• Nenhum resultado encontrado

Questões comentadas pelo professor

No documento 1 de 74 Prof. Marcelo Soares Aula 10 (páginas 39-58)

sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:

a) cooptação; baixo custo;

b) manipulação; fácil obtenção de apoio;

c) decisão; baixo custo;

d) comunicação; rapidez;

e) coerção; fácil obtenção de apoio.

COMENTÁRIO:

Obedeça-me ou será demitido! Esse jeitinho “meigo” de conseguir implantar as mudanças é denominado de coerção. Coerção consiste no ato ou efeito de reprimir/repreender uma conduta.

No exemplo, a coerção é realizada por meio da ameaça de demissão. Dentre as vantagens desse método, temos a rápida e fácil obtenção de apoio. Naturalmente, esse apoio é baseado no medo e obtido a um custo alto de clima organizacional, porém, de fato, é uma alternativa a ser considerada e relativamente comum em fusões.

Gabarito: E

3. FGV – CODEMA – Analista Portuário – 2016)

No ambiente das organizações, o gestor é o elemento chave para o estabelecimento de um processo de mudança organizacional, devendo minimizar possíveis resistências internas.

É fundamental que o gestor saiba reconhecer as características que permitem que o processo de mudança transcorra da melhor forma possível, tais como: adaptabilidade, consciência, envolvimento, visão e objetivos claramente definidos.

Assinale a opção que apresenta o nome dado a esse conjunto de características e o nome do processo ao qual elas dão suporte.

a) Capacidade Inovadora e Processo de Mudança de Cultura Organizacional.

b) Competência Essencial e Processo de Aprendizagem Organizacional.

c) Vantagem Competitiva e Processo de Mudança de Cultura Organizacional.

d) Capacidade Inovadora e Processo de Aprendizagem Organizacional.

e) Competência Essencial e Processo de Modelagem Organizacional.

COMENTÁRIO:

Questão genérica. Ao meu ver, aquele tipo de questão que prejudica o aluno que estudou, pois nivela quem se dedicou a estudar a teoria com que nunca viu nada. De toda forma, vamos deixar para reclamar da banca depois de empossados, ok?

Por partes:

“É fundamental que o gestor saiba reconhecer as características que permitem que o processo de mudança transcorra da melhor forma possível”

Nesse trecho identificamos que o enunciado está falando sobre as forças impulsionadoras da mudança.

Devemos analisar cada uma das alternativas para verificar se apresentam possíveis forças impulsionadoras da mudança. Vejamos:

a) Capacidade Inovadora. Correto. A capacidade inovadora de uma organização atua como uma força propulsora da mudança.

b) Competência Essencial. Errado. Competência essencial, dentro da classificação proposta Chiavenato, são as competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Portanto, não se relaciona necessariamente à capacidade de impulsionar mudanças.

c) Vantagem Competitiva. Errado. Corresponde aquilo que os clientes reconhecem como uma característica diferenciadora da empresa em relação ao seus concorrentes.

d) Capacidade Inovadora. Correto.

e) Competência Essencial. Errado.

Ficamos entre as alternativas “A” e “D”. Vamos ler a segunda parte do enunciado:

“Nome do processo ao qual elas dão suporte”

As forças impulsionadoras favorecem o processo de mudança organizacional, por isso temos como gabarito a alternativa A.

A aprendizagem organizacional (alternativa D) é uma estratégia de como implantar a mudança, não se confunde com o processo de mudança em si.

