• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR PRESENCIAL E DA GESTÃO NO

3.3 PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO DA EQUIPE GESTORA DO PROJETO EMPMT

Apontamos a proposta de composição de uma Equipe Gestora específica para tratar dos assuntos relacionados à implementação do Projeto EMPMT em Barcelos. Como foi diagnosticado na pesquisa, na gestão atual da escola matriz, a gestora conta apenas com a secretária da escola e não consegue realizar a maioria das ações. Foi detectado na pesquisa que a gestora está envolvida em uma dupla tarefa, com o ensino regular e o ensino com mediação tecnológica, e não há uma equipe para colaborar e delegar as ações que tratam da implementação do projeto, no acompanhamento do trabalho dos Professores Presenciais que ficam responsáveis por sua frequência, notas de alunos e demais situações do fazer pedagógico que foram tratados neste trabalho.

A partir disso, é que surgiu a necessidade de constituição de uma Equipe Gestora específica para lidar principalmente com a atuação dos Professores Presenciais no projeto em Barcelos. Desse modo, apontamos no Quadro 6, a seguir, a proposta da Constituição da Equipe Gestora do Projeto EMPMT em Barcelos:

Quadro 6 -Proposta da Constituição da Equipe Gestora do projeto EMPMT em Barcelos

(continua) Etapas

(O quê?)

Constituição da Equipe Gestora do Projeto EMPMT em Barcelos. Justificativa

(Por quê?) Realizar a gestão tratando dos aspectos de implementação, com ênfase no monitoramento e acompanhamento das atividades executadas pelos Professores Presenciais e avaliação do projeto, bem como dos serviços administrativos e financeiros dos recursos a ele destinados. Local

(Onde?) Na escola matriz em Barcelos. (Será utilizada uma sala composta do kit tecnológico para a Equipe Gestora e a possível realização dos serviços de implementação, monitoramento, acompanhamento e avaliação, bem como dos serviços administrativos e financeiros). Tempo

Quadro 6 – Proposta da Constituição da Equipe Gestora do projeto EMPMT em Barcelos

(conclusão) Responsável

(Por quem?) Fica a cargo da SEDUC/AM a sua composição

Método (Como?)

Equipe Gestora do Projeto EMPMT em Barcelos: um Gestor Adjunto, um

Professor/pedagogo e um Assistente Administrativo. A seleção desses profissionais deverá ser definida pela SEDUC.

Custo (Quanto?)

Fica a cargo da SEDUC/AM os custos referentes aos cargos e remuneração dos profissionais.

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Como já foi mencionado a escola matriz não dispõe de uma Equipe Gestora composta por vários atores de acordo com a descrita por Lück (2009), em que a Equipe Gestora é diretamente formada por diretores assistentes ou auxiliares, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares. A autora descreve ainda que a equipe de gestão tem destaque no diretor escolar, responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados.

Nesse sentido, apoiado no que aponta Lück (2009) é que se justifica a necessidade da constituição de uma Equipe Gestora do Projeto EMPMT para realizar a gestão tratando dos aspectos de implementação, com ênfase no monitoramento e acompanhamento das atividades executadas pelos Professores Presenciais do projeto, bem como dos serviços administrativos e financeiros dos recursos a ele destinados.

Na configuração da proposta de Constituição da Equipe Gestora específica do Projeto EMPMT em Barcelos deverá ser composta inicialmente por três profissionais: um Gestor Adjunto, um Professor/pedagogo e um Assistente Administrativo para dar início aos processos relacionados à atuação dos Professores Presenciais, bem como da implementação do Projeto EMPMT no Município de Barcelos com a visão gestora de zelar pela realização dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e atingimento dos padrões de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais.

O Gestor Adjunto, no quadro de hierarquia dos profissionais da SEDUC/AM é o que está abaixo da gestora da escola estadual. Logo, essa equipe será específica para o projeto, no entanto, estará sob as orientações gerais da gestão da escola matriz. O professor pedagogo justifica-se pela necessidade para trabalhar conjuntamente com o Gestor Adjunto sobre a atuação dos Professores Presenciais, bem como a realização de visitas e reuniões nas

comunidades sendo necessários recursos financeiros. O assistente administrativo é para tratar dos documentos relacionados ao projeto.

A composição da Equipe Gestora do Projeto EMPMT poderá se configurar já a partir de 2017, porém fica a cargo da SEDUC/AM a sua composição e os custos referentes aos cargos e remuneração. A sugestão, a partir da sua composição, é que essa equipe trabalhe na escola matriz em uma sala composta do kit tecnológico a fim de que a Equipe Gestora realize os serviços de implementação, monitoramento, acompanhamento do trabalho dos Professores Presenciais, bem como dos serviços administrativos e financeiros dos recursos que são destinados ao projeto em Barcelos.

Como um plano ou projeto educacional, por mais bem delineado que seja, não consegue prever todas as condições e situações da dinâmica educacional, não deve ser considerado como algo esquecido, elaborado para ficar armazenado em pastas, nem tampouco deve tolher as iniciativas necessárias para fazer em face de situações não previstas e emergentes.

Contudo, deve-se prever a necessidade de adaptações, a partir do princípio de flexibilidade. Daí a necessidade que deve ser considerada para a tomada de decisão da implementação de um programa de monitoramento, acompanhamento e avaliação, pois todo projeto deve ser acompanhado por um programa sistemático visando analisar como a política está sendo executada com êxito.

Assim, na seção seguinte apresentamos a proposta de Implementação de um Programa de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação da atuação dos Professores Presenciais do Projeto EMPMT em Barcelos.

3.4 PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO,