• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA GESTÃO DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE

3.2 Proposta de aperfeiçoamento do mediador do PPDT: promoção de

“A prática cotidiana e a escola podem e devem ser consideradas como espaço de formação coletiva, pois favorecem o pensamento reflexivo e geram as possibilidades de autonomia no processo de formação contínua” (LEITE, 2015). O autor nos aponta para a escola como espaço de formação contínua e coletiva, na qual o professor tem possibilidades de refletir a sua prática e a buscar a autonomia. Neste processo de aperfeiçoamento, por meio da ação-reflexão-ação, a formação continuada contribui para o crescimento do professor e da escola como instituição democrática.

A função desempenhada pelo PDT, no exercício da docência e da liderança, na escola como instituição democrática, é desafiadora. Seu papel é de suma importância para o funcionamento do PPDT na escola. Nas análises centradas no papel do PDT e o protagonismo juvenil, mostramos como principal desafio a carência da formação continuada para esses profissionais.

O PDT é um tríplice agente: leciona uma disciplina específica do currículo, de acordo com a sua área de formação acadêmica, e assume a função de DT, responsável pela disciplina Formação para a Cidadania, ao mesmo tempo em que se transforma em mediador de relações. Considerando esse aspecto, um dos desafios que foi apontado como condição de aprimoramento do projeto foi a valorização do PDT, por meio da formação continuada. É por isso que sugerimos uma proposta de formação continuada para os PDT.

O PDT exerce uma multiplicidade de funções. É essa condição que requer mais formação no aspecto psicológico, de modo a aprimorar e profissionalizar a sua escuta, já que os alunos tendem a procurá-lo para conversar, quando estão na escola. Nesse sentido, precisa ser mais que “um amigo” dos estudantes, mas “um conselheiro” ou mesmo um “ouvinte especializado”. É por isso que sugerimos uma proposta de formação continuada para o PDT, por ser um mediador de relações.

Por concebermos o PDT como um agente responsável pela mediação de relações na escola, é que propomos uma formação continuada em métodos e técnicas de mediação, para favorecer o trabalho a ser desempenhado, por meio do PPDT, na escola. Além dessa preocupação com a ação docente, a formação continuada é uma estratégia de valorização profissional.

A proposta de formação continuada deverá ser realizada em nível regional (CREDE 8), com o envolvimento de cerca de 200 professores que exercem a função de PDT nas 18 escolas sob a jurisdição da CREDE 8 que aderiram ao PPDT. Para a redução do investimento, a formação poderá ser realizada com a utilização das técnicas da Educação a Distância (EaD).

Seriam realizados dois encontros presenciais com a participação dos PDT: um inicial, para a apresentação da proposta de formação e a metodologia, com a orientação no ambiente virtual da plataforma a ser utilizada, bem como seu cronograma de realização; e um encontro final, em forma de seminário, com a apresentação de um trabalho teórico-prático desenvolvido ao longo do período de formação pelos professores. Cada escola faria a escolha de um trabalho a ser apresentado no seminário de encerramento.

O acompanhamento da formação deverá ser realizado por meio da plataforma, a distância, e de forma presencial, nas visitas mensais da Superintendência Escolar. A CRPPDT também deverá acompanhar presencialmente, pelo menos a cada bimestre, numa agenda programada para cada escola.

A implementação da proposta de formação continuada para os PDT é de responsabilidade da CREDE 8, em parceria com a SEDUC-CE e as escolas estaduais sob sua jurisdição. A parceria com a SEDUC-CE é de suma importância, pois há necessidade de investimento financeiro para o custeio da logística da formação e para a garantia de profissional para ministrá-la.

Caberia à SEDUC-CE, o provimento de recursos para a CREDE 8 para o custeio de materiais de consumo e de serviços para a viabilização dos encontros e a contratação de um profissional especializado para a elaboração do curso de formação. Ficaria também na incumbência daquela instituição a contratação de profissionais, por meio da concessão de bolsas para docentes da própria rede, prevista no “Programa Aprender Pra Valer”, medida já utilizada para a formação docente liderada por pares, para o desenvolvimento da formação.

Seriam de responsabilidade da CREDE 8 o planejamento, o desenvolvimento de todos os processos necessários à implementação da formação continuada. Para isso, seriam papéis a serem desempenhados: gestão dos recursos recebidos (licitação, aplicação e prestação de contas) para o custeito da formação; processo de seleção dos profissionais que iriam ministrar a formação, mediante chamada pública; realização dos encontros e suporte tecnológico.

O trabalho de planejamento, desenvolvimento e acompanhamento da formação continuada deverá ser realizado pela equipe da CEDEA, da Superintendência Escolar e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da CREDE 8, com o intuito de minimizar as despesas.

É de responsabilidade das escolas, por meio da organização dos processos de gestão administrativa, pedagógica e financeira, planejar as suas atividades de modo que se efetive a participação dos professores na formação continuada. Para tanto, é necessária a garantia de recursos financeiros para o custeio de materiais que o professor possa necessitar nas atividades da formação no âmbito da escola; a organização das atividades pedagógicas e de planejamentos, oportunizando tempos e espaços reservados para a dedicação dos docentes aos momentos de formação na própria escola e nos encontros presenciais.

Ressaltamos que, na estrutura das escolas, os professores já dispõem de tempos e de espaços destinados aos processos de planejamento, estudos e formação continuada, condição propiciada pela implementação de 1/3 da carga horária contratual, para o desenvolvimento dessas atividades. O acompanhamento dessas atividades na escola ficará a cargo dos coordenadores escolares, que já são responsáveis pela coordenação das ações do PPDT.

Com esta proposta, acreditamos na possibilidade de melhoria das práticas pedagógicas do PDT, principalmente no que se refere ao tratamento dos temas interdisciplinares explorados nas aulas da disciplina Formação para a Cidadania, bem como na mediação das relações entre os agentes escolares, mais precisamente na escuta ativa do aluno, na mediação de conflitos e na relação com a família, principais papéis desempenhados por este profissional.

A participação dos PDT neste processo possibilitaria inúmeros benefícios para todos os envolvidos. Para os docentes, seria mais uma oportunidade de valorização e crescimento profissional, o que facilitaria o desempenho de sua função como DT. Para a gestão da escola, seria a possibilidade de contar com a lotação de

profissionais mais capacitados na execução de ações do PPDT. Para os alunos e as famílias, seria a presença de um mediador mais preparado e também responsável, o que poderia lhe imprimir mais confiança nas relações estabelecidas, por meio do PPDT.

3.3 Proposta de valorização do mediador do PPDT: certificação do PDT pela