Gabarito: A

4. FGV – AL/BA – Auditor – 2014)

Na década de 1990, ao passo que ocorria um aumento da globalização e da intensidade da competição, as empresas buscavam reduzir seus custos e melhorar suas vantagens competitivas, para lidar com a crescente concorrência. Diversas técnicas e métodos específicos de gestão surgiram nessa década para tornar as empresas mais competitivas, dentre elas, a reengenharia que se caracteriza por

a) reestruturar radicalmente os processos de negócio, priorizando atividades que agregam valor e oferecendo os bens e os serviços que os clientes realmente desejam.

b) executar mudanças incrementais sem perder a estrutura base do processo, obtendo a correção de problemas e mantendo as operações funcionais.

c) reduzir drasticamente o quantitativo de pessoal e terceirizar as atividades secundárias.

d) comparar os processos internos com os de outras organizações, visando à identificação das melhores práticas utilizadas.

e) revisar o leiaute, as instalações físicas e modernizar as máquinas e equipamentos.

COMENTÁRIO:

O enunciado pede para assinalarmos a resposta que trata sobre reengenharia. Assim, devemos procurar por palavras-chaves como: mudanças drásticas, mudanças radicais, foco nos processos empresariais (de negócios, com foco no cliente), destruir para construir...

Vamos analisar cada uma das alternativas:

Alternativa A. Correto. A alternativa apresenta corretamente diversas características da reengenharia.

Alternativa B. Errado. Mudanças incrementais é o oposto da reengenharia. Na reengenharia temos mudanças radicais.

Alternativa C. Errado. Enxugar a organização e terceirizar as atividades corresponde, respectivamente, às técnicas de downsizing e outsourcing.

Alternativa D. Errado. A alternativa descreve o conceito de benchmarking.

Alternativa E. Errado. Reengenharia não significa, necessariamente, um rearranjo físico. Trata-se, na verdade, de começar tudo do zero, o que pode ou não envolver mudanças de máquinas e equipamentos.

Gabarito: A

5. CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

O agente de mudança deve estar atento à cultura organizacional, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização.

COMENTÁRIO:

De fato, a cultura organizacional é uma das forças a serem consideradas pelo agente de mudança dentro de seu planejamento. A cultura organizacional pode ser tanto uma força propulsora da mudança como uma força que restringe a mudança.

Gabarito: CERTO

6. CESPE – TCE PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

O aprender a aprender, uma competência necessária para a sustentação do processo de mudança organizacional, possibilita trocas de experiência e resolução de situações problemas de forma rápida e eficiente.

COMENTÁRIO:

Questão mais genérica. A capacidade de aprender, de fato, está intimamente ligada ao conceito de mudança.

Afinal, mudança consiste em passar de um estágio atual para outro e, naturalmente, isso envolve aprendizado de novas práticas e técnicas.

Gabarito: CERTO

7. CESPE – TCE PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.

COMENTÁRIO:

Para lidar com a resistência à mudança, os gestores devem conscientizar os envolvidos sobre a importância da mudança. Essa conscientização pode ser feita de diversas formas, inclusive, manipulando os envolvidos. No

âmbito político é relativamente comum que se utilize a expressão “massa de manobra” para se referir essa hipótese de utilizar a manipulação de um conjunto de indivíduos para provocar mudanças para atender a interesses de determinados grupos. Nas organizações isso pode ser feito para atender as mudanças planejadas.

Gabarito: CERTO

8. CESPE – TCE PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

COMENTÁRIO:

Vamos dividir a análise do enunciado por partes:

“Resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado”

Correto. Os gestores mais antigos tendem a possuir um maior nível de resistência à mudança, seja em razão da necessidade de segurança, seja em razão da ameaça que a mudança pode representar para as relações de poder que já existem.

“Adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização”.

Essa estratégia faz sentido?

Sim. Ao transformar os gestores seniores em agentes de mudança, a organização rompe as resistências que esse grupo tenderia a possuir. Afinal, ao assumir o papel de agentes de mudança, os gestores seniores garantem que suas posições não perderão poder.

Gabarito: CERTO

9. CESPE – TCE PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.

COMENTÁRIO:

Os agentes de mudança podem ser gerentes, consultores internos, consultores externos, executivos...etc. Seja qual for a posição formal do agente de mudança o seu papel será de conduzir o processo de mudança utilizando das forças impulsionadoras e reduzindo as resistências.

