• Nenhum resultado encontrado

programas musicais em cerca de 70 países

A Sustenidos deu continuidade à parceria firmada em 2015 com a Jeuneusses Musicales International (JMI) para participar do

MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange, programa

de intercâmbio cultural para jovens musicistas de 18 a 25 anos. O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (NOREC), envia jovens dos países participantes para intercâmbios de dez meses com o intuito de desenvolver novas habilidades e interpretações culturais, enriquecendo não apenas os(as) jo- vens intercambistas, mas também as comunidades onde eles(e- las) desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

As instituições que selecionam, recebem e enviam intercam- bistas, além da Sustenidos, são: Music Crossroads Malawi (Malawi), Music Crossroads Mozambique (Moçambique) e Trøndertun Folkehøyskole (Noruega).

Os(as) seis jovens brasileiros(as) que partiram para a nova jornada em agosto de 2019 – Jhenifer Nayara Alonso Costa e Meliely Francine Sousa (Noruega); Luana Paula Carvalho Silva e Mariana Duarte da Silva (Malawi); e Rafael Aparecido Soares e

Ilustração do livro Marcelino vai ao Malawi

Wannie Ramos (Moçambique) – mostraram um pouco da cultu- ra brasileira nos países onde residiram por até dez meses. De- vido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os(as) intercambistas brasileiros(as) que estavam em Moçambique e Malawi retornaram ao Brasil antes do período planejado.

Também em agosto de 2019 recebemos os(as) intercambis- tas internacionais que ficaram no Brasil até o primeiro semestre de 2020. Anna Lan Xuan (Noruega), Francis Jimmy Thera (Malawi) e Elidio Mangane (Moçambique) participaram de inúmeras ativida- des em polos do Projeto Guri e foram acompanhados pela equipe da Sustenidos na cidade de Marília. Os(as) jovens desenvolveram um ótimo trabalho musical e artístico, com direito a participação

em atividades dos polos do Projeto Guri nos municípios da Re-

gional, incluindo a Fundação CASA. O ponto alto foram as aulas de danças africanas, que atraíram participantes de várias idades.

Oskar Skorge (Noruega), Chisomo Chimoto (Malawi) e Kalusa Bandaleao (Moçambique) foram recebidos na cidade de São José dos Campos pela equipe Regional. As trocas culturais e musicais foram intensas, pois os(as) intercambistas envolve- ram os(as) educadores(as) e alunos(as) dos polos em ativida-

des repletas de sons, ritmos e dança dos três países represen-

tados. No início de 2020, os dois grupos se juntaram em Marília para ensaiarem repertório da Move Band para apresentações em diversos polos do Projeto Guri e em outros projetos.

Live #VamosDeMúsica dos(as) intercambistas MOVE

Infelizmente, devido às restrições impostas pela pandemia, Oskar e Anna, da Noruega, tiveram que retornar ao seu país an- tes do período planejado, mas o tempo que passaram aqui foi muito bem aproveitado.

Contrapartidas:

Por conta dos efeitos da pandemia, que exigiram enorme es- forço de adaptação das organizações envolvidas com o Move, os(as) intercambistas retornaram aos países de origem em di- ferentes períodos.

Após retornarem do intercâmbio, a partir de agosto de 2020, os(as) participantes brasileiros(as) puderam contribuir com alunos(as) e profissionais do Projeto Guri com muitas histórias e elementos das diferentes culturas que compartilharam, por meio de vídeos gravados individualmente e cujos conteúdos foram propostos e planejados por ele(as). Os temas trabalha- dos nos vídeos foram muito diversificados, mostrando cantigas infantis tradicionais da Noruega, divertidas formas de apren- der expressões e números em norueguês, canções, danças e brincadeiras do Malawi e um passo a passo para tocar, cantar e dançar a Marrabenta, um dos estilos de maior sucesso em Mo- çambique. Os(as) intercambistas internacionais, durante o perí- odo que permaneceram no Brasil, também produziram inúme- ros vídeos para os(as) alunos(as) do Projeto Guri, apresentando cantigas, danças, jogos e até receitas culinárias típicas.

Infelizmente a edição 2020/2021 do Move, que teria início no segundo semestre de 2020, não foi realizada em nenhum dos países parceiros, pois seriam inviáveis as viagens internacionais. Sendo assim, o processo seletivo para os(as) brasileiros(as) foi cancelado, e também não recebemos intercambistas interna- cionais. No entanto, registramos algumas atividades incríveis dos(as) participantes brasileiros(as) em webinares, vídeos e li-

5 de dezembro, Meliely e Jhenifer foram responsáveis por pre- parar e coordenar um encontro com todos os ex-participantes do Move. O evento on-line foi um sucesso e ajudou a manter vivo o espírito do programa de intercâmbio.

Primeira coleção de livros do MOVE

A vivência de jovens musicistas brasileiros(as) em diferen- tes países inspirou a criação dos livros Carolina vai ao Malawi,

Marcelino vai a Moçambique e Laura vai à Noruega. A coleção, pro-

duzida pela Sustenidos, foi inspirada na experiência de intercâmbio promovida pelo MOVE e está disponível para download gratuito no site da Sustenidos. Em cada título um(a) personagem conta aven- turas e curiosidades sobre arte, cultura, pratos típicos, músicas, danças e lendas do local visitado. “Após alguns anos de colabora- ção entre as organizações, tivemos a ideia de elaborar livros infan- tis que contassem um pouco sobre a experiência de viver como um(a) estrangeiro(a). Esperamos que esta coleção desperte nas crianças a curiosidade em relação ao mundo, a coragem de conhe- cer o novo e o respeito por aquilo que é diferente”, comenta Ales- sandra Costa, diretora executiva da Sustenidos e autora dos livros. Os ilustradores são distintos e seguem o perfil de cada fascículo:

Eva Uviedo foi a profissional escolhida para dar cor e forma às

lendas, aos(às) amigos(as), animais e sabores encontrados por Carolina durante sua aventura malawiana;

Rafa Antón deu cor e forma às descobertas do simpático Mar-

celino durante a estada em Moçambique;