• Nenhum resultado encontrado

Questões de concursos

No documento Direito Previdenciário (páginas 38-79)

QUESTÃO 1 – ESAF – RECEITA FEDERAL – ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL - 2012

Assinale a opção incorreta.

Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

a) universalidade da cobertura e do atendimento, de modo. b) prevalência dos benefícios e serviços às populações rurais.

c) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. d) irredutibilidade do valor dos benefícios.

e) equidade na forma de participação no custeio.

QUESTÃO 2 – ESAF – RECEITA FEDERAL – ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL - 2009

A Constituição Federal de 1988 deu novo tratamento à Previdência Social no Brasil em relação às constituições pretéritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Título da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que:

a) a Previdência Social é vista como um direito social independente e não relacionado à Assistência Social

b) a Previdência Social é vista como um subsistema da Saúde.

c) a Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 39 e) Saúde e Assistência Social são direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade.

QUESTÃO 3 – ESAF – RECEITA FEDERAL – AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2009

À luz da Organização da Seguridade Social definida na Constituição Federal, julgue os itens abaixo:

I. Previdência Social, Educação e Assistência Social são partes da Seguridade Social;

II. a Saúde possui abrangência universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada;

III. a Previdência Social pode ser dada gratuitamente à população rural carente; IV. a Assistência Social, por meio de sistema único e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdência Social. O número de itens errados é:

a) zero b) um c) dois d) três e) quatro

QUESTÃO 4 – FCC – TRF 4ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – 2010

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 40 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à a) saúde e à previdência social, apenas.

b) saúde, à previdência social e à assistência social. c) saúde e à assistência social, apenas.

d) previdência social, apenas.

e) previdência social e à assistência social, apenas.

QUESTÃO 5 – FCC – TRF 4ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – 2010

Publicada lei modificando a contribuição social sobre a receita ou faturamento, a) só poderá ser exigida tal contribuição após decorridos noventa dias da data da publicação da referida lei.

b) só poderá ser exigida tal contribuição após decorridos cento e oitenta dias da data da publicação da referida lei.

c) não poderá ser exigida tal contribuição no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a referida lei, independentemente da data de sua publicação. d) poderá ser exigida tal contribuição imediatamente após a data da publicação da referida lei.

e) só poderá ser exigida tal contribuição após decorridos cento e vinte dias da data da publicação da referida lei.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 41 A Seguridade Social encontra-se inserida no título da Ordem Social da Constituição Federal e tem entre seus objetivos:

a) promover políticas sociais que visem à redução da doença. b) uniformizar o atendimento nacional.

c) universalizar o atendimento da população. d) melhorar o atendimento da população. e) promover o desenvolvimento regional.

QUESTÃO 7 – FCC – INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – 2012 É correto afirmar que a Seguridade Social compreende

a) a Assistência Social, a Saúde e a Previdência Social. b) a Assistência Social, o Trabalho e a Saúde.

c) o Sistema Tributário, o Lazer e a Previdência Social. d) a Educação, a Previdência Social e a Assistência Social. e) a Cultura, a Previdência Social e a Saúde.

QUESTÃO 8 – FCC – INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – 2012 No tocante à Previdência Social, é correto afirmar que

a) é organizada sob a forma de regime especial e observa critérios que preservem o equilíbrio financeiro.

b) é descentralizada, de caráter facultativo. c) tem caráter complementar e autônomo.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 42 d) baseia-se na constituição de reservas que garantam o benefício contratado. e) é contributiva, de caráter obrigatório.

QUESTÃO 9 – FCC – INSS – PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO – 2012 A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, à:

I. cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II. proteção à maternidade, especialmente à gestante;

III. proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário;

IV. salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de alta renda.

Completam corretamente o artigo 201 da Constituição Federal, nos termos da lei APENAS os itens: a) I e II. b) I e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II e IV.

QUESTÃO 10 – CESGRANRIO – INSS – TÉCNICO PREVIDENCIÁRIO – 2005 A assistência social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 43 adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que:

a) é exigida a comprovação de ao menos 1 (um) recolhimento à seguridade social para ter direito à assistência.

b) é aplicável em caráter exclusivo aos segurados e seus dependentes menores de 21 (vinte e um) anos ou maiores de 70 (setenta) anos.

c) é independente de qualquer contribuição à seguridade social.

d) são beneficiados apenas os dependentes de segurados que tenham cumprido o período de carência previsto em lei

e) são beneficiados apenas os segurados em dia com as contribuições previdenciárias.

