• Nenhum resultado encontrado

 NOVO

A partir da tabela de vendas de Outubro de 2011, seguros novos e renovações de congêneres passam a ter um novo questionário de avaliação de risco. As Renovações Itaú serão mantidas conforme a vigência anterior.

A seguir, apresentamos o quadro comparativo com as novas questões

A Seguradora tem como objetivo principal obter e registrar as informações específicas do risco a ser segurado, a fim de decidir sua aceitação e precificá-lo.

IMPORTANTE

Todas as questões devem ser respondidas e o Questionário deve ser assinado, obrigatoriamente, pelo SEGURADO ou pelo CONDUTOR PRINCIPAL.

O questionário está dividido em três grupos de perguntas, conforme abaixo:

Perguntas Consequências

Atividade Principal do segurado Se constatado, a qualquer momento, incorreção entre a realidade e a resposta fornecida pelo Segurado, a mesma será corrigida por aditamento e consequentemente o risco será reclassificado, gerando assim a cobrança da diferença de prêmio devida.

Condição de Moradia do Segurado Quilometragem Média

Situação de Financiamento do Veículo Quantidade de veículos na residência.

ESCLARECIMENTOS

 CEP de Circulação

Deve ser considerado o CEP onde o veículo tem maior período de circulação

 Kit Gás instalado

Apenas informar a existência do kit gás não concede cobertura ao mesmo. Caso o cliente possua interesse, finalize o cálculo, selecione a opção Negociação/ Alteração e informe o valor desejado.

 Atividade Principal do Segurado / Condutor principal

Deve ser considerada a ocupação/ função principal, independentemente de sua formação acadêmica.

Obs.: Deve ser considerado como proprietário de empresa ou negócios, somente aquele negócio regularizado, não devendo ser considerar, por exemplo, aquele bar aberto na garagem da

residência (exemplo: aposentado e dono de estabelecimento comercial, considerar que é proprietário de empresas / negócios).

 Condição de Moradia do Segurado

Deve ser informada a situação atual de moradia do segurado, considerando as seguintes situações:

o Imóvel financiado = possui imóvel próprio para morar.

o Imóvel de zelador de condomínio, caseiro, empregado doméstico, etc. = mora em casa emprestada.

o Mora em Quartel = Nenhuma das anteriores.

 Quantidade de Km que o veículo roda por mês Deve-se informar a quilometragem média.  Situação de Financiamento do Veículo

Deve-se informar a situação atual do veículo, caso a situação se altere durante a vigência da apólice a Seguradora deverá ser informada.

OBSERVAÇÃO:

Caso o Segurado já tenha quitado o financiamento, porém ainda não regularizou a documentação do veículo, no questionário deverá ser informado como Sem Alienação/ Liberado

 Quantidade de Veículos na residência

Devem-se considerar somente os veículos de passeio e utilitários, utilização comum ou táxi/uber, de propriedade do segurado e residentes, desprezando-se os demais tipos de veículos (ex.: motos e caminhões).

Perguntas Consequências

Existência de local protegido para a guarda do Veículo

Se constatado, a qualquer momento, incorreção entre a realidade e a resposta fornecida pelo Segurado, a Seguradora rescindirá o contrato no momento em que tomar conhecimento do fato e não

indenizará o sinistro caso a incorreção seja constatada após a ocorrência do mesmo. Uso do Veículo

ESCLARECIMENTOS

 Existência de Local Protegido para a guarda do veículo

É a informação de que existe garagem ou estacionamento protegido por obstáculo que dificulte o roubo ou o furto qualificado do veículo, ou um estacionamento murado com funcionário

encarregado de sua segurança.

OBSERVAÇÃO - (QSAR ATÉ NOV/2010)

Considera-se:

 "Dia" - 8h até 20h e "Noite" - 20h até 8h

 Parte do período: entende-se como parte do período de duas ou mais horas em que o veículo segurado permanece estacionado fora do local protegido.

 O que considerar como sim, sim parte do período e não (considerando o período especificado no item acima):

 6 dias na semana o veículo fica em local protegido e 1 dia fica fora do local protegido – SIM  4 dias na semana o veículo fica em local protegido e 3 dias fica fora do local protegido – PARTE

DO PERÍODO

 3 dias na semana o veículo fica em local protegido e 4 dias fica fora do local protegido – PARTE DO PERÍODO

 5 dias na semana o veículo fica em local protegido e 2 dias fica fora do local protegido – PARTE DO PERÍODO

 2 dias na semana o veículo fica em local protegido e 5 dias fica fora do local protegido – NÂO  1 dia na semana o veículo fica em local protegido e 6 dias fica fora do local protegido - NÂO  Uso do Veículo – (QSAR até Nov/2010)

“O veículo a ser segurado é utilizado para efetuar visitas pertinentes ao trabalho e/ou fornecedores e/ou para prestar serviços a terceiros e/ou para transporte remunerado de pessoas?”

