• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 01

[CESPE - 2016 - DPU - Técnico em Assuntos Educacionais] A respeito do Poder Executivo, julgue o item que se segue:

No presidencialismo brasileiro, a chefia de Estado é exercida pelo presidente da República, enquanto a chefia de governo fica a cargo dos ministros de Estado.

QUESTÃO 02

[CESPE - 2018 - Instituto Rio Branco - Diplomata - Prova 1] Considerando a ordem constitucional brasileira, julgue (C ou E) o item seguinte:

O Poder Executivo é um órgão pluripessoal, exercido pelo presidente e pelo vice-presidente da República e pelos ministros de Estado.

QUESTÃO 03

[CESPE - 2016 - TJ-AM - Juiz Substituto - Adaptada] Julgue a assertiva acerca do Poder Executivo, considerando o disposto na CF e a doutrina:

No texto constitucional, a afirmação de que o Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros de Estado, indica que a função é compartilhada, caracterizando-se o Poder Executivo como colegial, dependendo o seu chefe da confiança do Congresso Nacional para permanecer no cargo.

QUESTÃO 04

[CESPE - 2013 - PC - DF - Escrivão de Polícia] Considerando o disposto na CF acerca do Poder Executivo, julgue o próximo item:

Caso cometa infrações comuns, o presidente da República não estará sujeito a prisão enquanto não sobrevier sentença condenatória.

QUESTÃO 05

[FCC - 2016 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal - Adaptada] No tocante às responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

QUESTÃO 06

[UECE-CEV - 2013 - CGE - CE - Auditoria em Tecnologia da Informação - Adaptada] A respeito das responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito à prisão, salvo no caso de crime inafiançável e em flagrante delito.

QUESTÃO 07

[CESPE - 2014 - TJ - DFT - Juiz - Adaptada] A respeito do Poder Executivo nas esferas federal, estadual e municipal, julgue o item:

De acordo com o disposto na CF, enquanto não sobrevier sentença condenatória, o chefe do Poder Executivo, nas três esferas da Federação, não estará sujeito a prisão pelo cometimento de infrações penais comuns.

QUESTÃO 08

[CESPE - 2014 - ANATEL - Conhecimentos Básicos - Cargos 13, 14 e 15] Com relação aos Poderes da República e às funções essenciais à justiça, julgue o item subsequente:

Considere que o presidente da República, na presença de policiais que o escoltavam, tenha cometido uma tentativa de homicídio contra um servidor. Nessa situação, mesmo tendo presenciado o delito, os policiais não poderão efetuar a prisão em flagrante do presidente da República.

QUESTÃO 09

[TRF - 4ª REGIÃO - 2016 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto] Julgue a assertiva:

Desde a expedição de diploma, os membros do Congresso Nacional e o Presidente da República não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.

QUESTÃO 10

[FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo - Adaptada] Julgue o item:

O Presidente da República, nas infrações comuns, estará sujeito à prisão preventiva ou temporária, enquanto não sobrevier sentença condenatória.

QUESTÃO 11

[CESPE - 2009 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz Federal - Adaptada] Julgue o item:

Segundo posicionamento do STF, a imunidade formal relativa à prisão do presidente da República é aplicável também aos chefes dos poderes executivos estaduais, desde que diante de expressa previsão nas respectivas constituições estaduais.

QUESTÃO 12

[CS-UFG - 2015 - AL-GO - Procurador - Adaptada] No tocante ao tema relativo à responsabilidade do Presidente da República, julgue o item:

A imunidade à prisão cautelar do presidente da República é insuscetível de estender-se aos governadores dos Estados.

