• Nenhum resultado encontrado

E SPÉCIES DE CATIVEIRO

6. Marketing direto

6.1. Realização da prospeção e contacto.

Para dar início, o aluno começou por pensar quais seriam as opções, quais os alvos concretos das suas ações, ou seja, as melhores empresas e entidades a contactar, quais seriam as mais credíveis, as que teriam maior poder financeiro para conseguirem acompanhar as necessidades deste projeto.

Concluiu-se então, que se teria de pesquisar 3 tipos de empresas ou entidades, 1º empresas com capacidade financeira, 2º empresas específicas, que conseguissem ajudar diretamente a empresa com material e em 3º empresas que estivessem contato mais direto com as populações. Depois de definir isto o aluno começou por pesquisar as principais freguesias do Distrito da Guarda, para além de ser o distrito onde o Centro está inserido, são as freguesias as entidades que têm o melhor contato com o público, podendo publicar informações em edital, divulgando as mensagens do CERVAS, obteve-se assim os seus contatos.

De modo a organizar a informação recolhida criou-se uma base de dados (Ver anexo3 – Base de Dados).

Das juntas de freguesia, foram recolhidos contactos de telefone e e-mail, para parcerias em libertações, ajuda em campanhas do CERVAS, assim como eventos, ajudando assim o CERVAS a conseguir chegar às populações com maior facilidade, podendo também as próprias juntas, ajudar financeiramente ou com material, visto ser uma entidade muito completa.

Foram recolhidos e contatados perto de 200contatos de Juntas de Freguesia CERVAS. A lista de contactos recolhidos encontra-se na folha em anexo, como anteriormente referio.

Foram recolhidos ainda contatos de empresas ligadas direta ou indiretamente ao ramo do ambiente, produção de animais, rações, jaulas ou mesmo medicamente e outros materiais ligados ao ramo, com o objetivo de ajudarem o CERVAS com material necessário, indo desde, o contentor tanto desejado, às redes para as jaulas, rações, medicamentos entre outros.

Exatamente como no caso anterior, foi criada uma base de dados, onde pudemos encontrar o nome da empresa, o email e o seu contacto telefónico.

Para estes contactos foi criada uma carta email, informando as empresas, qual a situação do CERVAS, quais os objetivos do projeto e em que poderiam ser uteis para o CERVAS.

  As empresas foram contactadas com objetivo específico, que vai bem explícito na carta, como pode ser visto na carta a seguir:

Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens Av. dos Bombeiros Voluntários, 8. 6290-520 Gouveia

Tel: (+351) 238492411 Fax: (+351) 238494183

Gouveia, 22 de Agosto de 2012 A/C: Exm. Sr. Administrador da CMSC Maquiarranhó

Assunto: Proposta de parceria

Exm. Sr. Administrador da CMSC Maquiarranhó

O CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, é uma estrutura pertencente ao Parque Natural da Serra da Estrela, e sob a gestão da Associação ALDEIA, que tem como objetivos destetar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. Uma das principais áreas de trabalho do CERVAS é a recuperação de animais selvagens feridos, com a finalidade de os devolver posteriormente à natureza, intervindo igualmente ao nível da educação ambiental desenvolvendo diversas ações em escolas e outros eventos sociais, com o objetivo de suscitar o interesse e a sensibilidade pela conservação do património natural de Portugal.

O CERVAS e a Associação ALDEIA, enquanto entidade gestora deste centro,

gostariam de solicitar a Vª Ex.ª a colaboração da CMSC Maquiarranhó, através da cedência

de um dos vossos módulos (contentores, já usados, ou não) que nos serviria de grande apoio

às instalações já existentes, permitindo melhorar o trabalho por nós desenvolvido.

Como contrapartida, o devido reconhecimento ao CMSE Maquiarranhó, pela sua generosa contribuição seria assegurado, veiculando o nome da empresa em todas as ações desenvolvidas pelo CERVAS (workshops, cursos, palestras em congressos, libertações de animais recuperados, entre outros), assim como nos nossos meios de comunicação e em eventuais notícias na comunicação social. O logótipo da empresa seria sempre colocado em todo o material de divulgação. Existe também a possibilidade de ser passado um recibo/declaração ao abrigo da Lei do Mecenato Ambiental para que a empresa possa obter benefícios fiscais.

Todas estas possibilidades poderiam ser oficializadas através de um protocolo oficial, e gostaríamos também de propor à empresa que apadrinhasse um animal, ou vários, à vossa escolha, que poderia futuramente ser utilizado como imagem das vossas campanhas de divulgação e marketing.

Para uma apresentação pessoal de todas estas propostas, estaríamos disponíveis para uma reunião nas vossas instalações, em data a definir por Vª Exª.

  Esperamos contar com o apoio de Vª Ex.ª colocando-nos, desde já, à disposição para o que se fizer necessário.

