• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Metodologia

3.4. Métodos e instrumentos de recolha de dados

3.4.3. Questionários

O questionário é uma técnica de investigação em que os sujeitos são interrogados por escrito, através de um formulário, que o inquirido administra a si próprio com a finalidade de se “conhecer as suas opiniões, atitudes, predisposições, sentimentos, interesses, expectativas, experiências pessoais, etc.” (Sousa, 2009, p. 204). Assim, o questionário procura reunir um conjunto de respostas individuais, tendo em vista uma generalização baseada na interpretação das mesmas. Por conseguinte, o questionário é uma técnica de investigação que visa a recolha de informações diretamente do sujeito, convertidos em dados para uma posterior análise (Sousa, 2009).

O questionário é particularmente útil quando se pretende inquirir um grupo alargado de indivíduos, tendo a vantagem de não requerer a presença do investigador e de permitir uma obtenção e análise de dados rápida e eficiente. Contudo, a construção de um questionário requer muito tempo do investigador, que deve, acima de tudo, ter bem claro o motivo pelo qual coloca uma determinada questão ao inquirido, assim como o nível etário a que este se destina, podendo optar por respostas de escolha múltipla, questões abertas ou fechadas (Coutinho, 2014).

Assim, na primeira aula da regência, foi aplicado um primeiro questionário (Anexo 1), divido em duas partes. Com a primeira parte (PARTE I), o investigador procurou inferir as conceções dos alunos sobre orientações CTS e, com a segunda parte (PARTE II), buscou averiguar as perceções dos alunos sobre a disciplina de ciências naturais.

Posteriormente, na última aula da regência, administrou-se um segundo questionário (Anexo 2), dividido em três partes, sendo que as duas primeiras partes (PARTE I e PARTE II), eram idênticas às do primeiro questionário, no sentido de se

Ciência-Tecnologia-Sociedade

_____________________________________________________________________________

72

proceder a uma análise comparativa das conceções CTS e da perceção dos alunos sobre a disciplina de ciências naturais, antes e depois da intervenção pedagógica de cariz CTS. Com a terceira parte do questionário (PARTE III), procurou-se apurar as implicações para as aprendizagens dos alunos decorrentes de uma ação pedagógica com orientação CTS. A primeira parte dos questionários utilizados nesta investigação para a deteção da visão dos alunos sobre CTS, foi baseada no questionário Views on Science-Technology- Society (VOSTS). O VOSTS consiste num questionário de escolha múltipla, destinado, na sua versão original, a alunos com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos de idade, desenvolvido por um grupo de investigadores canadianos da universidade de Saskatchewan. Cada item do VOSTS inicia-se com uma afirmação acerca da orientação CTS sobre a qual se pode opinar, escolhendo-se a posição que mais se aproxima da opinião pessoal do inquirido. Cada item está codificado com cinco dígitos (ex. 10211), considerando-se diversos aspetos (Canavarro, 2000). Segundo Aikenhead e Ryan (1992), citados por Canavarro (2000), o questionário VOSTS procura agregar conceções dos estudantes quanto a tópicos relacionados com a Ciência ou com a Tecnologia, numa perspetiva de interligação à Sociedade, baseado numa metodologia de construção naturalista.

Deste modo, a primeira parte dos questionários é de escolha múltipla, em que os itens utilizados foram selecionados do VOSTS. Todavia, dada a faixa etária a que este se dirigia, foram realizadas as seguintes alterações: (i) utilizou-se uma versão abreviada, com apenas 5 itens (o original é constituído por 114 itens e a adaptação apresentada por Canavarro (2000), 19 itens), tentando não tornar a atividade demasiado exigente para o nível etário dos alunos envolvidos na investigação e ainda ao tempo limitado disponível para a aplicação do questionário (cerca de 15 min.); (ii) as opções disponibilizadas foram reduzidas de 8 para 4 opções (a, b, c, d); (iii) fizeram-se algumas adaptações nas afirmações dos itens, procurando ir de encontro ao nível do conhecimento científico e do grau de literacia dos participantes do estudo.

De seguida, apresenta-se um quadro concetual da primeira parte dos questionários, considerando-se o que se pretendia saber sobre cada item.

Capítulo III – Metodologia _____________________________________________________________________________

73

Quadro 3.2 – Quadro concetual da primeira parte do questionário, relativa às conceções CTS dos alunos

Dimensão Código Item

A Ciência e a Tecnologia

10111 O conceito de Ciência 10211 O conceito de Tecnologia

10311 A relação entre a Ciência e a Tecnologia

Influência da Ciência e da Tecnologia na Sociedade

20111

O papel da Ciência e da Tecnologia na resolução de problemas da população e na melhoria do seu dia-a- dia

20211 Tomada de decisão quanto ao desenvolvimento tecnológico

A segunda parte dos questionários era constituída por sete questões. Na questão 1, pretendia-se aferir a preferência dos alunos em relação às disciplinas que constituem o currículo do 2º CEB. As questões 2, 3, 4 pretendiam, respetivamente: saber se os alunos gostavam da disciplina de ciências naturais; o motivo pelo qual estudam ciências naturais; e o que necessitam para aprender ciências naturais. A pergunta 5 tinha como finalidade apurar o tema que os alunos mais gostaram de explorar ao longo do ano letivo. Posto isto, foi acrescentado no segundo questionário (Anexo 2), a opção “Célula – Unidade Básica de Vida”, conteúdo lecionado durante a regência do professor- investigador. Quanto à pergunta 6, pretendia-se saber se a disciplina de ciências naturais contribui para a compreensão do mundo que os rodeia, pedindo-lhes que fornecessem um exemplo no caso de uma resposta afirmativa e que justificassem no caso de esta ser negativa. Por último, na pergunta 7, inquiria-se o aluno sobre as suas preferências quanto às estratégias de ensino-aprendizagem apresentadas na aprendizagem das Ciências.

Relativamente à terceira parte do segundo questionário (Anexo 2), constituída por 6 questões, com as perguntas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 pretendia-se aferir, respetivamente: a opinião dos alunos no que respeita às aulas lecionadas pelo professor-investigador; a forma como se sentiram durante essas aulas; o modo como se sentiam aquando a realização de atividades laboratoriais; a contribuição da personagem Said Al-Maidah para a sua motivação; as suas preferências em relação às atividades laboratoriais desenvolvidas; e se consideraram a abordagem do professor-investigador diferente do

Ciência-Tecnologia-Sociedade

_____________________________________________________________________________

74

que estavam habituados, devendo, em caso de resposta afirmativa, indicar a afirmação ou as afirmações que melhor transmitissem as suas opiniões sobre o trabalho desenvolvido pelo professor-investigador.

Documentos relacionados