• Nenhum resultado encontrado

Quem são os contadores de histórias

3.1 Os contadores de histórias em suas respectivas individualidades

3.2. Quem são os contadores de histórias

Para melhor visualização do conjunto dos depoentes, apresentamos a seguir a análise sobre aspectos relativos ao grupo entrevistado. Trata-se de dados quantitativos relacionados aos seguintes itens: gênero, idade, estado civil, escolaridade, profissão/ocupação, renda e religião.

O Quadro Geral nº 1 compõe o perfil dos oito contadores de história, mostrando algumas de suas características gerais, suas semelhanças e diferenças.

Quadro Geral nº 1: Perfil dos contadores de histórias

Contador de

história Gênero Idade Estado civil Escolaridade Profissão/ Ocupação Previdência Social Renda * Religião 1 F 68 Casada 4ª Série Do Lar Não

beneficiária 1 SM Católica 2 F 75 Viúva 3ª Série Ajudante geral Pensionista 1 SM Católica 3 F 75 Viúva 3ªSérie Do Lar Pensionista 1 SM Católica 4 F 76 Viúva Sup. S. Social

e Nutrição Assis. Social e Professora Universitária

Aposentada e

Pensionista 15 SM Católica

5 F 68 Casada

(Separada) Sup.Turismo Aux. Administradora Redação beneficiária Não 11 SM Católica

6 M 89 Viúvo Sup.

Contabilidade Administrador Contador e Aposentado 19 SM Judaica/ Israelita 7 F 60 Solteira Ensino Médio Secretária Aposentada e

Pensionista 15 SM Católica

8 F 85 Viúva Sup.

Incompleto Roteirista, Crítica Tradutora, Literária e Jornalista

Aposentada 20 SM Agnóstica

Pode-se visualizar que é um grupo predominantemente do gênero feminino. As demais colunas mostram que o grupo é heterogêneo quanto ao estado civil, com predominância de viúvos. Quanto à escolaridade do grupo, é variável, havendo desde o Ensino Fundamental incompleto até o Superior completo. Por conseqüência, as profissões/ocupações variam desde atividades do lar até atividades altamente especializadas intelectualmente. Observa-se que alguns não têm vínculo previdenciário devido à não contribuição e à ausência de trabalho. Outros têm benefícios de aposentadoria e/ou pensão, por falecimento do cônjuge. A maioria professa a religião católica.

Para melhor visualizar o perfil do grupo entrevistado, apontado no Quadro Geral nº 1, apresentaremos a seguir tabelas e gráficos que especificam as características.

Tabela nº 1 – Distribuição dos entrevistados segundo o gênero

Gênero Incidência %

Feminino 07 87,5%

Masculino 01 12,5%

Total 8 100,0%

Fonte: Dados primários da pesquisa

Observa-se, na tabela acima, que há predominância do sexo feminino entre o grupo de contadores de histórias entrevistados, com 7 mulheres e 1 homem, representando respectivamente 87,5% e 12,5%. Pode-se inferir que a atividade de contar histórias desperta mais interesse no sexo feminino, devido à proximidade das mulheres em relação às crianças, quanto aos cuidados maternos na fase infantil.

Gráfico nº 1 - Distribuição por Faixas Etárias: 37,5% 25% 37,5% 2 3 3 Faixa Etária 70 a 7960 a 69 80 a 89

Todos os entrevistados têm mais de 60 anos, situando-se entre 60 e 89 anos. O gráfico nº 1 acima mostra que o grupo entrevistado apresenta 75,0% de idosos na faixa etária entre 70 e 89 anos.

A tabela seguinte mostra a distribuição dos entrevistados segundo o estado civil.

Tabela nº 2 - Distribuição dos entrevistados segundo o estado civil

Estado civil Incidência %

Solteiro Casado Casado (separado) Viúvo 01 01 01 05 12,5% 12,5% 12,5% 62,5% Total 08 100,0%

Fonte: dados primários da pesquisa

Quanto ao estado civil, encontramos 5 viúvos, sendo apenas um do sexo masculino. É possível que a perda do companheiro e a viuvez despertem o desejo ou a necessidade de realizar trabalhos voluntários, como forma de preenchimento dos espaços afetivos e do tempo disponível. Isso também pode ser verdadeiro para as pessoas separadas e solteiras, sendo que, na nossa

pesquisa, encontramos uma entrevistada solteira e uma entrevistada casada, separada, conciliando as atividades do lar e as de voluntariado.

