• Nenhum resultado encontrado

Questão 78

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2001) – A obrigatoriedade do recolhimento do Depósito Compulsório incide sobre

a) todas as instituições componentes do Sistema Financeiro Nacional. b) grandes conglomerados financeiros.

c) sociedades de crédito, financiamento e investimento. d) instituições financeiras e múltiplas com carteira comercial. e) bancos comerciais e múltiplos com carteira comercial.

Questão 79

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2001) – Instrumento mais ágil de Política Monetária no qual o Banco Central vende títulos públicos federais quando há excesso de recursos na economia, ou resgata-os quando há ausência de recursos e é necessário aumentar a liquidez é

a) depósito compulsório. b) mercado interfinanceiro. c)) open market.

d) assistência financeira de liquidez. e) encaixe financeiro.

Questão 80

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2001) – Os instrumentos clássicos utilizados pelo Banco Central para colocar em prática a Política Monetária são:

a) depósito compulsório, empréstimos de liquidez, open market e contingenciamento de crédito.

b) controle das taxas de juros, depósito compulsório, supervisão prudencial no Sistema Financeiro e fiscalização intermitente.

c) open market, controle no câmbio, emissão de moeda e controle nas taxas de juros.

d) fiscalização intermitente, controle sobre emissão de títulos da dívida externa, empréstimos de liquidez e controle sobre o crédito.

e) contingenciamento de crédito, supervisão bancária, emissão de moeda e controle no câmbio.

Questão 81

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – Associe as afirmativas abaixo com as Políticas Monetária e Econômica.

I – Executada pelo Banco Central de cada país, o qual possui poderes e competência próprios para controlar a quantidade de moeda na economia. II – Ações do governo no sentido de controlar e regular a atividade econômica. III – São seus instrumentos, o conjunto de ações e medidas à disposição do governo para a regulação da atividade econômica.

IV – Quatro tipos de instrumentos: Política Monetária, Política Fiscal, Política Cambial e Política de Rendas.

V – São seus instrumentos clássicos de controle: recolhimentos compulsórios, open market, redesconto bancário e empréstimos de liquidez.

VI – Diz-se que é restritiva quando as autoridades monetárias promovem reduções dos meios de pagamento da economia retraindo a demanda agregada (consumo e investimento) e a atividade econômica.

Questão 82

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – É objetivo possível de ser alcançado pelas operações de mercado aberto:

a) criação de liquidez para os títulos públicos, motivando as negociações com todos os demais títulos.

b) controle diário da moeda, em decorrência do controle dos gastos do governo.

c) controle diário do volume de oferta de moeda, para que a liquidez da economia não seja adequada à programação monetária.

d) liberalização das taxas de juros a curto prazo em decorrência do volume da oferta da moeda.

e) proibição às instituições para utilização de suas disponibilidades monetárias ociosas em aplicações de curto e curtíssimo prazo.

Questão 83

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao poder executivo (Ministério da Fazenda), que age sob a orientação do Conselho Monetário Nacional. Sua atuação abrange três importantes segmentos do mercado:

a) Banco do Brasil. Entidades Filantrópicas e Organizações não Governamentais.

b) autarquias, Instituições Financeiras e Seguradoras. c) firmas individuais, Retpvs e Banco do povo.

d) Sociedades por Quotas de Participação. Sociedades de Capital Fechado e Imobiliárias.

e) Companhias de Capital Aberto, Instituições do Mercado de Capitais e Investidores.

Questão 84

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – Após o dano ou perda de um bem e graças ao pagamento antecipado de uma quantia que representa pequena parcela desse bem, é possível receber uma indenização que permita a sua reposição integral.

Em relação ao Sistema Nacional de Seguros Privados pode-se afirmar que

a) as Seguradoras são responsáveis pela regulação das operações de seguros e pela fixação das condições das apólices, dos planos de operação e valores das tarifas.

b) as Companhias Seguradoras são instituições administradoras de riscos, isto é, agências de ratings.

c) a Susep – Superintendência de Seguros Privados – é uma autarquia pública federal e tem como uma de suas principais atribuições fiscalizar a constituição, organização e funcionamento das sociedades do mercado segurador brasileiro, além de atuar em defesa dos interesses dos consumidores do mercado.

d) o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) controla e fiscaliza os mercados de seguros, resseguros, capitalização e previdência privada.

e) as propostas de seguro podem ser encaminhadas às Seguradoras por qualquer cidadão que se achar competente para fazê-lo.

Questão 85

(FCC – CVM – Analista – 2003) – Ao Banco Central do Brasil atribui-se a função de

a) fixar diretrizes e normas da política cambial. b) autorizar os limites de emissões de moeda. c) disciplinar todos os tipos de crédito do mercado.

d) deliberar sobre a constituição das instituições financeiras. e) realizar operações de compra e venda de títulos públicos.

