• Nenhum resultado encontrado

Projeto de ensino de P09 “A revolução industrial e transformação

CAPÍTULO 8 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: OS

8.1 RESULTADOS DOS PROJETOS DE ENSINO E DOS RELATOS DE

8.1.2 Projeto de ensino de P09 “A revolução industrial e transformação

A professora (P09) entregou para análise o projeto de ensino e o relato de experiência, ambos os documentos foram elaborados de modo sucinto e apresentam uma estrutura parecida com a de um plano de ensino. Além disso, o

relato de experiência apresenta alguns dados estatísticos como resultado do que foi realizado em sala de aula com os alunos e cita nos procedimentos metodológicos o que foi feito a cada encontro.

O projeto de ensino de (P09) denominado “A revolução industrial e transformação às relações sociais”, na área de História, foi desenvolvido com alunos de faixa etária compreendida dos 13 aos 16 anos, cursando 7º Ano, no período de duas semanas. Nesse período foram realizados sete encontros, mas não foi especificado em quantas horas cada encontro foi realizado.

De acordo com a professora, o estudo sobre essa temática é pertinente para a faixa etária dos alunos, “pois entram em contato com realidades próximas ao que eles conhecem e passam a entender melhor o processo de exploração entre patrões e empregados”. Ainda de acordo com (P09), “o referido projeto tem como meta principal, levar os educandos a conhecer o processo de relação e exploração ao longo dos séculos XVII e XVIII entre aqueles donos dos meios de produção e aqueles vendedores de força de trabalho”.

O motivo esclarecido por (P09) para realização do estudo do tema se justifica devido às condições financeiras diferenciadas dos alunos da escola e refere-se á problemática do projeto: “o norte será a análise e perfil dos personagens envolvidos ao longo do processo conhecido como Revolução Industrial no séc. XVIII. Apontando os estaremos da sociedade: o patrão e o empregado (o explorador e o explorado)”.

Com base nesta justificativa podemos inferir que, implicitamente, o professor tem uma intencionalidade marcada pelos termos “o explorador e o explorado”. Entretanto, percebemos em várias partes do projeto de ensino, indicações de outros motivos, o que nos permite pensar em certa indefinição do objetivo a ser alcançado, o que pode ocasionar a perda do foco e a falta de sentido do que realmente o professor quer que os alunos aprendam. As relações entre os diferentes motivos devem ser bem estabelecidas no decorrer do projeto evitando, assim, a fuga aos fins pretendidos.

Porém, para que a atividade tenha sentido e significado para os alunos é necessário que aconteça a ressignificação dos motivos que o vinculam à atividade. E isso, só é possível em virtude escolha adequada das ações e operações a serem desenvolvidas.

No quadro 7, elencamos os elementos que compõem o projeto de ensino de (P09), no qual identificamos, além da necessidade e do motivo, a presença de vários objetivos específicos que nortearam as ações e operações do professor e dos alunos em sala de aula.

Quadro 7 - Resumo dos elementos constituintes do projeto de ensino

Necessidade: A relevância da pesquisa e estudo sobre a Revolução Industrial é pertinente para a

faixa etária em estudo, pois os educandos entram em contato com realidades próximas ao que eles conhecem e passam a entender melhor o processo de exploração entre patrões e empregados [...] e ainda verificam a utilização do trabalho infantil com atitudes corriqueiras na sociedade em estudo.

Motivo: Na turma em estudo da Escola (????), encontramos alunos (as) que apresentam

condições financeiras diferenciadas, neste projeto o norte será a análise e perfil dos personagens envolvidos ao longo do processo conhecido como Revolução Industrial no séc. XVIII. Apontando os estaremos da sociedade: o patrão e o empregado (o explorador e o explorado

Objetivo Geral: Conhecer o processo de substituição da produção manual pela produção a partir

de máquinas e todas as mudanças políticas, sociais e culturais envolvidas ao longo deste processo

Objetivos específicos:

Conhecer o cenário que propicia a Inglaterra a ser precursora na Revolução Industrial

Realizarem debates sobre o modo de vida, de trabalho, de moradia, de alimentação, economia e cultura e, a forma como se relacionavam com a natureza.

Localizarem em imagens como se apresentava a geografia dos lugares antes da Revolução Industrial e comparar o mesmo cenário pós revolução.