Gráfico nº2 - Conjunto dos entrevistados segundo a escolaridade.

0% 0%

37,5%

62,5%

Ens. Fund. Incompleto Ens. Fund. Completo Ens. Médio Ens. Superior Completo

Escolaridade

Quanto à escolaridade, pode-se observar que 37,5% dos depoentes apresentam o Ensino Fundamental incompleto. Essas entrevistadas eram contadoras de histórias do Projeto Pic Será da Prefeitura (extinto há 2 anos). Em contraposição, os demais entrevistados, 62.5%, apresentam o nível universitário ou equivalente, realizando a atividade de contar histórias em diversos recursos da comunidade, hospitais, creches e outros.

A tabela seguinte mostra a distribuição dos entrevistados segundo profissão e ocupação.

Tabela nº 3 - Distribuição dos entrevistados segundo profissão e ocupação

Profissão/ ocupação Incidência %

Do lar 02 25,0%

Ajudante geral 01 12,5%

Assist. Social/ Prof. univ. 01 12,5%

Aux. Redação/Administrador 01 12,5%

Contador/Administrador 01 12,5%

Secretária 01 12,5% Escritora, tradutora, roteirista,

crítica literária e jornalista. 01 12,5%

Total 08 100,0%

Nota-se que as profissões/ocupações dos depoentes refletem o seu nível de escolaridade, ou seja, duas exercem atividades domésticas no próprio lar e uma já trabalhou como ajudante geral. Os outros depoentes exercem variadas profissões de nível universitário. Ressaltamos, no grupo, a existência de duas escritoras de livros infantis. Uma delas publicou um livro e tem outro no prelo. A outra tem muitas obras publicadas e continua escrevendo, além de ter atuado como tradutora, roteirista, crítica literária e jornalista, em assuntos relacionados à literatura infantil.

A tabela a seguir mostra a distribuição dos entrevistados segundo a situação previdenciária:

Tabela nº 4 - Distribuição dos entrevistados segundo a Previdência Social

Previdência Social Incidência %

Não beneficiário Pensionista Aposentado e pensionista Aposentado 02 02 02 02 25,0% 25,0% 25,0% 25,0% Total 08 100,0%

Fonte: Dados primários da pesquisa.

Em relação ao item previdência social, observa-se que 2 entrevistados não possuem vínculo previdenciário, por não terem sido contribuintes. Destaca-se que há duas pensionistas: viúvas que recebem o benefício de pensão por morte do marido. No grupo, também há 2 entrevistados que recebem o benefício da pensão por morte, também viúvos, além de dispor da própria aposentadoria. No subgrupo seguinte há 2 aposentados, sendo uma solteira e um viúvo do sexo masculino, os quais não recebem o benefício de pensão.

Gráfico nº 3 - Distribuição segundo as faixas de renda em salários mínimos. Salários Mínimos 37,5% 0 0 37,5% 25% 0 a 1 2 a 5 6 a 10 11 a 15 16 a 20

Quanto à renda, 37,5% dos entrevistados, ou seja, três idosos do grupo, situam-se na faixa entre 0 e 1 salário mínimo. Esses entrevistados diferenciam-se dos demais por apresentarem Ensino Fundamental incompleto, não trabalharem e não usufruírem benefício previdenciário. Outros três depoentes, 37,5% do grupo, situam-se na faixa entre 11 e 15 salários mínimos, representando idosos com grau universitário completo ou equivalente, aposentados e/ou pensionistas da previdência social. Observa-se que 25,0% recebe renda superior a 15 salários mínimos.

Quanto à religião, apresentamos a tabela abaixo.

Tabela nº 5 - Distribuição dos entrevistados segundo a religião

Religião Incidência % Católica Judaica Agnóstica 06 01 01 75,0% 12,5% 12,5% Total 08 100,0%

A maioria dos entrevistados, 75,0%, professa a religião católica. Apenas um pertence à fé judaica e outra se declara agnóstica. Para os idosos, segundo os depoimentos, reveste-se de grande importância a participação nas atividades religiosas, em suas respectivas igrejas.

3.3. Algumas falas subjacentes às falas dos contadores: em

Documentos relacionados