• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA: 35 PROJETO INTERDISCIPLINAR DE QUALIDADE AMBIENTAL CARGA HORÁRIA: 40 h.

6. Do projeto pedagógico do CEFET Alagoas

O acesso ao curso ocorre através de seleção por Concurso Vestibular realizado e organizado por uma comissão permanente que publica edital com as seguintes informações ao candidato interessado:

Quadro de cursos e vagas – por turno e unidade de ensino Inscrição

Isenção

Manual do Candidato Disposições Gerais

O manual do candidato contém, resumidamente, as seguintes informações: Histórico da instituição

Cursos Ofertados e caracterização Quadro de Vagas e Cursos

Inscrições Isenção Das Provas

Do processo classificatório Do preenchimento das turmas Do resultado final

Da matrícula

Do Local e horário do funcionamento dos Cursos Das disposições Gerais

6.1. Práticas pedagógicas

O curso é estruturado em módulos, compostos por unidades curriculares que serão desenvolvidas utilizando-se diversos instrumentos para a condução e verificação do domínio das competências, através de situações de aprendizagem que favoreçam a análise de comportamento e o desempenho esperado, através de trabalhos práticos, estudos de casos, projetos, situações problemas simuladas, visitas técnicas, práticas em laboratório, relatórios, pesquisas, debates, seminários, trabalhos práticos, dentre outros.

Os professores devem apresentar aos alunos, no início de cada módulo, cronograma de suas unidades curriculares, conforme modelo previsto no plano de trabalho/ensino, e, no seu transcorrer, informar os alunos de seus desempenhos individuais e em equipe. E ainda, registrar diariamente as bases tecnológicas desenvolvidas nas aulas e a freqüência dos alunos através do Diário de Classe ou qualquer outro instrumento de registro adotado.

De uma forma geral, todos os módulos terão atividades voltadas para a aquisição de competências básicas, ambientais, sociais e humanísticas, tendo a sua execução calcada nas práticas de:

Debates. O professor propõe temas para que através de debate os alunos sedimentem

conhecimentos e exercitem a liderança, a verbalização, a comunicação e a prática de ouvir.

Visita de Campo. Visa observar e analisar in loco a situação social, financeira e ambiental de

parcela da comunidade local.

Seminários. Com base em estudos realizados, os alunos em grupo apresentarão informações

sobre temas propostos, ao tempo que exercita a iniciativa, a autonomia e liderança.

Pesquisas. Serão desenvolvidas pesquisas sobre temas sugeridos pelos professores e/ou

propostos pelos alunos, buscando consolidar os passos de uma pesquisa científica.

Relatórios. Os alunos elaborarão relatórios das visitas técnicas, visita de campo e atividades

práticas, buscando a prática da comunicação e a utilização das normas de metodologia científica.

Projetos. Com base em pesquisa bibliográfica, visita de campo ou visita técnica os alunos

elaborarão, individualmente, projetos sobre temas por eles escolhidos e defenderão perante banca examinadora composta de três membros.

Práticas em Laboratório. O laboratório de informática será utilizado como ferramenta de

apoio às atividades das unidades curriculares, especialmente o uso de programas voltados para sensoriamento remoto, sistemas de informações e simulações, além da editoração de textos e pesquisa na internet. O curso possui um laboratório de biologia para implementação das aulas específicas das disciplinas que exigem conhecimentos práticos de química e de biologia.

Exercícios. Como forma de apoio à aprendizagem do aluno e para que estes possam fixar

melhor o volume de informações, será aplicada uma série de exercícios com e sem utilização de informações disponíveis em tabelas e tarifários.

Plantões de Atendimento. Nos plantões serão dadas orientações de atividades que busquem

o desenvolvimento das competências em que o aluno apresenta dificuldade. Nas atividades obrigatórias:

As orientações e entrega das atividades serão registradas na ficha de acompanhamento ao aluno; As atividades realizadas no MBTI, módulo 2, módulo 3 e módulo 4, serão apresentadas/expostas/defendidas em público;

Nas atividades livres:

Para o desenvolvimento de atividades livres deverá o aluno escolher a(s) atividade(s) e solicitar ao coordenador do curso/coordenador da educação profissional um professor orientador;

Para o desenvolvimento de pesquisas, projetos ou produção de material audiovisual, o professor orientador definirá a carga horária da atividade, marcará com o aluno pelo menos três momentos de orientação, determinará a data da entrega/apresentação/defesa do trabalho e fará o devido registro na ficha de acompanhamento ao aluno;

Para visitas técnicas o professor orientador definirá a carga horária da atividade, marcará a data para entrega da declaração da empresa visitada, juntamente com o relatório das atividades desenvolvidas na visita, e fará o devido registro na ficha de acompanhamento ao aluno;

Para congressos, debates, seminários, oficinas práticas e palestras, o orientador deverá verificar a compatibilidade do tema com os objetivos do módulo, receber do aluno cópia e original (para conferência) do certificado de participação e relatório das atividades desenvolvidas, verificar carga horária e proceder ao devido registro na ficha de acompanhamento ao aluno.

