• Nenhum resultado encontrado

4 O MACROCAMPO ESPORTE E LAZER E SUA RELAÇÃO COM A

5.2 Programa Mais Educação em Londrina

A cidade de Londrina29 está localizada no Norte do Estado do Paraná, Região Sul do Brasil. O município, cujo índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM - 2010) é de 0,778, tem uma população estimada de 543.003 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2010).

A população de Londrina é composta por uma mistura de etnias. Além dos brasileiros que migraram para a região, os principais grupos imigratórios são italianos, seguidos por portugueses, japoneses, alemães e espanhóis. A comunidade japonesa de Londrina soma cerca de vinte e cinco mil indivíduos, a segunda maior do Brasil, e uma das maiores do mundo fora do Japão.

Londrina é conhecida como a Capital do Café pela predominante produção e comercialização deste produto no início do século XX, quando foi fundada. Porém, apesar de ter alcançado rápido desenvolvimento econômico, este “[...] ocorreu concomitantemente à pauperização de uma boa parte da população” (RUIZ, 2013, p. 286).

Atualmente, é considerada, de acordo com Ruiz (2013, p. 287): “[...] um pólo de desenvolvimento regional e nacional e exerce grande influência sobre o Norte Paraná, destacando-se como uma das cidades mais importantes da região Sul do país”, já que dispõe de um importante e diversificado centro em que se desenvolvem atividades industriais, prestação de serviço, entre outras atividades econômicas.

Sobre a composição do seu espaço urbano, comenta Ruiz (2013, p. 287) que: Londrina teve seu espaço urbano estruturado da mesma forma que a maioria das cidades que cresceram muito rapidamente, ou seja, o espaço foi ocupado de forma desordenada. Em poucas décadas, houve uma intensa migração das pessoas que habitavam no campo para a zona urbana da cidade. Londrina recebeu, também, em poucas décadas, um grande contingente de imigrantes vindos de outros Estados, principalmente de São Paulo e Minas Gerais. No espaço urbano da cidade, há todas as contradições referentes àquelas da sociedade capitalista.

29 Estes dados referentes a Londrina/Paraná foram informados com base no site do IBGE e da

Prefeitura de Londrina. Disponível em:

http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=411370&search=||infogr%E1ficos:- informa%E7%F5es-completase

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=5 Acesso em 22 jun. 2015.

Na área da educação, possui um NRE, que é composto por 19 municípios, sendo eles: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. Este NRE atende a um total de 144 estabelecimentos de ensino da rede pública estadual. O município de Londrina é constituído pelo distrito sede e pelos distritos do Espírito Santo, Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta. De acordo com o site do NRE de Londrina30, dos 144 estabelecimentos de ensino, só no município de Londrina existem setenta e três, dos quais, 63 são escolas de nível fundamental e médio, sendo que apenas oito atendem exclusivamente o ensino fundamental. Os outros dez estabelecimentos de ensino voltam-se às modalidades especial, profissionalizante e educação de jovens e adultos. O município conta, ainda, com 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 85 escolas municipais (ensino fundamental anos iniciais), sendo 74 na zona urbana e 11 na zona rural. Das 85 escolas municipais, 26 aderiram ao PME.

A cidade de Londrina possui alguns espaços destinados ao esporte e lazer, entre eles: Autódromo Internacional e Kartódromo, dois estádios de futebol e ginásios de esportes, sendo o Moringão, o mais conhecido. Dispõe, também, de diversas praças públicas, além do Lago Igapó, que é um espaço destinado ao lazer e à prática de exercícios físicos. No Zerão, uma outra área de lazer localizada na região central, também são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade.

Como parte da pesquisa, foi feita uma visita ao NRE de Londrina para levantamento de documentos e informações sobre a implantação e implementação do PME em Londrina-Pr. Nesta visita, foi possível uma reunião com a primeira coordenadora do programa no NRE e com a coordenadora atual, durante a qual foram levantadas as informações que apresentaremos a seguir.

Segundo as coordenadoras, o início do PME no NRE de Londrina deu-se no ano de 2010, no município de Londrina, em 16 estabelecimentos estaduais de ensino da Educação Básica - anos finais, a saber:

30 Conforme site oficial do Núcleo Regional de Educação de Londrina:

http://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=538 Acesso em: 18 mar. 2015

Quadro 5: Escolas Estaduais do NRE de Londrina que aderiram ao PME em 2010

Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros – Ensino Fundamental e Médio Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende – Ensino Fundamental e Médio

Colégio Estadual Prof. Carlos Augusto Mungo Genez – Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual Professor Cassio Leite Machado – Ensino Fundamental

Colégio Estadual Profa. Cleia Godoy Fabrini da Silva – Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual Dr. Fernando de Barros Pinto – Ensino Fundamental

Escola Estadual Monsenhor Josemaria Escriva – Ensino Fundamental Escola Estadual Prof. Lauro Gomes da Veiga Pessoa – Ensino Fundamental Colégio Estadual Profa. Olympia M. Tormenta – Ensino Fundamental, Médio e Prof. Colégio Estadual Profa. Rina Maria de J. Francovig – Ensino Fundamental e Médio Colégio Estadual Sagrada Família – Ensino Fundamental e Médio

Colégio Estadual São José – Ensino Fundamental e Médio Colégio Estadual Thiago Terra – Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual Tiradentes – Ensino Fundamental

Colégio Estadual Profa. Ubedulha Correa de Oliveira – Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viessi – Ensino Fundamental

Fonte: Elaboração da autora com base em Planilha de dados sobre o PME no NRE de Londrina - Pr,

2010.

