• Nenhum resultado encontrado

Crime Funcional Impróprio

Capítulo 09 Questões Comentadas

Os crimes de ação múltipla são aqueles que possuem diversas modalidades de condutas descritas no tipo, impondo-se a prática de mais de uma para a sua caracterização.

CESPE / PC-ES / Escrivão

Conceito correto (sobre o que são crimes de ação múltipla). Entretanto, basta praticar uma das modalidades para responsabilizar o agente – não há necessidade de praticar mais de uma para sua caracterização, como afirmou o examinador. Assertiva Falsa.

Rômulo sequestrou Lúcio, exigindo de sua família o pagamento de R$ 100.000,00 como resgate. Nessa situação, o crime de extorsão mediante sequestro praticado por Rômulo é considerado crime habitual.

CESPE / DPF / Delegado

Seria simplesmente absurdo que, para que a conduta de extorsão mediante sequestro fosse considerada crime, tivesse de ser praticada reiteradamente (que é o conceito de crime habitual). Não faz sentido algum. Assertiva Falsa.

São elementos do fato típico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos elementos, a conduta será atípica para o direito penal, mas poderá ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilícito administrativo.

CESPE / DPF / Agente

O examinador estava indo bem... até inserir o termo culpabilidade. Como estudamos, a culpabilidade é um dos elementos do conceito analítico de crime –

Para a doutrina, a tipicidade é a conformação do fato praticado pelo agente com a descrição abstrata prevista na lei penal.

CESPE / PC-ES / Auxiliar de Perícia

Da série “questões gratuitas”. Essa era muito fácil. É exatamente esse o conceito de tipicidade. Você só não acerta se pulou essa parte da aula! Assertiva

correta!

A imputabilidade, a exigibilidade de conduta diversa e a potencial consciência da ilicitude são elementos da culpabilidade.

CESPE / PC-AL / Delegado de Polícia

Mais uma vez aprendemos a não subestimar nem mesmo os conceitos mais básicos. E olha que a questão foi extraída de uma prova para Delegado de Polícia! São exatamente esses os elementos da culpabilidade. Assertiva correta.

A culpabilidade apresenta-se quando a conduta do agente é contrária ao direito.

CESPE / PC-ES / Auxiliar de Perícia

A contrariedade ao direito é a manifestação da ilicitude ou

antijuridicidade, e não da culpabilidade (que trata do juízo de reprovação da

conduta do agente). O examinador inverteu os conceitos, fique atento! Assertiva

O ordenamento jurídico brasileiro prevê a possibilidade de ocorrência de tipicidade sem antijuridicidade, assim como de antijuridicidade sem culpabilidade.

CESPE / PRF / Policial Rodoviário Federal

Questão que parece complexa, mas que na verdade é bem fácil! Conforme estudamos (e inclusive apresentamos exemplos), é perfeitamente possível praticar um fato típico que não é antijurídico (tipicidade sem antijuridicidade), ou praticar um fato típico e antijurídico que não é culpável (antijuridicidade sem culpabilidade). Assertiva correta!

Roberto foi julgado por ter ferido uma pessoa, mas foi absolvido porque agiu em legítima defesa. Descrevendo esse fato, um jornalista afirmou que Roberto foi julgado penalmente inimputável pelo crime de lesões corporais que lhe era atribuído, porque feriu seu agressor em legítima defesa. Nessa situação, o jornalista utilizou de maneira equivocada o conceito de imputabilidade penal.

CESPE / DPF / Perito

Questão muito bacana, simplesmente impossível de chutar e que premia o aluno estudioso. Gosto muito de questões assim. Veja que, quem pratica um determinado crime em legítima defesa praticará um fato lícito. A legítima defesa age na antijuridicidade ou ilicitude, não chegando ao terceiro elemento do crime (que é a culpabilidade).

Dessa forma, o jornalista realmente se equivocou, pois a imputabilidade penal nada tem de relação com a antijuridicidade. Assertiva Correta.

Para as contravenções penais, a lei prevê a aplicação isolada ou cumulativa das penas de a) prisão simples e detenção.

b) reclusão e detenção. c) multa e prisão simples. d) detenção e multa.

e) reclusão e prisão simples.

FCC / TJ-PE / Técnico Judiciário

Mais uma da série pontos grátis para o candidato estudioso. Conforme abordamos, as contravenções penais estão sujeitas às penas de prisão simples e multa. É só isso. Assertiva C.

O crime é

a) plurissubsistente quando o comportamento criminoso não pode ser cindido.

b) próprio quando o tipo indica como autor pessoa especialmente caracterizada, não admitindo a coautoria ou a participação de terceiros.

c) omissivo próprio quando resulta do não fazer e depende de resultado naturalístico para a consumação.

d) formal quando de consumação antecipada, independendo de ocorrer ou não o resultado desejado pelo agente.

e) permanente quando a consumação se dá no momento em que a conduta é praticada.

FCC / TCE-RO / Procurador

Finalmente uma questão um pouco mais difícil. Vejamos uma análise item a item:

a) Item Incorreto. O examinador trocou o conceito de crime Plurissubsistente com o de crime Unissubsistente.

b) Item Incorreto. É perfeitamente possível que terceiros participem em crimes próprios, como veremos ao estudar os delitos propriamente ditos.

c) Item Incorreto. Crimes omissivos próprios não dependem de um resultado naturalístico para se consumarem. Essa você tem um desconto, pois não abordamos este assunto em detalhes (ainda). d) Item correto. É exatamente esse o conceito de crime formal, o qual

apresentamos nessa aula!

e) Item Incorreto. Crime permanente é aquele cuja consumação se estende no tempo. O examinador apresentou o conceito de crime

instantâneo.

Em relação ao conceito formal e material do crime é correto afirmar:

a) Somente no conceito material permite-se um desdobramento do tipo penal em ação ou omissão, tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

b) No conceito formal, o delito constitui uma lesão a um bem jurídico penal.

c) O delito, sob a perspectiva material e formal, é punido com pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos

d) O conceito de delito formal é o fato humano proibido pela lei penal, e material há lesão ou perigo de lesão a um bem jurídico-penal.

e) O delito é fato típico e antijurídico e a culpabilidade, para o conceito material, o distingue do conceito formal.

Vamos fechar com chave de ouro, apresentando uma questão que aborda simplesmente todos os conceitos de crime que estudamos. Vejamos item por item:

A assertiva A está incorreta, pois o conceito analítico é que permite o desdobramento do tipo penal nos elementos de tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

A assertiva B, por sua vez, também está incorreta, pois apresenta o conceito material de crime, e não o formal.

A assertiva C simplesmente não faz sentido algum: os conceitos formal e material de delito não tem correlação alguma com o tipo de punição aplicável à infração penal.

A assertiva E também não faz nenhum sentido. Os conceitos formal e material de delito não abordam os elementos do crime (como fato típico, antijurídico e culpável). Quem o faz é o conceito analítico de crime e suas teorias.

Só nos resta, é claro, a assertiva D como resposta correta, que apesar de não estar bem escrita, apresenta conceitos adequados de crime no sentido

Concluindo

É isso aí pessoal! Chegamos ao final de mais uma aula.

Peço que tenham um carinho especial por essa aula sobre a teoria do crime. Aplicaremos os conceitos aprendidos aqui durante todas as aulas subsequentes.

No mais, me coloco a disposição de vocês, como de praxe. Não hesitem em me procurar para tirar dúvidas!

Documentos relacionados