• Nenhum resultado encontrado

Como já foi discutido neste capítulo, a partir da década de 1990 foram implementadas no Brasil um conjunto de medidas e políticas educacionais, dentre as quais os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular (2017) que estabelecem diretrizes para o ensino da paisagem a ser trabalhado em todo o Ensino Fundamental, ficando a cargo dos Estados e Municípios a elaboração da grade a ser adotada. Nesse contexto o Município de Russas/CE, nosso universo de pesquisa, possui como documento as Diretrizes da Educação Municipal (2017) que regem o sistema de ensino23.

O documento compõe em sua estrutura os aspectos administrativos e pedagógicos da rede municipal, apresentando em sua composição a matriz curricular que estabelece a organização e distribuição dos conteúdos por disciplina e seriação.

Essa proposta está em vigência desde 2005 e vem sendo feitos, ao longo dos anos, ajustes e atualizações. A última reformulação aconteceu no ano de 2017, contando com a contribuição de representantes de seguimentos da educação, como gestores escolares, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, professores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

23 O Município de Russas possui 37 unidades escolares, distribuídas nas zonas urbanas e rurais estando todas essas unidades com suas atividades contempladas com a mesma proposta pedagógica.

De acordo com o documento, a elaboração do currículo do Município teve como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LDBEN, 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DNC’s, 2013), estando previstas futuras alterações, de acordo com as mudanças presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017).

O currículo proposto é composto pelas seguintes etapas e modalidade:

 Etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental/Anos Iniciais, Ensino Fundamental/ Anos Finais;

 Modalidades: Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

O Quadro 9 a seguir,apresenta a organização curricular do Ensino Fundamental das escolas municipais desta localidade.

Quadro 9- Estrutura Curricular do Município de Russas/CE (2017)

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL

BASE NACIONAL COMUM 1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° Língua Portuguesa 6 6 6 6 6 6 5 5 5 Arte-Educação 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Educação Física 1 1 1 1 1 2 2 2 2 História 2 2 2 2 2 2 2 2 2 Geografia 2 2 2 2 2 2 2 2 2 Ensino Religioso 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Matemática 5 5 5 5 5 4 4 4 4

Ciências Físicas e Biológicas 2 2 2 2 2 2 2 2 2

PARTE DIVERSIFICADA Língua Inglesa 1 1 1 1 1

TOTAL 20 20 20 20 20 20 20 20 20

Fonte: Adaptada pela autora (2018), a partir das Diretrizes da Educação Municipal de Russas (CE), (2017).

O objetivo do Quadro 9 é mostrar os componentes curriculares no Ensino Fundamental, dando ênfase a disciplina de Geografia, com carga horária de 2 aulas semanais, correspondente a 120 minutos, distribuídas em todas as séries. Os conteúdos de Geografia estão definidos obedecendo aos referenciais nacionais já mencionados. O livro didático adotado no Município em estudo integra a coleção Vontade de Saber Geografia, da editora FTD, de 2015. Todos os professores da rede de ensino, no tocante a elaboração dos planos de aula, utilizam como padrão a matriz curricular presente nas Diretrizes da Educação Municipal (2017).

A matriz curricular apresenta a cada etapa da escolaridade conteúdos distribuídos por bimestres, como também um conjunto de objetivos de aprendizagem para cada assunto. O ensino da paisagem integra a proposta curricular do munícipio a ser trabalhado no 6° Ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro bimestre, sendo objetivos de aprendizagem:

 Compreender conceitos fundamentais da Geografia: espaço geográfico, paisagem e lugar;

 Distinguir os elementos naturais e culturais que compõe as paisagens;

 Compreender as transformações das paisagens naturais pela ação humana.

Quanto à avaliação da aprendizagem o Município de Russas (CE), assim como os demais pertencentes ao estado, possui um sistema próprio de avaliação. Neste, todos os alunos do 2º ao 9º Ano, são submetidos ao Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF) que é responsável pelo trabalho de verificação do rendimento escolar, através da aplicação de instrumentos próprios, no final de cada bimestre. As avaliações são elaboradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, a partir da proposta curricular do Munícipio, ficando a cargo da Assessoria e Gestão Educacional (AGE) a aplicação das provas e emissão de resultados.

