• Nenhum resultado encontrado

Quantificação e Tipologia das Instalações Desportivas

12. Apresentação dos Resultados

12.1. Quantificação e Tipologia das Instalações Desportivas

12.1.1. Dados integrais

As instalações desportivas pertencentes ao sistema escolar do ensino público do Concelho de Viseu perfazem um total de 45, tal como indicado no quadro abaixo apresentado.

Quadro 89 - Instalações desportivas escolares situadas no Concelho de Viseu

 Na medida em que o Pré-Escolar e o 1º CEB dispõem e utilizam as mesmas instalações desportivas, o

número total de instalações a considerar será 45.

Analisando o mesmo, ao considerarmos o número de instalações desportivas em função do número de instituições escolares do ensino público encontradas, constatamos a existência de um rácio de aproximadamente 4 escolas por instalação desportiva. Por seu lado, tendo em conta que o número de alunos matriculados no Concelho é de, sensivelmente 15000, averiguamos também um rácio de 333 alunos por instalação desportiva.

Não obstante, o primeiro rácio, anteriormente apresentado, apenas poderá ser considerado se atendermos ao facto de que existem escolas que possuem mais do que uma instalação desportiva. Doutra forma, ao analisarmos os rácios para cada grau de ensino, verificamos um rácio de aproximadamente 17 escolas para cada instalação desportiva no Pré-Escolar e um rácio de aproximadamente 25 escolas para cada instalação desportiva no 1º Ciclo do Tipologia de escola de acordo

com o grau de ensino

N.º de instituições escolares N.º de instalações desportivas por grau de ensino Escolas sem qualquer instalação desportiva Escolas com uma instalação desportiva Escolas com mais de uma instalação desportiva

Jardim de Infância (Pré-Escolar) 52 3 49 3 0

EB1 (1º ciclo) 99 4 95 4 0 EB 1,2 (1º e 2º ciclos) 1 2 0 0 1 EB 2,3 (2º e 3º ciclos) 8 26 0 0 8 Secundário 3 12 0 0 3 Formação Profissional 1 1 0 1 0 TOTAL 164 48 144 8 12

Ensino Básico, valores que alertam para a precariedade existente nos graus de ensino mais precoces.

Por outro lado, os resultados permitem-nos também inferir que, à medida que evoluímos no grau de escolaridade, quer as Escolas sedes de Agrupamento, quer as pertencentes ao Ensino Secundário, possuem mais do que uma instalação desportiva, possibilitando então uma maior abertura à prática desportiva.

Contudo, estes valores tornam-se preocupantes quando verificamos que 88% das escolas verificadas não possuem qualquer tipo de instalação desportiva, sendo que apenas uma minoria, neste caso 5%, possui apenas uma instalação desportiva, assim como 7% possuem mais do que uma instalação disponível à prática desportiva.

Quadro 90 - Tipologia de instalações desportivas escolares situadas no Concelho de Viseu

Tipologia

Campos Sala Piscina

Pista Espaço

Ext.

Outros

Espaços TOTAL

Grande Pequeno Pavilhão Sala Coberta Desc.

N.º 0 21 8 13 0 0 0 0 3 45

No que concerne à tipologia das instalações desportivas, é possível verificar que a sua distribuição que a sua distribuição é, apesar de escassa, substancialmente homogénea, uma vez que os Pequenos Campos representam, no seu conjunto, 47 % do total de instalações (21 Pequenos Campos), a mesma representatividade que o somatório dos Pavilhões e Salas de Desporto tende a possuir (8 Pavilhões e 13 Salas de Desporto). Enquanto que os Pavilhões atingem os 18%, as Salas de Desporto apresentam uma representatividade de 29%. Relativamente aos restantes tipos de instalações desportivas (3 campos desportivos), a sua expressão é ainda mais reduzida,

instalações descobertas, contabilizando 24, enquanto que os 47% são compostos por instalações cobertas (21). Tal significa a existência um rácio de 625 alunos por instalação descoberta, assim como um rácio de 714 alunos por instalação coberta.

12.1.2. Dados em função dos Agrupamentos de Escolas / Escolas Não Agrupadas

Através da análise do quadro 91, verificamos a existência de uma distribuição algo homogeneizada, no que concerne ao número de instalações desportivas localizadas nos diferentes Agrupamentos de Escolas (AE).

Em concreto, não existe grande discrepância entre os agrupamentos no que se refere ao número de instalações que possuem, destacando-se o AE de Mundão com o maior número de instalações, neste caso 6, contrastando com o AE de Marzovelos, que possui o menor número de instalações, concretamente 2. Os restantes AE situam-se num intervalo de posse situado entre 3 a 5 instalações pelo que, curiosamente, possuem aproximadamente o mesmo número de instalações desportivas que as escolas do Ensino Secundário (ES).

A título de exemplo, a ES Emídio Navarro, não só possui o mesmo número de instalações que o AE Grão Vasco, como também ultrapassa o AE de Abraveses, o que nos leva a constatar que a aposta no fomento e desenvolvimento da prática desportiva possui proporções maiores nas etapas mais avançadas da escolaridade obrigatória.

