• Nenhum resultado encontrado

O QUALIS DA CAPES, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E O ENSINO DE FILOSOFIA

4 O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

4.3 O QUALIS DA CAPES, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E O ENSINO DE FILOSOFIA

O trabalho de levantamento e pesquisa da produção acadêmica no que concerne ao Ensino de Filosofia na Escola Média orientou-se por uma série de procedimentos metódicos

ou delimitadores, aqui utilizados, para que nosso objetivo se cumprisse e, assim,

obtivéssemos material necessário para darmos continuidade no caminho a ser trilhado, desde a definição do problema até possíveis interpretações e observações sobre a produção encontrada.

Nesse ponto, realizamos o levantamento da produção científica nos periódicos de Educação e de Filosofia, como mencionado anteriormente. Primeiramente, procuramos demarcar os periódicos enquadrados em estratos indicativos da qualidade A1, A2, B1 e B2, em Educação e Filosofia/Teologia subcomissão Filosofia, respectivamente, segundo critérios Qualis e localizados no aplicativo WebQualis do Portal CAPES.

Antes, entendemos ser fundamental especificar que: “Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação” stricto sensu, conforme pode ser observado no próprio site da CAPES8. O Qualis tem por objetivo atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e utiliza informações disponibilizadas por meio do aplicativo Coleta

de Dados9. Consequentemente, oferece uma lista com a classificação dos veículos

utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. Observamos no momento do levantamento que a estratificação da qualidade da produção é feita de forma indireta. O Qualis confere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, dos periódicos científicos. Esse processo é feito anualmente e a classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação. Vale ressaltar que, devido a esse aspecto, o mesmo periódico pode receber diferentes avaliações ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, como foi verificado no momento em que foram mapeados os periódicos objetos da presente pesquisa.

8 Disponível em: <https://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao- intelectual>. Acesso em: 28 ago. 2014.

9 O Aplicativo Coleta de Dados CAPES é um sistema informatizado desenvolvido com o objetivo de coletar informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/coleta-de-dados>. Acesso em: 31 mar. 2014.

Outra observação refere-se ao WebQualis. Esse é o aplicativo que permite a classificação e a consulta ao Qualis das diversas áreas. Nele encontram-se os critérios utilizados para a classificação de periódicos. Como aplicativo externo ao Sistema de Coleta de Dados, o WebQualis é utilizado para classificar os veículos de divulgação da produção científica dos programas de pós-graduação no país, visando ao aperfeiçoamento dos indicadores que subsidiam a avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Dito isso, procedemos à consulta da classificação dos periódicos de Educação e de Filosofia, para, a partir destes, identificar a presença de artigos científicos cujo assunto referia-se ao Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Assim, efetuamos o acesso ao aplicativo

WebQualis (localizado no Portal Periódicos CAPES <http://www.periodicos.capes.gov.br/>).

Nele, realizamos a consulta, procedendo da seguinte maneira:

Já no aplicativo WebQualis, na aba “Consultar”10, selecionamos “Classificação”. Em seguida, clicamos na aba “Classificação/Área de Avaliação”, para selecionar a área de avaliação que se deseja consultar. Inicialmente, selecionamos a área “Educação” e, em seguida, os estratos definidos anteriormente para o presente levantamento. Os resultados que obtivemos para esse primeiro levantamento estão dispostos na tabela 1 que segue.

Tabela 1 - Número de periódicos de Educação encontrados nos estratos A1, A2, B1, B2

Estrato Total encontrado

A1 114

A2 169

B1 322

B2 377

Fonte: Elaborada pelo autor.

Seguiu-se, então, o levantamento dos Periódicos de Filosofia, segundo os mesmos critérios determinados nos periódicos de Educação. Os motivos que levaram à busca pelos periódicos de Filosofia referem-se, essencialmente, ao fato de que o debate sobre o Ensino de Filosofia também deve ser objeto de interesse e preocupação dos programas de graduação e pós-graduação dessa área de conhecimento. Em consulta ao WebQualis, agora na área de avaliação Filosofia, foi encontrada e selecionada para pesquisa e levantamento a seguinte classificação: Filosofia/Teologia: subcomissão Filosofia; uma vez que essa classificação refere-se diretamente aos periódicos propriamente de Filosofia e, a

10 O WebQualis pode ser acessado no seguinte endereço:

subcomissão Teologia, refere-se mais diretamente aos periódicos dos programas de pós- graduação em Teologia. Os resultados obtidos foram os seguintes (ver Tabela 2):

Tabela 2 - Número de periódicos de Filosofia encontrados nos estratos A1, A2, B1, B2

Estrato Total encontrado

A1 16

A2 40

B1 103

B2 68

Fonte: Elaborada pelo autor.

Ao darmos continuidade ao procedimento metodológico, cujo objetivo foi delimitar ainda mais o foco de interesse, utilizamos como critério de recorte e seleção, para identificação das produções em artigos científicos, apenas os periódicos dos programas de pós-graduação brasileiros, já que o intento do presente estudo refere-se ao Ensino de Filosofia no Brasil. Dessa forma, foram descartados todos os periódicos não brasileiros.

Identificados os periódicos nacionais, o próximo passo foi o acesso direto aos periódicos para, neles, fazendo uso das palavras-chave: “Ensino de Filosofia”, “Filosofia no Ensino Médio” e “Professor de Filosofia”, na ferramenta de busca de cada periódico, obter acesso aos artigos e às produções sobre o objeto da pesquisa. Antes, porém, é necessária uma observação: Na utilização das palavras-chave “Ensino de Filosofia” e “Filosofia no Ensino Médio”, apenas a primeira - “Ensino de Filosofia” - apresentou os resultados aqui obtidos. Muito raramente a segunda palavra-chave - “Filosofia no Ensino Médio”- apresentou resultados. Quando estes foram obtidos, constatamos de imediato que eram os mesmos encontrados na primeira palavra-chave. O mesmo ocorreu quando foi utilizada a palavra- chave “Professor de Filosofia”, como veremos e descreveremos mais adiante. O produto final dessa etapa feita nos periódicos de Educação está disposto da seguinte maneira (Tabela 3):

Tabela 3 - Área de Avaliação: Educação: seleção dos periódicos e total de artigos encontrados sobre o tema “Filosofia no Ensino Médio”

A1

A2

B1

B2

Total de Periódicos Encontrados

114

169

322

377

Total de Periódicos Não Brasileiros

77

90

170

129

Total de Periódicos Brasileiros

37

79

152

248