• Nenhum resultado encontrado

Protocolos de Avaliação do treino dos juízes

No documento O QUE SE FAZ E O QUE SE DIZ: (páginas 177-180)

1. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino do juízes Episódio 1

Pergunta

Em um dado momento da Sessão você perguntou para o cliente se quem convidou para abrir a empresa foi à irmã da cliente e o cunhado. O cliente confirmou. Você perguntou: E agora, eles saíram da sociedade? E o cliente respondeu: Não, eu que sai. Você, por conseguinte, perguntou: E aí você abriu uma empresa com a sua mãe? O cliente respondeu: Não, eu fui trabalhar em casa, eu comprei uma máquina de adesivar e uma Titan, e comecei a me dar bem. Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato Que ele tem iniciativa, vai atrás das coisas.

Transcrição da atuação observada na Sessão

Realmente você é uma pessoa muito decidida e corajosa. Foi difícil tomar essas decisões? Avaliação:

2. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 2

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente afirmou ser geralmente muito arrogante. Você perguntou por que ele acha isso dele. O cliente respondeu: Quando alguém está trabalhando comigo e fica muito sossegado eu fico muito irritado. Pô, eu não acho certo a gente estar dando duro e alguém nas costas da gente. Aí eu fico difícil. Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Puxa. O que eu falei mesmo? Que essa arrogância pode prejudicá-lo. Transcrição da atuação observada Difícil como?

3. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 3

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente relatou: Eu acho que o meu cunhado, da parte profissional, é muito devagar, e eu sou muito irritado...sabe eu tava numa gana tão grande que eu extrapolei e acabei me cansando da minha esposa. Você, então, perguntou: Você está dizendo que terminou a relação por que estava estressado no trabalho? E o cliente respondeu: Eu acho que isso ajudou eu a me separar. Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Falei que se ele terminou o casamento por causa dos problemas no trabalho ele é uma pessoa muito impulsiva, e que deveríamos trabalhar isso em terapia. Acho que daí eu perguntei se ele tinha se arrependido de ter se separado.

Transcrição da atuação observada na Sessão

Então você é uma pessoa muito impulsiva. Se separar de alguém é uma decisão muito importante, e você decidir isso de um momento para outro é algo importante para refletirmos. Você se arrependeu? Avaliação:

4. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 4

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente afirmou ter procurado a ex-esposa que, por sua vez, se recusou a conversar com ele. Em seguida você perguntou: Como você se sentiu? E o cliente

respondeu: Uma bosta, ela não quer me ver com razão. Eu fui muito filho da puta com ela. Você não imagina as coisas que eu falei com ela quando acabei a relação? Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Eu falei o quanto ele se culpava por tudo, se maltratava exageradamente e que deveríamos tratar dessa culpa.

Transcrição da atuação observada

Você realmente se culpa demais pelo o que aconteceu. Precisamos olhar bem para tudo e para chegarmos à conclusão se você deve carregar todo esse fardo.

5. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 5

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente relatou que um dos motivos de ele querer morar sozinho nesse momento é de querer resgatar a vida que perdeu. Você, em seguida perguntou: Mas o que impede de você fazer isso agora? O cliente então relatou: Sabe, eu tenho dinheiro guardado, tudo, e eu poderia ir hoje se quisesse. Mas, sabe, eu não sei ... Você, em seguida perguntou: Você tem medo de errar novamente? O que respondeu: Acho que sim. Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Que ele deveria continuar a viver. A vida dele não deveria parar. Por ele estar deprimido havia desistido de tudo, mas a vida continua ... Acho que é isso mesmo.

Transcrição da atuação observada

Mas se você não tentar a sua vida vai continuar a mesma. Eu percebo que você está muito infeliz, e se continuar paralisado vai ser difícil de sair dessa.

Avaliação:

6. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 6

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente falou: Eu acho que depois de tudo ela (a ex-esposa)

tem uma vingança eterna, ela acha que eu tinha que ter ficado com ela, sabe, nunca ter abandonado ela. Então ela tem um rancor que vai ficar para o resto da vida. Tipo, acho que eu arrumei pra cabeça. Por conseguinte, você afrmou: Pelo que você está me falando ela gostava muito de você. E o cliente respondeu: Ela fazia tudo por mim, era louca por mim. Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Acho que eu falei que ele deveria lutar para consegui-la de volta. Nenhuma ralação acaba definitivamente e que ele deveria lutar por ela. Não desistir.

Transcrição da atuação observada

Agora eu entendo.

7. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 7

Pergunta

Em um dado momento da Sessão você falou: Você me falou que bebe bastante quando está sozinho né, mas o que é que está passando dentro de você, o que é que você está sentindo de verdade quando está bebendo? E o cliente respondeu: eu acho no fundo é um elo que eu tenho comigo mesmo, é um momento que eu paro para pensar um pouco, sabe? Nesse momento o que você fez ou falou para o cliente?

Auto-relato

Que bebendo desse jeito ele está só piorando as coisas, criando mais problemas ainda. Que a depressão pode ajudar a agravar o problema e daí vira um círculo vicioso. Depressão, bebida, bebida depressão. Ele deveria achar umoutro caminho para lidar com os problemas e a solidão. Um caminho mais saudável.

Transcrição da atuação observada

Mas você não percebe que pode estar criando mais um problema para você? Daqui a pouco, deprimido como você está, a bebida poderá ser a única saída para os seus problemas e daí teremos um problema maior ainda.

Avaliação:

8. Protocolo de avaliação dos auto-relatos referente à Sessão de treino dos juízes, composto por: pergunta proferida na entrevista, auto-relato do terapeuta e transcrição da atuação terapêutica observada.

Sessão de treino dos juízes Episódio 8

Pergunta

Em um dado momento da Sessão o cliente falou de algumas pessoas de uma outra empresa terem ficado do lado dele diante de um problema. Em seguida você perguntou: Estas pessoas então te ajudaram nesse sentido? Ficaram do seu lado? O cliente concordou e você perguntou: E o que você sentiu quando essas pessoas fizeram isso por você? O cliente respondeu: Nossa, eu me senti um nada (começou a chorar) tipo você faz as coisas e depois joga fora.

Auto-relato

Eu o acolhi, dizendo que ele era uma pessoa sensível, que tinha cometido erros, mas que precisava nesse momento dar mais chance para ele. Não sei se foi agora, mas eu perguntei se ele estava disposto a procurar mais pessoas, que isso ia ser bom para ele.

Transcrição da atuação observada

E você nesse trabalho que está fazendo, você acha que dentro das suas dificuldades, você está conseguindo cumprir os prazos, com o que foi prometido ou você está perdendo cliente?

No documento O QUE SE FAZ E O QUE SE DIZ: (páginas 177-180)