• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS 1 Está inteiramente adequada a pontuação do

No documento LÍNGUA PORTUGUESA I PROFESSOR ANDRESAN (páginas 134-139)

PONTUAÇÃOPONTUAÇÃO

QUESTÕES FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS 1 Está inteiramente adequada a pontuação do

seguinte período:

(A)) A força da mídia, tanto quanto a violência dos crimes recentes, vem influenciando negativamente a opinião pública, segundo afirmou dom Geraldo. (B) Segundo dom Geraldo em manifestação recente, a força da mídia costuma exercer influência negativa, sobre a opinião pública em momentos de grande tensão.

(C) A opinião pública, que costuma sofrer influência da mídia vem-se mostrando favorável a um plebiscito no qual, se decida a respeito da controvérsia: redução da maioridade.

(D) É uma pena, que os congressistas em vez de dedicarem seu tempo a projetos afirmativos, preocupemse com medidas como essas de caráter tão-somente punitivo.

(E) Se baixar a idade penal, resolvesse o problema, nos Estados Unidos onde há tanto rigor, com os jovens infratores, a criminalidade do menor praticamente não existiria.

2. Considere as seguintes frases:

I. Tenho sempre saudades dos tios, que tanto fizeram por mim.

II. Ela me passou as informações, apenas, necessárias para a inscrição no concurso.

III. Durante o dia todo, ela ficou se lastimando por não haver cumprido a promessa.

A supressão de vírgula(s) altera o sentido do que está em

(A) I, II e III.

(B)) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) II, somente.

3. Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:

(A) Implícito na simplificação sistemática da realidade, está o desrespeito aos eleitores, que são o alvo costumeiro, da retórica eleitoral. (B) É lamentável que candidatos socialistas, a exemplo de Mitterrand, se deixem levar pela convicção de que, em nosso mundo tão complexo, o messianismo faça sentido.

(C) As fórmulas simplificadoras são: se eu estou certo o senhor está errado; somente eu, tenho a solução, entusiasmem-se pois comigo.

(D) Quando se reúnem, os moradores de vila costumam discutir, tanto os problemas que os afligem como as soluções que devem brotar, dessa discussão.

(E) No caso da mãe da criança asmática e da velha senhora, que defende seu cachorrinho, há o dilema, de se saber qual delas sairá da reunião, profundamente compungida.

4. como a informática, a robótica e as telecomunicações – (Parágrafo abaixo)

Em meados dos anos 90, o economista americano Jeremy Rifkin causou polêmica com seu livro O fim do emprego, no qual previa que a era do emprego estava com os dias contados. Segundo Rifkin, o aumento da produtividade resultante da adoção de novas tecnologias – como a informática, a robótica e as telecomunicações – iria provocar efeitos devastadores no nível de emprego mundial. Milhões de pessoas perderiam seu ganha-pão no campo, na indústria e no setor de serviços. Somente uma pequena elite de trabalhadores especializados conseguiria prosperar numa economia global dominada pela tecnologia.

Os travessões isolam, considerando-se o contexto,

(A) diferentes vozes de um diálogo.

(B) a conclusão das afirmativas anteriores. (C)) uma enumeração explicativa.

(D) repetição para realçar o sentido da frase. (E) uma ressalva à informação inicial do texto.

5 ... as opiniões a respeito do projeto aprovado, sendo bom que venham contraditórias, o fato é... (Parágrafo abaixo)

Sejam quais forem as opiniões a respeito do projeto aprovado, sendo bom que venham contraditórias, o fato é que se está dando um passo à frente.

Observe as alterações feitas em relação à pontuação original do segmento grifado acima: I. ... do projeto aprovado − sendo bom que venham contraditórias −

II. ... do projeto aprovado (sendo bom que venham contraditórias)

III. ... do projeto aprovado : sendo bom que venham contraditórias.

Estão corretas SOMENTE as alterações feitas em (A) I.

