• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA/INDIVÍDUO

1. Anos de experiência profissional

2. Anos a que exerce funções de gestão de projectos

3. Anos de actividade da empresa em que é colaborador

4. Número de trabalhadores da empresa em que é colaborador

5. Volume de negócios da empresa em que é colaborador

QUALIDADE NA ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1.

Comprometimento e empenho do utilizador

1 - Fase do processo de desenvolvimento de um sistema de informação que compreende: reconhecimento do problema, levantamento de requisitos, especificação de requisitos e revisão da especificação.

Disponibilidade dos utilizadores e outras fontes de informação Gestão da qualidade

Utilização de métricas de produtividade Utilização de métricas de qualidade

Gestão contínua de comunicação com o utilizador

Empenho da gestão de topo da empresa que usufrui do sistema de informação Aceitação formal dos documentos produzidos

Utilização de ferramentas CASE

Identificação de requisitos importantes não definidos pelo cliente

Nível de formação em análise de sistemas de informação de quem a realiza Nível de experiência em análise de sistemas de informação de quem a realiza Nível de formação em qualidade de sistemas de informação de quem realiza a análise Gestão da mudança dos requisitos e necessidades do utilizador

Questionário: A Qualidade na Análise de Sistemas de Informação

Classifique os seguintes factores, em termos de impacto na qualidade do output da fase de análise1.

(Deve utilizar a escala de valores de 1-Muito baixo a 5-Muito alto. Deve utilizar 0 quando o factor não tem impacto)

O questionário destina-se ao desenvolvimento de dissertação de mestrado "A Qualidade na Análise de Sistemas de Informação" inserida no mestrado em Gestão de Sistemas de Informação do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Gostaria de solicitar a sua colaboração no preenchimento do questionário. O tempo estimado de preenchimento é de 15 minutos e o seu preenchimento deve ser anónimo.

Este questionário não é composto por respostas certas ou erradas, apenas pretende medir qual o nível de qualidade no desenvolvimento de sistemas de informação em organizações que têm como actividade o desenvolvimento de sistemas de informação.

Declara-se que a informação fornecida será tratada confidencialmente, e que o relatório sobre os resultados da pesquisa não vai identificar nem pessoas individuais, nem empresas. Declara-se também que o questionário tem natureza anónima.

Anos Anos Anos

2.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

1.

No caso de ter respondido Sim, indique qual(ais):

2.

Nível de enfoque no cliente

Envolvimento de todos na melhoria da qualidade Nível de utilização de métricas de qualidade Nível de utilização de métricas de produtividade

Empenho da gestão de topo para a melhoria da qualidade Nível de utilização de ferramentas e técnicas adequadas Nível de formação

3.

Nível 1: Inicial Nível 2: Gerido Nível 3: Definido

Nível 4: Gerido de forma quantitativa Nível 5: Optimizado

Cumprimento dos custos estimados para a fase de análise Custos de falhas derivadas da fase de análise

Compreensão por parte do cliente dos requisitos especificados e modelos desenvolvidos Compreensão dos requisitos e modelos, pelo programador ou responsável pelo desenho Cumprimento dos prazos definidos para a fase de análise

Classifique a adequação das seguintes medidas, para avaliar a qualidade na fase de análise.

(Deve utilizar a escala de valores de 1-Muito baixo a 5-Muito alto. Deve utilizar 0 quando o factor não se adequa)

Satisfação do cliente/utilizador em relação ao processo utilizado na fase de análise Satisfação do cliente/utilizador em relação ao output da fase de análise

Caracterize a organização em que está inserido(a) em relação à forma que desenvolve sistemas de informação. Para isso, utilize os níveis de maturidade definidos pelo CMMI (Capability Maturity Model Integrated).

O desenvolvimento de qualidade está dependente da competência das pessoas (processo ad hoc). Os maiores problemas são de gestão e não técnicos. A organização possui um controle de processos informal.

