• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

3.2 Instrumentos e Procedimentos para Geração de Dados

3.2.1 Questionário

O questionário é um dos procedimentos mais utilizados para obter informações. É uma técnica de custo razoável, apresenta as mesmas questões para todas

as pessoas, garante o anonimato e pode conter questões para atender a finalidades específicas de uma pesquisa.

Aplicada criteriosamente, esta técnica apresenta elevada confiabilidade. Podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões. Quanto à aplicação, os questionários fazem uso de materiais simples como lápis, papel, formulários, etc. Podem ser aplicados individualmente ou em grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio. Podem incluir questões abertas, fechadas, de múltipla escolha, de resposta numérica, ou do tipo sim ou não.

Gil (2008, p. 121) define questionário como a técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado etc. Os questionários, na maioria das vezes, são propostos por escrito aos respondentes. Costumam, nesse caso, ser designados como questionários autoaplicados. Quando, porém, as questões são formuladas oralmente pelo pesquisador, podem ser designados como questionários aplicados com entrevista ou formulários.

Segundo Gil (2008, p. 122), a utilização de questionários tem uma série de vantagens. Dentre elas:

a) possibilita atingir grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica muito extensa, já que o questionário pode ser enviado pelo correio;

b) implica menores gastos com pessoal, posto que o questionário não exige o treinamento dos pesquisadores;

c) garante o anonimato das respostas;

d) permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente;

e) não expõe os pesquisados à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistador.

Construir um questionário consiste basicamente em traduzir objetivos da pesquisa em questões específicas. As respostas a essas questões é que irão proporcionar os dados requeridos para descrever as características da população pesquisada ou testar as hipóteses que foram construídas durante o planejamento da pesquisa. Assim, a construção de um questionário precisa ser reconhecida como um procedimento técnico cuja elaboração requer uma série de cuidados, tais como: constatação de sua eficácia para verificação dos objetivos; determinação da forma e do conteúdo das questões; quantidade e ordenação das questões; construção das alternativas; apresentação do questionário e pré-teste do questionário (GIL, 2008, p. 121).

A aplicação do questionário, nesta pesquisa, teve a finalidade de conseguir um levantamento amplo de dados para identificar o envolvimento dos alunos no último semestre do curso de Pedagogia com as TDICE em sua formação, na perspectiva de caracterizar os participantes e analisar se o curso de Pedagogia da UNB tem proporcionado, na formação do futuro professor, sua inclusão digital.

Os questionários foram aplicados de forma individual a cada participante da pesquisa, aluno do curso presencial de Pedagogia que se dispôs a participar do estudo. Quanto à aplicação do instrumento, a proposta foi pedir autorização aos professores do curso de Pedagogia da UNB para utilizar um intervalo de tempo nas disciplinas ofertadas na Faculdade de Educação onde o fluxo de alunos finalizando o curso fosse maior. Os questionários, sob anuência dos professores, foram submetidos aos alunos no início da aula e recolhidos ao fim do horário. As questões da proposta do questionário, que segue abaixo, tiveram como objetivo:

Questionário - TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Questões Objetivo

1 - 3 Pesquisar sobre a estrutura tecnológica disponibilizada aos alunos. 4 - 9 Pesquisar sobre as possibilidades curriculares disponibilizadas na

formação dos alunos para lidar com as TDICE. 10 - 15 Pesquisar sobre a didática dos professores do curso.

16 - 17 Obter avaliação da FE/UNB enquanto promotora da inclusão digital de seus alunos.

18 - 20 Obter avaliação sobre conhecimentos/habilidades adquiridas para lidar com as TDICE pelos alunos.

A estratégia adotada para aplicação dos questionários foi alterada conforme as dificuldades que foram sendo encontradas no percurso da geração de dados. A princípio a estratégia definida para a aplicação dos questionários aos alunos participantes que cursavam Pedagogia na modalidade presencial era em formato impresso. A estratégia planejada era visualizar na grade curricular do curso aquelas disciplinas que teriam um maior fluxo de alunos em etapa final de curso matriculados. Para conhecer essas disciplinas utilizamos o fluxo curricular do curso, no qual estava sugerido quais disciplinas deviam ser cursadas naquele período.

A estratégia adotada não teve uma resposta satisfatória, pois poucos alunos em no último semestre de curso estavam sendo encontrados para participarem da pesquisa. Foi constatado que muitos alunos já tinham cursado tais disciplinas e também que algumas disciplinas possuíam poucos encontros presenciais. Foi percebido um fluxo de alunos formandos próximo à secretaria do curso para resolver problemas referentes à formatura e conclusão de curso; assim, foi encontrado um número razoável de alunos que manifestaram interesse em participar da pesquisa.

Para alcançar um maior número de participantes, uma nova estratégia foi desenvolver o questionário em formato digital utilizando o software Planilhas do Google e disponibilizar o link para a participação dos alunos através dos grupos de Whatsapp e nos grupos de alunos encontrados nas redes sociais (Facebook).

A estratégia adotada para aplicação do questionário de pesquisa aos alunos que cursavam Pedagogia na modalidade a distância foi através do envio por email do link do questionário digital para os alunos que estavam em fase final de curso, desenvolvendo o trabalho de conclusão de curso. A lista com os nomes desses alunos foi conseguida mediante contato com a coordenadora de graduação a distância.