• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – O Estágio

2.7. Realização de um Plano de Marketing para o Creative Pallet Tracking

Outra tarefa que o estagiário desenvolveu na Creativesystems foi a realização de um estudo sobre paletes, focando-se essencialmente nas de madeira e de plástico, pois eram as que despertavam interesse à empresa e são as mais utilizadas. O estudo tinha como objetivo analisar todos os aspetos para a empresa da implementação deste produto no mercado, elaborando um Plano de Marketing para um possível novo produto “Creative Pallet Tracking”.

O Creative Pallet Tracking é um sistema que fornece a visibilidade em tempo real de todas as paletes em circulação e, rapidamente identifica quais e quantas são as paletes referentes a cada cliente, gravando em simultâneo todos os movimentos das paletes. Através de ferramentas como a Internet e informações cedidas pela empresa, o estagiário analisou vários aspetos como os concorrentes da Creativesystems respetivamente a este produto, assim como, os possíveis clientes, passando por uma avaliação Competitiva Global da empresa e Marketing-Mix do produto.

Os concorrentes foram encontrados através de uma pesquisa na internet onde o estagiário pesquisou as principais empresas que utilizavam esta tecnologia e que tinham como mercado o das paletes. Para encontrar os potenciais clientes foi através de pesquisa na internet onde o estagiário pesquisou as principais empresas que alugavam e produziam paletes.

Assim, após a sua realização conclui-se que este produto pode se tornar uma forte aposta da Creativesystems apresentando vantagens como o controlo e a rastreabilidade

27

http://www.cobredireto.com.br/voce-conhece-o-mailchimp-e-mail-marketing-para-a-sua-loja- virtual/#rmcl

das paletes em circulação, sabendo com exatidão quais as paletes e os locais onde foram movimentadas.

O trabalho foi apresentado em ficheiro Word e foi enviado a partir de casa pois esta tarefa foi concluída depois do estágio. O trabalho foi feito sozinho pelo estagiário depois de o Sr. Roberto Ferreira, Account Manager da Creativesystems e responsável por esta ideia de novo produto da empresa o ter proposto. (Apêndice 4)

Este estudo despertou interesse no estagiário realizando-o com mais dedicação e empenho, apesar do trabalho ter sido proposto perto do final do estágio e para um melhor desempenho, o estagiário necessitaria de ter recebido mais informações.

Conclusão

Neste estágio, o estagiário teve a possibilidade de desenvolver o contacto com inúmeras tarefas desempenhadas no departamento Marketing & Sales da empresa Creativesystems.

O estágio possibilitou o contacto do estagiário com novos programas como o Google Docs, MailChimp e o 37 Signals, aprendendo, e ganhando algum domínio sobre eles. Para além do desenvolvimento de tarefas através de softwares o estagiário teve a possibilidade de desenvolver a sua escrita na língua inglesa, pois uma das suas tarefas foi escrever um manual nesta mesma língua, como anteriormente referido.

O estagiário considera que este foi um estágio “rico” em termos de desenvolvimento de diversas tarefas pois adquiriu novos conhecimentos nas mais diversas áreas, mostrando- se este uma mais-valia para o seu desempenho pessoal e profissional.

É também de referir que desde o início do estágio, o estagiário foi bem recebido por todos os colaboradores da empresa Creativesystems. O estagiário pretenderia ter realizado mais atividades, mas foi um privilégio pertencer à equipa Creativesystems. Nestes três meses, aproximadamente, aprendeu bastante, tendo crescido profissionalmente bem como, pessoalmente.

Referências Bibliográficas

Páginas Web consultadas:

 http://www.ambienteexterno.host56.com/  http://www.creativesystems.eu/  http://www.cobredireto.com.br/voce-conhece-o-mailchimp-e-mail-marketing- para-a-sua-loja-virtual/#rmcl  http://www.e-commerce.org.br/newsletter.php  http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social  http://www.sempretops.com/informacao/missao-visao-e-valores-o-que-e-e- como-elaborar/  http://37signals.com/  http://dedalusjmmr.net/wiki/index.php?title=Web_2.0#Defini.C3.A7.C3.A3o Publicações:

 LINDON D., LENDREVIE J., LÉVY J., DIONÍSIO P., RODRIGUES J., Mercator XXI, Teoria e prática do Marketing, 12.ª edição, Dom Quixote, Lisboa, 2009.

