• Nenhum resultado encontrado

Quais benefícios da agrobiodiversidade são percebidos?

O uso da agrobiodiversidade como estratégia de produção de alimentos em assentamento de reforma agrária

1 relacionam-se diretamente com a agrobiodiversidade

3.3. Agricultores e a agrobiodiversidade

3.3.2. Quais benefícios da agrobiodiversidade são percebidos?

Durante a pesquisa, os agricultores/as discorreram sobre as influências da agrobiodiversidade no ambiente e em suas próprias vidas. A agrobiodiversidade no cenário rural foi considerada uma força ativa no ambiente, com seus elementos animais e vegetais contribuindo para a formação dos agroecossistemas. Foram criadas seis categorias de análise que aglutinam as declarações dos agricultores de acordo com potenciais benefícios ou prejuízos resultantes da relação com a biodiversidade do assentamento. A

Tabela 12 representa as seis categorias criadas pelo pesquisador e o número

de citações pelos agricultores durante as visitas.

Tabela 12: Representação da percepção dos agricultores acerca dos benefícios e prejuízos advindos da relação com a biodiversidade natural. À esquerda, categorias criadas e à direita, número de citações

Categorias Número de citações

Inconveniências da biodiversidade animal não planejada 8

Importância da diversidade de árvores 7

Agrobiodiversidade e conservação de recursos 4 Importância da biodiversidade animal não planejada 4 Necessidade da conservação da biodiversidade para produção agrícola 3 Importância da natureza para qualidade de vida 3

Inconveniências da biodiversidade animal não planejada

“Eu não planto arroz porque passarinho vem comer tudo. Mas se todo mundo plantar, isso não vai acontecer. O problema é só um ou outro que quer plantar, aí eles vem e come tudo” (Sr. S.).

Esta categoria incluiu todas as citações que se referem aos aspectos negativos da biodiversidade animal não planejada. Oito famílias relataram que este componente da agrobiodiversidade pode causar prejuízo às atividades agrícolas ou ameaça a vida das famílias. As formigas são vistas pela maioria como animais desfavoráveis, pois causam prejuízos nos plantios. Alguns agricultores reconhecem que estas ocorrências são sintomas do desequilíbrio no assentamento. As abelhas cachorro também foram citadas como animais desfavoráveis, pois comem as flores dos cultivos. Os tatus foram citados por comerem as mandiocas e um agricultor disse não mais plantar arroz, pois senão os pássaros comem tudo. O agricultor reconhece que se o cultivo do arroz fosse adotado em outros lotes, os pássaros não comeriam toda a

62 produção de um lote. Escorpiões, cobras, aranhas, outros animais peçonhentos e a onça foram relatados como perigosos à sobrevivência.

Importância da diversidade de árvores

Esta categoria representa a importância das árvores nos agroecossistemas segundo os relatos dos agricultores. Houve duas citações da importância da diversificação do componente arbóreo para alimentação humana e animal. Um agricultor citou a importância da sombra proporcionada pelo componente arbóreo na regulação térmica próxima a casa e dois citaram sua importância no pasto, aumentando o conforto para o rebanho na pastagem. Dois agricultores citaram a importância das árvores no fornecimento de madeira, um deles demonstrou interesse em plantar mogno e eucalipto.

Agrobiodiversidade e conservação de recursos

“De 1996 para cá parou de queimar e a água voltou” (Sr.J.).

"Eu sou analfabeto de pai e mãe, mas eu sou implicado, de uma coisa eu sei, a árvore protege a água" (J. C.).

Esta categoria abrange relatos dos agricultores que demonstraram alguma relação da biodiversidade do agroecossistema com a conservação das fontes de recurso. Quatro relatos demonstraram a influência, positiva ou negativa, dos cultivares para a regulação dos recursos do ambiente. Dois agricultores relacionaram a degradação do solo no assentamento à cultura da cana associada ao fogo, extensamente utilizada no passado da fazenda. Neste caso a simplificação da agrobiodiversidade do sistema foi relacionada à degradação das fontes de recurso no assentamento. O agricultor afirmou que depois que a cana foi tirada e com o cessar das queimadas, a água disponível no local aumentou.

Dois agricultores relataram efeitos opostos das bananeiras em nascentes. Em um caso, o agricultor afirmou que as bananeiras ajudam a deixar a “terra fresca” e que a água não diminui na época da seca, outro disse que elas secam a nascente (informação que segundo o agricultor foi repassada por um técnico).

Importância da biodiversidade animal não planejada

Esta categoria abrange as citações que atribuíram valor e benefícios à biodiversidade animal não planejada dos agroecossistemas. Ocorreram quatro citações da importância dos animais silvestres e suas funções ecológicas no ambiente, tanto na polinização das plantas pelas abelhas, como na dispersão de sementes. Um agricultor citou a importância da biodiversidade animal não

63 planejada no controle do equilíbrio biológico entre os cultivos e herbívoros predadores.

Necessidade da conservação da biodiversidade para produção agrícola

"Se eu almoçar hoje e quebrar o meu prato, onde é que eu vou comer amanhã? É fazer de tudo para produzir uma verdura como se fosse para gente mesmo. Se produzir uma verdura boa é só nós mesmo que vamos ganhar" (Sr.J.).

Esta categoria representa os relatos dos agricultores que demonstram o entendimento da necessidade da conservação de toda a biodiversidade para a sustentabilidade e a perpetuação da produção agrícola nas zonas rurais. Três agricultores relataram a importância da conservação natureza e da biodiversidade para a produção agrícola, como necessidade para sobrevivência. Um deles citou a importância de práticas da agricultura natural. Um agricultor relacionou as matas como fonte de recursos para produção na zona rural, das quais se pode obter sementes e outros materiais, como fibras vegetais, para a produção de artesanato.

Importância da natureza para qualidade de vida

Esta categoria temática apresenta os relatos que relacionaram a natureza e sua conservação com a qualidade de vida humana. Três famílias relacionaram a natureza com o sossego e a presença de pássaros com um ambiente equilibrado e harmonioso. Segundo elas, estes elementos aumentam a motivação e a disposição dos agricultores, e consequentemente a qualidade de suas vidas.