurada. Na rede esperam- se serviço nota 1000 - ou nada aquém disso.

e) As empresas brasileiras que comercializam produtos pela internet têm conseguido entregar o que vendem com um mínimo de críticas.

(VEJA VIDA DIGITAL, abril de 2000, com adaptações) 12 - (AFC STN/2002)

No passado, para garantir o sucesso de um filho ou de uma filha, bastava conseguir que eles tirassem um diploma de curso superior. Uma vez formados, seriam automaticamente chamados de “doutor” e teriam um salário de classe média para o resto da vida. De uns anos para cá, essa fórmula não funciona mais. Quem quiser garantir o futuro dos filhos, além do curso superior, terá de lhes arrumar um capital inicial. Esse capital deverá ser suficiente para o investimento que gerará um emprego para seu filho.

Em relação aos aspectos textuais, julgue a asserção abaixo.

d) A regência do verbo chamar empregada no texto(l.3) é considerada coloquial. A gramática ortodoxa recomenda, como mais formal, o emprego desse verbo como transitivo direto.

13 - (ACE/2002) Julgue a assertiva abaixo.

c) Estará disponível um catálogo com detalhes de todas as peças, os preços no atacado e no varejo e os prazos de entrega. A exposição faz parte do Programa Sebrae de Artesanato, que quer profissionalizar a atividade, dando-lhe tratamento empresarial e tornando-lhe um negócio rentável pela capacitação dos artesãos e seu aperfeiçoamento técnico. 14 - (AFC STN/2002) Marque o item sublinhado que representa impropriedade vocabular, erro gramatical ou ortográfico.

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

Em vista da crescente conscientização sobre a necessidade de preservar o patrimônio cultural, tem havido muitas discussões sobre a proteção da área do entorno(A) ou do envoltório(B)do bem imóvel tombado. Há, principalmente, divergências quanto à sua(C) dimensão adequada ou ideal e ao momento que(D) passa a ser protegida.(E)

(Baseado em Antônio Silveira R. dos Santos) a) A

b) B c) C d) D e) E

15 - (AFC 2002) Assinale a opção que preenche as lacunas de forma coesa e coerente.

As cotações do dólar em relação ao real se apresentam estáveis desde os últimos três meses de 2001. O câmbio em equilíbrio desperta reações positivas dos mercados internacionais, favorece as exportações e ____1_____ confiança no país. O Brasil revelou-se resistente ___2____várias situações adversas. Absorveu o choque causado pelo racionamento de energia, com demonstração clara de que a população brasileira possui alto índice de disciplina social. E, até agora, se mantém ao largo da catástrofe econômica argentina. Não _____3________ a expectativa internacional de que a economia brasileira sofreria os efeitos do furacão portenho. Completa o quadro estimulante a convicção ______4________Estados Unidos voltarão a crescer entre 2,5% e 3,5% este ano.

(Otimismo e Cautela, Editorial, Correio Braziliense, 1/3/2002)

1 2 3 4

a) infiltra as consumou-se de que o b) insinua-se às consumou que os c) instila a se consumou de que os d) introduz as consumando-se que o e) insinua à consumando em que os

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

16 - (Analista IRB 2004) Assinale a alteração que provoca erro de regência no texto.

O desenvolvimento desigual de tecnologia e das técnicas de produção implica no desenvolvimento desigual da própria concepção de classe social e na desigual conduta de classe em relação ao capital e à empresa. [...] Além disso, a falta de uniformidade tecnológica no processo de produção enfraquece o poder e o domínio da gerência científica e abre espaço para a interferência de outros saberes, historicamente atrasados em relação ao desenvolvimento dos setores de ponta de uma organização.

(José de Souza Martins, A aparição do demônio na fábrica, no meio da produção, com adaptações) a) Retirar “das” (l.1) de diante de “técnicas”.

b) Substituir “no” (l.2) e “na” (l.3) por o e a, respectivamente. c) Substituir “à”(l.3) diante de “empresa” por para.

d) Substituir “no”(l.4) diante de “processo” por do.

e) Retirar “para”(l.6) e acrescentar sinal indicativo de crase no “a” que o segue.

17 - (AFRF/2002.1) Julgue os períodos abaixo em relação à correção gramatical.

b) A prática do racismo é definida como crime na Lei nº 7.716/89, isto é, nessa Lei estão definidas várias condutas que implicam tratamento discriminatório, motivado pelo preconceito racial. / A prática do racismo é definida como crime na Lei nº 7.716/89, isto é, nessa Lei estão definidas várias condutas que implicam em tratamento discriminatório, motivado pelo preconceito racial.