QUESTÃO 13

[FCC - 2016 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal - Adaptada] No tocante às responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

QUESTÃO 14

[UECE-CEV - 2013 - CGE - CE - Auditoria em Tecnologia da Informação - Adaptada] A respeito das responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

QUESTÃO 15

[FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo - Adaptada] A perda do mandato presidencial é provocada por extinção ou cassação. Em relação à cassação do mandato presidencial, julgue o item:

O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

QUESTÃO 16

[CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa] No que se refere à responsabilidade do presidente da República, julgue o próximo item:

No caso de o Presidente da República vir a praticar ilícitos penais, civis ou tributários durante a vigência de seu mandato, sem qualquer relação com a função presidencial, ele não poderá ser responsabilizado, haja vista a imunidade presidencial que implica a suspensão do curso da prescrição relacionada a esses ilícitos, enquanto durar o mandato.

QUESTÃO 17

[FGV - 2018 - TJ-AL - Técnico Judiciário - Área Judiciária] O Presidente da República foi acusado da prática de crime de responsabilidade perante o Senado Federal. Em resposta, afirmou que a acusação não poderia ser endereçada à referida Casa Legislativa.

À luz da sistemática constitucional, a defesa apresentada pelo Presidente da República deve ser:

A) acolhida, pois a acusação deveria ter sido endereçada ao Supremo Tribunal Federal;

B) rejeitada, pois o Senado Federal deve receber a acusação para que o processo se inicie no Supremo Tribunal Federal;

C) acolhida, pois a acusação deveria ter sido endereçada ao Superior Tribunal de Justiça;

D) rejeitada, pois o Senado Federal deve receber a acusação para que o processo se inicie na Câmara dos Deputados;

E) acolhida, pois a acusação deveria ter sido endereçada à Câmara dos Deputados.

QUESTÃO 18

[CESPE - 2013 - PC - DF - Escrivão de Polícia] Julgue o item a seguir com base nas normas constitucionais brasileiras que regulam o Poder Legislativo:

Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o presidente e o vice-presidente da República.

QUESTÃO 19

[CESPE - 2017 - Instituto Rio Branco] Julgue a seguinte assertiva:

O sistema constitucional brasileiro admite que o presidente e o vice-presidente da República sejam processados no exercício do mandato após prévia autorização do Congresso Nacional.

QUESTÃO 20

[CESPE - 2015 - TRE-MT] Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os órgãos responsáveis pela admissão de acusação contra o presidente da República e pelo seu processo e julgamento no caso de cometimento de crime de responsabilidade:

a) Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal b) Senado Federal e Congresso Nacional

c) Câmara dos Deputados e Senado Federal

d) Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional e) Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal QUESTÃO 21

[CESPE - 2018 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área 2] Acerca das normas constitucionais aplicáveis ao regime federativo brasileiro, julgue o próximo item:

De acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, é vedado aos estados instituir normas que condicionem à previa autorização da assembleia legislativa a instauração de ação penal contra governador por crime comum.

QUESTÃO 22

[CESPE - 2020 - SEFAZ-AL - Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual] A respeito da organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue o item subsequente:

Tanto em caso de infrações penais comuns quanto de crimes de responsabilidade, compete à Câmara dos Deputados o juízo de admissibilidade da acusação apresentada contra o Presidente da República.

QUESTÃO 23

[CESPE - 2016 - TCE-PR] Julgue a assertiva abaixo:

O presidente da República será julgado, pela prática de crimes comuns, no STF, devendo ser afastado de suas funções desde o recebimento da denúncia até o término do processo criminal.

QUESTÃO 24

[CESPE - 2016 - TJ - AM - Juiz Substituto - Adaptada] Julgue a assertiva acerca do Poder Executivo, considerando o disposto na CF e a doutrina.

Admitida a acusação contra o presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele suspenso de suas funções e submetido a julgamento perante o Senado Federal, nos casos de crimes de responsabilidade.

QUESTÃO 25

[CAIP-IMES - 2015 - IPREM - Procurador Jurídico] Consoante o estabelecido na Constituição Federal, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções:

A) nas infrações penais comuns, se proferida a denúncia pelo Procurador-Geral da República.

B) nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Congresso Nacional.

