• Nenhum resultado encontrado

Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender, da

2 ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA

2.2.2 Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender, da

O Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender, da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia/SP, foi implantado no ano de 2009 a partir da experiência do Programa Interação Família-Escola da cidade de Taboão da Serra.

A experiência do Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender, desenvolvido no município Hortolândia/SP, traz como proposta a aproximação da

escola com a família através de visitas às casas dos alunos, realizadas pelos professores. De acordo com Freitas (2011), o Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender tem como objetivo

garantir às crianças o direito a uma educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e discriminação, também deseja oferecer condições e informações necessárias para que as famílias participem da gestão da escola, ampliar a rede de proteção social da criança e oferecer dados para a discussão e implantação de políticas públicas no município. (FREITAS, 2011, p. 268).

O programa desenvolvido em Hortolândia (SP) é resultado de adequações e adaptações à sua realidade tendo como base a proposta original de Taboão da Serra. Segundo Freitas (2011), a partir da implementação do Programa, observaram- se várias mudanças, dentre as quais: fortalecimento dos vínculos entre professor- aluno-família; aumento da frequência dos alunos faltosos e melhor rendimento escolar dos estudantes, com maior participação nas aulas; mudança de paradigmas e ressignificação das representações sociais na relação entre escola e família.

O projeto político pedagógico da escola ocupa posição de destaque, uma vez que traz em suas ações a proposta da interação entre escola e família na busca pela parceria necessária entre essas duas instituições.

Para Freitas (2011), o Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender conta com a participação de outros segmentos e atores, constituídos através da comissão intersetorial entre as Secretarias Municipais de Hortolândia/SP. A perspectiva intersetorial desenvolvida no município de Hortolândia, também é comum aos seis projetos que compõem o Programa Travessia, do estado de Minas Gerais, descritos no primeiro capítulo desta dissertação, nos quais se insere o Banco Travessia, condicionante para a existência do Projeto Professor da Família no município de Serranópolis de Minas/MG.

A oferta de treinamento aos servidores que atuam no Projeto Professor da Família em Minas Gerais é prevista nas diretrizes gerais do programa. Na mesma direção, o programa desenvolvido em Hortolândia prevê a formação inicial aos professores que visitam as residências das famílias, sendo discutidos nos estudos os modelos de famílias existentes na sociedade atual. Além dessa formação inicial, outras são proporcionadas durante todo o ano, contemplando temas variados para subsidiar o trabalho do professor.

Cada um dos projetos desenvolvidos nas cidades paulistas foi apresentado de forma sucinta, mas, de cada um deles, foram apresentadas algumas características de sua formulação, que servirão como subsídios para elaboração do Plano de Ação Educacional abordado no próximo capítulo desta dissertação.

Antes de se passar ao Plano de Ação Educacional pensado, será apresentada, na próxima seção, a visão dos atores na implementação do projeto Profamilia na escola.

2.3 A implementação do Projeto Professor da Família na Escola Estadual Ananias Alves: limites e perspectivas na visão de seus atores

Os entrevistados que colaboraram com o estudo sobre a implementação do Projeto Professor da Família na Escola Estadual Ananias Alves foram: alunos; famílias; agente do Banco Travessia; agentes educacionais; coordenador do projeto; vice-diretores; diretor da escola; supervisora regional e superintendente da SRE/Janaúba.

Na coleta dos depoimentos, os entrevistados relataram qual papel representativo eles têm ou tiveram na implementação do projeto na escola. Foram realizadas entrevistas com 22 pessoas, sendo: seis estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em 2015; quatro mães e um pai dos alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2015; uma agente do Banco Travessia do município de Serranópolis de Minas; quatro agentes educacionais; um coordenador do projeto; duas vice-diretoras; uma diretora; uma supervisora regional e a superintendente. Grande parte dos entrevistados revelou que foram perceptíveis as mudanças em decorrência do Profamilia. Outros acrescentaram, além dos avanços, os entraves que prejudicaram e/ou prejudicam no desenvolvimento das ações destinadas ao projeto.