Toda a informação acerca do CERVAS e da Associação ALDEIA está disponível em cervas-

aldeia.blogspot.com e em www.aldeia.org. Para qualquer esclarecimento adicional,

deixamos os seguintes contactos: telefone – 962714492 / e-mail: cervas.pnse@gmail.com.

Atenciosamente, José Luís Pinto: (Representante do CERVAS/ ALDEIA)

Por último, foram contatadas cerca de 450 empresas, com capacidade financeira, informação retirada das “1000 empresas nacionais com mais receitas de 2010”, que me ajudou na prospeção, onde pude conhecer quais as empresas com mais poder financeiro, assim como o seu website, onde pude pesquisar as informações necessárias para as poder contatar. Estas empresas foram contatadas através de e-mail, tendo lhe sido proposta uma parceria com o CERVAS, com benefícios para ambas as partes.

O email que foi enviado à empresa continha o seguinte: Dois Layout’s :

  Estes layout’s, serviam como forma de sensibilização, sendo a cara do email, tendo um primeiro cartaz, para apadrinhar as crias que se encontravam em recuperação no centro, sendo o preço de 250€ para as empresas30.

O segundo cartaz, continha um slogan31, “ajude-nos ajudar!” com um reforço “Porque o que você faz, conta e nós contamos consigo”, cativando as empresas à primeira vista.        30  Fonte: http://cervas‐aldeia.blogspot.pt/2013/09/campanha‐apadrinhamentos.html  31  Slogan, frase cativante da campanha  

  Estes dois layout’s eram a cara do email, juntamente com estes dois layout’s seguia uma apresentação sobre o CERVAS, e ainda a Carta de proposta dirigida à empresa.

A apresentação e a carta a seguir: Apresentação:

“CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens Apartado 126

6290-909 - Gouveia

Telm: 962714492 / Email: cervas.pnse@gmail.com http://cervas-aldeia.blogspot.com

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) / Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e que se encontra atualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal e outros parceiros. O centro tem como objetivos destetar e

solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. As linhas de ação do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.”

 

6.2. A Carta

CENTRO DE ECOLOGIA, RECUPERAÇÃO E VIGILÂNCIA DE ANIMAIS SELVAGENS PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Av. dos Bombeiros Voluntários, 8. 6290-520 Gouveia

Tel: (+351) 238492411 Tlm: (+351) 962714492 Fax: (+351) 238494183

cervas.pnse@gmail.com

ASSUNTO: Proposta de colaboração com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância e de Animais Selvagens (CERVAS)

Exmo(a). Sr (a).

Venho por este meio enviar-lhe uma proposta de colaboração com o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) / Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE),Gouveia, sob a gestão da Associação ALDEIA, que tem como objetivos detetar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. Uma das principais áreas de trabalho do CERVAS é a recuperação de animais selvagens feridos, com a finalidade de os devolver posteriormente à natureza, intervindo igualmente ao nível da educação ambiental, desenvolvendo diversas ações em escolas e outros eventos sociais, com o objetivo de suscitar o interesse e a sensibilidade pela conservação do património natural de Portugal.

Gostaríamos que se juntasse ao CERVAS pela conservação da natureza e apoiasse o amplo trabalho que tem sido desenvolvido pelo centro. A proposta de colaboração que gostaríamos de apresentar seria no sentido de propor ajuda de forma a permitir o melhoramento das estruturas de recuperação que se encontram no centro e com isso contribuir de forma decisiva na melhoria das condições dos animais em recuperação. Para o efeito, a contribuição da sua companhia poderia ser através do apadrinhamento de animais em recuperação, cedência de algum material que temos em falta, ou mesmo fazendo donativos para a nossa causa, ajudando assim na recuperação dos nossos animais, ou contribuindo para a sua manutenção.

  Estamos para isso interessados e recetivos em marcar uma reunião com Vª. Ex.ª, de forma a explicar o trabalho e objetivos do CERVAS assim como prestar todos os esclarecimentos necessários relativos a esta proposta de colaboração, bem como em relação a todas as contrapartidas ao nível da divulgação que faríamos ao apoio da empresa, entre outras questões que considerem relevantes. Deixamos os nossos contactos para esse efeito: 962714492

(CERVAS), cervas.pnse@gmail.com

Agradecemos desde já a atenção dispensada e convidamos a verem o anexo referente a um artigo a respeito do trabalho do CERVAS.

Atenciosamente,

José Luís dos Santos Pinto Colaborador do CERVAS/ALDEIA

O objetivo deste email, é conseguir o maior número de apoios para o CERVAS, sejam eles, monetários ou em material e com isto, conseguir fazem com que o CERVAS se vá aguentando, continuando a sua luta, ajudando cada vez mais e melhor os espécimes que lhes chegam cada vez com mais frequência.

 

Documentos relacionados