• Nenhum resultado encontrado

Questões do Estudo de Caso

No documento Download/Open (páginas 85-94)

4.2 Coleta de Evidências

4.3.3 Questões do Estudo de Caso

Yin (2001) considera as questões como o ponto central do protocolo de um estudo de caso. Segundo o autor o pesquisador deverá estar atento à “pista certa”, ou

Preparar para acontecimentos

inesperados Agenda clara para a

coleta de dados Apoio e orientação de especialista em estudo

de caso Possuir materiais necessários para campo Acesso à organização e aos entrevista-chave

Procedimentos de

campo segundo Yin Pertença a esta pesquisa

Foi realizado contato com o Reitor da Unidade, havendo aquiescência

do mesmo.

Foi utilizado um caderno para as anotações e um gravador para registrar as informações recebidas.

Orientadora da pesquisa.

A agenda será definida de acordo com a disponibilidade dos

entrevistados. Tendo em vista possíveis eventualidades, as entrevistas serão

marcadas antecipadamente,

seja, deve construir um caminho que conecte cada questão com as prováveis fontes de evidência. No caso específico desta pesquisa, todas as perguntas estarão alicerçadas sobre a investigação das práticas de gestão sobre os docentes da IES Confessional estudada. No entanto, ressalta-se que na elaboração do questionário tomou-se o cuidado para redigir as perguntas de forma clara e simples, na tentativa de não carregá-las com os aspectos conceituais que envolvem a natureza da pesquisa.

Figura 07: Elaboração do questionário da pesquisa

Fonte: Elaborado pelo autor

A IES tem um departamento de RH Estratégico ?

Qual a função do RH dentro da Estratégia da IES ?

Quais estratégias são usadas para gerir o corpo docente?

Quais as estratégias usadas ? Qual o papel do RH hoje na IES ? Qual a visão do RH sobre o Mercado ?

Qual resultado obtido ?

ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI-

5 CARACTERIZAÇÃO DA IES ESTUDADA.

A IES estudada faz parte de uma congregação religiosa de uma ordem católica, na qual a Instituição de Ensino superior já é uma tradição, primeiro como faculdades isoladas e depois como Centro Universitário e Universidade. Desta forma é caracterizada também uma diversidade muito grande devido às diferenças sociais, culturais e normativas dos Estados, visto que a congregação tem mais 52 IES em três continentes distribuídas em 18 países.

A IES segundo o Regime Geral (2009), neste trabalho é uma entidade confessional, credenciada pelo Decreto Presidencial de 24 de novembro de 1997, e recredenciada pela Portaria MEC nº 1654 de 02 de junho de 2005 (DOU 08/06/05), com limite territorial circunscrito ao município de Americana, estado de São Paulo e Unidades de Ensino nos municípios de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, todos no estado de São Paulo. A Entidade Mantenedora da IES é o Liceu Coração de Jesus, associação civil, de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter educacional e de assistência social, constituída por religiosos professos, Salesianos de Dom Bosco, com sede e foro no município de São Paulo, estado de São Paulo, conforme o dispositivo no parágrafo único do art. 1º do seu estatuto. A Unidade, que é o objeto de estudo deste trabalho, foi escolhida pelo critério de tempo de existência. A unidade tem mais de 50 anos e foi a primeira faculdade do Brasil, destes religiosos.

Como critério de referência a Instituição de Ensino Superior Confessional sem fins Lucrativos, estudada neste trabalho será chamada de IES.

A IES, presta serviço à comunidade na qual está inserida, gerando igualmente conhecimento, visando ao desenvolvimento cientifico, econômico, profissional, social e cultural para a região na qual se encontra inserida, estendendo-se para outras. Quer contribuir para o bem estar da sociedade, trabalhando pela melhoria de vida na busca dialógica da verdade.

Segundo Rosso (2004), a IES estudada é uma instituição católica, reconhecida e legitimada pela Igreja e coerente com esta opção, produz e veicula cultura segundo esta ótica.

Segundo o PDI (2002, p. 9)

A inspiração cristã da IES supõe uma visão do mundo e do ser humano enraizada e em sintonia com o Evangelho de Cristo, expressa de modo refletido, sistemático e crítico no ensino, na pesquisa e na extensão.

Segundo Rosso (2004) apresenta-se aqui a Missão, Visão e os Valores da IES estudada:

- Missão: A IES, fundada em princípios éticos, cristão e salesianos, tem por missão contribuir na formação integral de cidadão, através da produção e difusão de conhecimento e da cultura, em contexto de pluralidade.

- Visão: Consolidar-se como centro de excelência, reconhecido nacional e internacionalmente na produção, sistematização e difusão do conhecimento e na qualidade de serviços prestados à comunidade.

- Valores: A prática educativa da IES apóia-se nos seguintes valores: “Amorevolezza”, Diálogo, Ética, Profissionalismo e Solidariedade, entendidos como:

- “Amorevolezza”: Canal de acesso ao diálogo educativo, caracterizado por demonstrações de afeto recíprocas entre educador e educando que possibilitam as trocas simbólicas dos valores e dos significados da vida. A “amorevolezza”, a razão e religião compõem um harmonioso movimento pedagógico, expressão de uma espiritualidade relacional que exibe equilíbrio afetivo, fidelidade oblativa, diálogo educativo, paciência histórica e clima de amizade e serviço.