QUESTÃO 11 – FCC – PREFEITURA DE SÃO LUIZ/MA – PROCURADOR DO MUNICÍPIO – 2016

No que diz respeito à organização do sistema de seguridade social,

a) o sistema de seguridade social pátrio compreende a proteção de direitos relativos à saúde, à previdência e à educação.

b) as ações e serviços públicos de saúde são de acesso universal, com participação da sociedade e permitindo o atendimento não integral.

c) as ações e serviços públicos de saúde estruturam-se por meio de um sistema único, com rede regionalizada e hierarquizada, além da descentralização e participação da sociedade.

d) a sistematização constitucional da previdência privada se caracteriza, dentre outros elementos, pela proteção do trabalhador contra os riscos sociais e filiação prévia e compulsória dos segurados.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 44 e) as ações e serviços públicos na área da assistência social estruturam-se mediante um sistema único, com centralização político-administrativa da União, sem prejuízo de ações locais envolvendo as esferas estadual e municipal.

QUESTÃO 12 – FCC – PREFEITURA DE SÃO LUIZ/MA – PROCURADOR DO MUNICÍPIO – 2016

O princípio da contrapartida:

a) pode ser definido como a diretriz que impõe a existência de prévia fonte de custeio para que um benefício ou serviço da seguridade social seja criado ou majorado.

b) é princípio que rege o orçamento público não aplicável ao sistema de seguridade social.

c) pode ser definido como diretriz que impõe ao sistema previdenciário observar o equilíbrio financeiro e atuarial.

d) trata-se de princípio aplicado exclusivamente aos sistemas de previdência. e) trata-se de princípio aplicado exclusivamente aos sistemas de previdência e assistência, mas não de saúde.

QUESTÃO 13 - FCC – DPE/ES – DEFENSOR PÚBLICO – 2016

No Brasil, após a Constituição de 1988, houve uma profunda mudança na forma de disciplinar a seguridade social, um panorama normativo que compreende a a) previdência que contará apenas com a contribuição dos a ela vinculados, a saúde que contará com o esforço da sociedade e a assistência social que é fruto do esforço do terceiro setor.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 45 b) aposentadoria a todos que atingirem 60 anos de idade, se homens e 50 anos de idade, se mulheres, a saúde aos vinculados ao INSS e a assistência aos hipossuficientes.

c) previdência aos contribuintes, a saúde para todos e a assistência social a quem dela necessitar.

d) saúde de todos, apenas no que se restringe ao atendimento básico, a previdência paga a todos que não tiverem emprego e a assistência social, que é um atendimento multidisciplinar, desde que não importe no pagamento de qualquer valor em moeda.

e) previdência como modelo contributivo e filiação facultativa, a assistência social como programa dirigido a todos, como é, também, a saúde.

QUESTÃO 14 – FCC - PGE/MT – PROCURADOR DO ESTADO – 2016

A Constituição Federal do Brasil e a legislação infraconstitucional que dispõe sobre planos de benefícios e custeio da previdência social preveem, como princípio básico da seguridade social,

a) uniformidade e equivalência dos benefícios entre as populações urbanas e rurais, podendo haver diferenciação entre os serviços dessas populações criada por meio de lei complementar com objetivo de adequar os serviços às características regionais de cada atividade.

b) universalidade na prestação dos benefícios e serviços, considerado o caráter seletivo e distributivo na cobertura e no atendimento.

c) preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço para que haja previsão anterior da fonte de recursos que financiará a criação ou ampliação de qualquer benefício ou serviço da previdência pública.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 46 d) caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão conjunta tripartite da comunidade, composta de representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários nos órgãos colegiados.

e) solidariedade, também denominado universalidade de cobertura, que prevê não haver um único tipo de benefício ou serviço, mas diversos, que são concedidos e mantidos de forma seletiva observando a necessidade de cada contribuinte.

QUESTÃO 15 – FCC - TCE/CE – ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ATIVIDADE JURÍDICA – 2015

O princípio constitucional estipulando que a Seguridade Social deve contemplar todas as contingências sociais que geram necessidade de proteção e acolher todas as pessoas indistintamente é o da

a) dignidade da pessoa humana.

b) universalidade de cobertura e do atendimento.

c) uniformidade e equivalência de benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

d) diversidade da base de financiamento.

e) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

QUESTÃO 16 – FCC - TRT - 23ª REGIÃO/MT - JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO – 2015

No tocante à seguridade social, considere:

I. O princípio da equidade na forma de participação no custeio é um desdobramento do princípio da igualdade.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 47 II. A diversidade da base de financiamento corresponde à diversidade de fontes de custeio.