Outras Publicações:

 Oliveira, Ana, Material Pedagógico da Unidade Curricular de Análise Estratégica, Curso de Marketing, ESTG-IPG, 2009;

 Felgueira, Teresa, Apontamentos de Gestão de Produtos e Marcas, Curso de Marketing, ESTG-IPG, 2010;

 Manual de acolhimento da Creativesystems, 2011;

 Manual do Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente da Creativesystems, 2011;

 Braga, Ascensão, Material Pedagógico da Unidade Curricular de sistemas de Apoio à Decisão em Marketing, Curso de Marketing, ESTG-IPG, 2009;

Apêndice 2 - Inquéritos da Satisfação dos Clientes (Português, Inglês e Espanhol) e Colaboradores

11 de Maio de 2012

CREATIVE PALLET

TRACKING

Índice

Introdução………...………...1 Paletes……….………...2 Paletes de Madeira ... 3 Preços ... 4 Paletes de Plástico ... 5 Preços ... 6 Sistema de Pooling ... 7 Mercado das Paletes ... 8 Mercado das Paletes na Europa ... 8 Mercado das Paletes nos Estados Unidos ... 8 Mercado das Paletes na China ... 8 Creative Pallet Tracking ... 9

Análise Externa ... 9 Análise Transacional ... 9 Clientes ... 9 Concorrentes... 11 Fornecedores ... 11 Análise Contextual ... 11 Contexto Económico ... 12 Contexto Tecnológico ... 12 Contexto Político Legal ... 12 Oportunidades e Ameaças ... 12 Oportunidades ... 12 Ameaças ... 12 Avaliação Competitiva Global ... 13 Factores Críticos de Sucesso ... 13

Competências Distintas ... 13 Vantagens Competitivas ... 13 Orientação Estratégica ... 13 Segmentação... 14 Posicionamento ... 14 Objetivos e Estratégias de Marketing ... 15 Marketing-Mix ... 16 Política do Produto ... 16 Características ... 16 Marca ... 16 Pacote Creative Pallet Tracking ... 17 Vantagens e Desvantagens ... 17 Processos (Como funciona) ... 17 Estratégia do Produto/Mercado e de Lançamento ... 18 Política de Preço ... 18

Preços de Aquisição ... 18 Preços da Utilização da Solução ... 19 Modelo Pagamento ... 19 Estratégia de Lançamento ... 19 Política de Distribuição ... 20

Circuito e Canal de Distribuição ... 20 Política de Comunicação ... 21

Estratégias de Comunicação ... 21 Bibliografia ... 22

Introdução

Muitas das empresas que prestam serviços de aluguer de paletes, têm um custo elevado na distribuição das paletes.

Há evidências de que mais de 40% das paletes que circulam pelas empresas são perdidas ou danificadas.

Manter o controlo e rastreabilidade das paletes em circulação é uma tarefa difícil e uma tarefa extremamente cara. Saber como as paletes foram entregues e onde, bem como que paletes foram devolvidos ou perdidas não é fácil de gerir.

Paletes

A Palete é a estrutura base de uma unidade de carga, que permite o manuseamento e arrumação de materiais com mais facilidade. Esta pode ser em metal, plástico, papelão e tem como finalidade servir de transporte de mercadorias de forma estável, podendo ser carregada por uma empilhadora, um porta-paletes, um carregador frontal ou outros sistemas de transporte de paletes. As mercadorias ou contentores antes de serem enviados para o destino, são várias vezes colocados em paletes fixas por cintas fixadoras, película aderente ou por película redutora.

A utilização de contentores tem estimulado muito o uso de paletes, visto que, o interior de um contentor tem uma superfície limpa e lisa, necessária para o transporte de paletes. A grande maioria das paletes pode transportar facilmente uma tonelada de material. Atualmente são feitas arredondadamente dois milhões de paletes por ano, em que meio milhão dessas paletes são usadas nos E.U.A.

As paletes facilitam o movimento de cargas pesadas, visto que cargas que contenham uma palete debaixo de si, podem ser elevadas por empilhadoras de vários tamanhos, ou até mesmo por um porta paletes manuais.

Através do uso de empilhadores, a utilização de paletes facilita os trabalhos diminuindo a utilização da mão-de-obra e economizando o tempo nas zonas de carregamento e descarregamento de mercadorias. Outras vantagens com o uso das paletes são a

racionalização dos espaços de stock, diminuição dos danos nos produtos, possibilidade de melhor utilização dos espaços verticais e principalmente a redução dos custos homem/hora.

