• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 ESTÁGIO

2.3. Participação em atividades

2.3.2. Projeto Artéria

O projeto Artéria foi um dos projetos que agarrei desde início. Consiste num workshop de teatro que englobava amadores e profissionais nas ruas da Guarda.

26

No dia 28/03/2018 foi realizada uma reunião com o criador e encenador Greame Pullyen, e com o Teatrão (Rosa Figueiredo e Filipa Teixeira), e os teatros da zona da Guarda, para dar a conhecer os objetivos que se pretendiam realizar nos dias 24, 25 e 26 de agosto na cidade da Guarda, na Antiga Judiaria ou Rua Nova (centro histórico da cidade) que acabaram com uma apresentação ao ar livre. No âmbito do mesmo projeto também se realizaram visitas guiadas a locais patrimoniais, descobrindo assim como a cidade cresceu e se modificou. A estreia ficou agendada para o dia 22 de setembro de 2018.

Os públicos alvos seriam todos nós e nomeadamente os amantes de teatro de rua, acabou por ser um sucesso apesar de não haver o número de pessoas que se esperava ter.

2.3.3. Santos do Bairro

Tendo em conta o sucesso que as edições anteriores tiveram, este ano o convite foi direcionado a 10 bairros de forma a promover a partilha de experiências e a “unir” a Guarda, entre eles Alfarazes, Bairro da Luz, Bairro do Pinheiro, Bomfim, Galegos, Guarda-Gare, Lameirinhas, Povoa do Mileu, Sequeira e S. Domingos.

Figura 11 - Preparação para os Santos do Bairro

Nos 23 e 24 de junho, demos auxílio às atividades que se iriam realizar pela manhã desde bombos, pauliteiros, cavaquinhos, concertinas e à noite apoiámos as marchas, fornecendo todo o tipo de ajuda e encaminhando-as para o local onde iriam atuar.

Aqui os públicos alvos era o publico em geral, nomeadamente os bairros que se atreveram a partilhar a união entre eles. No final do dia 24 houve a queima da boneca, mas antes houve a anunciação do bairro vencedor, onde este mesmo acabaria por ir representar a Guarda a um sitio diferente. Obtiveram-se ótimos resultados, bastantes pessoas e mesmo feirantes.

27

Reflexão final

Apesar de no início eu pensar que se tornaria difícil adaptar-me a este local, tornou-se tudo mais fácil quando comecei a conhecer as pessoas com quem trabalhava, pois considero que é muito importante criar laços com as pessoas com quem se trabalha. Vi-me forçada a encarar a realidade como ela realmente é, e a aplicar todos os meus conhecimentos, para poder ajudar no que fosse necessário.

Posso ter ido abaixo algumas vezes, por estar desmotivada, mas acabei por me erguer quando as pessoas que estavam do meu lado me faziam rir e me “espevitavam”. Muitas vezes deixaram-me ser eu a escolher o meu percurso, aparentemente sem se importarem com o tempo que demoraria, mas agora sei que isso foi para me enriquecer de ferramentas para todas as etapas que terei que percorrer.

Durante o estágio apliquei os conhecimentos que adquiri no período letivo, mas todos os dias aprendemos coisas novas, e eu todos os dias aprendia, nomeadamente quando acompanhava os técnicos, via os procedimentos e perguntava como eles faziam.

Foi uma experiência fantástica estagiar neste local, não só pelas pessoas, mas também pelo ambiente que nos transmitem. Aqui eu tornei-me numa nova mulher com mais experiência e confiança de mim mesma, para levar um dia mais tarde para outro lado. Permitiu-me melhorar em todos os aspetos, profissional, pessoal e social.

28

Bibliografia

Isidro, A. M., Simões, M. M., Saldanha, S. D., & Caetano, J. (2014). Manual de organização e gestão de eventos (1º ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Jacob, O. (2016). A Cultura-Mundo. Lisboa: Edições 70, Lda.

Lampreia, J. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Porto: Plátano Editora, S.A.

Pedro, F., Caetano, J., Christiani, k., & Rasquilha, L. (2005). Gestão de Eventos (1º ed.). Quimera Editores, Lda.

Rodrigues, A. D. (1993). Comunicação e Cultura - a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença.

Vieira, J. M. (2015). Eventos e turismo - planeamento e organização - da teórica á prática. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Webgrafia

http://www.mun-

guarda.pt/Portal/conteudo.aspx?SS=conteudos&Lista=Est%C3%A1ticos&ID=43, consultado em

março de 2018

http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/13915, consultado em de março de 2018 http://www.archdaily.com/806800/acoustic-and-auditoriums-30-sections-to-guide-

yourdesign?utm_medium=email&utm_source=ArchDaily+List , consultado em abril de 2018. http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/13915 , consultado em abril de 2018.

29

http://www.mun-guarda.pt/Portal/default.aspx , consultado em fevereiro de 2018.

http://www.citador.pt/textos/cultura-e-civilizacao-jose-sobral-de-almada-negreiros, consultado em junho de 2018.

http://www.citador.pt/frases/a-vida-e-a-arte-do-encontro-embora-haja-tanto-de-viniciusde- moraes-16459 , consultado em junho de 2018.

http://www.bmel.pt/a-guarda-em-letras/minha-terra-alta-de-azul-e-neve/1177-tomasribeiro-d- jayme, consultado em julho de 2018.

http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/150172.html , consultado em agosto de 2018.

http://www.dorfeu.pt/formacao/seminarios/associativismo_cultural, consultado em abril de 2018. http://www.citador.pt/frases/tudo-vence-uma-vontade-obstinada-todos-os-obstacagostinho-da- silva-17110, consultado em julho de 2018.

Escola Superior de Comunicação, Educação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

https://www.mun-

Documentos relacionados