III. Para a extensão de determinado benefício ou serviço da seguridade social é mister que exista previamente a correspondente fonte de custeio no mínimo parcial.

IV. A irredutibilidade do valor do benefício é a real e não a nominal, independendo de lei ordinária.

Está correto o que consta APENAS em a) I, III e IV.

b) I, II e IV. c) I e II. d) I, II e III. e) II, III e IV.

QUESTÃO 17 – VUNESP – CRO/SP – ADVOGADO JUNIOR - 2015

Restringir a concessão do auxílio-reclusão aos dependentes dos segurados de baixa renda, dá efetividade ao princípio da

a) irredutibilidade do valor dos benefícios.

b) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios. c) equidade na forma de participação no custeio.

d) universalidade da cobertura. e) universalidade do atendimento.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 48 QUESTÃO 18 – FCC – TCE/CE – PROCURADOR DE CONTAS - 2015

A legislação preceitua alguns princípios que são disposições fundamentais do sistema da Seguridade Social no Brasil. O princípio que prevê que as prestações sejam fornecidas apenas a quem realmente necessitar, desde que se encontrem nas situações que a lei definiu, bem como o grau de proteção devido a cada um, é o da

a) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas, rurais e ribeirinhas.

b) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. c) universalidade de cobertura e do atendimento.

d) irredutibilidade do valor dos benefícios e dos serviços. e) diversidade da base de financiamento.

QUESTÃO 19 – FCC – TRT - 18ª Região (GO) Juiz do Trabalho – 2014 Sinfrônio, jovem com 13 anos de idade, em situação de hipossuficiência econômica, Georgino com 35 anos, empresário bem sucedido no ramo imobiliário. De acordo com os destinatários da proteção social dentro do sistema público de seguridade social brasileiro, é correto afirmar que

a) Sinfrônio e Georgino podem participar como segurados do subsistema de previdência social.

b) Georgino e Sinfrônio estão atualmente alcançados pelo subsistema de assistência social.

c) Sinfrônio e Georgino podem participar do subsistema de saúde.

d) Georgino pode ser hoje destinatário dos programas de saúde e assistência social.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 49 e) Georgino pode participar apenas do subsistema de saúde.

QUESTÃO 20 – AOCP - TCE-PA - Analista de Controle Externo – 2012 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a) à moradia, à previdência e à assistência social.

b) à saúde, à previdência e à assistência social. c) à saúde, à alimentação e à assistência social. d) à saúde, à previdência e ao lazer.

e) à moradia, ao lazer e à alimentação.

QUESTÃO 21 – AOCP - EBESRH – ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2017 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade. De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete ao Poder Público organizar a seguridade social com base no(s) seguinte(s) objetivo(s):

a) pluralidade e distinção dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

b) igualdade na forma de participação no custeio.

c) redutibilidade do valor dos benefícios, quando necessário, respeitando a reserva do possível.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 50 e) caráter discricionário e centralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

QUESTÃO 22 – IBFC - EBESRH – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – 2017 Segundo a Constituição, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Considerando os objetivos da seguridade social, expressos na Constituição, assinale a alternativa correta.

a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo

b) Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais

c) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais

d) Participação da comunidade e) Gratuidade

QUESTÃO 23 – CESPE – INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – 2016 No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue os itens seguintes.

A seguridade social é organizada mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 51 No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue os itens seguintes.

A CF define seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

QUESTÃO 25 – CESPE – INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – 2016 Com relação ao conteúdo e à autonomia da legislação previdenciária, julgue o item abaixo.

Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas relacionadas à seguridade social.

QUESTÃO 26 – CESPE – INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – 2016 Com base no disposto na Lei n. 8.213/1991, que trata dos planos de benefícios da previdência social e dá outras providências, julgue os itens seguintes.

Os princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais.

QUESTÃO 27 - CESPE - STJ - Analista Judiciário - Serviço Social – 2015 Com relação à seguridade social no Brasil, julgue o item a seguir.

