• Nenhum resultado encontrado

5. PARTIDO GERAL

5.3 Programa de Necessidades

Com o objetivo de dar voz à população e a partir de suas opiniões e desejos elaborar a proposta, foi realizada uma pesquisa com 230 moradores de Criciúma, sendo 104 moradores da região do Rio Maina, visando atender as necessidades de ‘’futuros’’ usuários do Parque.

O questionário feito com a população é composto pelo perfil do entrevistado e por algumas opções que ele gostaria de encontrar nessa área caso ela se tornasse um Parque Municipal, com o objetivo de identificar quais espaços e que atividades seriam mais significativas para esses usuários.

A seguir, serão apresentados por meio de gráficos os resultados obtidos com os questionários.

Outros bairros da cidade Centro de Criciúma Região do Distrito Rio Maina Pinheirinho 41,3% 3,9% 45,2% 30,5% 24,3%

A região com maior número de respostas foi a do Distrito de Rio Maina, com 104 respostas. Os demais bairros de Criciúma acumulam juntos 126 respostas, fechando o resultado final de 230 questionários preenchidos.

5.3.1 REGIÃO ONDE MORA

Figura 5.4: Gráfico de respostas por região de Criciúma.

Fonte: Desenvolvido pela Autora.

Ao analisar os gráficos é possível perceber que a população da região do Distrito sente maior necessidade de equipamentos públicos de lazer e cultura, porém a cidade inteira tem carência desses espaços.

5.3.2 CONSIDERA QUE A COMUNIDADE ONDE VIVE É

SATISFATORIAMENTE ABASTECIDA COM OPÇÕES DE LAZER?

Figura 5.5: Gráfico de respostas por região de Criciúma.

18% 82% 95% 5% NÃO SIM LEGENDA: Fonte: Desenvolvido pela Autora.

5.3.3 QUAIS INSTALAÇÕES SÃO EXISTENTES EM SEU BAIRRO?

0 10 20 30 40 50 Pracinhas Museu Área de esportes Parques Nada

Figura 5.6: Gráfico de equipamentos.

20,1% 6,5%

3,2%

54,8% 15,4%

5.2 DIRETRIZES GERAIS E PROJETUAIS

constituir um obstáculo dificultando a iluminação.

Ÿ Locar as lixeiras a cada cem metros, principalmente em locais de maior movimento e de maior concentração de atividades sem que elas representem um empecilho ao deslocamento dos pedestres.

Ÿ Aproximar atividades adultas e infantis, como por exemplo academia ao ar livre e playground, para que pais possam praticar suas atividades ao mesmo tempo que cuidam de seus filhos.

Ÿ Locar quadras esportivas, sombreadas, próximas ao perímetro onde o barulho e congestionamento provocados por elas não atrapalhem os demais.

Ÿ Fornecer espaços com segurança para armazenamento de equipamentos, assim como vestiários e banheiros, próximos às quadras esportivas.

Ÿ Identificar os principais acessos e circulações, não só do Parque que será projetado, como também do entorno dos terrenos, prevendo os fluxos mais adequados para pedestres e veículos. (Figura 5.3 - nº1)

Ÿ Integrar o Parque ao local onde está inserido, fazendo com que tal interaja com outros espaços e edificações que estão em seu entorno, associando calçadas e ruas tanto visualmente como fisicamente, de forma contínua que contextualize o lugar, lhe dando forma e significado.

Ÿ Incorporar funções de valor ecológico no terreno acima do Parque, levando em conta que é uma área com mata nativa já existente e que uma parcela do seu solo é alagadiço. (Figura 5.3 - nº2)

Ÿ Realizar o plantio de vegetação nas margens do Rio Maina, objetivando recuperar a mata ciliar, favorecendo na recuperação do rio. (Figura 5.3 - nº3)

Ÿ Implementar o trem como meio de transporte para deslocamento do centro de Criciúma para o Distrito, recuperando a herança histórica da cidade, fazendo o uso da já existente ferrovia Tereza Cristina. (Figura 5.3 - nº4)

Ÿ Adequar múltiplos programas e necessidades de forma cuidadosa para não sobrepor atividades conflitantes ou mesmo espaços para grupos com necessidades muito diferentes como crianças e adolescentes.

Ÿ Evitar áreas isoladas que podem ser usadas para atos questionáveis e ilegais.