C) nas infrações penais comuns, se recebida a queixa-crime pelo Conselho Nacional de Justiça.

D) nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

QUESTÃO 26

[CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judiciário - Área Judiciária - Específicos] No que se refere aos poderes da República, julgue o item que se segue:

Nos crimes de responsabilidade, o presidente da República é suspenso de suas funções após a instauração do processo pela Câmara dos Deputados.

QUESTÃO 27

[IESES - 2015 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Administrativo - Adaptada] De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue a assertiva:

O Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.

QUESTÃO 28

[FCC - 2016 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal - Adaptada] No tocante às responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

O Presidente da República ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, logo após a instauração do processo pelo Congresso Nacional.

QUESTÃO 29

[CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo] Com relação às atribuições do Congresso Nacional e à responsabilidade do presidente da República, julgue o item a seguir:

Sempre que for instaurado, no Senado Federal, processo por crime de responsabilidade contra o presidente da República, este ficará suspenso de suas funções até o julgamento definitivo do processo.

QUESTÃO 30

[FUNCAB - 2014 - MDA - Técnico de Suporte - Administração - Adaptada] Sobre a organização do Poder Executivo, julgue a assertiva:

O recebimento de denúncia ou queixa-crime contra o Presidente da República pelo Supremo Tribunal Federal, em razão de infração penal comum, não acarreta a suspensão do exercício de suas funções.

QUESTÃO 31

[FEPESE - 2018 - PGE-SC - Procurador do Estado - Adaptada] Julgue o item:

Nos crimes de responsabilidade, admitida a acusação por dois terços do Senado Federal, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções.

QUESTÃO 32

[Quadrix - 2017 - CFO-DF - Procurador Jurídico] Acerca da Constituição Federal de 1988 (CF) e de sua interpretação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), julgue o item seguinte:

O presidente da República somente ficará suspenso das suas funções após a instauração do processo de impeacheament pelo Senado Federal, que terá o prazo de 180 dias para concluir o julgamento, sob pena da imediata cessação do afastamento, sem prejuízo da continuidade do processo.

QUESTÃO 33

[NUCEPE - 2017 - SEJUS-PI - Agente Penitenciário (Reaplicação) - Adaptada] Julgue a assertiva sobre a disciplina constitucional do Poder Executivo:

Nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções após a instauração do processo pelo Senado Federal. Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, e será extinto o processo.

QUESTÃO 34

[CONSULPLAN - 2017 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - Adaptada]

Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado do Presidente da República, Deputados e Senadores, julgue a assertiva:

O Presidente da República ficará suspenso de suas funções por 180 dias, após o recebimento da denúncia pelo STF pela prática de crime comum cometido no exercício da função.

QUESTÃO 35

[CESPE - 2015 - MPOG] Julgue o próximo item:

Os atos praticados pelo presidente da República que atentem contra o cumprimento das leis e das decisões judiciais configuram crime de responsabilidade.

QUESTÃO 36

[CONSULPLAN - 2016 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção] São crimes de responsabilidade do Presidente da República os atos que atentem contra a Constituição Federal, e especialmente, contra:

A) o exercício dos direitos individuais.

B) a ordem tributária.

C) a segurança externa.

D) o livre exercício da Controladoria Geral.

QUESTÃO 37

[MPE-MG - 2010 - MPE-MG - Promotor de Justiça - 50º Concurso] São crimes de responsabilidade do Presidente da República os atos que atentem:

A) contra a lei orçamentária.

B) contra os partidos políticos.

C) contra as leis e as decisões administrativas.

D) contra a improbidade na administração.

QUESTÃO 38

[FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2018 - MPE-MG - Promotor de Justiça Substituto] São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República, na dicção do art. 85 da CR/88, EXCETO:

A) que atentem contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

B) que atentem contra a lei orçamentária.

C) que atentem contra os partidos políticos.

D) que atentem contra a existência da União.