Todos os sujeitos que contribuíram com o presente estudo foram entrevistados no ano de 2015 e responderam perguntas relacionadas à implementação do Projeto Professor da Família na escola, bem como às dificuldades encontradas pelas equipes da SRE e da escola quanto à aplicação das propostas

previstas no programa e à efetividade do programa para a comunidade atendida pela escola. Os roteiros encontram-se no apêndice da dissertação19.

As entrevistas com os sujeitos que atuaram no monitoramento do projeto professor da família na SRE/Janaúba – superintendente20 e supervisora regional ocorreram nos dias 04 e 11 de maio de 2015, sendo os depoimentos das entrevistadas coletados na cidade de Janaúba. Já as entrevistas com os sujeitos da pesquisa inseridos na dimensão escolar foram realizadas nos dias 22 e 23 de abril de 2015 e 13 de maio de 2015 na cidade de Serranópolis de Minas. Os entrevistados que atuam na instituição pesquisada foram ouvidos no recinto da escola. A direção da instiuição, juntamente com sua equipe, providenciou uma sala reservada para a coleta dos dados, tanto no prédio da sede quanto no anexo, este localizado no segundo endereço, na Fazenda Curral das Pedras. Nesses espaços disponibilizados, foram coletados os depoimentos dos servidores selecionados para compor a amostra da pesquisa, bem como dos pais e dos alunos selecionados para a entrevista.

Os entrevistados foram muito prestativos no fornecimento das informações à pesquisadora. Inicialmente, a equipe gestora da escola fez a apresentação da pesquisadora aos entrevistados. Posteriormente, fiz um breve relato sobre a pesquisa a ser realizada e da importância do estudo do Projeto Professor da Família no município de Serranópolis de Minas, bem como sobre a necessidade de tornar públicas, por meio desta produção, as ações que estão sendo desenvolvidas no Norte do Estado, que carecem de divulgação no meio acadêmico.

Diante da apresentação feita pela equipe da escola e do detalhamento do estudo pela pesquisadora, os entrevistados se sentiram bem à vontade para dialogar sobre as questões postas quanto à implementação do Profamilia na escola.

No dialogo com os pais e alunos, foi perceptível a contribuição subserviente dos entrevistados. Alguns ainda mais tímidos, traduzem sua rotina diária nos relatos descritos, nos quais é possível inferir a urgência de mudanças na vida dessas pessoas não só na área educacional, mas também na assistência às famílias, tendo em vista que são muitas as privações desse recorte no âmbito das áreas de

19 Ver apêndice 1, página 119.

20 No ano de 2015, com a mudança no âmbito do Governo de Minas Gerais em decorrência das

eleições em 2014, alterou-se também o cargo de Superintendente da SRE/Janaúba. No entanto este trabalho contou com a entrevista da gestora anterior, tendo em vista que o recorte da pesquisa se limitou aos anos de 2013 e 2014.

educação, saúde e saneamento básico. Os depoimentos retratam realidades como o analfabetismo, a falta de acesso daquela população a oportunidades profissionais que garantam a elevação dos estudos dos filhos e a necessidade de migração das famílias do município no período de colheita de café para diversas partes do país, o que interfere diretamente na vida escolar e social dos estudantes.

Diante das entrevistas realizadas nesta pesquisa e do diagnóstico de privações das famílias, identificadas por meio dos relatórios através do projeto Porta a Porta e do programa Travessia, faz-se necessário o uso desse banco de dados com o objetivo de traçar políticas públicas municipais visando a acompanhar os membros das famílias cadastradas, de forma que o grupo familiar seja assistido por uma rede de apoio intersetorial do município com o intuito de minimizar as privações detectadas.

A seguir, será descrita a implementação do Profamilia na escola, relatando-se como cada ator se posicionou diante da entrevista, bem como o que foi percebido a partir dela.

2.3.1 A implementação do Projeto Professor da Família na Escola: o que revelam