(B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

6. Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:

(A) No anunciado Seminário, que contará com a participação de Walter Ceneviva, um dos temas oferecidos a debate será o que diz respeito ao sensacionalismo da imprensa.

(B) No anunciado Seminário que contará com a participação de Walter Ceneviva, um dos temas oferecidos a debate, será o que diz respeito ao sensacionalismo da imprensa.

(C) No anunciado Seminário que contará com a participação de Walter Ceneviva um dos temas, oferecidos a debate, será o que diz respeito: ao sensacionalismo da imprensa.

(D) No anunciado Seminário, que contará com a participação de Walter Ceneviva um dos temas, oferecidos a debate será: o que diz respeito ao sensacionalismo da imprensa.

(E) No anunciado Seminário, que contará com a participação, de Walter Ceneviva, um dos temas oferecidos a debate, será o que diz respeito - ao sensacionalismo da imprensa.

7. ... (54 horas semanais, contra a média mundial de 41).

"Aquela velha idéia de que o brasileiro é naturalmente um sujeito relaxado, cuca-fresca, foi por água abaixo com esse estudo", afirma uma das organizadoras do levantamento. Os nossos executivos, lideram o ranking dos que dedicam mais horas ao trabalho (54 horas semanais contra a média mundial de 41).

Os parênteses na frase acima

(A) assinalam o período de tempo considerado na pesquisa.

(B) introduzem uma afirmativa desnecessária no contexto.

(C) buscam realçar a idéia central do parágrafo. (D) indicam uma restrição à afirmativa anterior. (E) isolam um segmento explicativo dentro do contexto.

8. "é produto de uma visão equivocada dos materiais".

Segundo o especialista brasileiro em lixo e conselheiro da ONU no assunto, Sabetai Calderoni, o conceito que a sociedade tem do lixo "é produto de uma visão equivocada dos materiais". Ele afirma que, embora nem tudo que se joga fora possa ser aproveitado como comida, todo o lixo pode ser aproveitado de alguma forma.

O uso das aspas na frase acima

(A) assinala uma afirmativa contrária ao que se diz no texto.

(B) introduz um comentário particular, fora do contexto.

(C) denota a interrupção deliberada do pensamento.

(D) separa a repetição intencional de uma idéia. (E) indica a citação exata das palavras de alguém.

9. A frase corretamente pontuada é:

(A) O Censo 2000, assinala a permanência de diferenças regionais entre o Sudeste onde se concentraram os investimentos da indústria, e o Nordeste atrelado, a uma base de economia rural sujeita às constantes secas.

(B) O Censo 2000 assinala a permanência, de diferenças regionais entre o Sudeste, onde se concentraram os investimentos da indústria e o Nordeste atrelado a uma base de economia rural, sujeita às constantes secas.

(C) O Censo 2000 assinala a permanência de diferenças regionais entre o Sudeste, onde se concentraram os investimentos da indústria, e o Nordeste, atrelado a uma base de economia rural sujeita às constantes secas.

(D) O Censo 2000 assinala a permanência de diferenças regionais entre o Sudeste onde se concentraram, os investimentos da indústria, e o Nordeste atrelado a uma base, de economia rural sujeita às constantes secas.

(E) O Censo 2000 assinala, a permanência de diferenças regionais, entre o Sudeste onde se concentraram os investimentos da indústria e o Nordeste, atrelado a uma base de economia rural sujeita às constantes secas.

10. Modificando-se a ordem interna de frases do texto, a pontuação estará correta em:

(A) Poderíamos lembrar recuando no tempo, que na África do Sul, o regime do apartheid representou um manifesto escárnio contra a Declaração dos Direitos Humanos.

(B) Que tal informação não é improcedente por sua própria experiência, qualquer cidadão pode verificar.

(C) No Brasil, costuma-se dizer, que há leis que “pegam” e leis que “não pegam”.

(D) Como deixar de reconhecer, a partir de então, que já “não pega” a arbitragem da própria Organização das Nações Unidas?

