• Nenhum resultado encontrado

Proposta de Cenários de Qualidade para Sistemas Educacionais baseados

Parte IV Avaliação Geral do SABER Comunidades

5 Proposta de Cenários de Qualidade para Sistemas Educacionais baseados

em Cenários Virtuais

Este capítulo contém o resultado final deste trabalho, que são os Cenários de Qualidade e a Árvore de Utilidades, por meio da compilação dos resultados obtidos nas três etapas desenvol- vidas ao longo deste trabalho. Na seção 5.1 são definidos as diversas versões produzidas para os Cenários de Qualidade e nas diferentes etapas do trabalho. Na seção 5.2 tem-se a Árvore de Utilidades devidamente priorizados e por fim, na Seção 5.3 tem as considerações finais do capítulo.

5.1 Levantamento dos Cenários de Qualidade

Os cenários de qualidade foram levantados em três etapas distintas: primeiro, após os resul- tados do levantamento bibliográfico, em seguida, depois dos resultados obtidos no questionário e a última versão dos cenários de qualidade foi produzida após o grupo focal. As três versões são mostradas ao longo desta seção.

5.1.1 Primeira versão dos Cenários de Qualidade

Na primeira etapa deste trabalho, que foi o levantamento bibliográfico, foi possível iden- tificar algumas características importantes. Uma destas características foi de que alguns dos sistemas estudados foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, este vem se tornando um requisito essencial na criação de softwares educacionais. Como o contexto estudado é de um ambiente de educação em saúde faz necessário a presença de profissionais de saúde, bem como profissionais ligados a engenharia de software, design, pedagogia. Estes profissionais devem trabalhar em conjunto para que o sistema contenha os atributos necessários para desen- volvimento de um software de qualidade.

Também foi identificado que 02 sistemas necessitavam de um login e senha para acesso. Esta também é uma característica importante pois ao mesmo tempo que fornece um certo nível de segurança ao usuário e mantém um controle de quem acessa o sistema, olhando do ponto de vista dos desenvolvedores.

Alguns atributos de Usabilidade foram identificados, dos 4 atributos identificados, 2 deles eram relacionados à facilidade de uso do sistema, tal que o ambiente deveria ser de fácil uso, manuseio, que o usuário não perca tempo em aprender a usar o sistema, mas que foque no seu uso, nas suas funcionalidades, e outros dois atributos eram relacionados as telas e cenários do sistema desenvolvidos que deveriam possuir um mesmo design e um mesmo formato.

Também foram identificadas diversas funcionalidades presentes nestes sistemas como uso de recursos multimídia, criação de cenários mais realísticos, além do usuário ser identificado por meio de um avatar/personagem e obtenção de um feedback imediato. Estas duas últimas funcionalidades como já mencionado (seção 4.1) são muito utilizadas em seriou-games.

A partir destes dados foram modelados inicialmente 5 Cenários de Qualidade com seus respectivos atributos de qualidade relacionados, são mencionados a seguir:

Cenários de Casos de Uso

1. Um usuário ao inserir um login e senha válidos é logado ao sistema e encaminhado a sua página inicial - Segurança, Funcionalidade.

2. O usuário ao logar no sistema é identificado através de um avatar/personagem personali- zado - Funcionalidade.

Cenários de Crescimento

1. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da área de engenharia e desen- volvimento de software, pedagogia, design, e profissionais especializados na área do sistema a ser desenvolvido, é responsável pelo desenvolvimento do software. - Integrabilidade, Modifica- bilidade e Integridade Conceitual.

2. Todas as telas do software têm a mesma estrutura funcional, com distribuição de ícones e cores - Usabilidade.

3. O sistema deverá ser intuitivo e de fácil aprendizagem, os usuários devem ser capazes de utilizar o sistema sem a necessidade de treinamento - Usabilidade (Compreensibilidade).