As atividades livres recebem uma pontuação conforme quadro abaixo: TABELA DE PONTUAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE CARGA HORÁRIA EM h

Congresso 15

Debates 4

Seminários 8

Palestras e oficinas Mínimo de 2 horas. Mesmo que o evento seja superior, o máximo de pontuação para palestras e oficinas é 4 horas

Visita técnica Mínimo de 4 horas. Máximo de 12 horas

Produção de material audiovisual Mínimo de 3 horas. Máximo de 8 horas Pesquisas e desenvolvimento de

projetos

Mínimo de 10 horas. Máximo de 15 horas 6.2. Flexibilidade Curricular

O aluno matriculado poderá requerer aproveitamento de estudos/competências para fins de dispensa de unidade curricular cursada em outra instituição de ensino superior, desde

que tenha carga horária e desenvolvimento idêntico ou equivalente à lecionada na UNED- MD.

A aceitação dos pedidos de aproveitamento de estudos/competências estará condicionada à análise da compatibilidade curricular, através de parecer da equipe pedagógica, professores das unidades curriculares e coordenador da educação profissional, quando necessário. O pedido de aproveitamento de estudos/competências dar-se-á a partir de requerimento à gerência de ensino, em até 15 (quinze) dias após o início do módulo, devendo, no ato da solicitação, o candidato apresentar para análise:

cópia do histórico escolar autenticada;

cópia autenticada da matriz curricular do curso;

cópia autenticada do programa da disciplina já estudada, com aproveitamento, na outra instituição devidamente carimbado e assinado pelo responsável.

A UNED-MD poderá realizar aproveitamento de competências diretamente vinculadas ao

perfil profissional do curso, oriundas dos conhecimentos adquiridos em cursos profissionais de nível técnico, do ensino médio, de cursos superiores; adquiridas no mundo do trabalho, ou ainda, em cursos, congressos e/ou seminários que não as tenham certificado.

O aluno que julgue possuir domínio dos conhecimentos, poderá requerer ao Gerente de Ensino, através de protocolo, verificação de competências, com devida justificativa e/ou documentos comprobatórios.

No requerimento de verificação de competência, o requerente deverá registrar seu nome, nacionalidade, naturalidade, estado civil, número do registro geral, endereço; escolaridade; empresa onde trabalha (se for o caso); tipo de atividade que exerce ou exerceu; competências que julga possuir; unidade curricular que requer aprovação; módulo ou módulos que requer certificação.

O período destinado aos pedidos de exame de competências deverá ser de até 15 dias após o início do módulo, e a aceitação ficará condicionada ao parecer da equipe pedagógica e quando necessário, do coordenador da educação profissional e o professor da unidade curricular.

A verificação de competências deverá ser aplicada e/ou acompanhada por comissão indicada pelo gerente de ensino, constituída de pelo menos o professor orientador ou por professores específicos.

Para o reconhecimento de competências com fins de aprovação em módulo que não forneça certificação intermediária, após parecer favorável ao requerimento de aproveitamento de competências, deverá o gerente de ensino indicar uma comissão composta de pelo menos três professores mais um representante da equipe pedagógica e o coordenador de curso/educação profissional que definirão, elaborarão, aplicarão e avaliarão a verificação de competência. O instrumento utilizado na verificação de competências poderá ser trabalhos práticos, projetos, exame oral ou escrito, ou qualquer outra forma que a comissão julgar pertinente. No caso de trabalhos práticos ou projetos, a comissão procederá conforme descrito da verificação de competências com fins de emissão de certificação. No caso de exame, a comissão marcará data, local e horário da verificação de competência, e se o exame for escrito, poderá ser composto de questões abertas e/ou fechadas e a comissão terá até três dias úteis para divulgar o resultado.

Para o reconhecimento de competências com fim de aprovação em determinada unidade curricular ou dispensa de atividades a serem desenvolvidas na aquisição de determinadas competências, após parecer favorável ao requerimento de aproveitamento de competências,

informará(ao) ao aluno o instrumento de avaliação a ser utilizado, e conforme instrumento escolhido dentre os já citados, marcará(ao) data da avaliação e tomará(ao) as providências necessárias.