(E) A contrapelo das decisões da ONU se deu a invasão do Iraque: mas confiná-la, aos limites do território nacional, talvez seja injusto.

11. – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica – (frase abaixo)

Rios caudalosos e lagos deslumbrantes, cachoeiras e corredeiras, cavernas, grutas e paredões. Onças, jacarés, tamanduás, capivaras, cervos, pintados e tucunarés, emas e tuiuiús. As maravilhas da geologia, fauna e flora do Brasil Central reunidas em três ecossistemas únicos no mundo – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica −, poderiam ser uma abundante fonte de receitas turísticas.

Os travessões isolam, considerando-se o contexto,

(A) ressalva à afirmativa anterior. (B) reprodução de opinião pessoal. (C) enumeração explicativa. (D) repetição desnecessária. (E) citação conclusiva do parágrafo.

12. A frase corretamente pontuada é:

(A) Para proteger, os animais especialmente os silvestres que são cobiçados, por seu valor comercial formaram-se grupos de empresários que se uniram, aos ambientalistas.

(B) Para proteger os animais especialmente os silvestres, que são cobiçados por seu valor comercial formaram-se, grupos de empresários, que se uniram aos ambientalistas.

(C) Para proteger os animais, especialmente os silvestres, que são cobiçados por seu valor comercial, formaram-se grupos de empresários que se uniram aos ambientalistas.

(D) Para proteger os animais, especialmente, os silvestres que são cobiçados por seu valor comercial, formaram-se grupos, de empresários que se uniram aos ambientalistas.

(E) Para, proteger os animais especialmente os silvestres, que são cobiçados, por seu valor comercial formaram-se, grupos de empresários que se uniram, aos ambientalistas.

13. O recurso de se separar e confrontar duas idéias divergentes por meio de um ponto-e-vírgula está adequadamente utilizado na frase:

(A) A medida foi aprovada pela Câmara; a expectativa é que seja rejeitada pelo Senado. (B) Ele afirmou que não entrará com recurso; muito embora ninguém acredite.

(C) O delegado prometeu fazer uma investigação rigorosa; seu passado avaliza sua promessa. (D) Muitos se interessaram em fazer o concurso; cujo edital deverá ser publicado brevemente. (E) A notícia gerou muita polêmica; porque a matéria tratada divide, efetivamente, as opiniões.

14. Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:

(A) Poucos imaginam entre os turistas estrangeiros: que assistindo ao desfile carnavalesco estão presenciando um espetáculo – cuja euforia se assenta, sobre regras bem estabelecidas.

(B) Poucos imaginam, entre os turistas estrangeiros, que, assistindo ao desfile carnavalesco, estão presenciando um espetáculo cuja euforia se assenta sobre regras bem estabelecidas.

(C) Poucos imaginam, entre os turistas estrangeiros, que assistindo ao desfile carnavalesco, estão presenciando um espetáculo cuja euforia, se assenta sobre regras bem estabelecidas.

(D) Poucos imaginam – entre os turistas estrangeiros – que assistindo ao desfile carnavalesco estão presenciando um espetáculo cuja euforia, se assenta sobre regras bem estabelecidas.

(E) Poucos imaginam entre os turistas estrangeiros que, assistindo ao desfile carnavalesco estão, presenciando, um espetáculo cuja euforia se assenta: sobre regras bem estabelecidas.

15. Considere as seguintes frases:

I. Os brasileiros, que costumam desprezar sua própria cultura, apenas começam a se interessar pelo cinema nacional.

II. Sabíamos que, naquela manhã, haveríamos de receber alguma triste notícia.

III. Os moradores daqueles vilarejos, tão abandonados, não sabem o que seja receber a visita de um médico. A supressão das vírgulas altera o sentido do que está em

(A) I, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) I, II e III.

16. Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:

(A) Quando, já há algum tempo, passaram a crer nos resultados das providências aqui na Terra, os mais sacrificados receberam efetivo apoio da parte progressista do clero.

(B) Há quem pergunte: se os poderosos temem mais as sanções da Divina Providência, ou a pressão das ações coletivas em que, os mais fracos, saem fortalecidos?