QUESTÃO 39

[FCC - 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa] Considere os seguintes atos do Presidente da República praticados contra: I. a existência da União. II. o cumprimento das leis e das decisões judiciais. III. a probidade na Administração. IV. o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

De acordo com a Constituição Federal, são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República indicados em:

A) I, II e III, apenas.

B) I, II, III e IV.

C) II, III e IV, apenas.

D) I e IV, apenas.

E) II e IV, apenas.

QUESTÃO 40

[UFMT - 2014 - MPE-MT - Promotor de Justiça - Adaptada] Sobre processo por crimes de responsabilidade do Presidente da República, analise a assertiva abaixo:

Entre os atos do Presidente da República que configuram crime de responsabilidade, estão aqueles que atentam contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais e contra a probidade na administração.

QUESTÃO 41

[CESPE - 2018 - EMAP - Conhecimentos Básicos - Cargos de Nível Médio] No que se refere à organização dos poderes, julgue o item que segue:

A Constituição Federal de 1988 prevê que atos do presidente da República contra probidade na administração são crimes de responsabilidade.

QUESTÃO 42

[FUNDATEC - 2018 - AL-RS - Procurador] De acordo com a Constituição Federal, são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

I. O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

II. A probidade na administração.

III. O cumprimento das leis e das decisões judiciais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e III.

E) I, II e III.

QUESTÃO 43

[CESPE - 2015 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Adaptada] A respeito do Poder Executivo, julgue a assertiva:

Os atos do presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal serão considerados crimes comuns.

QUESTÃO 44

[CESPE - 2013 - MS - Analista Técnico - Administrativo] A respeito das disposições constitucionais sobre o Poder Executivo, julgue o item que segue:

É crime de responsabilidade o ato do presidente da República que atente contra a lei orçamentária.

QUESTÃO 45

[IBADE - 2020 - Prefeitura de Vila Velha - ES - Assistente Público Administrativo- IPVV] A ex-presidente Dilma Rousseff, por aquilo que foram consideradas pedaladas fiscais, ofendeu o Estado no que trata o trecho abaixo e foi, portanto, alvo de Impeachment. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

A) a Lei Orgânica do Município.

B) o Estatuto da Criança e do Adolescente.

C) a moral e os bons costumes.

D) a probidade na administração.

E) o Estatuto do Idoso.

QUESTÃO 46

[FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Adaptada] Sobre a responsabilidade do Presidente da República, levando-se em conta que em regimes democráticos não existem governantes irresponsáveis, e considerando o que estabelece sobre o tema a Constituição Federal, julgue as assertivas:

(i) Admitida a acusação de infração penal comum contra o Presidente da República por três quintos da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal.

(ii) Nos casos de crime de responsabilidade, admitida a acusação contra o Presidente da República, compete o julgamento ao Supremo Tribunal Federal.

QUESTÃO 47

[UECE-CEV - 2013 - CGE - CE - Auditoria em Tecnologia da Informação - Adaptada] A respeito das responsabilidades do Presidente da República, julgue a assertiva:

Nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República é julgado pela Câmara dos Deputados, mediante prévia admissão da acusação pelo Senado Federal.

QUESTÃO 48

[CESPE - 2017 - SEDF - Analista de Gestão Educacional - Direito e Legislação] Julgue o próximo item, relativo ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo:

Na hipótese de o presidente da República, antes da vigência do seu mandato, praticar um homicídio, a acusação terá de ser admitida por dois terços da Câmara de Deputados para, posteriormente, poder ser submetida a julgamento perante o Senado Federal.

QUESTÃO 49

[CESPE - 2015 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Adaptada] A respeito do Poder Executivo, julgue a assertiva:

O presidente da República é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos crimes comuns e de responsabilidade.

QUESTÃO 50

[FUNCAB - 2013 - ANS - Complexidade Intelectual - Direito - Adaptada] Sobre a organização do Poder Executivo, prevista na Constituição Federal, julgue a assertiva:

O Presidente da República responde a processo criminal, por crime comum no Senado Federal, e por crime de responsabilidade perante o Supremo Tribunal Federal.

