• Nenhum resultado encontrado

2.3 Tarefas desenvolvidas no mês de setembro

2.3.3 Propostas para clientes

Depois de marcar reuniões e conseguirmos projetos com as marcas temos de apresentar propostas tanto para comunicação online, offline e também para ativações. Desenvolvi uma proposta de conteúdos para as redes sociais para a Sport Tv. As propostas consistem em desafiar a nossa criatividade e pensar em conteúdos e ativações que nunca foram feitos antes, ou seja, algum mesmo impactante.

32

Reflexão final

A verdade é que muito antes de entrar no mercado de trabalho sentia-me aflita, ansiosa e com receio pois não sabia o que me esperava e de facto o que aprendemos na teoria é mais fácil do que colocar em prática, mas no final de tudo digo que foi uma experiência fantástica e gratificante.

Ao longo destes três meses deparei-me com muitas situações complicadas e difíceis que acreditei não conseguir ultrapassar, mas no final fui capaz. Realizei muitos trabalhos pouco positivos, mas o mais importante é que aprendi com esses erros. Esses erros fizeram com aprendesse e começasse a desenvolver projetos maiores.

Refiro explicitamente algumas tarefas que não foram fáceis de desenvolver, contudo consegui e quando consegui senti-me completa e realizada:

- Prospects: Esta foi uma das tarefas mais complicadas e difíceis que realizei durante o estágio, uma vez que no início não conseguia marcar nenhuma reunião e não obtinha nenhuma resposta, mas quando marquei a primeira e posteriormente fui marcando outras senti-me concretizada;

- Propostas: Realizar propostas não é fácil, temos de explorar a nossa criatividade e pensar mais além para podermos fazer uma proposta que deixe o cliente satisfeito.

Saliento também algumas aprendizagens retiradas desta experiência que me possibilitou desenvolver e ganhar mais conhecimentos na área da publicidade e marketing:

- Todas as tarefas que me foram solicitadas realizei-as com muita dedicação, interesse e empenho, considero que fui bastante prestativa e fiz sempre tudo com vontade e dei sempre o melhor do mim em qualquer tarefa que desempenhei;

- Aprendi muito sobre o mundo do marketing e o que deve ser feito para atingirmos o nosso maior objetivo, aprendi que atualmente, para marcamos a diferença e sermos diferentes, é necessário sermos criativos e realizar ações e conteúdos disruptivos;

- Ganhei confiança em mim e aprendi a melhorar as minhas técnicas na área de comunicação, entendi que devemos sempre ser cordiais e preocupados quando falamos com o cliente;

33

- Aprendi a expor as minhas ideias, aprendi mais sobre como trabalhar em equipa e a respeitar sempre as opiniões de cada um e que todas as ideias são válidas.

Reforço também que durante estes três meses sempre me mostrei disponível e com vontade de aprender e a realizar todas as tarefas que me foram solicitadas desde as mais básicas às mais complicadas e até mesmo aquelas que não sabia, porque é ao tentar que aprendemos.

Saliento que quando comecei o estágio na empresa uppOut não sabia o que me esperava e nem sabia fazer metade de algumas tarefas, mas realizei-as todas com enorme dedicação e profissionalismo, agradeço imenso a todos os colaboradores da marca por tudo o que me ensinaram e por me terem tornado numa ótima profissional.

Em resumo, atento que o meu estágio foi muito vantajoso, visto que me proporcionou um enorme enriquecimento tanto pessoal como profissional. Acredito que apesar das minhas falhas deixei um sinal positivo na empresa uppOut.

No penúltimo dia do meu estágio realizaram um jantar de despedida para mim e após o jantar o diretor Comercial João Cândido fez-me um convite para trabalhar mais 3 meses de estágio renumerado na empresa e posteriormente a esses três meses iria fazer-me outra proposta.

34

Bibliografia

Argenti, P. A. (2014). Comunicação Empresarial – A construção da Identidade,

Imagem eReputação. Rio de Janeiro: Elsivier .

