• Nenhum resultado encontrado

Recolha de dados primários: inquérito por entrevista

Parte II: Estudo empírico

5.3. Metodologia utilizada

5.3.2. Recolha de dados primários: inquérito por entrevista

A recolha de dados primários para esta dissertação foi feita através de inquéritos por entrevista, um método qualitativo que se considerou ser o mais apropriado tendo em conta os objetivos que se pretendiam alcançar. O facto de ser um método em que existe um contacto direto com o entrevistado, permite uma abordagem do tema sem constrangimentos e de modo a obter uma maior diversidade de informação em comparação com outros métodos. De modo a chegar aos resultados pretendidos, considerou-se que este método iria oferecer mais liberdade na obtenção da informação necessária e permitir que esta fosse mais completa, possibilitando uma melhor compreensão dos pontos de vista do entrevistado (Gill, Stewart, Treasure, & Chadwick, 2008).

Assim, optou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas e, por isso, as questões foram previamente definidas e estruturadas através de um guião de modo a que o investigador soubesse que assuntos deveriam ser abordados. Esta tipologia tem como vantagem permitir alguma flexibilidade para adaptar a estrutura pré-definida e perceber de forma mais detalhada certas ideias que vão surgindo ao longo da entrevista (Esteves & Azevedo, 1998).

Uma vez que o objetivo desta metodologia passa por conhecer o trabalho desenvolvido pelo destino para atrair o mercado chinês, foram escolhidas as três entidades responsáveis pelo turismo da região

Alojamento Coimbra Ex: Hotel 1 Leiria // Fátima // Tomar Oeste Ria de Aveiro Atrações Coimbra Leiria // Fátima // Tomar Oeste Ex: Mosteiro 1 Ria de Aveiro Restauração Coimbra Leiria // Fátima // Tomar Oeste Ria de Aveiro Ex: Restaurante

80

Centro de Portugal. Com esta escolha, a ideia é obter visões das entidades existentes e que trabalham nesta região em diferentes níveis de atuação. As entidades escolhidas foram:

 Turismo de Portugal – é a Autoridade Turística Nacional que funciona sob a alçada do Ministério da Economia. Tem como funções a promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística e o seu objetivo é fazer do turismo o motor de crescimento da economia portuguesa (Turismo de Portugal, 2019c).

 Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal - tem como missão “a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da Região Centro”, bem como a promoção da região e dos seus produtos e o desenvolvimento de estratégias de comunicação vocacionadas para o mercado nacional (Turismo Centro de Portugal, 2019).

 Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPT) – é responsável pela promoção regional externa em articulação com o Turismo de Portugal (Turismo de Portugal, 2019c).

Os indivíduos entrevistados foram escolhidos com base na sua função na entidade, no conhecimento e experiência perante o tema em estudo e eventual disponibilidade para colaborar na entrevista.

No caso do Turismo de Portugal, a ideia era contactar a Dr.ª Inês Almeida Garret, Coordenadora da Equipa de Turismo na China, no entanto, esta não se encontrava disponível devido a motivos pessoais e na sua substituição foi entrevistada a Dr.ª Sandra Gomes, Gestora de Produto da Equipa. A entrevista foi feita através de e-mail a pedido da inquirida, à qual foram enviadas questões no dia 9 de Maio de 2019 e respondidas no dia 4 de Junho de 2019.

A intenção era entrevistar a Dr.ª Silvia Ribau, Chefe de Núcleo de Marketing, Branding e Promoção Turística Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, no entanto, não foi possível realizar a entrevista por indisponibilidade da instituição.

Para a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal foi consultada a Dr.ª Marli Monteiro, Diretora Executiva. A entrevista foi realizada no dia 10 de Maio de 2019, no escritório do Turismo do Centro, situado em Coimbra. Teve a duração de 35 minutos e foi registada através de uma gravação de áudio sob o consentimento da entrevistada.

A escolha desta metodologia foi também baseada em alguns estudos de autores que optaram por realizar entrevistas a entidades turísticas: Xu & Wang (2014), Chow & Murphy (2008), Kim et al. (2005), Reitsamer & Brunner-Sperdin (2017).

81 5.3.2.1. Estrutura da entrevista

Uma vez que as entrevistas realizadas são semiestruturadas foi necessária a elaboração de guiões com questões, de modo a orientar o investigador naquilo que teria de questionar ao entrevistado. A elaboração das questões teve por base o objetivo geral definido para esta metodologia, mas variou consoante os objetivos que se pretendiam ver respondidos de acordo com cada entidade e o seu nível de atuação.

Na tabela 5.9 encontram-se as temáticas que se pretendem analisar com as entrevistas, tendo em consideração os objetivos definidos para cada entidade.

Tabela 5.9 – Temáticas a analisar e objetivos das entrevistas

Turismo de Portugal

Temáticas Objetivos

 Promoção de Portugal para o mercado chinês  Importância das caraterísticas e gostos do

turista chinês

 Regiões, produtos e serviços promovidos

Analisar as ações de promoção desenvolvidas para atrair o mercado chinês.

 Formação sobre como receber o turista chinês Perceber de que forma o trabalho feito entre as entidades responsáveis pelo turismo na região

Centro pode influenciar a presença ou não do mercado chinês.

 Distribuição dos fluxos de turistas chineses em Portugal

 Atração de turistas chineses para o Centro de Portugal

Verificar quais as estratégias implementadas para aumentar o número de turistas chineses na

região Centro de Portugal.

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Temáticas Objetivos

 Trabalho conjunto das entidades

 Adequação do produto aos respetivos mercados

 Formação sobre como receber o turista chinês

Perceber de que forma o trabalho feito entre as entidades responsáveis pelo turismo na região

Centro pode influenciar a presença ou não do mercado chinês.

 Potencial do Centro de Portugal Identificar as potencialidades do Centro de Portugal e de que forma estas podem ir ao

encontro dos gostos do turista chinês. Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal

82  Promoção da região Centro de Portugal para

o mercado chinês

 Importância das caraterísticas e gostos do turista chinês

 Regiões, produtos e serviços promovidos

Analisar as ações de promoção desenvolvidas para atrair o mercado chinês.

 Captar um maior número de turistas chineses Verificar quais as estratégias implementadas para aumentar o número de turistas chineses na

região Centro de Portugal. Fonte: Elaboração própria

No apêndice 1 estão especificadas as questões colocadas aos inquiridos com base nos temas e objetivos apresentados anteriormente. No entanto, no momento da entrevista, no caso das presenciais, ou nem todas as perguntas foram feitas pois foram sendo respondidas durante a conversa, ou outras foram acrescentadas devido à necessidade de obter mais informação sobre determinado assunto.