18 - (AFTb/ 2003) Assinale a opção na qual a expressão sublinhada está erradamente empregada.

a) O governo quer mudar o imposto sobre a renda da pessoa física para reduzir as deduções de gastos com educação e saúde, mas se esquece de que o poder do governante não é absoluto.

b) É o Congresso, quem cabe transformar a vontade governamental em lei, que tem a obrigação de proteger os contribuintes.

c) A nova mordida do Leão parece decorrer de documento fazendário, em que se avalia que as deduções das despesas com educação e saúde só beneficiam as "pessoas abastadas".

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

d) A Constituição exige a observância do critério da "universalidade", cujo significado é o de que todo tipo de rendimento será tributável. e) Economia fiscal verdadeira seria a eliminação ou a redução do bueiro em que se esvai o volume incalculável de recursos públicos chamada renúncia fiscal da União.

(Baseado em Edgard de Proença Rosa, "O Congresso é a casa do contribuinte", Correio Braziliense, 02/12/2003) 19 - (AFRF/2003) Julgue a assertiva abaixo em relação aos aspectos gramaticais.

e) Não nos esqueçamos que a construção do autoritarismo, que marcou profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema político imprescindível para a manutenção e reprodução dessa dependência. 20 - (AFTb/2003) Julgue a correção gramatical da asserção abaixo. c) Na América Latina, por exemplo, “a integração global aumentou ainda mais as desigualdades salariais”, e há uma preocupação generalizada que o processo esteja levando uma maior desigualdade no próprio interior dos países. Essa desigualdade já alcançou os Estados em suas relações assimétricas.

21 - (Assistente de Chancelaria/2002)

O século XX foi o mais assassino na história registrada. O número total de mortes causadas por ou associadas a suas guerras foi estimado em 187 milhões. O equivalente a mais de 10% da população mundial em 1913. Entendido como tendo-se iniciado em 1914, foi um século de guerra quase ininterrupta, com poucos e breves períodos sem conflito armado organizado em algum lugar. Foi dominado por guerras mundiais: quer dizer, por guerras entre Estados territoriais ou alianças de Estados. Apesar disso, o século não pode ser tratado como um bloco único, seja cronológica, seja geograficamente. Cronologicamente, ele se distribui em três períodos: a era de guerras mundiais centrada na Alemanha, a era de confronto entre as duas superpotências e a era desde o fim do sistema de poder internacional clássico. Chamarei a esses períodos de 1, 2 e 3. Geograficamente, o impacto das operações militares tem sido desigual. Com uma exceção (a Guerra do Chaco), não houve guerras entre Estados significantes (em oposição a guerras civis) no hemisfério Ocidental no último século. Em contrapartida, guerras entre Estados, não necessariamente desconectadas do confronto global,

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

permaneceram endêmicas ao Oriente Médio e ao sul da Ásia, e guerras maiores diretamente resultantes do confronto global aconteceram no leste e no sudeste da Ásia. Mais impressionante é a erosão da distinção entre combatentes e não-combatentes. As duas guerras mundiais da primeira metade do século envolveram toda a população dos países beligerantes; tanto combatentes quanto não- combatentes sofreram.

(Eric Hobsbawn, A epidemia da guerra, com adaptações) Julgue a asserção abaixo em relação ao emprego das palavras e expressões do texto.

e) Como a preposição a, empregada diante de “Oriente Médio”(l.21) e “sul da Ásia”(l.21-22), é exigência da regência de “endêmicas” (l.21), a retirada deste adjetivo exige a substituição de “ao” por em.

22 - (Procurador BACEN/2002)

Uma crise bancária pode ser comparada a um vendaval. Suas conseqüências são imprevisíveis sobre a economia das famílias e das empresas. Os agentes econômicos relacionam-se em suas operações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços, de modo que, a cada fato econômico, seja ele de simples circulação, de transformação ou de consumo, corresponde, ao menos, uma operação de natureza monetária realizada junto a um intermediário financeiro, em regra um banco comercial, que recebe um depósito, paga um cheque, desconta um título ou antecipa a realização de um crédito futuro. A estabilidade do sistema que intermedeia as operações monetárias, portanto, é fundamental para a própria segurança e estabilidade das relações entre os agentes econômicos.

(www.bcb.gov.br) Julgue a assertiva abaixo, em seus aspectos gramaticais.

d) Em “a cada fato econômico”(l.5) a presença da preposição “a” justifica-se pela regência da palavra “corresponde”(l.7).

