• Nenhum resultado encontrado

7. RESENHA: CINE COACHING

7.3 QUEM SOMOS NÓS

O filme “Quem Somos Nós” é uma mistura de documentário, ficção e animação. Aborda questões filosóficas, física quântica e religião através de questionamentos como “De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual nosso propósito nesta vida?”.

O filme usa a física quântica para explicar a relação entre nossos pensamentos positivos e nossas ações, tentando mostrar que aquilo que pensamos ou desejamos ou vemos em nossas mentes eventualmente se tornará realidade. Portanto, se tivermos uma mente positiva, que pensa coisas boas, teremos uma vida cheia de realizações e bons acontecimentos, por outro lado quando temos pensamentos negativos eles atraem e causam uma realidade negativa.

No filme há o depoimento de vários cientistas e filósofos falando sobres essas questões filosóficas, quânticas e como elas afetam a religiosidade e a visão que as pessoas têm de Deus.

Narra também a historia fictícia de uma personagem cheia de pensamentos e memorias ruins, de toda sorte de conflitos internos e de relacionamentos complicados, que no decorrer do filme vai entrando mais no seu mundo interior, reavaliando seu passado e a forma como encara e sempre encarou vida. Essas reflexões a levam a deixar o passado para trás e viver melhor seu presente, pensando positivamente nas ações do futuro.

A experiência das partículas d’água que são submetidas a pensamentos negativos e positivos e reagem de forma diferente de acordo com o estimulo exemplifica o poder do pensamento positivo sobre a matéria. Se esses pensamentos tem influência sobre a água imagine sobre nosso próprio corpo que em sua maioria é composto de agua.

A questão da religião também é abordada nesse filme e surge o questionamento de quem é Deus e como é a ação dele na vida das pessoas. Os cientistas no filme acreditam que Deus está em todas as coisas e é muito maior que essa imagem de controlador que as religiões impõem sobre Ele.

A ideia de que os pensamentos positivos se tornam ação e posteriormente se transformam em realidade é exatamente a visão do coaching e a maneira sobre a

qual seus processos são desenvolvidos. Foco em um futuro positivo, ação no presente, ao mesmo tempo em que vive intensamente aproveitando a jornada.

7.4 A CORRENTE DO BEM

O filme narra a historia de um garoto da 7a série, Trevor, que é desafiado por seu professor Eugene Simonet a pensar em uma ação que pudesse mudar o mundo. Na volta para casa Trevor começa a pensar no que poderia fazer cumprir sua tarefa, vê um mendigo catando lixo e o leva para casa. A mãe descobre o mendigo em casa e fica muito assustada, mas ele explica que isso faz parte de um projeto do garoto de ajudar as pessoas, e como retribuição essas pessoas deveriam ajudar outras três.

No dia da apresentação do trabalho Trevor explicou para a turma sua ideia. Cada pessoa deveria fazer algo muito especial e difícil para outra pessoa, e em retribuição esta deveria fazer o bem para outras três pessoas. Isso resultaria em uma corrente do bem que poderia mudar a vida de muitas pessoas e consequentemente mudar o mundo. O nome do projeto era “passe adiante”.

Trevor começou tentando ajudar sua mãe a parar de beber e a conhecer seu professor. Além disso, ele queria fazer algo grande para o professor e um colega. Ele consegue ajudar o professor a quebrar seus paradigmas e começar um relacionamento com a mãe. A mãe perdoa a avó do menino que era alcoólatra e vivia nas ruas. A avó ajuda outra pessoa que também já estava passando adiante as boas ações. O mendigo sai das ruas e já consegue ajudar uma pessoa que estava tentando se suicidar. Apesar de as dificuldades em ajudar as pessoas serem grandes, pois dependia também delas, o projeto de Trevor é bem sucedido e toma proporções inimagináveis que chegam até um repórter em outra cidade que decide ir até a cidade onde o garoto vivia para descobrir quem começou essa ideia.

Depois de dar uma linda entrevista na TV sobre seu plano, Trevor tenta ajudar um colega de escola que estava sendo espancado por outros e toma uma facada que o leva a morte. Mas apesar do fim tão trágico, Trevor alcançou seu objetivo e o “passe adiante” atingiu centenas de pessoas de todos os lugares.

O que vejo em comum com o coaching nesse filme é o poder de se ajudar as pessoas fazendo-as ser gratas e ver que o bem deve ser passado adiante, podendo assim mudar o mundo.

