• Nenhum resultado encontrado

Projeto Atividade: 10.271.0013.2.025 – Manutenção do MAC Média e Alta Complexibilidade

No documento Prefeitura Municipal de Nordestina publica: (páginas 59-62)

Elemento: 3.3.90.36 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física

NORDESTINA (BA), 03/08/2015.

__________________________________

Gilberto Silva

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Praça João Soares Moura, 103 – Centro Nordestina – BA – CEP 48870-000 CNPJ Nº 11.235.617/0001-02 Telefax: (0xx75) 36502247

e-mail:nordestina.ba@hotmail.com

PARECER JURÍDICO

MATERIA: Inexigibilidade de Licitação

OBJETIVO: Prestação de serviços como Médico Psiquiatra na Unidade Básica de Saúde deste município.

RELATÓRIOS:

Trata o presente de solicitação de parecer favorável ou não quanto a Inexigibilidade de Licitação para contratação de médico Psiquiatra para atendimento na Unidade Básica de Saúde deste município.

Justifica o Assessor que a manifestação se prende a necessidade de Profissionais na área de Saúde, para o atendimento de pacientes na Unidade Básica de Saúde deste município, daí porque a inviabilidade de competição que enseja a Inexigibilidade.

Outrossim, delineia que o preço ofertado se encontra condizente com os praticados no mercado para esse tipo de causa.

DAS RAZÕES DO PARECER

O art. 37, inciso XXI da Constituição federal estabelece a obrigatoriedade das constatações de obras, serviços, compras e alienações da Administração Pública serem precedidas de licitação. No entanto, o referido dispositivo submete a legislação infraconstitucional à tarefa de excepcionar a regra geral.

Neste timbre, foi editado pela União Federal, nos uso de sua competência constitucional, a lei nº 8.666/93 que regulamenta o art. 37, XXI, da CF acima mencionado, inclusive, no que atine as hipóteses de possibilidade de não realização de certame licitatório.

Registre-se, que por se constituir o direito um complexo essencial de leis harmônicas, é que foi preciso excepcionar hipóteses a regra da obrigatoriedade da licitação, já que nesses casos se verifica um confronto entre o princípio da licitação e outros igualmente tutelados pela ordem jurídica, tendo sido o primeiro subjugado por esses.

Com efeito, a dispensa de licitação em razão da singularidade do serviço e da notoriedade da empresa prestadora, que aqui se sugestiona, prevista no art. 24, VIII, do Estatuto das licitações, segundo entendimento assente na doutrina e jurisprudência se justifica porque o interesse público que norteia a contratação termina por inviabilizar a competição, afastando a realização do certame.

Feitas essas considerações, passemos a analisar se a contratação que se pretende preencher aos requisitos legais exigidos no dispositivo legal que regulamenta a matéria.

Destarte, o art. 25 II, exige para a Inexigibilidade, sumariamente, que o serviço seja de Profissional especializado, entendendo-se para tanto que deve estar o mesmo arrolado no a rt. 13 do mesmo diploma legal.

Nesse timbre, o que verifica é que o serviço de Profissional especializado no âmbito de licitações e contratos, como sendo especializado, estando, pois, ultrapassada esta primeira exigência.

Seqüencialmente, determina-se para a Inexigibilidade nos termos aqui discutidos, que a natureza do serviço seja singular.

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Praça João Soares Moura, 103 – Centro Nordestina – BA – CEP 48870-000 CNPJ Nº 11.235.617/0001-02 Telefax: (0xx75) 36502247

e-mail:nordestina.ba@hotmail.com

Assim, é preciso ter em mente que a singularidade in casu, está centrada justamente nas particularidades que esse tipo de assessoria desenvolve, a qual uma vez mal dissecada pode acarretar danos gravosos ao município.

Nesse diapasão o magistério do festejado Celso Antônio Bandeira de Melo, quando assim aduz:

“(...) um serviço deve ser havido como singular, quando nele tem de interferir, como requisito de

satisfatório atendimento da necessidade administrativa, um componente criativo de seu autor, envolvendo o estilo, o traço, a engenhosidade, a especial habilidade, a contribuição intelectual, ou a argúcia de quem o executa, atributos estes que são precisamente os que a Administração reputa convenientes e necessita para satisfação do interesse público em causa”.

A rigor, tem-se como indubitável que esse serviço não pode ser desenvolvidos sem a presença de atributos, tais como, larga experiência, criatividade e vasto conhecimento intelectual, enfim, singularidades impossíveis de serem auferidas objetivamente via certame licitatório, e por isso mesmo inviabilizadores de qualquer competição.

Não bastasse tudo o quanto até aqui aludido, há que perquirir ainda o fator confiança, que apesar de não expresso em lei para hipótese de dispensa, salta à evidência, também como insuscetível de competição, e por isso, vem sendo difundido pela doutrina e jurisprudência, em situações semelhantes ao particular ora discutido.

Prosseguindo-se, sobreleva obtemperar acerca do requisito da notoriedade da empresa ou profissional que se quer contratar, também exigido nesse caso de Inexigibilidade.

No caso ora em análise, vê-se que a profissional escolhida demonstra através do dossiê anexo aos autos, estar no mercado desenvolvendo consultoria a vários municípios há muito tempo com declarações dos seus respectivos gestores respaldando a qualidade do serviço prestado, donde resta evidenciado a sua notoriedade.

Outrossim, frise-se que o preço do serviço que se pretende contratar verdadeiramente se mostra razoável para a administração, haja vista, que no mercado esse tipo de contratação não seria realizada como preço significativamente menor.

À vista do texto legal acima transcrito, e considerando as propostas apresentadas, os mesmos estão convencidos de que a mesma oferece todas as condições necessárias à realização do contrato de prestação dos serviços acima explicitados com o município, tornando indispensável a licitação nos termo da legislação específica.

Não há, por conseguinte impedimento de ordem legal ora o acolhimento da postulação.

É o parecer.

Nordestina(BA) 03 de agosto de 2015.

Cássio Roberto Silva Damasceno Procurador Jurídico

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Praça João Soares Moura, 103 – Centro Nordestina – BA – CEP 48870-000 CNPJ Nº 11.235.617/0001-02 Telefax: (0xx75) 36502247

e-mail:nordestina.ba@hotmail.com

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 072/2015

_______________________________________________________________________

Dessarte, pelas razões emanadas da Assessoria Jurídica, as quais concluem pela plena

No documento Prefeitura Municipal de Nordestina publica: (páginas 59-62)