Perceberem os reais interesses dos empresários no investimento da Revolução Industrial

Analisar a partir do vídeo as mudanças geográficas ocorridas na Inglaterra e a discriminação social verificada.

Analisar as condições de trabalhos insalubres ao longo das fábricas.

Perceber a partir das imagens do vídeo as condições de trabalho das mulheres nas minas de carvão.

Tecer interpretação de charges a partir do assunto estudado.

AÇÕES OPERAÇÕES SUJEITO OBJETIVO MÍDIA

Divisão em grupos Orientação

do professor Professor

Pesquisar em

diferentes mídias Nenhuma Observação em textos e imagens Não esclarece a operação Alunos Descobrir a importância da substituição da manufatura pela maquino fatura bem como a relação de dominação e subordinação existente Impressa Pesquisa e organização Não apresenta explicação Alunos Apresentação de um seminário Livros informativos, jornais, revistas e internet

Continuação

AÇÕES OPERAÇÕES SUJEITO OBJETIVO MÍDIA

Apresentação de seminário Exposição das equipes das descobertas, curiosidade;

Alunos Não expressa Impressa

Apresentação de cartazes com gravuras e material impresso Não esclarece Alunos Perceber o processo de desenvolvimento industrial Impressa Entrega de material impresso (resumo sobre a Revolução Industrial e um exercício (contemplando análise de charge, e uma cruzadinha, alem de questões de múltipla escolha e questões abertas Professor Verificação da aprendizagem Impressa Apresentação de um vídeo montado a partir de fotos obtidas pela internet e montadas a partir do movie maker, Não explica como foi realizada Professor Demonstrar em imagens e tópicos a pesquisa feita por eles como forma de culminância dos trabalhos expostos em sala.

TV e DVD

Fonte: Dados de Pesquisa – Relatos de experiência (2011)

As ações e as operações destacadas no quadro acima, localizadas no projeto de ensino de (P09), aparecem no fragmento abaixo em que o professor faz uma breve descrição das atividades realizadas com os alunos. Nessa descrição, as ações e as operações estão representadas pelos termos em destaque, os quais determinam ações dos professores e dos alunos. Percebemos, ainda, nesse fragmento, a indicação das mídias escolhidas por (P09) para utilização no projeto de ensino desenvolvido.

Partindo da mídia impressa observarão a partir dos textos e imagens descobrem também a importância da substituição da manufatura pela maquino fatura bem como a relação de dominação e subordinação existente. Mas percebem o rápido processo de desenvolvimento industrial e sua importância para a proximidade entre os, continentes. Após a pesquisa entre equipes e organização da pesquisa ocorreu seminário em sala. Cada equipe expondo as descobertas, curiosidades descobertas, primeiras invenções desde a máquina a tear até a máquina elétrica através de imagens, textos e depoimentos. Após exposição das equipes, entregarei o material impresso, um resumo sobre a Revolução Industrial e um exercício para verificação da aprendizagem (contemplando análise de charge, e uma cruzadinha, alem de questões de múltipla escolha e questões abertas) e

ainda apresentei um vídeo montado a partir de fotos obtidas pela internet e montadas a partir do movie maker, onde demonstrarei em imagens e tópicos a pesquisa feita por eles como forma de culminância dos trabalhos expostos em sala. Espero resultado satisfatório. (P09)

Conforme podemos perceber neste fragmento, a professora ora usa o tempo verbal pretérito perfeito, ora usa o futuro do presente, dificultando a compreensão do leitor em definir se a atividade já foi realizada ou será realizada.

Para nortear as ações e operações do projeto foi estabelecido o seguinte objetivo geral: “conhecer o processo de substituição da produção manual pela produção a partir de máquinas e todas as mudanças políticas, sociais e culturais envolvidas ao longo deste processo”.

Os objetivos específicos devem apresentar relação com o motivo, pois de acordo com Leontiev (apud SOARES, 2008) “o objetivo de uma ação, por si mesma, não estimula a agir. Para que a ação surja e seja executada é necessário que seu objetivo apareça para o sujeito, em relação com o motivo da atividade da qual ele faz parte. [...]”. Sendo assim, é importante observar se os objetivos definidos por (P09) apresentam relação com os motivos e o desenvolvimento de necessidades de alunos e professores. Nesse sentido, o professor deve mobilizar os alunos, criar necessidades que os levem à reflexão para se tomar consciência do que está sendo feito, por meio das ações e operações realizadas. No caso dos objetivos específicos desse professor, podemos ver que estão diretamente relacionados ao motivo orientador da atividade.