Por fim, a instituição escolar pública que possui o menor número de instalações desportivas é, neste caso, o Centro de Formação Profissional de Viseu, apresentando apenas 1 Pequeno Campo. Ainda que, em termos absolutos, certos AE possuam menos instalações desportivas que escolas do ES, o somatório das instalações de todos os AE, que perfaz um total de 31, supera substancialmente o número de instalações observadas nas ENA, com um total de 14.

Quadro 91 - Instalações desportivas situadas no Concelho de Viseu, por Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas

Agrupamento de Escolas Grande Campo Pequeno Campo

Pavilhão Sala Piscina

coberta Piscina descoberta Espaço Exterior Outros TOTAL AE Abraveses - 1 1 1 - - - - 3 AE Grão Vasco - 2 - 2 - - - 1 5 AE Infante D. Henrique - 1 1 2 - - - - 4 AE Marzovelos - 1 - 1 - - - - 2 AE Mundão - 2 1 1 - - - 2 6 AE Silgueiros - 2 1 1 - - - - 4 AE Vil de Souto - 1 1 1 - - - - 3 AE Viso - 2 1 1 - - - - 4

ESCOLAS NÃO AGRUPADAS (ENA)

ES Alves Martins - 3 1 1 - - - - 5

ES Emídio Navarro - 3 - 2 - - - - 5

ES Viriato - 2 1 - - - - 3

CFP Viseu - 1 - - - 1

TOTAL 21 8 13 - - - 3 45

Quanto à tipologia das instalações, concluímos que os pavilhões apenas existem nas escolas sedes de agrupamento, concretamente um por sede, o que perfaz um total de 8. Denota-se um padrão no respeitante ao tipo de instalações encontradas no Concelho, verificando-se a predominância dos Pequenos Campos, Pavilhões e Salas de Desporto, sendo estas últimas destinadas, sobretudo, à prática de actividades gímnicas, ao que designamos habitualmente de “ginásios escolares”. Os AEs Grão Vasco, Mundão, Silgueiros e Viso destacam-se pela posse de 2 Pequenos Campos, quando comparados com os AEs Infante D. Henrique, Marzovelos e Vil de Souto, que apenas possuem 1 Pequeno Campo.

No que se refere às ENA, verificamos que as ES Alves Martins e Emídio Navarro possuem o mesmo número de Pequenos Campos, neste caso 3, contrastando com a ES Viriato, que possui 2 Pequenos Campos, e com o Centro de Formação Profissional de Viseu, que apenas possui 1 único Pequeno Campo.

existência de 3 campos desportivos, de terra batida que, com dimensões ligeiramente inferiores aos Pequenos Campos e que não permitem a realização de diversas modalidades, todas estes descobertos.

No que concerne à cobertura, ou não, das instalações, verificamos novamente uma relação sem variâncias significativas, respeitantes ao número total, ainda que existam mais instalações descobertas, neste caso 24, contrastando com 21 instalações cobertas.

Quadro 92 - Rácio de alunos por instalação desportiva e por total de instalações, por Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas

Agrupamento de Escolas N.º total Instalações Total Alunos Rácio Alunos/Total Instalações

AE Abraveses 3 1829 610 AE Grão Vasco 5 2012 402 AE Infante D. Henrique 4 1624 406 AE Marzovelos 2 1103 552 AE Mundão 6 889 148 AE Silgueiros 4 674 169 AE Vil de Souto 3 815 272 AE Viso 4 1736 434

ESCOLAS NÃO AGRUPADAS (ENA)

ES Alves Martins 5 884 177

ES Emídio Navarro 5 2172 434

ES Viriato 3 1207 402

TOTAL 44 14945 4185

Não tendo sido possível obter o número de alunos matriculados no Centro de Formação Profissional,

a instalação desportiva que esta instituição possui foi subtraída ao número total de instalações.

Respeitante ao rácio entre o número de alunos matriculados em cada AE e ENA, e o número de instalações desportivas aí localizadas, verificamos que o cenário não é idêntico para todos os contextos. Vejamos, enquanto que, a título de exemplo, o AE de Abraveses possui um rácio superior a 600 alunos por instalação, os AEs de Mundão e Silgueiros possuem rácios aproximadamente iguais ou inferiores a 200 alunos por instalação.

No que concerne às ENA, os rácios são mais aproximados, concretamente nas ES Emídio Navarro e Viriato, ainda que a primeira possua um número total de alunos bastante superior à segunda, no entanto, a ES Emídio Navarro possui também mais 2 instalações desportivas que a ES Viriato, daí a aproximação dos valores encontradas.

Será relevante referir que os dados respeitantes ao número de alunos matriculados nas escolas foi adquirido através da consulta da Carta Educativa do Município de Viseu (Ribeiro et al., 2006), uma vez não existirem dados mais actualizados, pelo que os resultados apresentados poderão ter já sofrido alterações.