Questão 86

(CESPE – CEF – 2009) – Instituições financeiras estrangeiras somente podem funcionar no país mediante prévia autorização formalizada em

a) portaria da Superintendência de Seguros Privados. b) normativo do BACEN.

c) decreto do Poder Executivo. d) normativo da CVM.

e) resolução do Conselho Federal de Contabilidade.

Questão 87

(ESAF – BACEN – 2002) – Na atual estrutura do sistema financeiro nacional, assinale, dentre os órgãos abaixo indicados, aquele ao qual foi concedido o exercício exclusivo da competência da União para a emissão de moeda.

a) Tesouro Nacional.

b) Ministério do Planejamento. c) Casa da Moeda.

d) Banco Central do Brasil.

Questão 88

(NCE – CVM – Agente – 2005) – A Comissão de Valores Mobiliários – CVM – tem, além de outras, as seguintes responsabilidades:

I – promover a expansão e o funcionamento eficiente do mercado de capitais; II – atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguros, previdência privada aberta e de capitalização;

III – assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente: a) II; b) II e III; c) I e II; d) I e III; e) I, II e III. Questão 89

(NCE – CVM – Agente – 2005) – Compete à CVM:

a) fiscalizar e inspecionar as companhias abertas, dada prioridade às que não apresentem lucro em balanço ou às que deixem de pagar o dividendo mínimo obrigatório;

b) inspecionar o balanço financeiro de qualquer empresa nacional;

c) examinar os registros contábeis, livros ou documentos de qualquer empresa;

d) fiscalizar as atividades do mercado de seguros;

e) suspender e cancelar os registros das empresas comerciais.

Questão 90

(FCC – CVM – Analista – 2003) – A CVM NÃO tem atribuições de disciplinar a) a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado.

b) a organização e funcionamento das bolsas de valores. c) a negociação e intermediação no mercado de derivativos. d) as operações no âmbito do mercado de títulos cambiais. e) a administração de carteira e custódia de valores mobiliários.

Questão 91

(FCC – CVM – Analista – 2003) – A CVM caracteriza-se como a) entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda. b) administração subordinada ao Banco Central do Brasil. c) órgão regulador do Sistema Financeiro Nacional.

d) agente de Política Monetária, Cambial e de Crédito. e) instituição subordinada ao Ministério do Planejamento.

Enunciado para as questões 92 e 93

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada por decreto que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB Brasil Re), as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados. Com relação às áreas de atuação dessas instituições, julgue os itens seguintes.

Questão 92

(Cespe – Banco do Brasil – 2003–3) – A SUSEP é administrada por um conselho diretor, composto pelo superintendente e por seis diretores. Também integram esse colegiado, com direito a voto apenas em questões atinentes à estrutura organizacional, o secretário-geral e o procurador-geral. Compete ao colegiado fixar as políticas gerais da autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.

Questão 93

(CESPE – Banco do Brasil – 2003–3) – Compete ao Conselho Monetário Nacional prescrever os critérios de constituição das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização, das entidades de previdência privada aberta e

dos resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações.

Questão 94

(CESPE – Banco de Brasília – 2001) – É atribuição da Superintendência de Seguros Privados (Susep)

I – fiscalizar a constituição, a organização, o funcionamento e a operação das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização, das entidades de previdência privada aberta e resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

II – atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua por meio das operações de seguro, de previdência privada aberta, de capitalização e resseguro.

III – zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado. IV – disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades privadas de seguro, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas. A quantidade de itens certos é igual a

a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 4.

Enunciado para as questões 95 a 97

(Cespe – BB – 2002) – Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus a Abrahão Zarzur, ex-diretor- presidente do Banco Mercantil de Descontos (BMD). O executivo era réu em uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo a partir de uma autuação do BACEN, que apurou irregularidades no balanço da instituição financeira em 1994. O julgamento de 12 de março, cujo acórdão ainda não foi publicado, abre um importante precedente sobre o trancamento de uma ação penal após um órgão administrativo – BACEN – concluir que não houve irregularidades e extinguir o processo administrativo que originou a ação penal.

De acordo com o exposto pelo advogado de Zarzur no pedido de habeas corpus, o seu cliente estaria na iminência de ser submetido ao constrangimento do processo criminal em virtude de comportamento reconhecido pacificamente como lícito pelo BACEN, cuja decisão foi confirmada pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). Para o advogado, se a independência entre as instâncias penal e administrativa for interpretada restritivamente, acaba por subordinar-se o julgador à autoridade administrativa, não nas suas decisões finais e bem discutidas, mas nos erros que comete.