Gabarito: CERTO

10. CESPE – TCE PA – Auditor de Controle Externo – 2016)

Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.

COMENTÁRIO:

O apoio da alta administração é fundamental para que se promova mudança organizacional. Temos na literatura diversos exemplos de empresas que mesmo quando a necessidade de mudança era óbvia, a inércia da alta administração em provocar mudanças organizacional culminou na falência das empresas.

Gabarito: ERRADO

11. CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014)

Mudanças organizacionais são endógenas às organizações e, por isso, não podem ser planejadas.

COMENTÁRIO:

Por muito tempo se discutiu na literatura a possibilidade de conduzir internamente um processo de mudança.

Atualmente, considera-se que existem tanto forças endógenas (internas) quanto forças exógenas (externas) que são capazes de provocar o processo de mudança. Dessa forma, admite-se que é possível planejar uma mudança à medida que é possível controlar parte das forças envolvidas nesse processo.

Gabarito: ERRADO

12. CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014)

Preparo para a mudança é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, fazendo parte do modelo de congelamento-mudança.

COMENTÁRIO:

A conscientização e preparo para a mudança são realizados dentro da etapa de descongelamento, segundo o modelo de Kurt Lewin.

Gabarito: ERRADO

13. CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014)

Mudanças na estrutura formal de uma organização, ao contrário de mudanças em seus processos, alteram elementos de sua dinâmica organizacional, como cultura e comportamento.

COMENTÁRIO:

Cultura e comportamento são elementos da estrutura informal da organização, por isso o enunciado está errado.

Gabarito: ERRADO

14.CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014)

Gerenciar fornecedores e observar regulamentações e legislações são procedimentos adequados para monitorar fontes para a mudança.

COMENTÁRIO:

Fornecedores e legislações são alguns exemplos de fontes exógenas (externas) que podem impulsionar a mudança organizacional.

Gabarito: CERTO

15. CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014)

A comunicação aberta, a educação dos funcionários, a mentoria e a presença de gestores suportivos são exemplos de alternativas de enfrentamento da resistência à mudanças.

COMENTÁRIO:

Questão genérica (comum nesse tópico). O enunciado descreve algumas estratégias que podem ser utilizadas para conscientizar os indivíduos sobre a importância do processo de mudança.

Não existe um rol de todas estratégias que podem ser utilizadas. Para avaliar se o enunciado está certo ou errado, basta avaliar se o que está sendo proposto é coerente com o papel do agente de mudança de conscientizar, engajar, persuadir os indivíduos no sentido da mudança.

Gabarito: CERTO

16. CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo - 2007)

O processo de mudança que visa o desenvolvimento organizacional tem como estratégia, primeiramente, descongelar o status quo existente na organização, proceder à mudança necessária e, depois, investir no recongelamento da nova realidade.

COMENTÁRIO:

O enunciado descreve o processo de mudança, segundo Kurt Lewin: descongelamento, mudança e congelamento.

Gabarito: CERTO

17. FCC – TRT/11ª Região – Analista Judiciário – 2017)

Quando os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseadas em seu próprio discernimento e compreensão, a empresa está fazendo uso de uma estratégia de mudança, denominada

a) convencional.

b) evolucionária.

c) revolucionária.

d) humanista.

e) desenvolvimento sistemático.

COMENTÁRIO:

A mudança que é feita dentro de um processos sistemático e deliberado é a denominada mudança de desenvolvimento sistemático, que é o formato defendido pelos autores de desenvolvimento organizacional - DO.

Nesse formato, a mudança obedece um processo para ser implantada:

1º planejamento da mudança

2º debate da mudança proposta com os envolvidos

3º ajustes são realizados na proposta e ocorre a implantação das mudanças.