No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais. Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 52 QUESTÃO 28 - FGV - TCE-RJ - Auditor Substituto – 2015

A seguridade social, nos termos da Constituição de 1988, estabelece diversas diretrizes e princípios para seu funcionamento. Dentro dos três subsistemas criados (previdência social, assistência social e saúde), é correto afirmar que: a) a universalidade de cobertura e atendimento é objetivo exclusivo da saúde, tendo em vista ser o único subsistema aberto a todos e independente de contribuição;

b) a previsão de aposentadorias diferenciadas para homens e mulheres é inconstitucional por violar o princípio da isonomia;

c) a União, como forma de atender os objetivos da seguridade social, poderá criar novas contribuições sociais, desde que aprovadas por lei complementar e com ineditismo de fato gerador e base de cálculo, além de não cumulativas;

d) a previdência complementar, nos termos da Constituição de 1988, somente poderá conceder benefícios após o interessado ter se aposentado, regularmente, pela previdência social pública;

e) a previsão de benefícios previdenciários na Constituição de 1988, tanto para servidores como trabalhadores da iniciativa privada, é exemplificativa, podendo sofrer restrições ou ampliações por lei, independente do custeio.

QUESTÃO 29 – FCC – TRT 2ª REGIÃO – ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA – 2014

As ações e serviços públicos de saúde constituem um sistema único, organizado de acordo com diretrizes determinadas. Dentre elas, está

a) o caráter contributivo e de filiação obrigatória. b) a promoção da integração ao mercado de trabalho. c) a centralização, com direção única no Governo Federal.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 53 d) a observância de critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. e) o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas

QUESTÃO 30 – FCC – TRT 6ª REGIÃO – ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA – 2012

A Constituição Federal brasileira atribui ao Poder Público a organização da Seguridade Social com base em objetivos que a doutrina entende como verdadeiros princípios. NÃO fazem parte destes objetivos ou princípios:

a) universalidade da cobertura e do atendimento. b) equidade na forma de participação no custeio. c) irredutibilidade do valor dos benefícios.

d) unicidade da base de financiamento.

e) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 54 1 2 3 4 5 B C D B A 6 7 8 9 10 C A E A C 11 12 13 14 15 C A C C B 16 17 18 19 20 C B B C B 21 22 23 24 25

D C CERTO CERTO CERTO

26 27 28 29 30

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 55

4.1 Questões comentadas

QUESTÃO 1 – ESAF – RECEITA FEDERAL – ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL - 2012

Assinale a opção incorreta.

Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

a) universalidade da cobertura e do atendimento.

b) prevalência dos benefícios e serviços às populações rurais.

c) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. d) irredutibilidade do valor dos benefícios.

e) equidade na forma de participação no custeio. Comentários:

A alternativa incorreta e que, portanto, merece ser marcada é a “b”. Na verdade, o princípio constitucional aplicável, conforme art. 194, II, prevê a uniformidade e a equivalência de benefícios e serviços entre as populações urbanas e rurais. A prevalência está vedada!

Gabarito: B.

QUESTÃO 2 – ESAF – RECEITA FEDERAL – ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL - 2009

A Constituição Federal de 1988 deu novo tratamento à Previdência Social no Brasil em relação às constituições pretéritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Título da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que:

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 56 a) a Previdência Social é vista como um direito social independente e não relacionado à Assistência Social

b) a Previdência Social é vista como um subsistema da Saúde.

c) a Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.

d) Assistência Social e Previdência Social são conceitos jurídicos idênticos.

e) Saúde e Assistência Social são direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade.

Comentários:

Amigos, a única alternativa correta é a “c”, pois, de fato, a Previdência, a Assistência Social e a Saúde, são direitos que integram a Seguridade Social, nos termos do art. 194, da CF/88. A alternativa “a” erra ao dizer que a Previdência é independente; na realidade, apesar ter características peculiares, a exemplo da contributividade e da compulsoriedade, ela possui relação com as demais áreas da Seguridade Social. A “b” erra ao dizer que a Previdência é um subsistema da Saúde; na realidade, a Previdência integra a Seguridade Social. A “d” erra ao dizer que os conceitos jurídicos de Assistência e Previdência são idênticos; na verdade, os conceitos são diferentes, pois a Assistência é destinada a todos que dela necessitem, ao passo que a Previdência é voltada para os segurados e seus dependentes. Por fim, a “e” erra ao afirmar que a Saúde e a Assistência são organizadas da mesma forma e com o mesmo fim; na verdade, são áreas distintas, com previsão em artigos específicos da Constituição: Saúde (arts. 196 a 200) e Assistência (arts. 203 e 204).

Gabarito: C.

QUESTÃO 3 – ESAF – RECEITA FEDERAL – AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2009

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 57 À luz da Organização da Seguridade Social definida na Constituição Federal, julgue os itens abaixo:

I. Previdência Social, Educação e Assistência Social são partes da Seguridade Social;

II. a Saúde possui abrangência universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada;

III. a Previdência Social pode ser dada gratuitamente à população rural carente;

No documento Direito Previdenciário (páginas 38-79)

Documentos relacionados