Paletes de Madeira

As paletes de madeira são recicláveis e reutilizáveis, e muitas empresas podem cortar os seus custos apostando na compra de paletes de madeira reutilizados, ou até mesmo no aluguer de paletes de diversos tipos. Os modelos de paletes, ou paletes de madeira, normalmente são fabricados em tamanho padrão (48 x 40 cm), mas muitas fábricas produzem essas plataformas com tamanho personalizado para atender às necessidades dos clientes.

As paletes de madeira são fabricados de conformidade com a necessidade dos

consumidores que quando realizam as suas cotações informam sempre o peso dinâmico e estático que palete deverá suportar, as suas medidas de largura, comprimento e altura e ainda se o material a ser paletizado necessita que as paletes sejam vazados ou com face superior fechada.

A palete de madeira permanece com força total nos sectores de transporte, distribuição e armazenamento de produtos fabricados em todo o mundo.

Vantagens da utilização das paletes de madeira:  mais barato;

 fáceis de reparar, como são feitas com placas diferentes, podem ser removidas, substituídas, quando quebrarem ou quando necessário;

 podem ser revendidas;

 os materiais para a palete podem ser aproveitados a partir de materiais reciclados;

 podem ser recicladas em palha e papel;  rápidas e fáceis de construir;

Desvantagens das paletes de madeira:

 muito difícil de limpar e, se se molhar, incentiva ao crescimento de bactérias e fungos, sendo suscetíveis a contaminação bacteriana e química;

 as farpas, os pregos salientes são problemas comuns;

 contínuos custos de reordenação: como a madeira é um material orgânico, facilmente lascasse pode rapidamente deformar ou até mesmo enfraquecer. Preços

Compra de Paletes

A aquisição de paletes depende do "tamanho", "capacidade de Carga" e "quantidades de aquisição", o seu preço varia entre os sete e os vinte euros.

Aluguer de Paletes

Cada palete tem um custo de aluguer entre dois e três euros por cada palete. Por cada dia que passa tem acresce um valor de armazenagem entre os dois e três cêntimos.

Paletes de Plástico

As paletes de plástico duram mais tempo, têm a possibilidade de reutilização e são leves. Existem seis tipos de processos de plástico que são utilizados para a produção de paletes, sendo estes, a injeção de Alta Pressão, a moldagem de Espuma Estrutural, a termoformagem, a moldagem por Compressão, a rotomoldagem e a extrusão de Perfis. Estas estão a ganhar a aceitação numa vasta variedade de mercados, incluindo as indústrias de bebidas, de produtos farmacêuticos, produtos alimentícios, entre outras. Adotaram o plástico como uma alternativa atraente para o material original, a madeira, em paletes de embalagem e de transporte. As paletes de plástico são muitas vezes escolhidas sobre as paletes de madeira tradicionais, pois estas oferecem benefícios em relação à madeira, como a capacidade de ser facilmente higienizados, a resistência ao odor, retardante de fogo, uma vida útil mais longa de serviços, melhor proteção e durabilidade do produto, a não-fragmentação, mais leve em peso, economiza custos de transporte e de trabalho tornando-os mais seguros e mais respeitadores do ambiente. Paletes de plástico são reutilizáveis e recicláveis.

Vantagens da utilização das paletes de plástico:

 100% reciclável e pode ser reduzido e transformado novamente numa nova palete;

 resistente a produtos químicos, como ácidos e bases;  tem uma duração de mais de 10 anos de vida;

 seguro de manusear, sem pregos, parafusos, estilhaços e lascas;  utilizável em todas as condições climáticas;

 cerca de 30% mais leve que as paletes de madeira, reduzindo o custo do transporte.

Desvantagens das paletes de plástico:

 se rachar ou quebrar, os arranjos não são simples, porque o material teria que ser derretido e remoldado;

 mais caro do que paletes de madeira. Preços

Compra de Paletes

A aquisição de paletes depende do "tamanho", da "capacidade de carga" e das

"quantidades de aquisição", podendo o seu preço variar entre os trinta e cinquenta euros.

Aluguer de Paletes

Cada palete tem um custo de aluguer que varia entre os três e os cinco euros por cada palete. Por cada dia que passe acresce um valor de armazenagem entre os três e os cinco cêntimos.

Sistema de Pooling

O funcionamento do sistema funciona seguindo quatro passos: 1. Empresa das Paletes

A empresa envia as paletes para os produtores e agricultores prontas a serem usadas e movimentadas através da cadeia de abastecimento.