Os autores de DO defendem as mudanças de desenvolvimento sistemático por dois motivos principais: redução da resistência (a participação dos envolvidos aumento a adesão à mudança proposta e o desejo de que ela dê resultados) e assertividade daquilo que é proposto (as contribuições dos envolvidos evitam que sejam propostas mudanças inadequadas).

Gabarito: E

18.VUNESP – TJ/PA – Analista Judiciário – 2014)

A teoria do Campo de Forças, apresentada pelo DO para discutir o resultado da competição entre forças impulsionadoras e forças restritivas, determina que haverá mudança somente quando

a) as forças impulsionadoras e impeditivas forem iguais às forças restritivas e favoráveis.

b) as forças impulsionadoras e favoráveis forem maiores do que as forças restritivas e impeditivas.

c) as forças impulsionadoras e impeditivas forem menores do que as forças restritivas e favoráveis.

d) as forças impulsionadoras e favoráveis forem menores do que as forças restritivas e impeditivas.

e) as forças impulsionadoras e favoráveis forem iguais às forças restritivas e impeditivas.

COMENTÁRIO:

Dentro da análise de campo de força proposta por Kurt Lewin temos forças impulsionadora da mudança e forças que restringem a mudança. A mudança ocorrerá quando as formas impulsionadoras forem maiores que as forças restritivas.

Gabarito: B

19. VUNESP – TJ/PA – Analista Judiciário – 2014)

A eficiência da organização relaciona-se à sua capacidade de sobreviver, de se adaptar, de manter sua estrutura e de se tornar independente da função particular que preenche. Quando a mudança de uma ação para outra que a substitui é pequena e dentro dos limites das expectativas e dos arranjos do status quo, lenta, suave e não transgride as expectativas e tende a repetir e reforçar as soluções passadas, ela é conhecida como

a) pari passus.

b) revolucionária.

c) evolucionária.

d) desenvolvimento sistemático.

e) burocrática.

COMENTÁRIO:

“Mudança lenta, suave e que não transgride as expectativas” corresponde ao conceito de mudança evolucionária dentro da classificação de Blake e Mouton. Vamos relembrar os tipos de mudança de acordo com essa classificação:

Mudança evolucionária: quando a mudança de uma ação para outra que a substitui é pequena e dentro dos limites das expectativas e do status quo. A mudança evolucionária é lenta, suave e não transgride as expectativas daqueles que nela estão envolvidos ou são por ela afetados. Há uma tendência de se repetir e reforçar soluções que foram eficientes no passado e de se abandonar soluções fracas e deficientes.

Mudança revolucionária: quando a mudança contradiz, rompe ou destrói os arranjos do status quo. A mudança revolucionaria é rápida, intensa, brutal, transgride e rejeita as antigas expectativas e introduz expectativas novas. Enquanto as mudanças evolucionarias ocorrem aos poucos, não provocam entusiasmo ou resistência, as mudanças revolucionárias são súbitas e causadoras de impacto.

Desenvolvimento sistemático: os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseadas em seu próprio discerni- mento e compreensão. As mudanças resultantes traduzem-se por apoio e compromisso, e não por resistências ou ressentimentos. Os autores do DO adotam o desenvolvimento sistemático.

Gabarito: C

QUESTÕES DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 20.CESPE – IFF – Professor de Administração – 2018)

Empreender significa promover a inovação. Segundo a PINTEC 2014, inovação consiste em a) introduzir bens com sucesso no mercado nacional.

b) implementar produtos (bens ou serviços) ou processos novos ou substancialmente aprimorados.

c) aprimorar tecnologicamente métodos e processos que sejam resultado de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

d) registrar patentes ou cultivares formalmente no Brasil.

e) introduzir em um mercado preexistente produtos ou processos que contêm algum grau de novidade.

COMENTÁRIO:

Inovar consiste em implementar produtos ou processos novos ou aprimorar substancialmente os produtos ou processos já existentes. (Alternativa B).