QUESTÃO 51

[FUNIVERSA - 2015 - PC-DF - Delegado de Polícia - Adaptada] Acerca do Poder Executivo, julgue a assertiva:

Suponha-se que o presidente da República tenha cometido crime comum durante o seu mandato.

Nesse caso, ele deverá ser processado e julgado pelo Senado Federal.

QUESTÃO 52

[COPESE - UFPI - 2020 - ALEPI - Consultor Legislativo - Direito] Em relação aos crimes de responsabilidade, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante:

(A) Supremo Tribunal Federal.

(B) Senado Federal.

(C) Congresso Nacional.

(D) Câmara dos Deputados.

(E) Superior Tribunal de Justiça.

QUESTÃO 53

[VUNESP - 2020 - FITO - Advogado] Assinale a alternativa correta, quanto ao regramento constitucional estabelecido para o Poder Executivo federal.

(A) Compete privativamente ao Presidente da República remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasião da abertura da sessão legislativa.

(B) O Presidente da República não poderá delegar a atribuição de prover e extinguir os cargos públicos federais ao Advogado-Geral da União.

(C) Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços do Senado Federal, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns.

(D) O Presidente da República será submetido a julgamento perante o Congresso Nacional, nos crimes de responsabilidade.

(E) O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções, salvo flagrante delito.

QUESTÃO 54

[CESPE - 2016 - PC-PE - Agente] Assinale a opção correta no que se refere as responsabilidades do presidente da República estabelecidas na CF.

a) Acusado da prática de crime comum estranho ao exercício de suas funções, cometido na vigência do mandato, o presidente da República será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após deixar a função.

b) O afastamento do presidente da República cessará se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o Senado Federal não tiver concluído o julgamento do processo pela prática de crime de responsabilidade aberto contra ele; nesse caso, o processo será arquivado.

c) A possibilidade de responsabilização do presidente da República investido em suas funções se refere ao cometimento de infração político-administrativa, não respondendo o chefe do Poder Executivo por infração penal comum na vigência do mandato.

d) O presidente da República dispõe de imunidade material, sendo inviolável por suas palavras e opiniões no estrito exercício das funções presidenciais.

e) A decisão do Senado Federal que absolve ou condena o presidente da República em processo pela prática de crime de responsabilidade não pode ser reformada pelo Poder Judiciário.

QUESTÃO 55

[IESES - 2016 - TJ-MA - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção] No corrente ano, o plenário do Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff, assinale a alternativa correta com relação a condenação da presidente:

A) A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas.

Mesmo assim, ela não poderá se candidatar para cargos eletivos ou exercer outras funções na administração pública.

B) A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais", mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas.

Com isso, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.

C) A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais", também foi punida com a inabilitação para funções públicas.

Com isso, ela não poderá se candidatar para cargos eletivos ou exercer outras funções na administração pública.

D) A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais", também foi punida com a inabilitação para funções públicas.

Mas, mesmo com a punição de inabilitação para as funções públicas, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.

QUESTÃO 56

[FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo - Adaptada] A perda do mandato presidencial é provocada por extinção ou cassação. Em relação à cassação do mandato presidencial, julgue a assertiva:

O mandato presidencial é cassado pela condenação por crime comum, por decisão irrecorrível do Superior Tribunal de Justiça.

QUESTÃO 57

[FCC - 2019 - Câmara de Fortaleza - Agente Administrativo] Em matéria de responsabilidade do chefe do Poder Executivo federal, a Constituição Federal de 1988 estabelece que:

(A) o julgamento do Presidente da República por infrações penais comuns deve estar concluído no prazo de 180 dias, sob pena de encerramento do processo sem resolução de mérito.

(B) o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

(C) o Presidente da República ficará suspenso do exercício de suas funções, nos crimes de responsabilidade, se recebida a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal.