Estes cenários levantados foram baseados nos atributos identificados durante o levanta- mento de referências na literatura e podem ser aplicados aos sistemas educacionais em saúde baseados em cenários virtuais no geral. Pela análise destes cenários percebe-se que foram iden-

tificados 2 cenários de casos de uso e 3 cenários de crescimento, e de uma maneira geral eles podem ser estendidos a sistemas educacionais baseados em cenários virtuais como um todo.

5.1.2 Segunda versão dos Cenários de Qualidade

O segundo levantamento de Cenários de Qualidade foi feito após a análise dos resultados do questionário. O questionário procurou avaliar o sistema SABER Comunidades principalmente do ponto de vista da usabilidade e também em relação aos seus aspectos pedagógicos. Os resultados do questionário foram bem satisfatórios e nenhuma das perguntas obteve mais notas negativas que positivas. Logo para o identificação dos requisitos e levantamento de Cenários de Qualidade foi observado principalmente o que os usuários informaram como possíveis pontos de melhoria do sistema.

Um ponto de melhoria identificado por alguns usuários que usavam o sistema por meio de dispositivos móveis reclamaram que as páginas estavam desconfiguradas, esse problema cai no conceito de Responsividade, e foi sugerido a criação de um aplicativo móvel próprio para o sistema. Alguns usuários também comentaram do tempo de reposta do sistema quando alguma ação era requisitada, o que se caracteriza como um atributo de desempenho, e outros apontaram que gostariam que houvessem mais episódios disponíveis.

Os cenários levantados a partir dos dados obtidos do questionário e com a junção dos cená- rios já levantados da primeira versão são descritos a seguir:

Cenários de Casos de Uso

1. Um usuário ao inserir um login e senha válidos é logado ao sistema e encaminhado a sua página inicial - Segurança, Funcionalidade.

2. O usuário ao logar no sistema é identificado através de um avatar/personagem personali- zado - Funcionalidade.

Cenários de Crescimento

1. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da área de engenharia e desen- volvimento de software, pedagogia, design, e profissionais especializados na área do sistema a ser desenvolvido, é responsável pelo desenvolvimento do software.- Integrabilidade, Modifica- bilidade e Integridade Conceitual.

2. Todas as telas do software têm a mesma estrutura funcional, com distribuição de ícones e cores - Usabilidade.

utilizar o sistema sem a necessidade de treinamento - Usabilidade (Compreensibilidade). 4. Pelo menos um novo episódio deve ser adicionado ao sistema a cada 30 dias - Modifica- bilidade.

Cenários Exploratórios

1. O sistema deve carregar toda a página inicial do sistema em no máximo 10 segundos em quaisquer condições de operação - Desempenho.

2. O conteúdo do sistema é migrado para plataformas móveis: smartphones e tablets - Portabilidade.

A partir das etapas de levantamento de referências e aplicação do questionário foi possível identificar um total de 8 cenários de qualidade, sendo 2 destes de Casos de Uso, 4 de Cresci- mento e 2 Exploratórios.

5.1.3 Terceira versão dos Cenários de Qualidade

Esta é a terceira e última versão dos Cenários de Qualidade, esta última versão é composta pela junção dos cenários identificados nas duas seções anteriores somada aos resultados da realização do grupo focal.

A realização do grupo focal foi de extrema importância para a identificação de requisitos e levantamento dos cenários de qualidade principalmente do ponto de vista de Funcionalidade. Através do grupo focal foi possível identificar pontos importantes e que muitas vezes passam despercebidos e que poderiam ser melhorados, estes pontos já foram discutidos na seção 4.3.

O resultado dos cenários de qualidade levantados são mostrados a seguir, em cada um deles tem-se os 6 elementos: Fonte de estímulo, Estímulo, Ambiente, Artefato, Resposta e Medição da resposta (RODRIGUES, 2011), bem como os atributos de qualidade identificados e os comen- tários do porquê da escolha daquele cenário específico.

Cenários de Casos de Uso

1. Um usuário ao inserir um login e senha válidos é logado ao sistema e encaminhado