• Nenhum resultado encontrado

D. Plano de Negócio The Wyre (versão 2)

1. Propósito

Contribuir para a formação de uma indústria de arte na Europa e disponibilizar aos jovens produtores criativos um método e ferramentas de trabalho que ajudam na resposta a um dos grandes problemas do setor – a falta de estratégia –, bem como fomentar uma mais eficiente gestão de recursos para diminuir o investimento de tempo e dinheiro.

2. Problema

Sendo um negócio B2B, os nossos consumidores serão jovens produtores e suas empresas produtoras ou estudantes de cinema e aspirantes a produtores, que enfrentam uma série de problemas enraizados na indústria do continente europeu:

• Altos orçamentos e recursos – o cinema independente europeu é financiado, maioritariamente, por instituições públicas ou pelos próprios produtores. O acesso a fundos é difícil e os orçamentos para cada filme são muito reduzidos, sendo normalmente aplicados apenas na produção, descurando a pré-produção, distribuição e comunicação do mesmo. Esta startup quer contribuir para a redução eficaz de custos.

• Processo de trabalho lento – o processo de construção de um filme é moroso, os autores tendem a trabalhar num filme vários anos até definirem a sua visão e conseguirem ter recursos suficientes para começar a produzi-lo,

o que encarece o próprio processo. A agilização deste processo significa a redução de tempo e dinheiro.

• Fraco trabalho em equipa – o autor de um filme tende a ser muito individualista. É essencial que se veja esta forma de arte como um trabalho de equipa, para tentar criar uma estrutura dedicada, eficaz e bem sucedida. • Aversão ao marketing – os profissionais do cinema na Europa são muito

ligados ao papel do autor e mostram uma certa resistência à criação de estratégias de marketing e distribuição para os seus filmes. É essencial desmistificar estes conceitos e dar-lhes a conhecer um método com ferramentas de content marketing que respeita o conteúdo autoral e os ajuda a viabilizar os seus filmes.

3. Solução

Quatro serviços baseados num único produto – um novo sistema de produção original de 6 passos, ancorado nos princípios essenciais da produção tradicional, mas inspirado em alguns fundamentos da filosofia lean e em princípios de content marketing, competive intelligence e growth hacking. Este produto vem ao encontro das necessidades do cinema europeu, respeitando a figura e visão do autor.

Os quatro serviços têm em vista ensinar aos produtores técnicas e ferramentas atuais , numa tentativa de aliviar os problemas apresentados e:

• Reduzir o investimento; • Encurtar o tempo de produção;

• Aumentar a cooperação e a produtividade;

• Amplificar as possibilidades de sucesso do filme no seu nicho, ao delinear estratégias adequadas para o mercado identificado.

3.1. Posicionamento

Uma estratégia tradicional contempla uma série de análises de mercado externas e internas que originam o posicionamento da empresa. As mais relevantes são: a análise PEST, que consiste na avaliação das variáveis político-legais, económicas, socioculturais e tecnológicas do meio envolvente (Teixeira, 2011); a análise PORTER,

que compreende uma pesquisa do mercado, novos entrants, fornecedores, clientes e substitutos (Porter, 1998); e a análise SWOT, que é a recolha das forças e fraquezas internas e das oportunidades e ameaças externas ao projeto para avaliar o seu potencial e determinar as melhores opções para o modelo de negócio (Harmon, 2015).

Todavia, porque esta lean startup se propõe a servir um novo espaço de mercado, tornando a sua competição indireta irrelevante, utilizará as ferramentas the four actions framework e a strategy canvas (anexo 20) da “Estratégia Oceano Azul” de Kim & Mauborgne (2005), para apresentar o valor da inovação que cria no sistema de produção de cinema.

Primeiramente, foi construída a grelha ERRC que complementa o the four actions framework. Este diagrama é utilizado para reconstuir os valores de compra ao produzir uma nova curva de valor ou perfil estratégico diferenciador (Kim & Mauborgne, 2005). O mesmo trata das variáveis específicas do sistema de produção (produto).

Tabela 1. Grelha ERRC – Nova curva de valor The Wyre Eliminar

Desperdício de tempo e dinheiro

Aumentar Trabalho em equipa Conhecimento do mercado pelos

produtores

Descoberta de tendências para aplicação no desenvolvimento do filme

Reduzir Tempo de produção Orçamento necessário Criar Estratégias de distribuição e comunicação targeted Fluxo de input dos espectadores durante o processo de produção

A partir da tabela anterior foi construída uma strategy canvas, que mostra mais sucinta e objetivamente a estratégia de posicionamento da The Wyre face aos outros modelos de produção tradicionais (c.f. p. 31).

A strategy canvas é uma ferramenta de diagnóstico e de ação para a construção de uma convincente estratégia oceano azul (Kim & Mauborgne, 2005), recolhendo numa única imagem a paisagem estratégica que se pretende alcançar na empresa.

A figura 3, apresentada de seguida, serve dois propósitos: o de capturar o estado atual do mercado para mostrar claramente os fatores sobre os quais a indústria compete e onde a competição investe, e o de orientar o foco dos utilizadores da competição para a alternativa e dos consumidores para os não consumidores, fomentando a tomada de ação diferenciadora (Idem).

Figura 3. Strategy Canvas The Wyre

Como se percebe pela tabela e figura anteriores, a lean startup The Wyre pretende posicionar-se novo espaço de mercado e, para isso, criou uma curva estratégica única e diferenciadora, em relação aos dois modelos de produção mais utilizados atualmente. Importa referir que estes dois modelos não têm um método completo passo a passo, como o criado pela The Wyre, baseiam-se em princípios de produção e marketing tradicionais aplicados em separado por cada produtor ou distribuidor.

Ao reduzir o tempo de produção e o orçamento de um filme, reduz-se o risco inerente à atividade, elimina-se o desperdício e aumenta-se a produtividade e a possibilidade do mesmo vir a ter sucesso e produzir receita. Ao fomentar o trabalho em

0 1 2 3 4 5 6 THEWYRE

INDUSTRIALONE-OFF

(FILMESINDIE/AUTOR)

STUDIOSYSTEM

Alto

equipa, o know-how dos produtores em content marketing e em ferramentas digitais, possibilita-se que tenham um melhor conhecimento do mercado e das mais adequadas estratégias de marketing e distribuição. Com estes fundamentos cria-se um sistema de produção que pode ser aplicado por qualquer produtor experiente ou não. Mais, estimula-se também um novo perfil de produtores de cinema, criativos e conhecedores das ferramentas atuais.

A curva estratégica estabelecida a azul na figura 3 mostra o posicionamento diferenciador que se pretende alcançar com a startup The Wyre. Apesar do modelo The Wyre se destinar à aplicação ao cinema independente europeu, diferencia-se do sistema que o mesmo utiliza atualmente, o industrial one-off: que tem uma preocupação virada para o papel do autor, algum desinteresse na criação de estratégias e um custo muito elevado para as baixas receitas que procura.

Na figura 3 apreendemos o panorama atual do mercado e os fatores competitivos da indústria do cinema. Ao analisar a figura percebemos que existe uma aproximação da curva The Wyre ao sistema de produção de Hollywood, o studio system, no que respeita a certos fatores preponderantes de uma indústria. No entanto, pretende-se que exista uma diminuição evidente de dois dos fatores mais problemáticos na produção de cinema. Esta redução espera conseguir-se através da gestão eficiente de recursos e da elaboração de estratégias targeted.