• Nenhum resultado encontrado

7- REALIZAÇÕES MUSICAIS DOS ALUNOS DO SCM

7.1. Realizações musicais de cunho coletivo

O primeiro grupo formado por onze alunos apresentou como realizações musicais ações que consideramos de cunho coletivo, ou seja, que necessitavam envolver outras pessoas além do próprio aluno, sendo este o diretor da ação ou não. Durante o estudo, as apresentações corais foram as mais citadas. O ensino também foi identificado como forma de aplicação dos conhecimentos obtidos no SCM como realização musical.

A aluna VA. menciona seu trabalho no coral. Em seu depoimento pode-se perceber que o trabalho da preparação do coro durante os ensaios e a posterior aceitação do resultado pela audiência a realizam musicalmente e pessoalmente.

VA. Regência. Eu me realizo muito em regência. Quando eu estou trabalhando voz por voz, e depois quando está pronta a música que a gente vai apresenta eu fico assim; superorgulhosa de ver que o negócio saiu bonito. E quando alguém fala: “Nossa! Que música bonita, como ficou bonito!” Aquilo é... para mim é dez! (Entrevista em 14/02/06)

A aluna SL. descreveu um momento em seu trabalho com corais onde utilizou o coro como ponte entre diferentes grupos sociais. O trabalho de evangelização foi mencionado por ela como um objetivo conseguido através da ação musical proporcionada pelo coro. Dessa forma, SL. apresentou sua realização tendo a música como intermediária não como um fim em si. Nesse caso a música com a função específica de motivador da interação entre os dois grupos.

SL. Uma delas [realizações] foi uma cantata de páscoa que nós apresentamos. Porque uma coisa que eu nunca quis na igreja é apresentar para igreja. Eu sempre tive a idéia de, trabalhar com o pessoal da igreja mas para a gente sair para evangelização. Então uma realização minha muito grande foi uma vez que nós fomos a um presídio para menores infratores. Que inclusive estava todo mundo morrendo de medo

de ir. Porque todos esses menores eles estavam presos por homicídio, ou por assassinato, todas as questões que todo mundo sempre corre. Foi uma luta muito grande a gente lá... mas lá dentro nós tivemos conversões... demos apoio para essas pessoas, essas pessoas realmente converteram. A gente continua dando apoio para elas. Então isso para mim é uma realização assim... fora do comum. (Entrevista em 06/12/05)

Os alunos HD. e LD. mencionam duas perspectivas também advindas do trabalho com corais. Para HD. o trabalho com coro representa a aplicação prática dos conhecimentos conseguidos no SCM . Para LD., o coral representa a possibilidade da construção de uma escola de música utilizando como base o coro infantil existente em sua igreja.

HD. Eu trabalho com coral. Consegui fazer isso, e, o que eu aprendi aqui eu consegui aplicar, quase que noventa por cento ou mais, no trabalho com coral. (Entrevista em 13/02/05)

LD. Eu mexo com o coral da igreja. Coral de crianças, e eu estou começando a fazer, estruturar um trabalho de musicalização com eles agora. Fazer escola de música, separar em turmas. (Entrevista em 02/03/06)

A aluna AM. menciona a consolidação e o crescimento de um coro formado por ela como uma realização musical. Vale destacar que a aluna Andréia iniciou-se como corista de um coro em sua igreja vindo posteriormente a buscar o SCM para desenvolver-se musicalmente como regente e cantora.

AM. Porque no meu primeiro, um ano e meio de curso eu já tive a capacidade de formar um coro que quando eu entrei deveria ter mais ou menos doze pessoas, e dois anos depois que eu saí já tinha quarenta e oito pessoas nesse grupo. Então, é um grupo bom, um grupo de pessoas que a metade entendia música, a metade não, mas que ficou uma coisa homogênea que ficou muito bom. Então assim... Essa é a minha realização. (Entrevista em 29/11/05)

Para a aluna DJ. o uso do conhecimento musical adquirido durante o curso no SCM desenvolveu-se ao ser utilizado na prática. O trabalho com coro de adolescentes e Ministério de louvor foi importante para seu desenvolvimento dando referenciais dos pontos positivos e dos pontos ainda por serem trabalhados em sua aprendizagem.