- Diálogo: É o elemento constitutivo e fundante da pessoa humana, necessitadas das trocas simbólicas com o outro para suas realizações pessoal e social. Apresenta-se como pressuposto ao debate, à participação da comunidade, respaldando a gestão dos diversos processos institucionais.

- Ética: É o processo racional de discussão de valores apreendidos por tradição, possibilitando a sua livre e crítica introjeção. Na instituição, a ética promove a dissolução de conflitos e livre construção, desenvolvimento e definição de valores e da pessoa humana.

- Profissionalismo: É a condição para que, em um contexto social amplo e complexo, aconteça uma intervenção competente, em uma área de trabalho. O profissionalismo expressa a necessidade de formar pessoas qualificadas técnico- profissionalmente, capazes de buscar soluções teórico-práticas para os desafios e

necessidades sociais e de se inserir no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade cidadã.

- Solidariedade: É a atitude de reconhecimento e respeito à pessoa humana e aos seres vivos, no que diz respeito à sua dignidade. Manifesta-se pelo cultivo da sensibilidade e da partilha nas ações voltadas às causas humanitárias, ecológicas e religiosas.

De acordo com o PDI (2002), a IES estudada, segundo a pedagogia e a espiritualidade de sua congregação, caracteriza-se pela construção de um ambiente educativo-pastoral, que implica os seguintes elementos:

- A criação de um ambiente rico de valores humanos;

- Rigor cientifico no desenvolvimento dos conteúdos, da pesquisa e da docência;

- Um diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas acadêmicas e entre estas e a fé cristã;

- A oferta de matérias específicas de caráter ético e religioso em paridade científica e pedagógica com as outras disciplinas;

- Uma diversidade de propostas explicitamente cristãs, de cunho pastoral e evangelizador; de compreensão e diálogo ecumênico e inter-religioso e de compromisso social;

Os valores da IES emergem de um horizonte mais amplo, no qual se vislumbram os seguintes valores (PDI, p. 11-12)

- Igualdade: todos os indivíduos são iguais perante a sociedade, com os mesmo direitos e deveres.

- Qualidade: busca de perfeição que se pode adquirir e oferecer;

- Democracia: compatibilização entre liberdade e a obediência às normas, através da participação critica e responsável dos indivíduos, na constituição da ordem social;

- Humanismo: visão atomista da pessoa humana, que rompe com o individualismo, e implica atitudes de respeito e promoção da sua singularidade e dignidade.

- Transcendência: realidade inerente à integralidade da pessoa criada à imagem e semelhança de Deus e aberta à verdade e à solidariedade com seus semelhantes.

Entende-se como fonte documental importante para a caracterização da IES, os respectivos objetivos estatutários da mesma. Assim diz o documento:

A IES, como Instituição Educacional, de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos pela promoção de Ensino, da Pesquisa e da Extensão, dispõe-se a produzir,

acumular sistematizar e disseminar conhecimentos e cultura, nas diversas áreas , formas e níveis, especialmente em ciências sociais tecnológicas. Em função dessa concepção, concentra esforços para contribuir na formação integral do indivíduo, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético e a capacidade de julgar e agir corretamente, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e cívica, conforme as exigências da sociedade moderna. Como dispõe o Estatuto em vigor, a IES está instituído com o objetivo de ministrar o ensino superior, estimulando a pesquisa em todos os campo da ciência e, através da extensão e ação comunitária, socializar o conhecimento produzido na academia e trazer para a IES as necessidades e potencialidades da comunidade.

Artigo 3º. – A IES tem como objetivo:

I – A formação de profissionais e especialistas nas diferentes áreas de conhecimento, habilitando-os para inserção nos setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;

II – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito cientifico e do pensamento reflexivo;

III – proporcionar ao estudante condições e meios para uma educação integral, o que inclui os valores humanos cristãos, científicos e tecnológicos, conquistas da tradição e da modernidade, pelos quais devem se pautar os atos de seus dirigentes e professores, sobretudo na aplicação correta e rigorosa dos preceitos legais e regimentais;

IV – incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio;

V – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, que constituem patrimônio da humanidade, e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

VI – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;

VII - prestar serviços especializados à comunidade numa relação de reciprocidade;

VIII – promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios, resultantes da criação cultural e da pesquisa cientifica e tecnológica gerada na instituição;

IX – manter relações com estabelecimentos congêneres e instituições de pesquisa, tanto pública como particulares, nacionais e internacionais para intercâmbio de idéias;

X – desenvolver, estimular e difundir as ciências, as artes e a tecnologia através da educação a distância.