As alternativas de resposta são: | | Sim

| | Não, veículo de uso exclusivo para lazer | | Não, veículo utilizado para locomoção diária  Residentes entre 18 e 24 anos:

Considere tanto as pessoas que partilham do convívio diário do Principal Condutor quanto aqueles que, por exemplo, durante a semana trabalham/estudam em outra localidade, mas passam todos os finais de semana na residência dele.

 Nos últimos 24 meses o condutor foi vítima de roubo ou furto

Considere os veículos furtados ou roubados independente de ter seguro ou não. IMPORTANTE:

 Quando o veículo for utilizado tanto para locomoção diária quanto para lazer, o cliente/corretor deverá optar pela alternativa: “Não, veículo utilizado para locomoção diária”.

 Nas contratações Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. para um novo período, em que na vigência anterior foi informada “Não”, a proposta será enviada com a resposta convertida para: “Não, veículo utilizado para locomoção diária”.

OBSERVAÇÃO

Independente da frequência, a questão de Uso do Veículo é focada na utilização. INDICAÇÃO DE CONDUTORES

IMPORTANTE (QSAR A PARTIR DE OUT/2011):

Para apólices emitidas a partir do questionário de Out/2011 não haverá o preenchimento da lista de condutores, será considerado somente o condutor principal. Caso haja condutores jovens será necessário sinalizar somente na pergunta “Existem residentes entre 18 e 24 anos?”

Em casos em que a renovação da apólice for com o perfil antigo, haverá a necessidade de preencher a lista de condutores.

Este tópico deve ser respondido somente no caso de segurado Pessoa Física e está dividido em três partes, sendo:

CONDUTOR PRINCIPAL

Nesta questão deve ser informado o condutor que mais utiliza o veículo, independente do grau de relação com o segurado. Entende-se como principal condutor principal é aquele que dirige o veículo mais de 85% do tempo na semana ou o condutor mais jovem que dirige o veículo. Caso o condutor principal não resida com o segurado:

 Ele deve ser informado obrigatoriamente;

 Se não for possível definir quem é o condutor principal, deve ser informado o condutor mais jovem. Se o SEGURADO não for o condutor principal, deve ser incluído na relação de pessoas que residem com o segurado / condutor principal e dirigem o veículo.

 Pessoas que residem com o condutor principal e dirigem o veículo.

Devem ser informadas obrigatoriamente todas as pessoas que dirigem o veículo, mesmo que esporadicamente, e residam com o segurado / condutor principal.

 Empregados do Segurado que dirigem o veículo.

Devem ser relacionados todos os empregados do segurado que utilizam o veículo, mesmo que esporadicamente, sendo admitidas somente situações eventuais.

 Segurado possui mais de 7 condutores (residentes / empregados)

Devem ser relacionados todos os residentes e empregados do segurado que utilizam o veículo, mesmo que esporadicamente, iniciando pelo mais novo, os demais devem ser relacionados à parte e anexado à proposta.

Perguntas Consequências

Até Nov/2010

Estas perguntas são específicas do Seguro Auto Jovem Itaú, devendo ser respondidas somente para tais contratações. Se constatado, a qualquer momento, incorreção entre a realidade e a resposta fornecida pelo Segurado, a mesma será corrigida por aditamento e

Segurado trabalha? Segurado tem filhos?

Qual o grau de escolaridade do Segurado?

Informar o grau completo, não o que está cursando.

O Segurado está estudando atualmente (Cursos da Grade Curricular Normal do MEC, Línguas Estrangeiras ou Pré-vestibulares)?

A partir de Dez/2010 O principal condutor trabalha?

ESCLARECIMENTOS

Segurado está estudando atualmente (Cursos de Grade Curricular Normal do MEC, Línguas Estrangeiras ou Pré-vestibulares)? (Específica para o Seguro Auto Jovem Itaú) Considerar apenas Cursos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Fundamental e Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Ensino Superior autorizados pelo MEC. Não devem ser consideradas academias, etc.

 ADITAMENTOS DE ALTERAÇÃO/ CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO

Alteração solicitada pelo segurado Correções constatadas pela Itaú Seguros de Auto e Residência S.A.

O aditamento será providenciado, podendo gerar ou não diferença de prêmio.

O risco será reclassificado, podendo gerar ou não diferença de prêmio.

 INCLUSÃO E ALTERAÇÃO DE DADOS RELATIVOS AO QUESTIONÁRIO

SUPLEMENTAR DE ANÁLISE DE RISCO.

 Esse tipo de aditamento é utilizado única e exclusivamente para alteração dos dados constantes no Questionário Suplementar de Análise de Risco. Para demais aditamentos que não possam ser calculados no Portal, solicitem cálculo à Central de Atendimento ao Corretor.

A utilização incorreta para cálculo do aditamento poderá gerar eventual diferença de prêmio e eventual cobrança ao Cliente.

Documentos relacionados