• Nenhum resultado encontrado

3.4 – QUAL SERIA A ESTRATÉGIA NO PROCESSO SELETIVO?

Hoje em dia as empresas que tem como objetivo o desenvolvimento e a retenção de pessoas terá um retorno mais acessível subsequente de um crescimento mais sustentável. Ou seja, avaliar um candidato passou a ser uma atividade intensiva, necessitando de bastantes detalhes, extraindo o máximo de informações e qualidades referente ao profissional.

Com isso, os líderes devem participar do processo seletivo, onde deverão estar alinhados com os desafios em destaque naquele momento em que a empresa está passando, pois como já tem uma noção maior do que a área precisa, isso irá ajudar na escolha de um candidato ideal. Lembrando que, atualmente os candidatos estão bem mais exigentes tanto em questão de reconhecimento salarial quanto na evolução de sua carreira dentro da empresa por um curto prazo.

Desta forma, um ponto ao qual se deve trabalhar dentro das organizações é a motivação dos funcionários, reconhecendo o trabalho efetuado, para que assim se possa ter uma diminuição nas demissões e o controle de absenteísmo, para isso é preciso a ajuda das equipes de treinamento e desenvolvimento.

E podemos dizer que hoje em dia o que está sendo muito valorizado é o potencial tanto emocional quanto o intelectual. Vale ressaltar também que a avaliação psicológica não deve ser dispensada, pois é através dela que poderemos avaliar o comportamento e a personalidade do candidato. Visando também buscar um profissional que tenha iniciativa,facilidade de se interagir, seja comprometido, dinâmicoe eficiente. Com isso, não basta selecionar o candidato ideal, e sim conseguir atraí-lo e convencê-lo a trabalhar na empresa.

O objetivo do presente trabalho foi analisar como o mercado de trabalho efetua o recrutamento e analisa os candidatos, e quais são as consequências que podem ocorrer na gestão e nos resultados empresariais com a escolha feita.

A cada dia que passa a dificuldade e desconhecimento dos cargos e perfis desejados na escolha de um candidato ideal aumenta, pois existe a falta de alinhamento por parte dos psicólogos às estratégicas das empresas. E com isso, na maioria das vezes, com o passar dos dias, chega-se a conclusão de que a pessoa escolhida não está atingindo as expectativas da empresa, o que leva a gerar custos e a queda de produtividade.

Atualmente as transformações têm sido intensas no mundo do trabalho, até mesmo pelo fato determos passados por muitos governos nos últimos 10 anos. E com isso, o mercado de trabalho não ficou fora dessas modificações, e dai, vem surgindo semprenovos desafios, tanto para as pessoas quanto para as empresa. E uma das coisas que acabou impactando foi o networking dos profissionais,pois foram as aparições dos celulares com acesso a internet e também o surgimento das redes sociais, como:Facebook, Twitter, Linkedin.

Desta forma, a competitividade e a exigência aumentam a cada dia, pois as empresas estão adotando uma política administrativa que determina maior capacitação dos candidatos, onde os critérios e os pré-requisitos na hora da seleção de pessoas são bastaste exigentes. Os trabalhadores se veem inserido em grandes e constantes desafios sendo os responsáveis pelo seu processo de formação, e obrigados a estarem sempre atualizados, determinando sempre um novo projeto educativo, independente da área, função ou nível hierárquico que esteja atuando no momento, se engajando em padrões de qualificações e capacitação.

“Um novo conceito de qualificação profissional, não mais pautado em habilidades específicas, típicas de um determinado posto de trabalho ou ocupação, mas sim com base em uma educação geral, sólida e ampla o suficiente para que o individuo possa, ao longo de seu ciclo produtivo, acompanhar e se ajustar as mudanças dos processos produtivos, que deverão se tornar cada vez mais frequentes.” (Fogaça, 1999, p.56).

Com isso, as empresas exigem que o trabalhador invista nele mesmo como profissional, sendo mais polivalente, multifuncional, que esteja sempre disponível para atender as necessidades da organização e do mercado, e que tenha ideias e criatividades para modificações, tendo comprometimento e capacidade de manipular e analisar as situações e/ou problemas solucionando-os.

“A retórica em defesa de reformas na educação, que vai muito além do que os documentos oficiais quer transformar corações e mentes. O âmago das reformas não está nas mudanças objetivas, formais e técnicas das políticas públicas, mas na consolidação de uma racionalidade que deverá orientar a educação de massas no mundo ocidental globalizado” (Miranda, 2005, p640).

Uma das coisas ao quais os trabalhadores estão visando muito é a qualidade de vida, onde estão procurando trabalhar perto de casa. Porém, eles não visam somente isso, as pessoas estão buscando também a qualidade nos produtos, serviços em todos os setores.

Podemos dizer que o recrutamento tem como finalidade selecionar pessoas mais comprometidas e engajadas com o ideal empresarial para que assim tenhamos a diminuição no número da rotatividade de pessoas dentro da Empresa. Desta forma, a área de recrutamento e seleção tenha muito a desenvolver na parte do conhecimento em relação a métodos e técnicas para seleção de pessoas, reduzindo assim o trabalho operacional e aprimorando mais a área de planejamento, orientação, execução e avaliação.

Desta forma, as organizações precisam exigir mais qualidades em seu serviço prestado, porém, com um custo reduzido ficando sempre de olho na concorrência, almejando assim o futuro promissor da empresa.

ANEXOS

1

Nome do Participante:_______________________________________________________ Data: ___/___/___ a ___/___/___Local:________________________________________ Nome do Programa:_________________________________________________________

Avalie os itens abaixo, assinalando de 1 (grau de menor satisfação) a 5 (grau de maior satisfação), conforme sua percepção: 1. Programação e Desenvolvimento

Seq. Item 1 2 3 4 5

1.1. Contéudo

1.2. Encadeamento do conteúdo 1.3. Carga horária

1.4. Equilíbrio conceitos e prática 1.5. Qualidade material didático 1.6. Adequação conteúdo às expectativas 1.7. Avaliaçãogeral

2. Instrutores

Seq. Item 1 2 3 4 5

2.1. Domínio do assunto

2.2. Clareza na exposição dos assuntos 2.3. Capacidade em prender a atenção do grupo 2.4. Relacionamento com o grupo

2.5. Planejamento/utilização tempo disponível 2.6. Freqüência e pontualidade

2.7. Avaliação geral 3. Participante

Seq. Item 1 2 3 4 5

3.1. Integração com demais participantes 3.2. Nível de participação nos temas 3.3. Freqüência e pontualidade

3.4. Nível de aproveitamento como um todo 4. Geral

Seq. Item 1 2 3 4 5

4.1. Recursos e equipamentos disponíveis 4.2. Instalações

4.3. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes transmitidos. 4.4. Atingimento dos objetivos

Comentários/sugestões: ________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

Quadro 2: Exemplo de um teste de Personalidade

BIBLIOGRAFIA

Documentos relacionados