• Nenhum resultado encontrado

1.

CESPE – ABIN – 2018)

As movimentações de capital são registradas no balanço de pagamentos para permitir o acompanhamento, por exemplo, das entradas autônomas de capital por meio de aquisições de ações e títulos governamentais feitas por não residentes.

RESOLUÇÃO:

Correto!

O balanço de pagamentos registra exatamente as transações realizadas entre residentes e não residentes.

Quando um não residente compra um título emitido pelo governo brasileiro, por exemplo, temos o registro feito por meio de um crédito na conta financeira.

Resposta: C

2.

CESPE – ABIN – 2018)

Discrepâncias estatísticas aparecem quando são registradas transações econômicas entre residentes e não residentes no balanço de pagamentos. Ao traçar uma linha imaginária sobre esses erros e emissões, é possível perceber que, acima da linha, estão as transações autônomas ou independentemente motivadas pelos bancos centrais para a condução da política monetária.

RESOLUÇÃO:

Está errado!

Se traçarmos uma linha acima de Erros e Omissões, teremos todas as transações correntes e todos os movimentos autônomos de capitais.

Não se pode supor que todos estes movimentos (quase tudo que é registrado) se dê por conta da política monetária.

Quando uma empresa exporta ou importa, ou mesmo quando compra um título público no exterior, por exemplo, isso não é motivado pela política monetária do Banco Central.

Resposta: E

3.

CESPE – ABIN – 2018)

A internacionalização das empresas brasileiras por meio do investimento direto no exterior, que se expandiu na última década, a partir de mudanças na forma de atuação do BNDES, pode levar ao crescimento do emprego

no país, em função do acesso a novas fontes de financiamentos e de outros mercados, bem como da consequente redução da vulnerabilidade externa.

RESOLUÇÃO:

Este é daquelas questões que dificultam a análise do candidato em uma prova de “certo/errado” por envolver muita subjetividade.

Mas repare no fato de a questão ter usado a palavra "pode".

Ora: poder, pode sim!

Não há nada de errado aqui.

De fato, a ampliação da atuação destas empresas fora do país pode sim elevar o emprego aqui dentro porque estas empresas se expandem e acessam outros mercados.

O mesmo vale para a questão da diminuição da vulnerabilidade externa: a elevação do investimento no exterior faz com que o país receba mais renda do exterior, o que aumenta o fluxo moeda estrangeira para o Brasil.

Resposta: C

4.

CESPE – IRB – 2018)

A estrutura do balanço de pagamentos permite compreender o movimento internacional de capitais. Nesse movimento, a conta de serviços registra os pagamentos (e os recebimentos) de serviços da dívida externa (juros) e o serviço do capital de risco (lucros e dividendos), doações e repatriações.

RESOLUÇÃO:

Errado!

Os valores referentes aos serviços da dívida e do capital de risco são registrados na conta de Renda Primária.

Já as doações são registradas na conta de Rendas Secundárias, que antigamente chamávamos de transferências unilaterais.

Nenhuma das transações citadas pela questão fica na conta de serviços Resposta: E

5.

CESPE – IRB – 2018)

Do ponto de vista dos impactos, pode-se considerar que o investimento direto é um tipo de capital de longo prazo, mais resiliente a crises, com efeitos potencialmente positivos sobre uma economia por se tratar de uma das formas de internacionalização da produção, permitindo que um país tenha acesso a tecnologia, bens ou serviços originários de outros países.

RESOLUÇÃO:

Raciocínio longo para uma assertiva, mas que está certeiro!

Quanto aos movimentos de capitais autônomos, costuma-se dividr o investimento em dois grupos: o investimento direto e o investimento em portfólio (em carteira).

O investimento em carteiro é aquele que abrange negociações de títulos públicos, ações, enfim, são os recursos alocados em “papeis”.

São investimentos mais voláteis e mais especulativos, uma vez que podem ser facilmente desfeitos.