23 - (Procurador BACEN/2002) Julgue a afirmação a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto.

Do ponto de vista do “pai de família pobre” da década de 20 ou 30, o Estado aparece como aquele que deve prover os cidadãos do conforto material mínimo à sobrevivência, na forma de emprego ou de outras condições mais diretas, como moradia, saúde ou educação. Não se trata de emitir um juízo de valor sobre esta concepção, mas de constatar sua

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

existência. Necessário, porém, confrontar isso com o reverso da medalha, ou seja, a política estatal em relação a esse tipo de reivindicação, especialmente para o período que antecede 1930 e que surge para a historiografia como domínio exclusivo das oligarquias.

(Jaime Rodrigues, Crise da primeira república: classes médias e Estado na década de 20, com adaptações) I. De acordo com as regras de regência da norma culta, a estrutura “prover os cidadãos do conforto”(l.2 e 3) admite a substituição por assegurar aos cidadãos o conforto.

24 - (AFRF/2002.1)

Sob o direito, o administrador público não age contra a lei. Sob a moral, deve satisfazer o preceito da impessoalidade, não distinguindo amigos ou inimigos, partidários ou contrários, no tratamento que lhes dispense ou na atenção às suas reivindicações, com transparência plena de suas condutas em face do povo. Descumprir a lei gera o risco da punição prevista no Código Penal ou de sofrer sanções civis. Quando desatendidos os princípios da certeza moral, aquela que o ser humano em seu justo juízo adota convicto, o descumpridor fere regras de convivência, mas não conflita necessariamente com normas de Direito que lhe sejam aplicáveis.

(Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurídico, com adaptações) Julgue a assertiva em relação ao emprego das palavras e expressões do texto.

d) De acordo com as regras de regência da norma culta, a expressão “atenção às suas reivindicações” (l.6) admite a substituição por atenção para as suas reivindicações.

25 - (AFPS/2002) A entrada dos anos 2000 têm trazido a reversão das expectativas de que haveria a inauguração de tempos de fraternidade, harmonia e entendimento da humanidade. Os resultados das cúpulas mundiais alimentaram esperanças que novos tempos trariam novas perspectivas referentes a qualidade de vida e relacionamento humano em todos os níveis. Contudo, o movimento que se observa em nível mundial sinaliza perdas que ainda não podemos avaliar. O recrudescimento do conservadorismo e de práticas autoritárias, efetivadas à sombra do medo, tem representado fonte de frustração dos ideais historicamente buscados.

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

Julgue as proposições abaixo, a respeito dos elementos do texto.

II. Para que o texto fique gramaticalmente correto, é obrigatória a retirada da preposição antes de “que haveria”(l.2).

III. Para que o texto fique gramaticalmente correto, é obrigatória a inserção da preposição de diante de “que novos tempos”(l.4).

26 - (Agente do Piauí/ 2001) Assinale a opção que apresenta erro no uso de pronome.

a) Já estão sob investigação entidades que compram máquinas e equipamentos no exterior e, por terem o certificado de filantrópicas, não pagam impostos de importação.

b) Em vez de serem alojados nas entidades que supostamente lhes importaram, esses produtos acabam tendo como destino as clínicas particulares dos diretores.

c) Os técnicos também investigam desvios dessas entidades para burlar a lei que concede isenção de impostos.

d) Como as filantrópicas não podem distribuir os lucros entre seus diretores, as entidades acabam comprando imóveis ou veículos em nome delas, mas os bens ficam para uso próprio de seus dirigentes e familiares.

e) Esse instrumento acaba sendo uma distribuição indireta dos lucros, afirmou um técnico que participa das investigações.

(Itens adaptados de Simone Cavalcanti, www.estadao.com.br 6/2/2001) 27 - (AFC STN/2000) Marque o item que propõe a correção necessária nos elementos sublinhados para que as regras de regência da norma culta sejam respeitadas.

Continuo a conferir aos direitos e responsabilidades constitucionais dos meios eletrônicos de comunicação neste ano, em que a televisão passa dos cinqüenta anos. Parto para o tema a contar da Portaria 796, que, tendo respeitado a plena liberdade da informação jornalística, dis- pensa-me de cuidar do parágrafo da Constituição que trata dela. A informação jornalística é inteiramente livre de censura. Não pode, porém, violar a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas comuns, cabendo a reação contra seu abuso apenas aos próprios atingidos.

(W. Ceneviva, Limites da TV na Constituição. Folha de São Paulo, 14/10/2000, com adaptações)

PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

Documentos relacionados