Alternativa A. Errado. Introduzir bens que já existem não é considerado uma inovação.

Alternativa B. Correto. A alternativa descreve corretamente o conceito de inovação.

Alternativa C. Errado. Aprimorar processos substancialmente, ainda que não sejam resultado de P& D, é uma atividade inovadora.

Alternativa D. Errado. Inovação é o processo de construção de algo novo ou aprimoramento substancial de algo existente. As patentes são instrumentos utilizados para proteger o processo de inovação, mas não se confunde o processo em si.

Alternativa E. Errado. Para que seja inovação é preciso que haja um aprimoramento substancial (significativo, relevante) dos produtos ou serviços.

Gabarito: B

21. CESPE – IFF – Professor de Administração – 2018)

Em uma organização, espera-se que a geração de uma inovação tecnológica resulte de a) empirismo por tentativa e erro.

b) know-how obtido informalmente.

c) conhecimento empírico não sistematizado.

d) conhecimento científico ou técnicas sistematizadas.

e) conhecimento técnico adquirido por benchmarking.

COMENTÁRIO:

Inovar não significa fazer tudo de qualquer jeito por meio de tentativa e erro. Trata-se, na verdade, de utilizar o conhecimento de forma científica para criar/aprimorar produtos ou processos. A alternativa que melhor representa essa ideia é a alternativa D.

Gabarito: D

22. CESPE – IFF – Professor – 2018)

Os conhecimentos científicos costumam se apresentar de forma a) tácita e não codificada.

b) codificada e com foco em know-how.

c) formalizada e com foco em learn-by-doing.

d) documentada e com foco em know-how.

e) codificada e com foco em know-why.

COMENTÁRIO:

Os conhecimentos científicos são construídos de acordo com o método científico e são apresentados de forma codificada (em um sistema de símbolos adequado, que pode ser um idioma, fórmula ou notação) e formal. A método científico de modo geral busca entender as razões que determinam a ocorrência de determinado fenômeno o que denominados de Know-Why (saber o porquê).

O conhecimento científico contrapõe-se, quanto à metodologia, ao conhecimento empírico que é o conhecimento adquirido por meio da prática, também denominado de Know-how (saber como) ou ainda learn-by-doing (aprendizado pela prática)

Gabarito: E

23. CESPE – IFF – Professor – 2018)

Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta.

a) O desenvolvimento técnico é capaz de gerar inovações técnicas, que geram conhecimentos técnicos.

b) As inovações são fruto de processos de desenvolvimento e geram progresso social.

c) Conhecimentos científicos geram inovações tecnológicas, que geram desenvolvimento tecnológico.

d) O progresso social gera inovações técnicas que, por sua vez, geram desenvolvimento.

e) O desenvolvimento econômico gera inovações de natureza também econômica.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. A alternativa inverte a ordem. Os conhecimentos técnicos geram inovações técnicas capazes de promover o desenvolvimento técnico.

Alternativa B. Errado. As inovações são insumos para o processo de desenvolvimento, ou seja, é preciso inovar para desenvolver e não o contrário.

Alternativa C. Correto.

Alternativa D. Errado. Mais uma alternativa que inverte a ordem. Recorde que o progresso e o desenvolvimento são as consequências da inovação e não o contrário.

Alternativa E. Errado. Mais uma alternativa que inverte a ordem. Recorde que o progresso e o desenvolvimento são as consequências da inovação e não o contrário.

Gabarito: C

24. CESPE – IFF – Professor – 2018)

Para que se confirme como inovação, é necessário que a mudança tecnológica lançada por uma organização no mercado

a) tenha valor de troca e valor de uso.

b) tenha valor de uso, ainda que não tenha valor de troca.

c) seja qualitativamente melhor que a tecnologia então vigente.

d) seja tecnicamente viável, ainda que seja inviável economicamente.

e) seja resultado de atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

COMENTÁRIO:

Para que seja uma inovação, a mudança tecnológica precisa ser tecnicamente e economicamente viável e precisa possuir valore de troca e valor de uso.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

Alternativa A. Correto. Uma inovação precisa possuir valor, tanto de troca quanto de uso.

