• Nenhum resultado encontrado

4.2 A Lavanderia Hospitalar do HUSM

4.2.4 Programação físico-funcional da lavanderia

A concepção do sistema de organização físico-funcional fundamenta-se na análise dos fatores que caracterizam a lavanderia quanto à localização, as atividades e a interpretação das respectivas relações funcionais, como serão demonstradas no Quadro 16.

PROGRAMAÇÃO FÍSICO-FUNCIONAL Sim Não NA

A lavanderia está localizada próxima ao sistema de geração de vapor? x Há separação total entre as áreas que processam as roupas limpas e as roupas sujas? x A parede de separação entre a área limpa e suja é dotada de visores ou interfaces? x Existem pias para a lavagem das mãos, providas de sabão líquido e papel toalha, em todas as áreas onde as roupas limpas e sujas são manuseadas?

x As dimensões das diversas áreas são compatíveis com as atividades realizadas? x As dimensões das diversas áreas permitem um fluxo racional de operacionalização sem

cruzamento de roupa suja e roupa limpa? x

Há sanitários com pias, chuveiros e armários para a guarda de roupas e de pertences,

exclusivos dos funcionários da área suja? x

Há depósito de material de limpeza exclusivo para a área suja? x Há copa (provida de pia, sabão líquido e papel toalha, para a lavagem das mãos) para a

realização de pequenas refeições? x

Os funcionários têm acesso fácil à água para ingestão, sem risco de contaminação e sem

prejuízo dos fluxos? x

Existe depósito de material de limpeza? x

Existe depósito de produtos utilizados no processo de lavagem das roupas? x Existe banheiro exclusivo para os funcionários da área limpa e área suja distintos? x O piso é revestido de material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos

de limpeza e desinfetantes? x

O piso apresenta soluções de continuidade? x

As paredes são revestidas de material liso, impermeável, resistente aos produtos de

limpeza e desinfetantes? x

O forro apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza? x Existem manchas nas paredes, pisos ou forros decorrentes de infiltração de água? x Existe chutes ou tubulões de queda na área suja da lavanderia. E é dotada de pressão

negativa em relação às áreas adjacentes? x

Nas reforma, há isolamento total da área que está sendo reformada? x NA = Não Aplicável

Quadro 16 – Programação físico-ocupacional

Os dados revelam que a caldeira deveria estar localizada mais próxima da lavanderia a fim de diminuir as perdas de calor e vapor (Figura 6 e 7), e os gastos com tubulações, isolamento e manutenção, danificação do protetor, como também os consertos dos vazamentos internos no setor.

Nota-se que as duas setas superiores indicam perda de vapor, o qual condensado transforma-se em água corrente ao longo do duto. Na parte inferior da Figura 6 se verifica a tubulação sem isolamento ou danificado gerando perda do calor.

Observou-se nas visitas realizadas e através das Figuras 6 e 7 que as tubulações deveriam ter isolamento térmico em toda a sua extensão inclusive nas canalizações aterradas e dentro do setor de lavanderia.

Figura 6 – Tubulações de vapor aterradas com vazamentos

Nota-se, na Figura 7, nitidamente a perda de vapor e água e a ausência de isolamento térmico isso dentro da lavanderia na área suja no inicio do estudo, aumentando: os custos (água, óleo), os riscos ambientais e de segurança (de calor, ergonômicos, rompimento de dutos, probabilidade de queimaduras, entre outros), a possibilidade de contaminação, o trabalho dos funcionários, a perda dos recursos naturais, os efluentes líquidos e a corrosão das tubulações e piso. vapor Água vapor Protetor danificado Protetor danificado

Figura 7 – Tubulações dentro da lavanderia com vazamentos e sem isolamento

O calor desperdiçado nas tubulações desprotegidas, a falta de adequada dimensão da lavanderia e exaustão, e o calor do verão geram forte desconforto térmico na lavanderia, fazendo com que os funcionários permaneçam com as portas abertas. Assim o risco de contaminação é propiciado e o ruído produzido pelas máquinas é propagado às outras áreas.

Visando solucionar o problema de acesso a área suja (contaminada) da lavanderia, foi instalada uma porta na entrada da área contaminada com interfone para diminuir o fluxo dos funcionários que entram na mesma.

Segundo Ministério da Saúde (1986), todas as linhas de vapor e água quente devem estar cuidadosamente isoladas, para proteção do pessoal, diminuição dos custos operacionais e redução do calor transmitido ao meio ambiente. É necessário, também, evitar longas distâncias de percurso das canalizações, que implicam em maior perda de carga.

As observações foram encaminhadas ao setor e sugeriu-se que fosse solicitado a manutenção e o isolamento das canalizações de vapor, onde há necessidade por falta ou danificação do protetor, como também os consertos dos vazamentos internos no setor.

As dimensões das áreas conforme já mencionadas anteriormente não atendem as especificações da ANVISA e do Ministério da Saúde. Além do espaço inadequado existem várias colunas que impedem, principalmente, o fluxo operacional e das atividades realizadas. As condições do piso não são ideais para uma lavanderia: é poroso com solução de descontinuidade (corroído), conforme Figura 8, e molhado em diversas áreas decorrente dos vazamentos dos maquinários, tanto na área contaminada como na área limpa, perto das centrifugas. Os responsáveis estão cientes da situação.

As inadequadas condições do piso, apresentados na Figura 8, aumentam a probabilidade de contaminação, os riscos ocupacionais, e o trabalho dos profissionais. Nesta imagem observa-se, ainda, vazamento na tampa de uma lavadora e na sua parede externa; na parte de baixo lavadora ocorre saída de vapor durante a operação, desperdiçando água, vapor e produtos, o que propicia a expansão desses problemas e o aparecimento de novos (desperdício de energia elétrica, corrosão, retrabalho,...).

Figura 8 – Condições do piso

4.2.5 Condições de iluminação, ventilação, exaustão, instalações elétricas e de combate ao