Entre as informações obtidas, foi destacado que, anualmente, houve um aumento progressivo na quantidade de estabelecimentos de ensino, que foram selecionados e aderiram ao PME, sendo que, a partir de 2011, outros municípios pertencentes ao NRE Londrina foram contemplados.

Em 2014, contabilizaram-se 48 estabelecimentos de ensino que desenvolvem o PME no NRE de Londrina. Dos 16 que aderiram inicialmente em 2010, dois não ofertavam mais o Programa no ano de 2014, sendo eles: Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende e a Escola Estadual Monsenhor Josemaria Escriva.

Em Londrina, assim como em outros municípios, cada estabelecimento de ensino, ao aderir ao PME, escolhe as atividades, que são organizadas em macrocampos, que irá desenvolver, porém seguindo alguns critérios. De acordo com o Manual Operacional de 2010, as atividades eram organizadas em dez macrocampos, sendo que, cada estabelecimento de ensino poderia optar por três ou quatro macrocampos e, a partir deles, escolher cinco ou seis atividades dentre um rol pré-estabelecido em cada macrocampo:

A escola poderá escolher três ou quatro macrocampos. A partir dos macrocampos escolhidos, poderá optar por cinco ou seis atividades para serem desenvolvidas com os estudantes. Porém, o macrocampo “Acompanhamento Pedagógico” é obrigatório para todas as escolas, devendo haver pelo menos uma atividade no Plano de Trabalho (BRASIL, 2010, p. 11).

Os documentos do PME, entretanto, apenas sugerem, mas não condicionam a execução das atividades ao que rege o PPP dos estabelecimentos de ensino. Isso fica evidente no Manual Operacional (2010, p. 12): “[...] é desejável que a escola estabeleça relações entre as atividades do Programa Mais Educação e as atividades curriculares na perspectiva de constituição de um tempo „continuum‟”. Além disso, o referido Manual indica que:

Os Planos de Atendimento deverão ser definidos de acordo com o projeto político pedagógico das unidades escolares e desenvolvidos, através de atividades, dentro e fora do ambiente escolar, ampliando tempo, espaço e oportunidades educativas, na perspectiva da Educação Integral do estudante (MANUAL OPERACIONAL, 2010, p. 10).

Apesar disso, nem sempre o PPP elenca as ações e/ou programas desenvolvidos pela escola. Exemplo disto são as atividades escolhidas pelos estabelecimentos de ensino no momento da adesão ao PME. Na grande maioria das vezes, opta-se pelas atividades que, de uma forma ou de outra, acabam sendo atrativas, embora sua execução nem sempre esteja de acordo com o que rege o PPP da escola.

Frente a estes critérios, listaremos, a seguir, as atividades pertencentes ao Macrocampo Esporte e Lazer, desenvolvidas em 2010 pelos 16 estabelecimentos de ensino, observando que apenas o Colégio Estadual São José não ofertou nenhuma atividade do referido macrocampo, como segue:

Quadro 6: Atividades do Macrocampo Esporte e Lazer desenvolvidas pelas Escolas Estaduais do

NRE de Londrina no ano de 2010.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2010 - NRE LONDRINA

Estabelecimentos de Ensino Atividades Total de Esporte e Lazer Atividades

CE Antônio de Moraes Barros 6 1 Danças

CE Benedita Rosa Rezende 6 1 Jogos

EE Prof. Cassio Leite Machado 6 2 Danças e Esportes

CE Profa. Cleia Godoy F. da Silva 6 1 Esportes

EE Dr. Fernando de Barros Pinto 5 2 Esportes e Jogos EE Monsenhor Josemaria Escriva 5 2 Danças e Esportes

EE Prof. Lauro G. da V. Pessoa 6 1 Jogos

CE Profa. Olympia M. Tormenta 6 2 Esportes e Jogos

CE Profa. Rina M. de J. Francovig 5 1 Jogos

CE Sagrada Família 5 1 Esportes

CE São José 5 0 -

CE Thiago Terra 5 2 Danças e Esportes

EE Tiradentes 5 2 Esportes e Lutas

CE Profa. Ubedulha C. de Oliveira 6 2 Esportes e Jogos

EE Profa. Vani Ruiz Viessi 5 1 Esportes

Fonte: Elaboração da autora com base em Planilha de dados sobre o PME no NRE de Londrina - Pr,

2010.

Ao observar esta tabela, fica evidente a opção dos estabelecimentos de ensino pelas atividades do Macrocampo Esporte e Lazer.

Dentre as escolas listadas, sete escolheram uma atividade do Macrocampo Esporte e Lazer e oito ofertaram duas atividades deste macrocampo. De modo geral, pode-se afirmar que 50% das escolas optaram por oferecer duas atividades, o que demonstra terem sido escolhidas pela importância destas atividades no conjunto das que podem ser oferecidas no âmbito do PME.

Tal aspecto permite questionar a importância das atividades do Macrocampo Esporte e Lazer, que elenca várias iniciativas esportivas, recreativas, ginásticas e de luta que podem ser ofertadas no PME.