• Nenhum resultado encontrado

3.4 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO MÍDIA

3.4.1 Quiosques

Os quiosques do aeroporto, rodoviária e portal turístico devem ser chamativos e nas cores de Florianópolis, explorando a maior riqueza natural da Ilha – as águas (Apêndice D). Deve conter um display, material de divulgação do projeto e computador para que o turista possa adquirir o guia. Estes quiosques serão instalados em áreas bem centrais dos já citados estabelecimentos com o intuito de atrair os consumidores. Os quiosques precisam contar com uma equipe de trabalho ágil, porque, quando o turista chega de viagem, uma série de imprevistos podem ter acontecido no trajeto, ou até mesmo o cansaço, podem deixar estas pessoas impacientes e sem disposição para conhecer nada. Neste caso, a agilidade vai ser um fator determinante para a “venda” do produto. Os quiosques serão equipados com computadores ligados a rede para captação das informações dos turistas, material de divulgação - incluindo o cartão - e equipe treinada para o atendimento.

3.4.2 Display

Os displays para divulgação do projeto nos principais pontos de venda, como aeroporto e rodoviária, terão a altura aproximada de 1,5 m e espaço para colocar os folders de divulgação do projeto (Apêndice E). Nestes espaços maiores, a necessidade de exposição é proporcional. Os Display de comércio (pontos de aceitação do Cartão) apesar de ser menor será mais utilitário (Apêndice F). Na parte superior terá um espaço para colocação de folder do projeto e logo abaixo caneta e papel para que o turista deixe sua sugestão, reclamação ou crítica sobre o Cartão do Turista. Este display servirá de divulgação já que será colocado em local estratégico dentro do estabelecimento onde o turista vai buscar informações. Estes

displays terão a base de 200 x 250 mm e será todo produzido em papel cartão triplex e

microondulado. Nos displays maiores não terá opção de sugestões e crítica devido à proximidade dos quiosques onde o turista poderá utilizar destes serviços.

3.4.3 Folder

O folder terá o formato fechado 100 x 210mm, com dobra paralela, colorido (4x4 cores), em papel couche brilho comercial 140grs, nele o turista saberá como funciona o cartão, quais as vantagens em adquiri-lo, os objetivos, o custo, a validade do cartão, onde é encontrado para a venda, em quantos estabelecimentos ele poderá comprar com descontos, além do contato (telefone, e-mail, etc) dos principais órgãos de turismo envolvidos no projeto (Apêndice G).

Nas feiras onde o projeto será divulgado, além dos folders, serão também disponibilizados flyers com as mesmas informações da ferramenta anterior, a opção pelos

flyers são os custos de produção e a facilidade de manuseio, já que o flyer é composto apenas

de uma folha frente e verso, sem dobras.

3.4.4 Adesivos

Para seguir o padrão da marca Cartão do Turista, os adesivos terão a logomarca do projeto em primeiro plano e servirão como um aviso de que o estabelecimento com este selo é amigo do turista e proporciona descontos. Este adesivo será colado/fixado na vitrine do estabelecimento ou em local visível logo na entrada. O tamanho do adesivo será de 11cm largura por 10cm de altura, com acabamento semi-corte (Apêndice H).

3.4.5 Profissionais de frente

A equipe de frente – profissionais que vão trabalhar a venda direta para os turistas, precisam estampar a alegria do povo ilhéu no rosto, fazendo uma abordagem agradável, de forma simpática e com um amplo conhecimento do produto que está sendo oferecido.

Estes profissionais, como vão estar trabalhando o turismo, precisam estar vestidos de forma com que o turista os identifique. Roupas leves e claras, como bermudas de malha e camisa gola pólo Pique (tanto para homens como para mulheres – Apêndice I) com a logomarca do Cartão do Turista estampada no peito e sandálias confortáveis e rasteiras, dando conforto durante o período de abordagem.

Tais profissionais serão treinados para fazer um tipo de abordagem única, com as mesmas informações, isto para não haver dúvida quanto ao processo. Serão selecionados conforme o grau de conhecimento local e escolaridade.

3.4.6 Festa de lançamento

Para que os comerciantes se sintam engajados no projeto, será feita uma festa de lançamento promovida pelos órgãos municipais de turismo onde o projeto vai ser apresentado oficialmente, com data para o lançamento das ações públicas de “venda”. Neste evento, estarão presentes os comerciantes que participam da primeira edição do Cartão do Turista, representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Setur, do Convention & Visitours

Bureau de Florianópolis, representantes das associações ligadas ao turismo e imprensa.

3.4.7 Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é o elo de ligação entre o produto e a imprensa, é quem vai divulgar as vantagens deste projeto, não só para os turistas, mas para a população em geral, aos formadores de opinião – jornalistas. Esta ferramenta se faz necessária a partir do momento que este projeto precisa ser amplamente divulgado para conquistar adeptos. Serão trabalhados cadernos de turismo dos principais jornais de circulação nacional, revistas especializadas de turismo e os veículos de circulação estadual e regional de Santa Catarina. Também se buscará

espaço na mídia espontânea em veículos como o Clarín – principal jornal impresso da Argentina e um dos mais lidos pelos turistas argentinos que escolhem Florianópolis como destino.

3.4.8 Chamadas na TV e Rádio

Nos meses que antecedem o maior fluxo turístico na capital e períodos que antecedem feriados, devem acontecer chamadas nos veículos conhecidos como de comunicação de massa, televisão e rádio, que irão contribuir para a divulgação do projeto. As chamadas na TV e rádio devem ser focadas no turismo estadual, ou seja, as chamadas devem ser feitas nos canais de televisão que tenham ampla penetração em todas as regiões do Estado e também nos canais de maior audiência das principais cidades de origem dos turistas que chegam a Florianópolis.

Com isto, os turistas catarinenses, gaúchos, paulistas, argentinos etc teriam maior conhecimento do produto comercializado na capital do Estado.

3.4.9 Selo Virtual

Assim como o adesivo para colar no espaço físico do estabelecimento, será criado um selo virtual fidelizando as características do projeto Cartão do Turista para colocar no site da empresa participante do projeto (lojas, bares, restaurantes, etc.), nos sites de divulgação (guiafloripa, floripaonline, lagoavirtual, etc.) e nos sites dos órgãos oficiais de turismo do município (Apêndice J). Este selo será um link para o site oficial do projeto. Este selo/banner virtual, além de estar nos principais sites de turismo, públicos ou privados, de Florianópolis, também será comercializado junto aos organizadores de eventos, podendo aparecer como parceiro dos principais eventos que acontecem na cidade.

3.4.10 Banners

O banner será uma peça de divulgação móvel. Em cada feira que a Prefeitura Municipal, a Setur ou o Convention & Visitours Bureau estiverem presentes, o Cartão do Turista também vai estar, nem que seja representado apenas pelo banner em um canto do

stand. É uma ferramenta de divulgação barata e que acaba atingindo um público que não está

em Florianópolis, mas está ligado diretamente ao setor (Apêndice K). Estas feiras podem ser tantos nacionais ou internacionais, depende apenas do investimento municipal ou das entidades ligadas ao trade na divulgação da cidade através de feiras. O banner será produzido em glossy paper, no tamanho de 90 x 180 cm com acabamento em PVC.

Documentos relacionados