As turmas avaliadas em relação à disciplina de Geografia correspondem ao Ensino Fundamental Anos finais (6° ao 9°) e o resultado apresentado em termos de rendimento quantitativo emitido a partir desses resultados (SMAEF) consta nos registros de desempenho dos alunos, complementando as avaliações parciais da disciplina.

A prova de Geografia, que integra a avaliação SMAEF, é composta de 14 questões objetivas, abordando o conteúdo proposto na matriz curricular para o bimestre. De acordo com o site De olho na Rede24, no primeiro bimestre de 2018, no que concerne ao desempenho dos alunos, referente ao domínio do conceito de paisagem, encontramos o resultado disposto no Gráfico 5.

24 Esse site apresenta o resultado do SMAEF do Município de Russas/CE, o acesso aos dados fica disponível para a gestão escolar e professores de cada escola pertencente à rede municipal.

Gráfico 5 - Resultado do desempenho dos alunos do 6º Ano, no exame SMAEF, Município de Russas (CE) 1º bimestre de 2018

Fonte: Elaboração própria, a partir das informações retiradas do Site de Olho na Rede (Acesso em Julho de 2018).

Participaram do SMAEF (2018: 1º Bimestre) 986 (novecentos e oitenta e seis) alunos do 6° Ano. Desse total, nas questões que envolviam o objetivo de aprendizagem “Compreender conceitos fundamentais da Geografia: espaço geográfico, paisagem e lugar” foi totalizado o percentual de erros que compreende a 52, 89%. Em relação à “distinção dos elementos naturais e culturais que compõe as paisagens” o total de erros resultou em 35,49%, nos questionamentos que envolviam as “transformações das paisagens naturais pela ação humana”, foi constatado que 45,84% dos discentes não conseguiram atingir um bom desempenho, como pode ser observado no Gráfico 5.

Sete (07) questões da prova do SMAEF estavam relacionadas ao conceito de paisagem, as quais exigiam do aluno habilidades de observação, porque possuíam imagens e pequenos textos que levavam o aluno a identificar e diferenciar os elementos naturais e artificiais formadores das paisagens, conforme pode ser visto na Figura 1. Também algumas questões exigiam do aluno a comparação de imagens que retratavam as alterações nas paisagens. 0 10 20 30 40 50 60 Compreender conceitos fundamentais da Geografia: espaço geográfico, paisagem e lugar

Distinção dos elementos naturais e culturais que

compõe as paisagens

Transformações das paisagens naturais pela

ação humana OBJETIVOS

(Conceito PAISAGEM): Percentual de erros

Figura 1 - Prova SMAEF (2018)

Fonte: Prova SMAEF (2018).

Os índices resultantes da avaliação padronizada, diagnóstica e somativa, provocam algumas reflexões no sentido de apontar as dificuldades dos alunos em resolver questões que envolvam o conceito paisagem. Os conceitos geográficos que fundamentam o conteúdo de geografia no ensino básico tornam-se de difícil compreensão, sem a disponibilidade de recursos que auxiliem a prática docente e que levem o aluno a capacidade de resolver problemas no seu cotidiano.

Dessa forma, ao propormos a utilização de outros recursos didáticos como o “Manual de Desenho” e o “Guia para o Professor” objetivou-se oferecer aos alunos uma forma de aprender, através do desenho, como tentativa para diminuir as dificuldades em relação ao domínio de conteúdo e oportunizando os docentes do Ensino Fundamental a execução das aulas a partir de uma nova estratégia de ensino e aprendizagem. A proposta é facilitar o domínio do conceito de paisagem, através do trabalho com competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que os alunos já têm construído e do desenvolvimento de outras mais, a serem agregadas aos seus estoques de conhecimentos, consideradas relevantes para o aprendizado da Geografia. Tema a ser abordado com mais propriedade no Capítulo 2 deste Relatório.

2 O ENSINO DE PAISAGEM: COMPETÊNCIAS DA APRENDIZAGEM

Neste capítulo apresentamos a discussão sobre o conceito de paisagem no ensino de Geografia alicerçado no pensamento de Santos (1997) e Callai (2010). Para isso contamos e analisamos esse conceito nos documentos: Base Nacional Comum Curricular (2017), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e no livro didático adotado na rede municipal de Russas/CE, o que nos possibilitou identificar como esse conceito é apresentado, assim como, as habilidades e as atitudes atribuídas ao aluno do 6° ano.