• Nenhum resultado encontrado

REALIZAÇÃO DE FEIRA ESCOLAR DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MOBILE

No documento franciscogerbsondeoliveira (páginas 95-98)

3 PLANO DE INSERÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DO USO DAS TICS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA LÍDIA CARNEIRO DE BARROS

3.5 REALIZAÇÃO DE FEIRA ESCOLAR DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MOBILE

A última ação do PAE tem por objetivo a realização de um evento para a apresentação de aplicativos educacionais mobile criados por alunos e professores da instituição. O evento apresentará os trabalhos a toda a comunidade escolar, a parceiros externos e interessados no tema. Estes aplicativos serão fruto do estudo realizado no curso institucional proposto e nas reuniões da comunidade de aprendizagem, onde os alunos poderão participar.

A escolha pela criação de aplicativos móbile, e não outras formas de recursos digitais, dá-se ao nível de habilidade que os alunos afirmaram ter com estas ferramentas tecnológicas na pesquisa realizada e analisada no capítulo 2, além de ser uma ferramenta que os alunos podem utilizar em suas próprias casas e/ou nos momentos de aula e nos horários de intervalo da instituição.

O evento funcionará nos mesmos moldes de uma feira de ciências escolar, onde os projetos serão apresentados com o auxílio de banners e cadernos de campo, além da presença do protótipo do aplicativo criado. Os aplicativos deverão, por obrigação, estar ligados à alguma disciplina escolar e deverão ser criados por um professor e trios de alunos. A formação das equipes ficará a critério de alunos e/ou professores, os quais podem ter a iniciativa para a criação dos aplicativos.

A feira terá um edital que deverá ser publicado no início do primeiro bimestre de cada ano letivo, pois se busca um projeto realizado ao longo de um período de estudo teórico e prático. Para o incentivo das equipe, haverá premiação de medalhas e troféus para os três projetos melhores julgados, além de uma visita pedagógica à alguma empresa, universidade ou evento que possa contribuir com o conhecimento e experiência da equipe com as TICs. Serão convidados jurados ligados à área das TICs para julgar e contribuir com o evento e com o conhecimento e experiência dos participantes dos projetos.

Para a criação dos aplicativos, será utilizado nas aulas do curso proposto o site MIT App Inventor5, site planejado para a criação de aplicativos mobile. O site é de fácil manuseio, pois sua metodologia faz com que o aluno consiga criar os aplicativos através de uma espécie de quebra-cabeça, além disso, a facilidade dá-se devido o fato de haver vídeos disponíveis na internet que explicam como utilizar o site.

Esta ação visa incentivar não somente o estudo e o uso das TICs como ferramentas pedagógicas, mas também a criação de aplicativos educacionais mobile que podem auxiliar a própria comunidade escolar, já que estes devem ter aplicabilidade em sala de aula. Além do mais, busca-se nesta ação expandir a visão dos alunos da instituição em relação às TICs, pois estas podem tornar-se uma parte importante em atividades econômicas que os mesmos possam vir a exercer.

A ação pretendida tem por objetivo ser uma ação institucional fixada no PPP da escola, pois com a possibilidade de mudança de profissionais, já que a maioria do quadro docente da escola é de professores contratados por tempo determinado, a chegada de novos alunos à instituição a cada ano e as novas ferramentas e necessidades tecnológicas que surgem ao longo dos anos, faz-se necessário que o evento seja contínuo e torne-se parte da identidade da escola em estudo. A ação está explicada de forma detalhada no Quadro 9.

Quadro 9 – Realizar uma feira escolar de criação de aplicativos educacionais mobile O que se fará Realização de um evento escolar de criação de aplicativos mobile

voltados para as disciplinas escolares da instituição.

Por que se fará Para incentivar aos alunos e professores da instituição a utilizarem as TICs como ferramentas pedagógicas, além de ser um evento de culminação do curso institucional e da comunidade de aprendizagem. Quem fará Gestores; Professores; Alunos.

Onde se fará Na Escola de Ensino Médio Professora Lídia Carneiro de Barros. Quando se fará No mês de novembro de cada ano letivo.

Como se fará Evento será realizado nos moldes de uma feira de ciências, com a apresentação de projetos que envolvam a criação de aplicativos mobile, com a participação de um professor e trios de alunos em cada projeto, com premiação para os três melhores projetos.

Quanto custará Estimativa de R$ 1.000,00 (Mil reais) oriundo de arrecadações e doações de parceiros externos.

Fonte: Elaboração própria (2019)

5

MIT App Inventor – Site criado pelo Google e mantido pela Massachusetts Institute of Technology (MIT) que visa a criação de aplicativos mobile a partir de uma metodologia que não se necessita de conhecimentos aprofundados de lógica de programação. Site: http://ai2.appinventor.mit.edu/.

Esta ação será planejada para ser a culminância anual das ações relacionadas ao uso das TICs como ferramentas pedagógicas desenvolvidas na escola. Esta ação, portanto, tem por objetivo expor a toda a comunidade escolar e a outras escolas os trabalhos realizados a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano nas ações do presente PAE.

O intuito de se modificar a realidade da escola estudada é o que se espera a partir da execução das ações propostas no presente PAE. Modificar não apenas o número de aulas que utilizem as TICs como ferramentas pedagógicas, mas que as mesmas ao serem utilizadas em sala de aula possam desempenhar um papel de facilitadora de ensino e aprendizagem, além de apresentar aos discentes possibilidades de continuação dos estudos, como um curso superior na área das TICs ou como uma possibilidade de ofício.

No documento franciscogerbsondeoliveira (páginas 95-98)