2. Fabricantes

Após a receção do equipamento, os produtores e os agricultores carregam os seus produtos e enviam-nos através da cadeia de abastecimento, através das paletes.

3. Distribuidores

No final da cadeia de abastecimento, o retalhista ou o distribuidor que recebe o produto, descarrega-o e devolve as paletes para o Centro de Serviço mais próximo.

4. Empresa das Paletes

A empresa inspeciona e verifica as condições de todas as paletes devolvidas, de modo a assegurar que estas reúnem os requisitos de qualidade. Essas paletes ficam depois prontas a serem novamente utilizadas.

Mercado das Paletes

Há dez anos atrás as paletes descartáveis são feitos por uma variedade de materiais que foram entretanto paletes reutilizáveis estão rapidamente a ganhar terreno. O número total de paletes é cerca de quatro bilhões por todo o mundo, em que 90% das quais são feitas de madeira. A produção anual de novas paletes está estimada em oitocentos e cinquenta milhões, em que cerca de dezoito milhões dos quais são de plástico.

Mercado das Paletes na Europa

Nos últimos dez anos, o número total de paletes que circulam na Europa aumentou vinte e cinco por cento, de duzentos e oitenta milhões para cerca de trezentos e setenta

milhões de paletes. O Euro palete (palete de transporte padrão de madeira que mede 800 x 1200 mm e pesa entre os vinte e os vinte e quatro quilogramas, juntos com setenta e oito pregos especiais) é mais utilizada, com uma quota de mais de trezentos milhões. As paletes de plástico são responsáveis por cerca de seis por cento do mercado. Todos os anos cerca de trinta e seis milhões de novas Euro paletes são produzidos em toda a Europa para substituir as danificadas. No total, cerca de cinquenta milhões de novas paletes são fabricadas anualmente, três milhões delas são feitas de plástico. Devido às excelentes propriedades das paletes de plástico e aos regulamentos de exportação que regem as paletes de madeira, o mercado de paletes de plástico é um potencial de crescimento. O crescimento para paletes de plástico está entre os três e os cinco por cento.

Mercado das Paletes nos Estados Unidos

O número total de paletes na América do Norte é de cerca de dois bilhões, em que noventa por cento são de madeira e dois por cento são de plástico. A produção anual de paletes novas ronda os quatrocentos e cinquenta milhões, em que os trezentos e sessenta milhões são de madeira e nove milhões de plásticos. A taxa de crescimento anual de paletes de plástico é entre os três e os cinco por cento.

Mercado das Paletes na China

Na China, a produção anual de paletes novos é de aproximadamente duzentos milhões. As paletes de plástico representam seis milhões onde se prevê um aumento de cinco por cento ao ano.

Creative Pallet Tracking

O Creative Pallet Tracking é um sistema que fornece a visibilidade em tempo real de todas as paletes em circulação e, rapidamente identifica quais e quantas são as paletes referentes a cada cliente, gravando em simultâneo todos os movimentos das paletes.

Análise Externa

Presentemente as empresas são confrontadas com os maiores e mais complexos desafios de sempre. A sobrevivência de qualquer organização depende da sua capacidade de interação com o meio envolvente.

A Análise Externa, por sua vez, consiste em descrever e analisar os traços importantes e pertinentes do mercado no qual se situa o produto cuja estratégia de marketing se está a elaborar, ou seja, permite detetar as ameaças e oportunidades do meio envolvente, conhecer melhor o produto, fazer previsões do mercado e conhecer os clientes.

Análise Transacional

O Meio Envolvente Transacional é constituído por todos os agentes e fatores que interagem diretamente com a indústria em que a empresa atua.

Os principais elementos que integram o Meio Envolvente Transacional da Creativesystems são:

Clientes

Os clientes são os compradores dos produtos e serviços que a empresa oferece. São os clientes que têm o poder de compra, é para eles que as empresas se dedicam,

trabalhando para satisfazer as suas necessidades, oferecendo bens/produtos e serviços.  CHEP

A CHEP é líder mundial em serviços de pooling de paletes e de contentores,

proporcionando consideráveis poupanças às cadeias de abastecimento de muitas das maiores empresas do mundo.

A CHEP é propriedade da Brambles Limited. A CHEP comercializa paletes de madeira e plástico, paletes pequenas de exibição, caixas e contentores IBC (Recipiente de

volume médio). Estes produtos podem ser geralmente reconhecidos pela sua cor azul e pelo logotipo CHEP.