O investimento direto é, por outro lado, um tipo de capital mais voltado para o longo prazo porque é o capital "produtivo".

Trata-se do investimento que traz mais benefícios para a economia em que entra porque reflete um interesse duradouro de um agente de uma economia (investidor direto) em uma entidade residente em outra economia (empresa de investimento direto).

Via de regra, registra-se na conta de investimento direta as transações entre a matriz e as filiais de empresas multinacionais.

E é por esse motivo que a banca afirma que o investimento direto permite que "que um país tenha acesso à tecnologia, bens ou serviços originários de outros países".

Resposta: C

6.

CESPE – IRB – 2018)

Embora sejam determinantes expressivos do desempenho econômico dos países, as tendências, flutuações e composição dos fluxos internacionais de capitais têm baixíssimo impacto nas diretrizes ou escolhas de política econômica em uma economia aberta.

RESOLUÇÃO:

Absolutamente errado!

As flutuações e a composição dos fluxos internacionais de capitais impactam muito nas diretrizes ou escolhas de política econômica em uma economia aberta.

Se há um grande fluxo de saída de capitais do país, por exemplo, isso tende a depreciar a taxa de câmbio porque aumenta a demanda por moeda estrangeira.

E essa depreciação faz aumentar a atratividade das exportações e torna importações mais caras para os residentes.

Logo, expande demanda agregada pela produção da economia, o que pode ser bom para o crescimento da renda, mas aumenta a pressão inflacionária.

Outra coisa que pode acontecer é uma grande flutuação de capitais indo e saindo abruptamente, que poderia fazer oscilar muito a taxa de câmbio, o que tende a causar incerteza e inibir investimentos.

A conclusão é que são diversas as formas que as flutuações e composição dos fluxos internacionais de capitais afetam a economia aberta e a política econômica precisa lidar com isso.

Resposta: E

7.

CESPE – SE/DF – 2018)

A aquisição por investidor estrangeiro de ações de empresa estatal é registrada como crédito na conta de serviços do balanço de pagamentos.

RESOLUÇÃO:

Errado!

A aquisição de ações locais por um investidor estrangeiro é um movimento do próprio capital e não a remuneração dele. Isso “mata” a questão.

Logo, há um crédito na Conta Financeira, na linha "Investimento em Carteira".

Mesmo que fosse a remuneração deste capital (dividendos), isso seria registrado em Rendas e não em Serviços.

Resposta: E

8.

CESPE – SE/DF – 2018)

O resultado final superavitário do balanço internacional de pagamentos indica ingressos líquidos de recursos, com aumento dos estoques de ativos externos do país.

RESOLUÇÃO:

Correto!

Se a soma dos saldos dos grupos do BP for positiva, então, o resultado final do balanço será de superávit.

Isso significa que houve entrada líquida de divisas, ou seja, o país teve aumento de seu estoque de reservas internacionais (ativos externos).

Resposta: C

9.

CESPE – SE/DF – 2018)

A ocorrência de déficits sistemáticos na balança comercial de um país corresponde à utilização por este país de poupança do resto do mundo.

RESOLUÇÃO:

Não necessariamente!

Um país utiliza poupança externa quando seu balanço de pagamentos é deficitário em Transações Correntes.

Mas a Balança Comercial é apenas uma parte das Transações Correntes.

Reparemos que a questão se refere a apenas uma das contas que compõem o saldo de Transações Correntes.

Pode haver déficit na balança comercial e haver superávit em conta corrente, ou seja, transferência de poupança para o resto do Mundo.

Resposta: E

10.

CESPE – IRB – 2017)

No Brasil, apesar de décadas de tentativas de aumento da participação industrial nas exportações, commodities ainda têm importância para a pauta de exportações, com o aumento, em anos recentes, da relevância de países asiáticos como destinatários de produtos.

RESOLUÇÃO:

Repare nesta parte da afirmação: "commodities ainda têm importância para a pauta de exportações".