Concluído todo o processo de aproveitamento de competência e sendo o interessado considerado apto, a instituição providenciará, conforme a solicitação, a expedição de certificado e/ou diploma, a aprovação no módulo, a aprovação na unidade curricular ou a dispensa das atividades para aquisição de determinada competência.

6.3. Sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem

- O registro do rendimento acadêmico dos alunos compreenderá a apuração da assiduidade e a avaliação do seu desempenho em todos os componentes curriculares. A avaliação deverá ser contínua e cumulativa com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, prevendo possibilidades de recuperação contínua, sistemática e paralela ao módulo em Curso;

- Os alunos terão direito à revisão de prova escrita, cabendo, após a mesma, e num prazo máximo de (dois) dias úteis, pedido de revisão de nota, desde que devidamente fundamentado e mediante requerimento à diretoria de ensino, após a divulgação dos resultados pelo professor da unidade curricular;

- Ao final do processo, serão registradas somente uma única nota e faltas para cada unidade curricular;

- Os professores deverão entregar o canhoto de notas e faltas e o diário de classe devidamente preenchidos na coordenadoria do curso, dentro do prazo previsto no calendário letivo;

- O número de verificações de aprendizagem durante o período deverá ser no mínimo de: a) 02 verificações por disciplina com até 40 horas/aula.

b) 03 verificações por disciplina com até 60 horas/aula. c) 04 verificações por disciplina a partir de 80 horas/aula.

- Os resultados das avaliações serão expressos em notas graduadas de 0,0 a 10,0;

- Para efeito de registro, será atribuída nota 0,0 ao rendimento escolar do aluno que, por falta de comparecimento às aulas, deixar de ser avaliado;

- Será concedida avaliação, substitutiva, ao final do período, ao aluno que deixar de ser avaliado por ausência;

- A freqüência às aulas e demais atividades acadêmicas serão obrigatórias;

- Para efeito de aprovação ou reprovação nos cursos tecnológicos serão aplicados aos critérios abaixo:

7,0, e freqüência igual ou superior a 75%;

b) será obrigatoriamente submetido ao exame final, o aluno que obtiver média semestral por disciplina maior ou igual a 4,0 e menor que 7,0, e freqüência igual ou superior a 75%;

c) estará reprovado o aluno que obtiver média final menor do que 5,0 ou freqüência inferior a 75%.

- A média semestral, por disciplina, corresponderá à média aritmética das verificações de aprendizagem realizadas durante o semestre e será obtida através da expressão:

MS = VA / N a 7,0

- média final, por disciplina, será obtida através da seguinte expressão: MF = MS + NPF a 5,0

2

ONDE: MF = Média final

NPF = nota da prova final MS = média semestral

- Será de 08 semestres, contados a partir da data do ingresso do aluno na UNED-MD, o prazo máximo para conclusão do curso tecnológico;

- Ao término de cada período letivo, o aluno terá direito ao recebimento do histórico, documento emitido pela CRE (Coordenação de Registro Escolares), contendo os resultados finais obtidos pelo aluno no semestre que cursou.

6.4. Estágio Curricular

Carga horária: 300 horas. Cumprido durante o curso, a partir do módulo II ou ao final do curso.

Coordenador de Estágio – é o mesmo coordenador de Relações Empresariais e Comunitárias.

Professores orientadores: são professores do curso e módulo ofertado na ocasião da realização do estágio.

Há relatórios intermediários e relatório final. Não há defesa do mesmo perante banca examinadora.

Regulamentação (resumo):

O estágio curricular é parte integrante do currículo e terá sua carga horária e validade definida no Plano de Curso, obedecida a legislação vigente.

Como componente curricular, a prática profissional, em suas diferentes formas, incluindo o estágio, deverá ser desenvolvida ao longo do curso, fazendo a ponte entre teoria e a prática;

O reconhecimento de que trata o item anterior deste artigo, será avaliado pelo professor orientador de estágio, sob a supervisão do Coordenador de Estágio, a partir de visita ao ambiente de trabalho do aluno e da entrega de relatórios e documentação comprobatória do efetivo exercício profissional.

O estágio curricular poderá ser realizado no CEFET/AL, em órgãos públicos, empresas privadas ou em atividades autônomas, sendo avaliado conforme normas regulamentadoras dos órgãos competentes.

6.6.Trabalho de Conclusão de Curso –TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC/MONOGRAFIAS

Documentos relacionados