DJ. Gente! Eu uso na igreja, na prática mesmo assim... a gente não usa tudo. Mas dá um pouquinho de cada coisa a gente... atuando mesmo, na prática mesmo a gente aplica. Coro de adolescentes, e também no Ministério de louvor então dá para... muito daquilo que a gente aprende dá para aplicar. É, antes de assumir o coro de adolescentes como regente, ficava só na teoria não é, então era muito difícil assim você saber se você estava realmente progredindo ou não. Então depois que, você começa a trabalhar com conjunto, com qualquer coro, você começa a praticar aquilo que você está aprendendo é que você vai ver como que é importante a prática como que é importante aquilo que você aprendeu e como que você precisa aprender assim também mais. Você descobre muita coisa que você progrediu, valeu à pena aquilo que você estudou e que você precisa aprender ainda cada vez mais. (Entrevista em 30/11/05)

Os corais apresentam não só uma perspectiva musical, mas também a construção de um grupo de pessoas que aceitam o seu regente e seus projetos, aceitação social. Ao mencionarem corais, os alunos do SCM sempre apresentavam a perspectiva de regente e não de corista. Esta aceitação por parte dos coristas do regente dos coros além dos resultados propriamente musicais conseguidos pelos indivíduos dentro da coletividade reforçava o valor dado pelos alunos do SCM a esta forma de trabalho musical em sua prática ministerial. O conhecimento das disciplinas teóricas é usado principalmente quando os alunos precisam compor peças _cantatas_ ou adaptá-las dos originais para ensaios e apresentações dos coros. Por duas vezes fui procurado por alunos para ajudá-los a fazer modificações na instrumentação ou na condução de vozes de peças para cantatas.

Outra particularidade do regente é a de envolver um grupo maior de pessoas da igreja passam a participar musicalmente dos cultos. Participam dos corais principalmente crianças, coros infantis, adultos casados e idosos. Somente um entrevistado mencionou que em sua igreja há um coral formado por adolescentes e jovens solteiros. A regência coral proporciona ao Ministro uma interface de comunicação com os integrantes da igreja além dos líderes da mesma. Essa comunicação dá condições ao regente de difundir propostas, projetos e seu posicionamento quanto a questões eclesiásticas.

Ainda ao tratar de realizações coletivas, apresentamos três exemplos que envolvem o ensino musical dado por alunos do SCM em suas respectivas igrejas. A aluna PM.

relatou o acontecimento em que uma das suas alunas apresentando-se durante uma celebração e como se sentiu a respeito desse momento.

PM. Ah... eram coisas assim que eu não almejava tanto, mas que me aconteceu eu falei “nó né!” quem diria que eu um dia ia estar dando aula da apreciação musical? Igual quando a minha primeira aluna tocou piano na igreja eu nunca toquei e ela tocou, então eu falei “nó né!” Tipo assim... está acontecendo, está... fazendo acontecer! (Entrevista em 29/11/05)

A aluna MI. apresenta sua mudança de atitude com relação à musicalização infantil. Considera o trabalho feito não só por ela, mas também pelas crianças, uma realização musical que se baseia nesse do projeto.

MI. Quando eu comecei era uma coisa que eu falava assim: “Deus o quê que eu estou fazendo aqui? Dando aula para esses meninos!” Porque eu não gostava de jeito nenhum. E hoje, eu vejo que Deus colocou um amor muito grande; sabe, na minha vida, por musicalização infantil. Então, quando eu olho os meus alunos hoje, eu me sinto muito feliz com o trabalho que, nós temos feito. É no domingo quatro e meia. É diferente de outro horário. É horário de musicalização infantil mesmo. Eu tenho quinze alunos de flauta. Fora os alunos de bandinha e coro. (Entrevista em 14/03/06)

Por último, AL. menciona que seu trabalho como uma forma iniciante de ação que a realiza pelo diferencial metodológico dado por ela aos seus alunos de violão.

AL. Bom, é... ainda muito pouco. Mas eu considero que hoje eu já estou conseguindo ensinar para dois meninos violão e antes eu só sabia assim, o básico não sabia a teoria, então hoje eu já posso passar um pouco de teoria para eles. (Entrevista em 02/12/05)

O grupo de alunos é formado principalmente por crianças que freqüentam as igrejas aos domingos. Os seminaristas e Ministros de Música têm o papel de continuação da educação religiosa dada nos locais de culto. Desta forma, as igrejas propiciam espaços e horários especiais para os cursos voltados para este fim. Os estudantes podem desenvolver projetos nessa área e assim realizarem-se musicalmente, com o resultado musical conseguido através dos alunos, e profissionalmente através do ensino musical.