Beirão, I. (2008). Manual de Comunicação Empresarial (1ª. ed.). Porto: Plâtano Editora.

Caetano, L. R. (2007). Gestão e planeamento de Comunicação. (s/l): Quimera Editores. Canaltech. (13 de 12 de 2019). Canaltech. Obtido de Canaltech:

https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-benchmark--26350/ Cintra, A. (10 de Outubro de 2019). Post Digital. Obtido de O QUE É

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL?:

http://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-comunicacao-organizacional Cunha, M. P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8º ed).

Lisboa: Editora RH, Lda.

Duterme, C. (2002). A Comunicação Interna na Empresa, a abordagem de Palo Alto e

a análise das organizações. Lisboa: Rainho & Neves, Lda.

Evonline, E. (13 de 13 de 2019). Evonline. Obtido de Evonline: https://www.evonline.com.br/simbologia-das-cores/

Felipe Colvara Teixeira, R. D.-V. (13 de 12 de 2019). INTERCOM. Obtido de INTERCOM:

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/r0187-1.pdf Gomes, T. (13 de 12 de 2019). RevistaPegn. Obtido de RevistaPegn:

https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2019/02/como-lisboa-se-tornou- um-dos-principais-polos-de-startups-na-europa.html

Hotmart, B. (13 de 12 de 2019). Blog Hotmart. Obtido de Blog Hotmart: https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-lead/

Lampreia, J. M. ((s/a)). Técnicas de Comunicação Publicidade, propaganda e relações

Públicas (7ºed). Nem Martins: Publicações Europa-América, Lda.

Lampreia, J. M. (2003). Comunicação Empresarial - As Relações Públicas na Gestão.

(2ªed). Lisboa: Texto Editora.

Lindon, D. e. (2011). Mercator XXI. Alfragide: Publicações Dom Quixote. Linguee. (13 de 12 de 2019). Linguee. Obtido de Linguee:

https://www.linguee.pt/ingles-portugues/traducao/advertising.html

Lins, N. (10 de Outubro de 2019). psiuproducoes. Obtido de O que é o Benchmark e Benchmarking?: https://www.psiuproducoes.com.br/o-que-e-o-benchmark-e- benchmarking/

35

Martins, L. (2006). Marketing Como se Tornar um Profissional de Sucesso. (s/l): Editora Digerati Books .

Reis, L. d. (2000). Estratégia Empresarial Análise, Formulação e Implementação. Lisboa: Editorial Presença.

Rocha, H. (10 de Outubro de 2019). klickpages. Obtido de Tudo sobre Influenciadores Digitais: a melhor ponte entre sua marca e seus clientes:

https://klickpages.com.br/blog/influenciadores-digitais/

Significados. (13 de 12 de 2019). Significados. Obtido de Significados: https://www.significados.com.br/organizacao/

SIgnificados. (10 de Outubro de 2019). Significados. Obtido de O que é um Organograma: https://www.significados.com.br/organograma/ Silk, A. J. (2008). O que é Marketing? Porto Alegre: Bookman. Stapleton, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença, Lda.

Strunck, G. (1989). Identidade visual - a direção do olhar. Rio de Janeiro: Editora Europa.

Teixeira, F. C. (20 de Outubro de 2019). O processo de desenvolvimento de uma

identidade visual, p.14. Obtido de

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/r0187-1.pdf uppOut. (20 de Julho de 2019). uppOut. Obtido de uppOut: https://www.uppout.com/ Wheeler, A. (2008). Design de Indentidade da Marca. Porto Alegre: Bookman.

Lista de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio Anexo II – Fundador

Anexo III – Redes Sociais Yellow Bus Tours Anexo IV – Jantar de despedida

Instagram Yellow Bus Tours

Lista de Apêndices

Apêndice I – Base de Dados Empresas Apêndice II – Estratégia de Influenciadores

Apêndice III – Empresas com sede em Amesterdão Apêndice IV – Edição de Vídeo

Apêndice V – Indicadores Apêndice VI – Proposta

Influenciadores Yellow Bus Tours

Indicadores DHL

Documentos relacionados