Note que isso é bastante subjetivo, afinal, mesmo que as exportações destas tivessem caído muito, como poderíamos afirmar que não há mais importância das commodities na nossa pauta de exportações? Como saber a partir de quantos % as commodities deixaram de ser “importantes”?

Fazemos estes questionamentos para lhe mostrar que o Cespe nunca "erra" ou "acerta" na afirmação quando ela é muito subjetiva.

Ou seja, o mais relevante da afirmação aqui é esta parte: "com o aumento, em anos recentes, da relevância de países asiáticos como destinatários de produtos."

Aqui sim temos objetividade porque é simplesmente uma questão de ter aumentado ou não a participação dos asiáticos como destinatários

E aumentou de fato!

O processo de industrialização de vários países asiáticos - China principalmente – gerou forte expansão da demanda deles por matérias primas.

Para você ter uma ideia de como nossa pauta de exportações "virou" para a Ásia, este continente (exclusive Oriente Médio) era destino de menos de 12% das nossas exportações em 2001.

Em 2018, este percentual passou dos 38%.

Resposta: C

11.

CESPE – TCE/PA – 2016)

A conta denominada serviços do balanço de pagamento é composta pelo valor líquido das receitas e despesas de modalidades de serviços, como transporte, viagens internacionais, seguros, royalties, investimento direto, investimento em carteira, entre outras.

RESOLUÇÃO:

Eita!

A assertiva até começa bem, mas no final, há erros.

De fato, em “Serviços” temos os registros dos valores referentes a transporte, viagens internacionais e seguros.

Já os movimentos de investimento direto e investimento em carteira ficam na outra grande parte do BP, na conta financeira.

Resposta: E

12.

CESPE – TCE/SC – 2016)

A poupança externa é igual à quantidade de recursos do país captados por meio de investimentos externos diretos.

RESOLUÇÃO:

Tenhamos em mente que a poupança externa é o saldo de das Transações Correntes (TC) invertido.

Logo, se o saldo das TC num determinado período foi de -$1.000, então dizemos que a poupança externa do país foi de $1.000 porque o país absorveu $1.000 da poupança externa.

Mas não necessariamente esse saldo é igual ao inverso da conta capital e financeira.

Mesmo supuséssemos um balanço de pagamentos equilibrado (isto é, com o movimento de capitais positiva compensando as TC negativas), ainda assim a afirmação estaria errada porque o investimento estrangeiro direto é apenas uma parte do total da movimentação de capitais.

Resposta: E

13.

CESPE – FUNPRESP – 2016)

A depreciação do peso argentino frente ao real pode reduzir as exportações dos produtos brasileiros para a Argentina, desconsiderados os efeitos da inflação nos dois países.

RESOLUÇÃO:

Correto!

Não apenas pode como tende a acontecer isso mesmo.

Se o peso argentino se depreciou frente ao real, significa que agora é necessário um maior valor em pesos para a mesma quantidade de reais.

Ou seja, os produtos brasileiros ficaram mais caros para os argentinos.

Se antes o câmbio era 3 pesos/reais e agora passou para 6 pesos/reais, por exemplo, uma máquina de R$

10.000,00 produzida no Brasil que custava para os argentinos 30.000,00 pesos, agora custa 60.000 pesos.

É fácil ver que os argentinos diminuem sua demanda por exportações nossas.

Resposta: C

14.

CESPE – DPU – 2016)

O aumento da renda do resto do mundo provoca elevação das exportações líquidas brasileiras e das reservas internacionais.

RESOLUÇÃO:

Perfeito.

Ceteris Paribus (todo o resto constante, lembra?) o aumento da renda do resto do mundo eleva a demanda por nossos produtos, aumentando as exportações líquidas brasileiras.

Ora: se exportamos mais, entra mais moeda estrangeira no país, aumentado nossas reservas.

Resposta: C

balanço de pagamentos (em US$ bilhões)

exportações 120

importações 110

donativos recebidos de ONGs sediadas no exterior 2 investimentos para ampliação de empreendimento industrial 18 reinvestimento de lucros de uma multinacional no Brasil 10 aplicação de estrangeiros na aquisição de ações no mercado

secundário 11

remessa de lucros por filiais de empresas estrangeiras 15

amortização de empréstimos externos 7

empréstimos externos obtidos 22 juros sobre empréstimos a instituições internacionais 14 viagens internacionais de residentes no Brasil 13 pagamento de royalties e assistência técnica 9 fretes pagos a transportadores estrangeiros 6

Com referência aos dados do balanço de pagamentos apresentado na tabela acima, julgue (C ou E) os itens seguintes (15, 16, 17 e 18).

15.

CESPE – IRB – 2015)

O balanço de serviços apresentou saldo negativo de US$ 43 bilhões.

RESOLUÇÃO:

Dentre os valores apresentados na tabela, aquilo que registramos na balança de serviços são “viagens internacionais de residentes no Brasil”, “pagamento de royalties e assistência técnica” e “fretes pagos a transportadores estrangeiros”.

Note que todos esses valores são debitados na conta porque significam saída de divisas do país.

Logo, Saldo de Serviços = -13 -9 – 6 = -28

Saldo de Serviços é de – 28 bilhões, ou seja, déficit de US$ 28 bilhões.

Resposta: E

16.

CESPE – IRB – 2015)

Ocorrendo saldo negativo no balanço de pagamentos, ele poderá ser financiado mediante redução das reservas internacionais.

RESOLUÇÃO:

Correto!

É por isso que dizemos que a variação das reservas corresponde ao saldo do BP.

Se somando transações correntes e movimento de capitais, tivemos um saldo de -US$100 no BP, por exemplo, desconsiderando Erros e Omissões, isso significará uma perda de -US$ 100 nas reservas internacionais do país.

A assertiva usa o termo “pode” porque o país poderia recorrer a empréstimos de regularização, como quando recorremos ao FMI nos anos 1990.

Resposta: C

17.

CESPE – IRB – 2015)

A aquisição de ações no mercado secundário e o reinvestimento de lucros não contribuem para o aumento do estoque de capital da economia.

RESOLUÇÃO:

Correto!

Analisemos primeiramente a compra de ações no mercado secundário.

A compra de ações no mercado secundário ocorre quando o detentor de uma ação vende para outro.

Note que, neste caso, a ação está mudando de mãos, mas em nada a afeta a situação da empresa de cujo capital a ação representa.

Se o Jetro compra uma ação da Petrobrás que estava com o Paulo, isso não muda nada para a Petrobrás em termos de capital.

O reinvestimento de lucros também não eleva o estoque de capital, uma vez que se trata de recurso que já estava empregado na economia do país.

Resposta: C

18.

CESPE – IRB – 2015)

O movimento de capitais autônomos foi positivo e igual a US$ 39 bilhões.

RESOLUÇÃO:

Com base na tabela, são os seguintes os movimentos que devemos registrar em capitais autônomos, ou seja, no segundo grande grupo do BP:

balanço de pagamentos (em US$ bilhões)

investimentos para ampliação de empreendimento industrial 18 reinvestimento de lucros de uma multinacional no Brasil 10 aplicação de estrangeiros na aquisição de ações no mercado

secundário 11

amortização de empréstimos externos 7

empréstimos externos obtidos 22

Note ainda que apenas a amortização de empréstimos entra com saldo negativo na conta porque apenas ela entre os cinco movimentos listados acima representa saída de capital do país.

Os demais, representam entrada, ou seja, são créditos na conta financeira.

Então, seguindo a ordem apresentada aqui, o saldo de capitais autônomos é:

18 + 10 + 11 – 7 + 22 = 54

Então, o movimento de capitais autônomos foi positivo e igual a US$ 54 bilhões.

Note apenas que o candidato consideraria o item como certo se achasse que a remessa de lucros por filiais de empresas estrangeiras é movimento de capital autônomo.

Mas esta remessa, é registrada em transações correntes, na balança de rendas porque representa remuneração do fator de produção (capital) estrangeiro aplicado aqui.

Por fim, como curiosidade, registramos assim o reinvestimento de lucros:

D - Balanço de rendas (lucros reinvestidos) C - Conta financeira (reinvestimentos)

Note que se a multinacional reinveste lucros gerados por suas filiais aqui, ela afeta o saldo de transações correntes (negativamente) e da conta financeira (positivamente), mas o saldo do BP não muda, afinal não há divisas entrando ou saindo do país.

Resposta: E

19.

CESPE – MPOG – 2015)

O balanço de pagamentos representa a contabilização das transações econômicas internacionais de um país, as quais podem ser compensatórias, ou seja, motivadas pelos interesses dos agentes envolvidos.

RESOLUÇÃO:

Errado!

De fato, as transações econômicas internacionais de um país podem ser autônomas ou compensatórias.

Mas são as transações autônomas que são motivadas pelos interesses dos agentes envolvidos, como uma exportação por uma firma brasileira ou uma aquisição de título público brasileiro por um investidor estrangeiro.

As transações compensatórias são aquelas utilizadas para zerar o saldo final do BP, ou seja, para

“compensar” o saldo positivo ou negativo.

Elas podem ser dar por meio de variação de reservas, empréstimos de regularização ou mesmo os chamados “atrasados”.

Resposta: E

20.

CESPE – TCU – 2015)

O saldo da balança comercial corresponde à diferença entre a exportação e a importação de bens, enquanto os valores dos serviços relativos a transporte e viagens internacionais são computados na conta capital.

RESOLUÇÃO:

Começamos bem e terminamos muito mal!

É certo que o saldo da balança comercial corresponde à diferença entre exportações e importações de bens.

Mas valores relativos a serviços de transporte e viagens internacionais, são computados na balança de serviços e não na conta capital, que pertence à segunda parte do balanço de pagamentos.

Resposta: E

21.

CESPE – TJ/SE – 2014)

Para o registro dos ativos externos detidos por residentes no Brasil sob a forma de investimento direto, é previsto o investimento direto no exterior; para a representação da conta de passivo do grupo investimento direto, é previsto o investimento direto no Brasil.

RESOLUÇÃO:

Perfeito!

Quando um residente daqui obtém um ativo externo, registra-se um investimento direto no exterior.

Do contrário, tem-se um investimento direto no Brasil.

E este último movimento, de fato, representa um passivo para o Brasil porque é um recurso de não residentes alocado aqui.

Resposta: C

22.

CESPE – TJ/SE – 2014)

A conta capital é a conta em que são registradas as transferências de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição ou alienação de bens não financeiros não produzidos, tais como cessão de patentes e marcas.

RESOLUÇÃO:

Perfeito!

Aliás, é curioso que o examinador tenha usado uma definição exatamente igual àquela do Manual de Macroeconomia da USP.

Essas são as transferências unilaterais de capital.

Note que a cessão de uma marca ou patente, por exemplo, não envolve um bem produzido e, ao mesmo tempo, não é um bem financeiro (não é um título, por exemplo).

Resposta: C

23.

CESPE – SUFRAMA – 2014)

Um país está sujeito a perder reservas internacionais caso o ingresso líquido de recursos financeiros registrados na conta de capital e na conta financeira supere o déficit registrado no balanço de transações correntes.

RESOLUÇÃO:

Na verdade, não.

Se o ingresso líquido de recurso financeiros na CCF é superior ao déficit em TC, isso significa que o BP é superavitário (já que, basicamente, BP = TC + CCF). Dessa forma, como o BP é superavitário há GANHO em reservas internacionais e não perda como afirma a questão.

Resposta: E

24.

CESPE – SUFRAMA – 2014)

A valorização do real frente ao dólar norte-americano aumenta o poder de compra do exportador brasileiro e encarece os produtos importados, o que resulta na elevação do saldo da balança comercial.

RESOLUÇÃO:

Tá tudo ao contrário!

A valorização do real frente ao dólar norte-americano DIMINUI o poder de compra do exportador brasileiro (pois o produto dele fica mais “caro” para os estrangeiros que compram seus produtos) e BARATEIA os produtos importados, o que resulta na PIORA do saldo da balança comercial.

Resposta: E

25.

CESPE – SUFRAMA – 2014)

Conceder subsídios às exportações e estabelecer restrições não tarifárias às importações, embora sejam medidas contrárias aos preceitos do livre- comércio, são formas de se elevar o saldo da balança comercial e reduzir o déficit no balanço de pagamentos.

RESOLUÇÃO:

Certo!

A Balança Comercial do BP é composta pelas exportações e importações (X – M). Assim, quando há subsídios às exportações há um aumento das exportações (aumenta o X).

Quando há restrição para as importações há uma diminuição das importações (diminui o M). Assim, como houve aumento de X e diminuição de M, há uma melhora no saldo X – M e, então, uma melhor no saldo da BC, que reduz o déficit no Balanço de Pagamentos.

Resposta: E

26.

CESPE – TC/DF – 2014)

O pagamento de juros de empréstimos internacionais é registrado na conta capital e financeira do balanço de pagamentos.

RESOLUÇÃO:

Não mesmo! Isso é a remuneração do fator de produção capital.

Logo, o pagamento de juros de empréstimos internacionais é registrado na balança de rendas, dentro das Transações Correntes.

Resposta: E

27.

CESPE – TCE/RO – 2013)

O valor total de importações é avaliado em preços CIF (cost, insurance and freight) no sistema de contas nacionais, enquanto os dados sobre os fluxos de importações nas estatísticas de comércio exterior normalmente são avaliados em preços FOB (free on board).

RESOLUÇÃO:

Importações e Exportações FOB são as despesas incluídas no valor das mercadorias apenas até o seu embarque.

Já as importações e exportações CIF incluem, ainda, o frete e o seguro do transporte da mercadoria até seu destino.

Mas para os registros no Balanço de Pagamentos, são utilizados os preços FOB tanto para exportações como para importações.

Porque no BP, as despesas com seguros e fretes são computadas na balança de serviços.

O erro da questão é propor que nas estatísticas de comércio exterior, importações e exportações são avaliadas em preços FOB (free on board).

Para o sistema de contas nacionais e estatísticas de comércio exterior, são utilizados valores de importações CIF porque não faz sentido excluir o valor pago em seguros e fretes quando se está analisando o valor das importações, por exemplo.

Afinal, o valor pago de seguro e frete compõe o preço da mercadoria para o importador.

Resposta: E

28.

CESPE – TCE/RO – 2013)

O balanço de pagamentos é o registro sistemático das transações econômicas realizadas em um período de tempo entre residentes e não residentes de um país. A definição de residente refere-se aos nacionais, pessoa física ou jurídica, e desconsidera os imigrantes e as filiais de empresas estrangeiras.

RESOLUÇÃO:

Errado!

Imigrantes e as filias de empresas estrangeiras instaladas no país também são residentes.

Todos os seguintes são considerados residentes:

a) as pessoas físicas, sejam nacionais ou não, cujo centro de interesse é o país;

b) as firmas instaladas nesse país, sejam nacionais ou não;

c) as embaixadas do país;

d) os órgãos do Governo do país, tanto em nível federal, estadual e municipal e do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Resposta: E

Com base nessas informações e nos conceitos relacionados ao balanço de pagamentos, julgue os próximos itens (29 e 30).

29.

CESPE – ANTT – 2013)

O saldo das contas capital e financeira é de oito bilhões de unidades monetárias.

RESOLUÇÃO:

Correto!

Apenas dois movimentos listados na tabela são registrados nas contas capital e financeira.

Documentos relacionados