Ÿ Locar mobiliários de assentos tanto em vias de grande fluxo de p e d e s t r e s q u a n t o e m a m b i e n t e s d e c o n t e m p l a ç ã o , preferencialmente na sombra.

Ÿ Evitar postes altos, acima das copas das árvores, pois estas podem

4 1

3 2

Fonte: Desenvolvido pela Autora. Figura 5.3: Mapa de diretrizes.

N

0 200 400 m

5.3.4 CONSIDERA A LINHA FÉRREA UMA HERANÇA HISTÓRICA

IMPORTANTE E QUE DEVE SER CONSERVADA?

SIM NÃO

PREFIRO NÃO RESPONDER

Figura 5.7: Gráfico de respostas.

Fonte: Desenvolvido pela Autora. LEGENDA:

72,6% 13,5%

13,9%

5.3.5 O QUE ACHA DO TREM COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO

E LAZER?

De acordo com as respostas, a maior parte da população entrevistada concorda que a ferrovia Tereza Cristina, deve ser conservada como símbolo histórico de Criciúma.

INTERESSANTE NÃO GOSTO PREFIRO NÃO RESPONDER

Figura 5.8: Gráfico de respostas. LEGENDA:

Fonte: Desenvolvido pela Autora.

87,4% 4,8%

7,8%

A pergunta foi feita com o intuito de entender o que a população pensaria sobre a volta do trem como meio de locomoção na cidade, como era utilizado até a década de 80.

5.3.6 O QUE GOSTARIA DE ENCONTRAR EM UM PARQUE NA

SUA CIDADE?

Figura 5.9: Gráfico baseado em 230 respostas.

Fonte: Desenvolvido pela Autora.

Parede de Escalada Tiroleza Museu Arvorismo Mirante Pista de Skate Esportes na areia Feira Livre Espaços para manifestações artisticas Palco para apresentações Quadras poliesportivas Mobiliário Play Ground Academia ao ar livre Banheiro Público Arborização Ciclovia Pista de Caminhada 26,1% 27% 32% 32,2% 33,5% 37,8% 49,1% 56,5% 57,4% 60,4% 62,2% 63% 63% 63% 71,3% 72,6% 76,1% 80,4%

5.3.7 PROGRAMA DE NECESSIDADES: FLUXOGRAMA

MIRANTE

ÁREA PARA EVENTOS ANFITEATRO BANHEIRO ESPORTES RADICAIS PISTA DE SKATE ACADEMIA DE PARKOUR PISTA DE PATINS ESPAÇOS VERDES PISTA DE CAMINHADA CICLOVIA RECREAÇÃO ACADEMIA AO AR LIVRE PLAYGROUND ESTACIONAMENTO TRANSPORTE DE TREM

DESLOCAMENTO FERROVIA ESTAÇÃO EMBARQUE / DESEMBARQUE

Com base nas respostas obtidas no questionário mencionado anteriormente, foi realizado o programa de necessidades do Parque Municipal, voltado para o lazer e recreação da comunidade.

O programa de necessidades inclui estação de trem, área para eventos, pista de skate, ciclovia, quadras poliesportivas, play ground e outros, que foram organizados por temas no fluxograma ao lado:

Figura 5.10: Fluxograma de programa de necessidades do projeto.

Fonte: Desenvolvido pela Autora.

ARVORISMO BANHEIROS QUIOSQUE JOGOS DE MESA FONTE DE ÁGUA TIROLEZA ESPORTES QUADRAS POLIESPORTIVAS

QUADRAS DE VOLÊI DE AREIA BASQUETE 3x3 CANCHA DE BOCHA QUIOSQUE TIROLEZA PET PLACE BICICLETÁRIO

Rua Trezentos e Dez Rua João Colombo Avenida dos Imigrantes Rodovia Luiz Lazzarim

Acessos

Rua Trezentos e Oito

LEGENDA:

Os pedestres terão dois acessos pela Rua João Colombo, sendo que a entrada principal será na f a c e s u l d o p a r q u e , facilitando o acesso dos pedestres vindos do centro de Criciúma, e a secundária por uma passagem na ZEIS do lado leste, objetivando uma maior integração com a comunidade vizinha.

Figura 5.11: Esquema de acessos.

Fonte: Desenvolvido pela Autora.

Documentos relacionados