• Nenhum resultado encontrado

A RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO NA IMPRENSA

Este capítulo tem como intuito demonstrar de que forma se deu a recepção da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro nos diferentes veículos da imprensa escrita, existentes àquela época, ressaltando que os recortes de jornais e revistas que integram o acervo foram selecionados segundo a ótica do titular e organizador do arquivo, Roquette-Pinto.

A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro teve sua trajetória acompanhada por todos os veículos de comunicação existentes no período de sua existência (1923-1936), os quais noticiavam, freqüentemente, todos os eventos que ali aconteciam, bem como relatavam os visitantes que a rádio recebia ou mesmo informavam a grade de programação a ser irradiada.

O que a pesquisa ao acervo demonstrou, no que tange aos jornais, foi uma rica variedade de recortes, os quais traziam notícias da Rádio Sociedade e também notícias de acontecimentos ocorridos no período. No caso destas matérias de cunho jornalístico e não institucional, não se tratava de assuntos ou notícias relacionados com a Rádio Sociedade, o que permite algumas observações. Uma das possibilidades é de que foram arquivados alguns recortes que, provavelmente, eram utilizados nas irradiações diárias para a transmissão de notícias aos ouvintes. Uma outra é a de que tais notícias podiam interessar ao titular do arquivo, particularmente no que diz respeito aos meios de comunicação.

Conforme já foi salientado no capítulo anterior, o próprio Roquette-Pinto tinha o hábito de ler os jornais e informar aos ouvintes os acontecimentos que, a seu critério, julgava pertinente informar.

Observe-se que, além dos jornais, o acervo pesquisado também é composto pelos exemplares das revistas Rádio e Electron, que eram as publicações editadas pela própria Rádio Sociedade, como se verá adiante.

III.1 – Jornais

O jornal era, no momento de criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, o veículo de comunicação por excelência, significando ser a forma de publicação escrita mais utilizada até então e de maior acessibilidade para o público.

Os jornais que circulavam durante o período de existência da Rádio Sociedade (1923-1936) foram o Jornal do Brasil, O Globo, O Paiz, A Pátria, A Gazeta de

Notícias, O Jornal, O Dia, Jornal do Comércio, O Botafogo e o Correio da Manhã,

dentre outros.

É possível encontrar recortes de todos estes jornais no acervo da Rádio Sociedade sendo que, em alguns casos, não foi possível identificar a data de publicação da notícia abordada, porque o recorte a eliminava.

É salutar que seja ressaltado o estado de organização e conservação em que se encontrava o acervo da Rádio Sociedade durante a realização desta pesquisa, no que se refere aos recortes de jornais.

A quantidade de recortes jornalísticos é de aproximadamente uma centena, oriundos dos mais variados veículos de comunicação da época e sem qualquer tipo de organização atualmente plausível de uma estrutura básica, seja cronológica ou mesmo por assunto ou origem.

Tal fato dificultou a seleção dos exemplos que serão aqui demonstrados, tendo em vista a diversidade encontrada no amontoado de recortes. Inicialmente, estes recortes estavam guardados em pastas e envelopes esparsos, sendo que alguns foram

encontrados soltos e outros estavam devidamente recortados e colados em papel timbrado da Rádio Sociedade, com a citação do nome do jornal e a data de publicação.

O que se pôde depreender era que a maioria destes impressos eram arquivados por Roquette-Pinto, porque as observações estão sempre em lápis vermelho, instrumento que ele sempre tinha à mão, conforme já dito anteriormente. É o que se pode supor, porém não há como afirmar que somente ele efetivava este controle dos recortes jornalísticos.

Frise-se que nem todos os recortes estão tão bem dimensionados e, às vezes, não é possível fazer nenhum tipo de identificação, tendo em vista que não há observações escritas e não há meios de identificar o jornal de origem ou a data de publicação.

Este capítulo atém-se, única e exclusivamente, a uma seleção de recortes de jornais que apresentam matérias em que eram noticiados eventos realizados pela Rádio Sociedade, em datas comemorativas ou em homenagens prestadas a personalidades que visitavam a sede da instituição, bem como questionamentos e respostas dadas aos ouvintes via jornal ou mesmo informações sobre a instituição e sua programação.

Esta seleção objetiva ressaltar como os diferentes jornais da época noticiaram e transmitiam ao público como era e funcionava a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. É possível constatar, pelo volume e variedade de recortes, que ela era tratada com grande importância pelos jornais da época, que lhe deram muita expressão e realce, pois sua ideologia inspiradora e caráter estritamente cultural desempenharam um papel muito importante para a sociedade naquele período.

1) Manchete exibida pelo O Jornal, relatando as finalidades da Rádio Sociedade.

O Jornal, Rio de Janeiro, s/d. Roquette é o terceiro à direita, em pé. Acervo Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

O rodapé do recorte informa o seguinte:

“Grupo tirado na sede da Rádio Sociedade, com os diretores e alguns sócios srs.drs.: Morize, Carlos Guinle, Luiz Betim, Costa Lima, Francisco Lafayette, Roquette-Pinto, Dulcício Pereira, Mario Souza, Demócrito Seabra e Nestor Serra.” 54

2) Recortes do jornal O Correio da Manhã, em 3 de setembro de 1925, relatando a crítica de um empresário estrangeiro ao entusiasmo pelo rádio na

cidade do Rio de Janeiro e a respectiva resposta dada pela Rádio Sociedade e publicada no mesmo jornal no dia seguinte.

54

Recortes do jornal O Correio da Manhã, Rio de Janeiro, de 3 e 4 de setembro de 1925. Acervo Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

O texto da matéria noticiada no dia 3 de setembro de 1925 é o seguinte: