• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES CULTURA E P.E ORGANIZACIONAL

No documento Disciplina: Gestão de Pessoas (páginas 76-80)

SERPRO/13 - QUESTÃO 1 - Haja vista à multiplicidade de culturas organizacionais, é essencial às organizações conhecer a cultura dominante e as subculturas que a integram. SERPRO/13 - QUESTÃO 2 - A cultura organizacional inicia-se com a seleção dos empregados que comporão a estrutura organizacional.

SERPRO/13 - QUESTÃO 3 - As estruturas organizacionais devem ser revistas para que se tornem mais leves, flexíveis e horizontalizadas, sendo caracterizadas por procedimentos modernos.

SERPRO/13 - QUESTÃO 4 - Os valores são interpretações da realidade, transmitidas em palavras e ações mediante uma linguagem que possibilita o compartilhamento de uma cultura particular.

SERPRO/13 - QUESTÃO 5 - A cultura e o clima organizacional são fatores irrelevantes no desenvolvimento organizacional.

SERPRO/13 - QUESTÃO 6 - A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.

77 MPU/13 – QUESTÃO 7 - Tradicionalmente, o

processo de criação da cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantêm empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir; ou, então, estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.

MI/13 - QUESTÃO 8 - Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.

TELEBRAS/13 – QUESTÃO 9 - A cultura de uma organização sofre influência indireta da liderança de seus dirigentes, em especial da comunicação efetiva de valores e crenças dos dirigentes para seus subordinados diretos.

TELEBRAS/13 – QUESTÃO 10 - As culturas organizacionais podem caracterizar-se por regularidade nacional, influência histórica, alcance coletivo, dinamismo, aprendizado, partilha, tangibilidade e intangibilidade.

TELEBRAS/13 – QUESTÃO 11 - O clima organizacional corresponde à descrição, sob ênfase cognitiva, dos diferentes aspectos do trabalho sobre os quais as pessoas envolvidas atribuem juízos de valor.

INPI/2013 - QUESTÃO 12 - A cultura organizacional reflete um conjunto de normas e procedimentos internos da organização que, mesmo não sendo escrito ou formal, deve orientar a rotina da organização e o comportamento de seus membros.

FNDE/13 - QUESTÃO 13 - Crenças e valores, estilo de gestão, estrutura organizacional, bem como métodos utilizados para obtenção dos resultados, são elementos constitutivos e definidores do modelo organizacional utilizado pelas empresas.

ANS/13 - QUESTÃO 14 - A valorização da palavra escrita e da formalidade são características de uma organização classificada como cultura de baixo contexto.

ANS/13 - QUESTÃO 15 - As culturas organizacionais são representações simbólicas de crenças e valores subjacentes.

CPRM/13 - QUESTÃO 16 - A cultura organizacional é indiferente para um projeto, o que permite que ele seja reaproveitado por mais de uma organização.

IBAMA/13 - QUESTÃO 17 - O entendimento da cultura, embora importante, não é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações, haja vista que as relações sociais de uma empresa são reguladas por seu estatuto e seu regimento interno.

IBAMA/13 - QUESTÃO 18 - De acordo com o enfoque situacional, tanto no modelo mecanicista quanto no modelo orgânico, as principais variáveis condicionantes da estrutura organizacional são a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o fator humano.

MC/13 - QUESTÃO 19 - A cultura organizacional se manifesta por aspectos formais e informais que são claramente perceptíveis e evidenciados nas atividades rotineiras e práticas dos colaboradores.

MC/13 - QUESTÃO 20 - Um exemplo de artefato da cultura organizacional é o uniforme usado pelos colaboradores de uma organização.

78 MC/13 - QUESTÃO 21 - A cultura de uma

organização é considerada fraca quando poucos valores são compartilhados entre os seus membros, ou seja, a cultura dessa instituição apresenta grande heterogeneidade de valores. MC/13 - QUESTÃO 22 - A preocupação ética com o tratamento justo e equitativo dado aos empregados de uma organização reflete o forte compromisso da cultura organizacional em valorizar a diversidade cultural e a igualdade de oportunidades como um dos mecanismos de gestão.

MC/13 - QUESTÃO 23 - A origem cultural das organizações é a introjeção dos valores oriundos de seus líderes fundadores, visto que estes, em geral, estabeleceram diretrizes de ação e de conduta.

MJ/2013 - QUESTÃO 24 - Considerando os níveis de manifestação da cultura organizacional, os rituais encontram-se em nível mais profundo que os valores e representam certos gestos, palavras, cerimônias sociais e figuras facilmente reconhecidos pelos membros da organização. MJ/2013 - QUESTÃO 25 - Promover a adaptação da organização, nos seus ambientes interno e externo, é uma das funções da cultura organizacional.

MPU/13 - QUESTÃO 26 - Entre os níveis de manifestação da cultura organizacional, os símbolos são os mais facilmente identificáveis pelo observador externo, podendo, inclusive, ser classificados como práticas.

MPU/13 - QUESTÃO 27 - Não cabe ao gestor público alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento intervindo nos elementos que o compõem, ficando ações desse tipo a cargo dos profissionais de recursos humanos.

MPU/13 - QUESTÃO 28 - A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ao longo do último ano de trabalho é uma forma de exprimir valores da cultura organizacional.

BACEN/13 - QUESTÃO 29 - A cultura organizacional engloba normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em direção aos objetivos organizacionais.

STF/13 - QUESTÃO 30 – Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes.

MDIC/13 - QUESTÃO 31 – A socialização organizacional compreende fases em que as pessoas e organizações estabelecem relações de reciprocidade formal e informal, fases estas que vão do pré-ingresso na organização até a metamorfose, quando a pessoa torna-se membro pleno.

TRT17º/14 - QUESTÃO 32 - A utilização de jargão jurídico específico é um exemplo de artefato da cultura vigente em determinado tribunal que caracteriza um traço da sua cultura organizacional.

DPF/14 - QUESTÃO 33 - Entre os elementos diretamente observáveis na cultura organizacional estão os valores e as crenças. FUB/14 - QUESTÃO 34 - A cultura organizacional amorfa caracteriza as organizações que apresentam valores culturais e normas altamente cristalizados nos comportamentos, nos hábitos e nos procedimentos profissionais.

79 ICMBIO/14 - QUESTÃO 35 - Uma organização

que busque fundamentar-se em bons sentimentos e construir relações amistosas entre os empregados adota o rito de renovação cultural.

ICMBIO/14 - QUESTÃO 36 - A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.

ANTAQ/14 - QUESTÃO 37 - A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

ANTAQ/14 - QUESTÃO 38 - A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.

ANATEL/14 - QUESTÃO 39 - Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui-se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.

ANATEL/14 - QUESTÃO 40 - Uma cultura organizacional focada na espiritualidade estimula práticas religiosas no ambiente de trabalho como forma de integrar valores pessoais e espirituais com valores profissionais. ANATEL/14 - QUESTÃO 41 - A abordagem da cultura organizacional proposta por Geert Hofstede faz analogia às camadas da cebola ao representar os níveis em que a cultura se manifesta, de modo a descrever, da camada mais externa para o interior, os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e, por fim, as práticas que permeiam todas as camadas.

DPF/15 - QUESTÃO 42 - Os aspectos observáveis da cultura organizacional incluem as histórias, os ritos, os rituais e os símbolos que são compartilhados pelos membros da organização. TRE-GO/15 – QUESTÃO 43 - A cultura organizacional é representada pelas normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em seus trabalhos diários. Anulada

TRE-GO/15 – QUESTÃO 44 - A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.

SERPRO/13 - QUESTÃO 45 - A cultura e o clima organizacional são fatores irrelevantes no desenvolvimento organizacional.

FUB/15 – QUESTÃO 46 - O nível de favorabilidade do clima organizacional pode ser avaliado com base em taxa de turnover e de absenteísmo, em resultados de avaliações de desempenho e em tipos de queixas no serviço médico.

MI/13 - QUESTÃO 47 - Mesmo produzindo informações relevantes e realizando ações cruciais, a área de gestão de pessoas pouco tem a contribuir na formulação do planejamento estratégico da organização.

FNDE/13 - QUESTÃO 48 - Na gestão estratégica de pessoas, utiliza-se o planejamento para alcançar objetivos e metas previamente estabelecidos, levando, assim, os empregados a cumprirem a missão definida pela empresa. MP/2013 - QUESTÃO 49 - A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.

80 FUB/15 – QUESTÃO 50 - No planejamento de RH

nas organizações, deve-se considerar como principal fonte o contexto interno da estrutura organizacional, haja vista que o fornecimento de pessoal qualificado é o resultado de maior valor para o setor de RH.

FUB/15 - QUESTÃO 51 - Quando alinhado à estratégia organizacional, o processo de seleção de pessoas deverá primar pela agilidade, pela centralização e pela rigidez, cabendo ao departamento de recursos humanos da empresa a responsabilidade pelo processo, desde o

No documento Disciplina: Gestão de Pessoas (páginas 76-80)

Documentos relacionados