Segundo Rosso (2004), a administração da IES é feita pelos religiosos salesianos, integrados na Inspetoria Salesiana de São Paulo. Os religiosos salesianos possuem experiência comprovada no campo educacional tanto no Brasil quanto em outros países e têm promovido a pesquisa e a extensão em todas as suas unidades onde são envolvidos, trabalhando diretamente com seus alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, na busca constante do desenvolvimento e do bem dos seus educando.

Apresentar-se-ão algumas estatísticas referentes ao Corpo Docentes, alunos, e Cursos para que se tenha uma visão da IES estudada, segundo estes aspectos. Os dados estão limitados até 2010, data desta pesquisa.

O corpo docente da IES é composto por 85 professores, sendo 65% do sexo masculino e 35% do sexo feminino.

Segundo o Regimento Geral (2009) o Corpo Docente da IES é constituído por professores com atividades regulares de ensino, orientação discente, atividades investigativas, que assumem o compromisso de reconhecer e respeitar os princípios cristão-católicos e o estilo salesiano de educar. Para o PDI (2002), a IES acredita que sua missão de educar se realiza no compromisso de seu corpo docente, como um processo educativo voltado para a formação de pessoas integras, solidárias, éticas e profissionalmente competentes. Para tanto, as qualidades humanas e técnicas de seu corpo docente tornam-se imprescindíveis na contratação dos professores.

Quadro 14: Distribuição de Docentes Segundo a sua respectiva titulação na IES – 2010.

Unidade Pós- Doutorado

Doutorado Mestrado Especialização Graduação

Professores

0 27 41 14 3

Atualmente a IES oferece dez cursos superiores, sendo cinco para bacharelado e cinco para licenciatura. Os cursos de Graduação, segundo o Regimento Geral (2009), têm por finalidade a obtenção de graus acadêmicos ou que correspondam a profissões regulamentadas por lei, devendo ser estruturados de forma a atender as prerrogativas da legislação vigente e os limites de duração fixados pelos órgãos competentes. Os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pela IES obedecem aos critérios de coerência e sinergia com o Plano de desenvolvimento Institucional e com o Projeto Pedagógico Institucional. Cabe à Pró-Reitoria Acadêmica, em consonância com a Secretária Geral, coordenar e supervisionar as providências necessárias para os processos de autorizações, reconhecimentos, renovações de reconhecimentos, assim como credenciamento e recredenciamento institucionais. A IES estudada oferece curso de Licenciatura e Bacharelado tanto no período Matutino (M) como Noturno (N).

Quadro 15: Cursos oferecidos pela IES Estudada.

Curso Titulação Unidade Turno Autorização Reconhecimento

Administração Bacharelado Lorena M/N P: 957/99 Ciência da

Computação

Bacharelado Lorena N P: 994/00 29/09/2000

Direito Bacharelado Lorena M/N P:

91.251/85 17/05/1985

Port.: 97/91 30/01/1991

Filosofia Licenciatura Lorena M D:

30.552/52

Dec.: 35.740/54 29/06/1954 Geografia Licenciatura Lorena N D:

30.552/52

Dec.: 35.740/54 29/06/1954 História Licenciatura Lorena N D:

30.552/52

Dec.: 35.740/54 29/06/1954 Matemática Licenciatura Lorena N D: 1.754/99

17/12/1999 Pedagogia Licenciatura Lorena N D:

30.552/52 14/02/1952

Dec.: 35.740/54 29/06/1954

Psicologia Formação de Psicólogo. Lorena N D: 71608/72 22/12/1972 Dec.: 78051/76 15/07/1976

Turismo Bacharelado Lorena N P: 975/99

28/06/1999 Fonte: PDI 202, p. 57.

Atualmente a IES conta com 2412 alunos matriculados em seus cursos.

Quadro 16: Relação de inscrição no vestibular na IES nos últimos cinco anos.

2005 2006 2007 2008 2009 2010 2713 2553 1878 1478 1981 1998 Fonte: Secretária Acadêmica, 2010.

Para o Regimento Geral (2009), o processo seletivo de admissão aos cursos de graduação obedece às normas aprovadas pelo CONSU, respeitando a legislação vigente. A classificação faz-se pela ordem decrescente dos resultados, até o limite legal de vagas. A classificação obtida é válida para matrícula no período letivo para o qual se realiza o vestibular. Os processos seletivos ocorrem em regime semestral, sendo que o processo seletivo semestral deve ser devidamente justificado e obter a aprovação da Reitoria e da Mantenedora.

Quadro 17: Relação de alunos Matriculados na IES nos últimos cinco anos.

2005 2006 2007 2008 2009 2010 3157 3000 2837 2643 2457 2412 Fonte: Secretária Acadêmica, 2010. (data base: abril de cada ano)

Para a matrícula os candidatos aprovados no processo seletivo de admissão e convocados, segundo a ordem classificatória, formalizam seu ingresso na IES em curso de graduação, efetuando a matrícula. O candidato deverá assinar um contrato de prestação de serviço educacionais, nos termos da legislação vigente. A matricula é renovada semestralmente de acordo com o estabelecido em calendário acadêmico.

No documento Download/Open (páginas 85-94)

Documentos relacionados