(C) Pede-se agora, aos agentes do Direito que sejam sensíveis às aspirações populares exercendo, de modo sistemático a função social que lhes foi confiada.

(D) Ao que se sabe não há notícia, de que uma ação coletiva se tornou mais fraca, pelo fato de a integrarem pessoas que confiam também na Divina Providência.

(E) É sempre mais cômodo, para os poderosos que os mais fracos atribuam exclusivamente à Divina Providência, a função de fazer justiça.

17. Atente para as seguintes frases:

I. A lei visa à proteção dos menores, que os adultos costumam maltratar.

II. Ele não gosta de ler romances policiais, que fazem tanto sucesso.

III. Ele se escondeu na primeira casa, que estava disponível.

A supressão da vírgula altera o sentido do que está dito em

(A) I, II e III. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) II, somente.

18. A frase pontuada corretamente é:

(A) Nem sempre os pretores eram juristas pois, muitas vezes foram eleitos por, votação popular. (B) Vejamos, agora, um pouco, da história dessa Lei das XII Tábuas.

(C) Os romanos estabeleceram: uma classificação dos contratos, que ainda vigora em muitos pontos.

(D) Eis aí em poucas palavras, alguns aspectos da jurisprudência romana.

(E) No que diz respeito ao direito de obrigações, segundo a opinião tradicional dos romanistas, ele só tardiamente foi constituído.

19. A mortalidade infantil caiu 38%: de 48 por mil nascimentos para 29,6.

O emprego dos dois pontos assinala (A) a inclusão de um segmento explicativo. (B) a citação literal do que consta no relatório do IBGE.

(C) a brusca interrupção da seqüência de idéias. (D) uma restrição à afirmação do período anterior. (E) a ligação entre palavras que formam uma cadeia na frase.

20. A frase corretamente pontuada é:

(A) A expressão – justiça do trabalho – apareceu pela primeira vez em lei na Constituição de 1934, com a finalidade de "dirimir questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social", dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

(B) A expressão "justiça do trabalho", apareceu pela primeira vez em lei na Constituição de 1934 com a finalidade – de dirimir questões, entre empregadores e empregados regidas pela legislação social, dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

(C) A expressão justiça do trabalho apareceu pela primeira vez em lei – na Constituição de 1934 – com a finalidade de dirimir questões entre empregadores e empregados regidas, pela legislação social, dispositivo que se manteve na Constituição, de 1937.

(D) A expressão justiça do trabalho – apareceu, pela primeira vez em lei na Constituição de 1934 com a finalidade, de dirimir questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

(E) A expressão justiça do trabalho apareceu pela primeira vez em lei na "Constituição de 1934" com a finalidade de dirimir, questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social dispositivo, que se manteve na "Constituição de 1937".

21. Considere os seguintes períodos:

I. Se sempre há quem julgue, a maior especificação dos códigos uma garantia de maior justiça, há também quem a ache ao contrário, um retrocesso, um caso de indigência moral.

II. Acima de toda casuística, deve-se buscar um plano de valores comungáveis e autênticos, capazes de promover uma conduta social naturalmente justa, em vez de se prescrever um rosário sem fim de obrigações pessoais.

III. Séculos atrás, Montaigne, num de seus ensaios, já narrava a perplexidade de alguns índios americanos, quando postos em contato com os sofisticados e artificiais procedimentos da aristocracia francesa.

Quanto à pontuação, está inteiramente correto o que se lê em

(A) I, II, III.

(B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) II, somente.

GABARITO PONTUAÇÃO 01. A 02. B 03. B 04. C 05. D 06. A 07. E 08. E 09. C 10. D 11. C 12. C 13. A 14. B 15. C 16. A 17. A 18. E 19. A 20. A 21. D

CONCORDÂNCIA NOMINAL

No documento LÍNGUA PORTUGUESA I PROFESSOR ANDRESAN (páginas 134-139)