São definidos processos básicos de gestão de projecto para controlo de custos, prazos e funcionalidade. É possível repetir as práticas bem sucedidas em novos projectos.

A organização dispõe de um processo de desenvolvimento definido. Existe a preocupação com um processo padronizado para a organização e customizado para cada projecto. O processo é definido, documentado e compreendido.

(Deve seleccionar apenas uma opção com X)

O processo é gerido e medido. É possível prever o desempenho dentro de limites quantificados. O processo é medido de forma a que se possa actuar sobre ele.

No âmbito da organização em que está inserido(a), indique como classifica:

Melhoria da qualidade (com actividades permanentes e contínuas)

A organização a que pertence está, ou não, certificada por alguma norma de qualidade?

(Deve utilizar a escala de valores entre 1-Muito baixo e 5-Muito alto. No caso de não existir qualquer grau de utilização/adopção deve utilizar o valor 0)

Foco na melhoria contínua do processo, na qual a mudança de tecnologia e as mudanças no próprio processo são geridas de forma a não terem impacto na qualidade do produto final.

4. 5. Funcionalidade 1 Fiabilidade 2 Facilidade de utilização 3 Eficiência 4 Facilidade de manutenção 5 Portabilidade 6 6.

(Deve utilizar a escala de valores de 1-Muito baixo a 5-Muito alto. Deve utilizar 0 quando não houve utilização ou aplicação)

Descreva de forma sucinta o último projecto de desenvolvimento de um sistema de informação em que esteve envolvido(a).

Avalie o sistema que resultou do último projecto em que esteve envolvido(a). Se tiver uma avaliação formal, ou informal, por parte do cliente, utilize-a para responder à questão.

1 - Atributos que caracterizam o que o softw are faz (atributos funcionais).

2 - Atributos relacionados com a capacidade do softw are em manter o seu nível de desempenho sob determinadas condições, por períodos de tempo definidos.

3 - Atributos relacionados com o esforço necessário para utilizar o softw are e a avaliação individual desse uso por um conjunto, designado ou implícito, de utilizadores.

(Deve utilizar a escala de valores entre 1-Muito mau e 5-Muito bom)

4 - Atributos que respeitam à relação entre o nível de desempenho do softw are e o nível de recursos usados. 5 - Atributos relacionados com o esforço necessário para efectuar modificações específicas.

6 - Atributos que respeitam à capacidade do softw are ser transferível de um ambiente para outro.

Utilização de métricas de produtividade Utilização de métricas de qualidade

Aceitação formal dos documentos produzidos Utilização de ferramentas CASE

Gestão contínua de comunicação com o utilizador

Identificação de requisitos importantes não definidos pelo cliente Disponibilidade dos utilizadores e fontes de informação necessárias Gestão da qualidade

Em relação ao último projecto em que esteve envolvido(a) e reportando-se à fase de análise, avalie:

Gestão da mudança dos requisitos e necessidades do utilizador

Empenho da gestão de topo da empresa que usufrui do sistema de informação Formação em análise de sistemas de informação de quem a realizou

Experiência em análise de sistemas de informação de quem a realizou Formação em qualidade de sistemas de informação de quem realizou a análise Comprometimento e empenho do utilizador

7.

Satisfação do cliente em relação ao output da fase de análise

(Deve utilizar a escala de valores de 1-Muito mau a 5-Muito bom)

Avalie o último projecto em que esteve envolvido(a), com base nos seguintes indicadores.

Satisfação do cliente/utilizador em relação ao processo de análise utilizado

Cumprimento dos custos estimados para a fase de análise Custos de falhas derivadas da fase de análise

Compreensão por parte do cliente dos requisitos especificados e modelos desenvolvidos Compreensão dos requisitos e modelos, pelo programador ou responsável pelo desenho Cumprimento dos prazos definidos para a fase de análise

Documentos relacionados