(D) enquanto não sobrevier sentença condenatória, nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

(E) os atos do Presidente da República que atentem contra a lei orçamentária são infrações penais comuns, sujeitas a normas de processo e julgamento definidas em lei especial.

QUESTÃO 58

[IADES - 2019 - AL-GO - Procurador] Em relação a crimes de responsabilidade, é correto afirmar que as infrações político-administrativas, quando cometidas por governador, serão julgadas pelo(a):

A) Superior Tribunal de Justiça, sob a Presidência do presidente do Senado.

B) Supremo Tribunal Federal, sob a Presidência do presidente da Côrte.

C) Assembleia Legislativa, sob a Presidência do presidente do Tribunal de Justiça local.

D) Senado Federal, sob a Presidência do presidente do Supremo Tribunal Federal.

E) tribunal especial formado por cinco membros do legislativo e cinco desembargadores, sob a Presidência do presidente do Tribunal de Justiça local.

QUESTÃO 59

[FCC - 2018 - PGE-TO - Procurador do Estado - Adaptada] Constituição de certo Estado, ao disciplinar a responsabilidade do Chefe do Poder Executivo:

I. estabeleceu a possibilidade de o Governador perder o cargo por prática de crime de responsabilidade previsto exclusivamente na Constituição do Estado.

II. atribuiu ao Tribunal de Justiça a competência para o processo e julgamento do Governador por prática de crime comum.

III. condicionou a instauração de processo judicial por prática de crime comum cometido pelo Governador à licença prévia da Assembleia Legislativa.

São compatíveis com a Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a(s) norma(s) referida(s) APENAS em:

A) Nenhuma das alternativas.

B) II e III.

C) I.

D) II.

E) III.

QUESTÃO 60

[2019 - FGV - MP RJ - Técnico do Ministério Público - Área Administrativa] Tribunal de Contas de um Estado da Federação, ao analisar a legalidade de determinado convênio em nível estadual, concluiu que o Governador do Estado foi responsável por fraude milionária. Assim sendo, o TCE encaminhou cópias de seu processo administrativo, em forma de peças de informação, ao Ministério Público.

Em relação a eventual crime comum praticado pelo Governador do Estado em exercício, no caso em tela, a atribuição para oferecer denúncia é do:

(A) Procurador-Geral de Justiça, que deverá fazê-lo perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça local;

(B) Procurador de Justiça com atribuição criminal, que deverá fazê-lo perante a Secção Criminal do Tribunal de Justiça local;

(C) Procurador-Geral da República, que deverá fazê-lo perante o Superior Tribunal de Justiça;

(D) Procurador-Geral de Justiça, que deverá fazê-lo perante o Supremo Tribunal Federal;

(E) Promotor Criminal, que deverá fazê-lo perante o Juízo Criminal de primeiro grau de jurisdição.

QUESTÃO 61

[FMP Concursos - 2008 - MPE-MT - Promotor de Justiça - Adaptada] Julgue a assertiva:

Os Prefeitos Municipais são julgados pelo Tribunal de Justiça, inclusive nos crimes eleitorais.

QUESTÃO 62

[CEPERJ - 2015 - Prefeitura de Saquarema - RJ - Auditor Fiscal] Na prática de crimes de responsabilidade próprios (ilícitos político-administrativos), o prefeito municipal será processado e julgado:

A) pelo Congresso Nacional B) pelo Tribunal de Justiça

C) pelo Superior Tribunal de Justiça D) pelo Tribunal Regional Federal E) pela Câmara Municipal

QUESTÃO 63

[FCC - 2019 - Câmara de Fortaleza - Agente Administrativo] Em matéria de responsabilidade do chefe do Poder Executivo federal, a Constituição Federal de 1988 estabelece que:

(A) o julgamento do Presidente da República por infrações penais comuns deve estar concluído no prazo de 180 dias, sob pena de encerramento do processo sem resolução de mérito.

Documentos relacionados