7.5 A PROVA DE FOGO

O filme conta a historia de Caleb Holt, um capitão do corpo de bombeiros, que estava vivendo uma crise com sua esposa Catherine. Caleb era um profissional exemplar, admirado por seus colegas e todos ao seu redor, porém, tinha muitas dificuldades em sua vida conjugal. Depois de muitas discussões em casa, sua esposa Catherine pediu o divórcio e ele morrendo de raiva, foi buscar apoio em seus pais, que prontamente o ouviram. Foi ai que seu pai propôs um desafio de 40 dias através do livro diário “O Desafio de Amar”, a fim de salvar seu casamento. Apesar de estar relutante e não acreditar que algum diário ou mesmo Deus poderia ajudá-lo a salvar um casamento sem futuro, aceitou o desafio.

Caleb começou a fazer o que o diário sugeria, mas não foi muito bem sucedido. Depois de cada tentativa frustrada ele se voltava para o pai que o ouvia e encorajava a seguir em frente. Em meio a toda essa luta Caleb se deu conta de que precisava realmente era entregar sua vida a Deus e amá-lo acima de tudo antes de conseguir amar sua esposa. Assim, ele sofreu um profundo processo de transformação e não só cumpriu os 40 dias propostos como seguiu tentando até que no 43o dia a esposa adoeceu e ele foi cuidar dela. Ela percebeu que havia algo diferente nele. Muito consternado, ele lhe pediu perdão por estar sendo um marido tão ruim e disse que não queria mais a separação. Porém Catherine ainda não estava pronta para perdoá-lo e voltar atrás.

Depois desse evento, Catherine começou a ver que Caleb estava realmente mudado e descobriu que ele havia doado o dinheiro que ele estava economizando para comprar um barco para a compra de uma cama e cadeira de rodas para a mãe dela. Isso a tocou profundamente e ela resolveu perdoá-lo e voltar atrás na decisão de se divorciar e os dois fizeram as pazes.

A conversa que Caleb teve com o pai quando a esposa pediu o divórcio nos mostra claramente o papel de coach assumido por seu pai, pois ele o ouve na

essência, o desafia a estabelecer um objetivo e ir cumprindo metas diárias para atingi-lo, não dá conselhos, mas o leva a refletir sua vida e tomar suas próprias atitudes, está sempre pronto para ouvi-lo e apoiá-lo no cumprimento de suas metas em direção ao objetivo final.

7.6 A PROFECIA CELESTINA

O filme a Profecia Celestina conta a historia de um manuscrito antigo contendo nove profecias que foi encontrado numa floresta peruana. John Wodson, um professor que acabou de perder seu emprego fica sabendo dessa história e compelido por uma força maior, que ele não entende, decide viajar até o Peru para investigar do que se trata o manuscrito que estava em posse de um padre.

Dentro do avião ele conhece umas pessoas que coincidentemente também conhecem o padre e sabem das profecias. Logo na chegada John percebe que as coincidências não param e que parecia haver um proposito maior para ele estar ali. Começa então uma perseguição às pessoas envolvidas com essa profecia, ao mesmo tempo em que vão aparecendo pessoas para ajudar John a chegar no local onde se achavam as profecias. Essas pessoas foram ajudando John a entender o verdadeiro sentido da vida e o motivo de estar envolvido nessa situação. Inicialmente ele estava incrédulo e inseguro, mas vai descobrindo que cada passo que ele percorre o leva para um nível de conhecimento mais avançado. John vai conhecendo e vivendo as mensagens das profecias e adquire uma consciência mais elevada que o faz descobrir o verdadeiro sentido da vida. Aprende que não há na verdade coincidências e que todas as pessoas estão ligadas por uma energia e uma força maior, que rege todo o universo.

Tanto a Igreja quanto o Governo querem destruir os manuscritos por medo do poder de transformação que essas profecias possam ter sobre as pessoas. Contudo, esses esforços são em vão já que as que tinham contato com as profecias tinham suas vidas transformadas e transmitiam isso para todos que encontravam.