Valor Econômico, 18/3/2002, ano 3, n.º 468 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Questão 95

Ao CRSFN compete julgar, em primeira instância, os recursos das decisões proferidas pelo BACEN em processos administrativos instaurados contra instituições financeiras, seus administradores e membros de seus conselhos, em que, cautelarmente, se impuserem restrições às atividades das instituições financeiras.

Questão 96

A decisão do STF, comentada no texto, está coerente com a legislação que ampliou a competência do CRSFN, que recebeu igualmente do CMN a responsabilidade de julgar os recursos interpostos contra as decisões do BACEN relativas à aplicação de penalidades por infração à legislação cambial, de capitais estrangeiros, de crédito rural e industrial.

Questão 97

O presidente e o vice-presidente do CRSFN são, respectivamente, o ministro da Fazenda e o presidente do BACEN.

Questão 98

(ESAF – BACEN – 2002) – Com relação às funções e objetivos do Banco Central do Brasil, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as

verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém a seqüência correta de avaliações.

( ) O Banco Central do Brasil cumpre e faz cumprir as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional.

( ) O Banco Central do Brasil possui a responsabilidade do financiamento à atividade agrícola.

( ) O Banco Central do Brasil é o depositário e administrador das reservas internacionais do País.

( ) O Banco Central do Brasil é o depositário e administrador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) V, F, V, V d) V, F, V, F e) V, V, F, V Questão 99

(ESAF – BACEN – 2002) – Em relação às condições para o Banco Central do Brasil conceder autorização para funcionamento de instituições que pretendem atuar no Sistema Financeiro Nacional, é correto afirmar que:

a) a autorização para o funcionamento de instituições financeiras concedida pelo Banco Central do Brasil independe da existência de restrições cadastrais por parte dos futuros controladores.

b) a autorização para o funcionamento de instituições financeiras concedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada à comprovação, por parte dos futuros administradores, de situação econômica compatível com o empreendimento.

c) a autorização para o funcionamento de instituições financeiras concedida pelo Banco Central do Brasil independe da comprovação da origem dos recursos utilizados pelos controladores para fazer face ao empreendimento. d) a autorização para o funcionamento de instituições financeiras concedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada à participação máxima de 50% de participação estrangeira no capital do empreendimento.

e) a autorização para o funcionamento de instituições financeiras concedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada à integralização de capital em

valores iguais ou superiores aos limites mínimos definidos para cada tipo de instituição.

Questão 100

(CESPE – Senado Federal – 2002) – O ano de 2000 foi marcado pelo esforço conjunto do governo, em seus diversos níveis, para desenvolver o mercado de capitais e devolver-lhe sua função principal de constituir-se em uma real e efetiva alternativa de financiamento ao crescimento das empresas. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) participou ativamente desse esforço, focando em uma política de maior proteção ao investidor minoritário. Tal política deverá ter continuidade ao longo do ano de 2001, pois acredita-se que os investidores, ao sentirem-se mais protegidos, tendem a pagar mais pelas ações, diminuindo o custo de capital das empresas. Esse processo deverá ajudar a transformar o mercado de capitais em importante canal de captação de poupança para o setor produtivo e em verdadeira fonte de crescimento econômico.

A CVM pretende marcar o ano de 2001 com o mesmo ritmo de iniciativas e esforços implementados em 2000, colaborando para a consolidação desta política prioritária de desenvolvimento do mercado de capitais. A agenda de reformas é marcada por propostas que contemplam os seguintes objetivos:

• regulação que proporcione maior proteção aos investidores;

• desenvolvimento de uma cultura própria de governança corporativa no país;

• maior transparência;

• aplicação mais eficaz da lei (enforcement), inclusive com agilização da punição dos infratores.

A lei que criou a CVM, Lei nº 6.385/1976, e a Lei das Sociedades por Ações, Lei nº 6.404/1976, disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas, assim classificados: companhias abertas, intermediários financeiros e investidores e outros cuja atividade gire em torno desse universo principal. A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.

Relatório anual da CVM, 2000 (com adaptações).

Em face do texto acima, é correto afirmar que, dentre as matérias que cabem à CVM disciplinar, inclui-se o (a)

a) registro de sociedades de cotas por responsabilidade limitada. b) credenciamento de auditores internos.

c) suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário.

d) credenciamento de administradores de carteiras de valores mobiliários. e) negociação e intermediação no mercado mobiliário.

GABARITO:

78- E 79- C 80- A 81- X 82- A 83- E 84- C 85- E 86- C 87- D 88- D 89- A 90- D 91- A 92- E 93- C 94- E 95- E 96- C 97- E 98- D 99- E 100- E,E,C,C,C Pronto pessoal,

Chegamos ao final de mais uma aula. Vocês devem estar cansados, muito cansados. Sempre que isso ocorrer, pense no salário que irão ganhar e estudem, estudem....

Abraços, César Frade

Documentos relacionados