• Nenhum resultado encontrado

Proposta da sistematização do projeto de sistemas hidráulicos

5. Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos com fluidos

5.3 Proposta da sistematização do projeto de sistemas hidráulicos

Como apresentado no primeiro capítulo, a proposição desta tese é uma nova sistematização para projetar um sistema hidráulico considerando o uso de fluidos biodegradáveis como fluido de potência, a qual é estruturada a partir de um sistema baseado no conhecimento. Além disso, esta sistematização vai ser desenvolvida dentro das fases iniciais do processo de projeto, onde o projetista trabalha com as concepções de projeto.

Para os sistemas hidráulicos, os princípios de solução utilizados para desenvolver as concepções de projeto, na grande maioria das vezes, baseiam-se nos componentes já disponíveis no mercado. A principal função do projetista é selecionar e adequar o arranjo ou leiaute desses componentes dentro do circuito hidráulico, para que os mesmos atendam os novos ou modificados requisitos de projeto e consequentemente as funções do sistema.

A inclusão de uma nova variável ao projeto de sistemas hidráulicos, como a utilização de fluidos biodegradáveis, mostra a necessidade de novos métodos de suporte ao projeto. O gerenciamento do projeto em função dos novos ou modificados requisitos ou especificações de entrada, exige o suporte diferentes campos de conhecimento como tribologia e química.

88 Capítulo 5 – Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos – SHBIO

Este novo método ou metodologia tem que possibilitar a integração efetiva das equipes de projeto, unificar informações e proporcionar ao projetista maior segurança na tomada de decisões para poder solucionar a maioria dos problemas que aparecem na implementação do projeto.

Neste contexto da metodologia de projeto, existe uma ampla base bibliográfica e de pesquisa. Nos últimos anos, métodos para projeto de sistemas automáticos ou mecâtronicos, nos quais se inserem os sistemas hidráulicos, têm sido desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas Hi- dráulicos e Pneumáticos (De Negri (1996), Furst (2001), Souto (2005), Matos Filho (2007) e Porciúncula (2009)).

Dentro dos conceitos da engenharia de produto, o Núcleo de De- senvolvimento Integrado de Produtos (NEDIP/EMC/UFSC) tem publi- cado trabalhos sobre metodologias de desenvolvimento de produtos industriais para diferentes áreas de atuação. Romano (2003) apresenta um modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produ- tos, que se divide em três macro-fases: Planejamento do projeto, Elabo- ração do projeto do produto e Implementação, sendo estas compostas por fases, conforme apresentado na Figura 32. A macro-fase “Elabora- ção do projeto do produto”, formada pelas fases de projeto informacio- nal, conceitual, preliminar e detalhado, representa o período nas quais as atividades de projeto irão transformar necessidades e idéias em especifi- cações, concepções e modelos detalhados do produto que será produzi- do. A síntese de vários trabalhos resultou no Processo de Desenvolvi- mento Integrado de Produtos (PRODIP) adotado pelo NEDIP e apresen- tado em Back, et al. (2008).

Figura 32. Representação gráfica do modelo do processo de desenvol- vimento integrado de produtos – PRODIP (BACK et al., 2008)

No modelo de referência PRODIP são apresentadas, além das fa- ses do processo de projeto, as entradas e saídas de cada fase do projeto. Para cada fase do projeto, definem-se etapas, subdivididas em tarefas específicas, que convergem para a definição de um sistema que atenda as diretrizes ou especificações iniciais de projeto.

Capítulo 5 – Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos – SHBIO 89

De certa forma, a estrutura apresentada propõe atividades (fases) para o processo de projeto com características comuns que representam um conjunto de atividades com objetivos específicos tais como:

 Projeto informacional, com objetivo de estabelecer os requisi- tos de projeto;

 Projeto conceitual, atividade que segue as especificações de projeto e busca uma concepção para obter princípios de solu- ções;

 Projeto preliminar, trabalhos direcionados à configuração do produto, ou seja, dar formas, dimensões;

 Projeto detalhado, atividades de engenharia onde são feitas, análises, seleção, especificação de materiais e processos etc. Estruturação da sistematização de projeto

Especificamente, o projeto conceitual é a fase do processo de pro- jeto que gera, a partir das especificações, uma ou mais concepções para um produto que atenda da melhor maneira possível esta necessidade, sujeita ás limitações de recursos e ás restrições de projeto (FERREIRA, 1997; OGLIARI, 1999). Nessa seção, as especificações de projeto são processadas com base em ferramentas que as transformam em conceitos funcionais do produto.

Neste contexto e em função da não existência de uma metodolo- gia específica para o projeto de sistemas hidráulicos que abarque todas as diretrizes que compõem o sistema, será proposta nesta seção a Siste- matização de Projeto de Sistemas Hidráulicos usando Fluido Biodegra- dável (SHBIO). A SHBIO tem o intuito de sistematizar o processo de projeto de circuitos hidráulicos (campo industrial e móbil) empregando fluido biodegradável e está inserida na fase conceitual e preliminar da metodologia PRODIP.

A SHBIO visa auxiliar o projetista na tomada de decisão, baseado em regras, durante a atividade de avaliação da concepção do sistema. Desta forma, a análise será baseada nos requisitos de projeto e na base de conhecimentos obtida e sintetizada em um SBC.Conforme a Figura 33, a SHBIO envolve quatro fases e tem como resultado final a seleção de um ou vários fluidos biodegradáveis que podem ser usados em fun- ção dos requisitos de entrada solicitados pelo usuário, assim como tam- bém será definido a seleção dos principais componentes do circuito hidráulico. Adicionalmente a estes resultados, serão proporcionadas diretrizes de monitoração do sistema hidráulico.

90 Capítulo 5 – Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos – SHBIO

Figura 33. Visão geral da sistematização de projeto proposta para siste- mas hidráulicos (SHBIO)

Capítulo 5 – Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos – SHBIO 91

A primeira fase da sistematização é selecionar e/ou especificar o tipo (HEES, HEPG, HEPR ou HETG) de fluido biodegradável a ser utilizado no sistema hidráulico em função de uma serie de requisitos de projeto iniciais.

Em função de um circuito de potência hidráulico padrão para o tipo de aplicação selecionado e tendo em conta as especificações e re- quisitos de projeto que o próprio fluido biodegradável selecionado de- termina, serão selecionados os principais componentes hidráulicos (re- servatório, filtro, bombas, etc) de dito circuito (Fase 2). Seguidamente, na fase 3 são definidas diretrizes para a monitoração da condição do fluido, dos componentes, assim como do próprio sistema em função de tipos de sensores e da demarcação dos pontos de monitoração.

Na fase 4 o resultado final da sistematização (soluções) é apre- sentado em forma de relatório final.

Documentos relacionados