A CHEP aluga paletes a empresas como: Morrisons SUMOL+COMPAL ÁGUAS

GLACIAR Ortofin Casbega

Supermercados

SPAR Brüggen

Sonae

FORD Jaguar UCCOAR SFPL

Palmolive Kraft Águas São

Martinho Pastacorp Suzuki Nissan Kellogg's

 LPR (La Palette Rouge)

Desde a sua criação em 1992, a LPR tornou-se o 2º maior operador de pooling de paletes da Europa. Esta dedica-se exclusivamente ao movimentado sector dos produtos de grande consumo, gerindo anualmente mais de 35 milhões de paletes.

Portfólio de clientes da LPR:

 Palletways

A Palletways Ibéria foi pioneira a lançar a mais completa rede de distribuição de pequenos envios de mercadoria paletizada em Espanha e em Portugal.

A Líder do mercado global no campo de sistemas de embalagens de plástico, a Schoeller Arca Systems está comprometida a ajudar os clientes a reduzir seus custos logísticos globais e utilizar a embalagem para melhorar a sua marca.

 ROTOM

Responsável pelo equipamento para transporte e armazenamento. Tem cerca de mil e um produtos de forma a facilitar a sua logística. Esta tanto vende, como aluga, até mesmo, produz e faz a manutenção das paletes.

 Stratis (Paletes de Plástico)

As paletes de plástico Stratis oferecem uma ampla linha de paletes de plástico e muitas vezes faz produtos personalizados para atender às mais variadas necessidades especiais. Concorrentes

É fundamental analisar o comportamento da concorrência, sabendo que a

Creativesystems não se encontra isolada neste tipo de mercado. Os concorrentes da Creativesystems são empresas do mesmo sector radicadas no mercado internacional, que também desenvolvem o mesmo tipo de tecnologia RFID para rastrear paletes. Os concorrentes da Creativesystems são:

 Active Wave (www.activewaveinc.com);  iGPS (www.igps.net);

 Adilam (www.adilamtech.com.au);  Aeroscout (www.aeroscout.com);

 Green Line Armor (Empresa que aplica as tags nas paletes) em parceria com a Wave Reaction (empresa que trata do software) (www.greenlinearmor.com & www.wavereaction.com);

Fornecedores

Os fornecedores são organizações e pessoas que fornecem à empresa os materiais necessários para a sua atividade (matérias-primas, componentes, recursos humanos, capital, tecnologias, entre outras). Para o novo produto “Creative Pallet Tracking” a empresa terá que recorrer aos seus fornecedores de Antenas, Leitores e Tags.

Análise Contextual

Esta análise do meio envolvente contextual é bastante importante para a Creativesystems, pois esta mostra a forma como a marca interage com o meio envolvente. O meio envolvente contextual condiciona a longo prazo as atividades da empresa e este pode ser associado a três contextos distintos:

Contexto Económico

Devido à crise económica que o país atravessa a Creativesystems não esquece os projetos em território nacional, mas estão mais atentos aos mercados externos e acreditam que as oportunidades existem sobretudo, nos mercados emergentes. A internacionalização é o passo que pretendem continuar a seguir, em 2008 a

Creativesystems cria uma sucursal em Espanha e atualmente está presente em vários projetos Europeus (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Dinamarca, Bélgica) e Americanos (Brasil, Estado Unidos).

Contexto Tecnológico

O Mercado atual resulta da capacidade de Inovação patente ao longo dos últimos

Séculos das empresas. Assim, de modo a tentar inovar cada vez mais, a Creativesystems tem presente no seu organograma, um departamento de Inovação muito ativo, como se pode verificar, de modo a conseguir dar uma resposta cada vez mais ativa e acompanhar deste modo a evolução do mercado onde se insere. Ou seja, não ser uma seguidora das orientações do mercado, mas ser a empresa a definir essas mesmas orientações e usar isso mesmo como fator de diferenciação da empresa perante a concorrência, tendo sempre em conta as necessidades do mercado/clientes.

Contexto Político Legal

Relativamente aos setores onde a Creativesystems atua, pode-se verificar rigidez na legislação, no âmbito da Qualidade e do Ambiente. Os sectores empresariais estão sujeitos a determinadas regras e controlos, definidas nos requisitos da norma NP EN

Documentos relacionados