Alternativa B. Errado. É indispensável que uma inovação possua valor de troca.

Alternativa C. Errado. A inovação pode ocorrer tanto dentro do espetro quantitativo (eficiência), quanto qualitativo. Vejamos um trecho da PINTEC para fixar essa ideia:

O resultado da adoção de processo novo ou substancialmente aprimorado deve ser significativo em termos: do nível e da qualidade do produto (bem/serviço) ou dos custos de produção e entrega. A introdução deste processo pode ter por objetivo a produção ou entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados que não possam utilizar os processos previamente existentes, ou simplesmente aumentar a eficiência da produção e da entrega de produtos já existentes, sendo excluídas as mudanças pequenas ou rotineiras nos processos produtivos existentes e aquelas puramente administrativas ou organizacionais. (PINTEC) Perceba que mesmo o aprimoramento da eficiência de um processo já existente pode ser considerado uma inovação, desde que não seja uma pequena mudança rotineira.

Alternativa D. Errado. É necessária a viabilidade técnica e econômica para que se configure uma inovação.

Alternativa E. Errado. A inovação pode decorrer de um processo interno de pesquisa e desenvolvimento da organização ou pode decorrer da aquisição da tecnologia de uma empresa parceira.

Gabarito: A

25. CESPE – IFF – Professor – 2018)

Com relação a sistema local de inovação, assinale a opção correta.

a) Há casos de firmas que inovam por absorver tecnologia de seus parceiros sem, necessariamente, gerar tecnologias próprias.

b) A principal relação geradora de inovações advém da interface da firma com laboratórios.

c) A inovação é admitida como um processo intrafirma, seja ela radical ou incremental.

d) As firmas são produtoras de tecnologias a serem absorvidas pelo mercado consumidor.

e) Em um sistema, inovações são resultado inequívoco de atividades específicas de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Correto. Uma estratégia possível para desenvolvimento de inovação é por meio da aquisição de outras empresas.

Alternativa B. Errado. A principal fonte de inovação de uma organização depende do contexto no qual está inserida e da sua estratégia. Em alguns mercados pode ser mais comum as próprias empresas desenvolverem as próprias tecnologias e em outros o mais comum pode ser adquirir essa tecnologia. Não existe uma regra de que a principal fonte geradora seja uma decorrência da relação da empresa com laboratórios.

Alternativa C. Errado. Alternativa polêmica. O processo de inovação pode ser interno (intrafirma) ou pode ser externo (aquisição de tecnologia de outras empresas). A alternativa foi considerada errada por restringir o processo de inovação a um processo intrafirma.

Alternativa D. Errado. Nem todas empresas são produtoras de tecnologias. As empresas produzem, na verdade, bens e serviços para atender a uma necessidade do mercado consumidor.

Alternativa E. Errado. Nem sempre as inovações são decorrentes de processos internos (atividades de P&D).

Existe a possibilidade de adquirir tecnologia de outras empresas.

Gabarito: A

26. CESPE – IFF – Professor – 2018)

Assinale a opção que apresenta um bom exemplo de indicadores para mensurar o resultado de um sistema local de inovação.

a) dispêndios em P&D

b) aquisições de máquinas e equipamentos pelas firmas c) fluxos de conhecimentos na rede

d) patentes

e) registros industriais COMENTÁRIO:

Questão difícil e polêmica.

Perceba que o enunciado pede um indicador de resultado. Dispêndios em P&D e aquisições de máquinas são exemplos de indicadores de esforço (insumos).

No documento 1 de 74 Prof. Marcelo Soares Aula 10 (páginas 39-58)

Documentos relacionados