• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA GESTÃO DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE

3.1 Proposta de aperfeiçoamento do PPDT na escola: implementação

“O PPDT é um projeto associado à mediação entre a gestão, os professores, os alunos e suas famílias, sendo a principal função do PDT a articulação entre esses agentes e os processos educativos” (LEITE, 2015). O autor reforça a ideia de que o PPDT é um projeto que favorece a articulação entre as dimensões da gestão escolar, por meio da ação dos agentes do processo educativo, sendo o PDT o líder principal dessa mediação.

O desenvolvimento do PPDT nas escolas requer uma série de orientações para a realização das atividades. Para cumpri-las, exige-se grande esforço dos agentes envolvidos, principalmente, na produção de uma diversidade de instrumentais que atendem a dois propósitos principais: a coleta de informações para a produção de dados que servirão como base para as demais etapas do projeto e o registro documental de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

O preenchimento da ficha biográfica do aluno é uma das primeiras atividades a ser desenvolvida pelo PDT. É por meio da ficha biográfica que o professor terá acesso às informações sobre o aluno e sua família. São essas informações que facilitam um melhor conhecimento individual do aluno, bem como serão transformadas em dados para a caracterização da turma, que será utilizada na primeira assembleia, a reunião diagnóstica, para que os demais professores conheçam o perfil de cada turma.

Na prática do PPDT na EEM João Alves Moreira, o preenchimento da ficha biográfica do aluno ainda é realizada de modo individualizado. O aluno preenche uma parte dos dados na aula de Formação para a Cidadania e leva para casa, a fim de concluir o preenchimento com a colaboração dos pais. Com este sistema um tanto quanto desfacelado, o professor ainda necessita, muitas vezes, recorrer ao aluno ou à família, para a compreensão de determinados dados ou informações.

Concluímos, com a realização deste trabalho de pesquisa, que o preenchimento da ficha biográfica dos alunos está relacionado com a relação escola-família, ao passo que essa atividade é um dos primeiros contatos que a escola estabelece com a família, isso porque, para saber e preencher muitas das informações contidas na ficha, o aluno recorre à família.

O fato de que, ao preencher a ficha biográfica, o aluno indaga os pais sobre sua vida e de sua família aguça a curiosidade dos pais em querer saber também por que a escola está preocupada com informações que, talvez, outras escolas jamais tenham lhes perguntado ou quisessem saber. Nesta busca, certamente, os alunos já iniciam uma socialização dos motivos pelos quais a escola precisa saber sobre sua vida e a de seus familiares.

A proposta de ação que pretendemos nesta seção é transformar a dinâmica de preenchimento da ficha biográfica do aluno. Essa atividade poderá ser realizada conjuntamente, entre o aluno e o representante da família (pai, mãe e o

responsável) que tenha o conhecimento necessário sobre sua vida. Esse trabalho será mediado pelo PDT.

O espaço disponibilizado para esse encontro poderá ser no mesmo dia em que os pais comparecem à escola para a primeira assembleia do ano, momento em que são apresentados os resultados do ano anterior, as ações e os projetos para o ano letivo, inclusive o PPDT. Após a assembleia geral, os pais seriam divididos em grupos, de acordo com as turmas a que pertencem seus filhos e, juntamente com ele, sob a coordenação do PDT, realizaria o preenchimento da ficha biográfica do aluno em conjunto.

O preenchimento compartilhado da ficha biográfica deverá ser uma ação planejada com o apoio da gestão da escola e não requer investimento de recursos financeiros, já que a escola dispõe de tempo, espaço e recursos humanos para empreender a realização dessa atividade. O tempo destinado é o mesmo da realização da primeira assembleia com a família e a carga horária do PDT destinada ao atendimento e elaboração do dossiê. O espaço é o local onde as assembleias acontecem (pátio) e a sala de aula. Os recursos humanos envolvem os membros da equipe de gestão, os PDT e os demais docentes, os representantes das famílias e os alunos, que já participam habitualmente das assembleias ou já estão na escola para participar das aulas. A ação também poderá requerer, ainda, a colaboração dos funcionários da escola, para facilitar a logísitica do encontro.

Cremos que a realização dessa atividade, de modo mais dinâmico e integrado, envolvendo aluno, família e professor, se transformaria numa ação de múltiplas aprendizagens para os agentes envolvidos. Além da integração aluno, família e professor, a ação possibilitaria um conhecimento mais aprofundado do aluno e de sua família, facilitando a interpretação das informações para a tabulação e transformação em dados.

Além disso, essa ação integrada e dinamizada possibilitaria a criação de laços mais sólidos entre a família e seus filhos, entre ela e o professor, favorecendo uma relação de confiança e pertencimento à escola pela seguinte premissa: se a escola quer saber sobre a família é porque ela (a família) é importante para a escola.

Para a gestão da escola, mais importante do que o cumprimento da atividade do PPDT é o estreitamento da relação entre ela (a escola) e a família, no sentido de trabalharem juntas, desde o princípio do ano letivo. Iniciando, de modo integrado, o trabalho de superação dos desafios a serem enfrentados durante o ano letivo pode

ser uma ação compartilhada em busca das metas elaboradas, por meio da participação e, prinpalmente, da responsabilização de ambas as partes pelos resultados que queremos alcançar.

3.2 Proposta de aperfeiçoamento do mediador do PPDT: promoção de