Conhecer o cenário que propicia a Inglaterra a ser precursora na Revolução Industrial;

Realizarem debates sobre o modo de vida, de trabalho, de moradia, de alimentação, economia e cultura e, a forma como se relacionavam com a natureza;

Localizarem em imagens como se apresentava a geografia dos lugares antes da Revolução Industrial e comparar o mesmo cenário pós revolução;

Perceberem os reais interesses dos empresários no investimento da Revolução Industrial;

Analisar a partir do vídeo as mudanças geográficas ocorridas na Inglaterra e a discriminação social verificada;

Analisar as condições de trabalhos insalubres ao longo das fábricas; Perceber a partir das imagens do vídeo as condições de trabalho das

mulheres nas minas de carvão;

Esses objetivos deveriam nortear as ações e as operações a serem executadas pelos professores e pelos alunos, porém, (P09) não descreveu no relato de experiência as ações e as operações a serem desenvolvidas para alcançar tais objetivos. Nesse caso, tivemos que inferir as ações a partir dos objetivos específicos, ou seja, qual era a intenção de ação que estava posta em cada um deles. Então, identificamos possíveis ações: realização de debates, localização de características em imagens, análise de fatos em vídeo, comentários, etc. Esses objetivos relacionam-se com os conteúdos selecionados, os quais serviram de temas para a pesquisa de cada grupo: a) Contexto histórico; b) Avanços tecnológicos; c) Mão de obra utilizada e d) Movimentos operários ludismo e cartismo.

A proposta de atividade de (P09) consiste em

dividir os alunos em cinco grupos e, sob a sua orientação, cada grupo irá fazer uma pesquisa em livros informativos, jornais, revistas e pesquisa na internet para apresentação de um seminário, em que deverão apresentar cartazes com gravuras e material impresso.

Após a realização do seminário, segundo (P09)

os alunos apresentarão como produto final uma exposição a partir da reflexão sobre o modo de vida dos operários do século XVIII e, ainda apresentarão as mudanças tecnológicas ao longo dos séculos e a relação patrões-empregados a partir da relação entre os donos dos meios de produção a disponibilidade da força de trabalho.

Todas as atividades foram realizadas com os seguintes materiais indicados por P09: livro didático, livros informativos, revistas, mapas, cartolinas, colas, tesouras, baners, gravuras, dicionários, pesquisa em Internet, CDs, televisão, aparelho DVD. Notamos, aqui, a prevalência das mídias impressas (livro didático, livros informativos, revistas, mapas, dicionários), das mídias eletrônicas (televisão, aparelho DVD) e da mídia digital (internet) usada por (P09) para apresentação de imagens preparadas por ela no movie maker.

Tomando como base as discussões do capítulo sobre o uso das TIC e mídias na educação, os autores apresentados defendem que a integração das mídias só pode acontecer se houver o rompimento de paradigmas impostos pela educação tradicional, daí a possibilidade de criação de novas propostas metodológicas e, consequentemente, o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem.

Ao descrever como será a avaliação, (P09) afirma levar em consideração alguns aspectos, porém nenhum deles refere-se ao uso das mídias nas ações e operações desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

toda a produção, pesquisa e articulação dos conteúdos, além de analisar o entrosamento das equipes a partir do trabalho de cooperação entre os membros. A avaliação será feita contínua bem com ênfase no momento da exposição oral, levando em consideração o domínio do conteúdo, sistematização onde a eloqüência será também analisada (P09).

Na perspectiva da atividade de ensino, a atividade planejada deve provocar nos alunos envolvidos no processo educativo, novas necessidades, novas descobertas e propiciar novos conhecimentos. Nesse sentido, a utilização das mídias deve está direcionada em conformidade com “os objetivos da atividade, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, cultural, afetivo e social do aluno e fazendo com que este encontre sentido no que está fazendo”. (GARCIA, 2008, p. 198).