A busca de John pelas nove profecias pode ser relacionada à caminhada de um processo de coaching. Durante a jornada em busca de seu objetivo ele passa por momentos de incredulidade e insegurança, como um coachee, diante das novas

perspectivas de vida, mas continua firme ao encontro de seu objetivo, um conhecimento maior. E a cada passo percorrido ele eleva o seu nível de consciência, adquire maior conhecimento de si, descobre o verdadeiro sentido da vida e encontra-se profundamente com sua essência. Além disso, também é abordado um dos aspectos mais relevantes do coaching que é a troca de energia entre as pessoas, no caso coach e coachee.

7.7 DUAS VIDAS

O filme Duas vidas conta a história de Russ, um consultor de imagem que em breve faria 40 anos, muito bem sucedido profissionalmente, mas uma pessoa arrogante e estressada que tratava mal a todos a seu redor, inclusive seu próprio pai. Próximo ao dia do seu aniversário apareceu na casa dele um menino de 8 anos, o qual ele acreditava ser uma visão. Com o tempo ele viu que a visão não ia embora e que na verdade o menino era ele mesmo quando criança.

Russ tinha vergonha do menino que era gordinho e chorão e o fazia lembrar- se de fragilidades do passado que ela fazia questão de esquecer. O menino por outro lado, via nele um adulto fracassado por ter se esquecido de quem era e não ter realizado nenhum de seus sonhos, como virar piloto, ter uma família e um cachorro. Depois de muito lugar contra tudo, Russ viu que precisava conviver com o garoto para descobrir quem ele era no passado. Após muitas conversas os dois voltam ao passado, descobrem a raiz dos problemas, e ele pode ver tudo sob a perspectiva de um adulto maduro e perdoar seu pai e a própria vida.

Sob a perspectiva do coaching o filme nos mostra a importância de se perdoar, honrar e ser grato pelo passado. Também podemos ver que nosso desenvolvimento pessoal depende de nós mesmos e da forma como vemos e resolvemos nossos próprios problemas.

Enquanto estavam no passado os dois se encontraram consigo mesmos em uma terceira fase, mais maduro, feliz e com os sonhos de menino realizados. Foi necessário um mergulho no seu interior e no passado para resolver as questões que o impediam de realizar seus sonhos e de ter uma vida plena.

7.8 MÃOS TALENTOSAS

O filme conta a história verídica de Benjamin Carson, um famoso neurocirurgião do Hospital Johns Hopkins.

Ben era um garoto afro descendente e pobre, criado com seu irmão somente por sua mãe, pois seu pai tinha outra família e os deixou. A mãe era analfabeta e trabalhava como empregada para sustentar seus filhos. Era uma mulher inteligente e batalhadora que almejava um futuro diferente para seus filhos. Apesar de todo o esforço da mãe Ben não se saia muito bem na escola, era discriminado e chamado de burro pelos colegas. Ele se sentia burro e incapaz de aprender, mas o tempo todo sua mãe o encorajava dizendo que ele era capaz de fazer o que quisesse nessa vida e que tudo que ele precisava estava dentro de si mesmo.

Um dia sua mãe foi trabalhar na casa de um homem que possuía uma biblioteca com um acervo gigantesco de livros, e foi quando ela percebeu que o caminho para o crescimento de seus filhos seria a leitura. Ela percebeu que eles passavam tempo demais vendo TV e limitou os programas e ordenou que os filhos lessem dois livros por semana. A partir daí Ben se apaixonou pela leitura e começou a melhorar cada vez mais seu desempenho na escola. Acabou se formando como o melhor aluno da turma e ganhou uma bolsa para a Universidade de Yale, onde ele também foi um sucesso. Posteriormente conseguiu a residência no hospital Johns Hopkins, onde também se tornou um cirurgião de grande sucesso.

Dois grandes desafios médicos fizeram com que ele se tornasse um cirurgião famoso, o primeiro foi a cura de uma menina que sofria com constantes convulsões e ele retirou a parte lesionada do cérebro dando a ela uma nova vida, e o segundo foi o caso da separação de dois gêmeos siameses ligados pela cabeça, o primeiro caso no mundo em que ambos sobreviveram.

Nesse filme vemos o papel de coaching sendo desempenhado pela mãe de Ben, que o tempo todo o incentivava a buscar em si mesmo todos os recursos necessários para seu crescimento e sucesso. Ela o apoiou constantemente e sempre acreditou no potencial dele, mesmo quando ele próprio não acreditava.

No documento Trabalho PSC 2015 Maria Do Socorro Borges (páginas 35-41)

Documentos relacionados